Vasco

Vasco

quarta-feira, 18 de abril de 2018

9 - CHARGISTAS NO ESPORTE - OTÁVIO

O "Rei" virou santa e escandalizou os católicos
Santos x Corinthians, em 1962,  seria o cartaz da rodada do futebol paulista. Então, Otavio satirizou o time santista pedindo uma ajudinha ao Céu. Colocou Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, com o rosto de Pelé e foi um horror. Os fiéis protestaram diante da sede do jornal “Última Hora” de São Paulo, que precisou pedir desculpas à Igreja Católica.
 Otávio Câmara de Oliveira viveu por 65 temporadas (35 de carreira), até 23 de dezembro de 1995, considerado um chargista moderno. Finalizava os seus trabalhos a nanquim.
 Também, jornalista e pintor, Otávio iniciou a carreira em "Última Hora", em junho de 195. Em 1952, foi para a"Última Hora-SP". Em 1970, passou para a ‘Folha da Tarde’. Fez trabalhos para várias editorias dos jornais pelos quais passou e ganhou vários prêmios, um dos quais o “Andorinha-78”, de charge política. 
Seu filho Novaes é o seu seguidor, sendo um dos mais respeitados da atualidade em termos de ilustrações, caricaturas e desenhos de histórias em quadrinhos, tendo o seguido desde 1972, quando tinha 18 de idade. Brevemente, ele será focalizado por esta série.  
Esta caricatura de Otávio que você vê foi desenhada por Bira Dantas, isto é, Ubiratan Libanio Dantas de Araújo, e reproduzida de www.fotolog.com. Bira é um paulistano ilustrador, caricaturista, cartunista e quadrinista que trabalha nisso desde 1979.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário