Vasco

Vasco

segunda-feira, 23 de abril de 2018

12 - CHARGISTAS NO ESPORTE - EDRA

 Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra,  tem desenhos e ilustrações  publicados por vários jornais e revistas nacionais e internacionais. Constantemente, este mineiro, de Caratinga, participa de salões de humor, já tendo levado seis premiações, com destaque para o do Salão Internacional de Humor do Piauí e o concurso Por Su Salud, No Fume!, na argentina Buenos Aires.
 Criador de mais de 300 logomarcas, Edra é o  idealizador da Casa Ziraldo de Cultura, em homenagem ao grande amigo e conterrâneo. Nascido em 21 de janeiro de 1960, ele estudou desenho arquitetônico, mas prefere ser cartunista, designer gráfico, produtor cultural e editor.
Ziraldo prestigia e Edra, em lançamento de livro,
em foto clicada por Eunice Hirada
Os seus primeiros trabalhos profissionais saíram, em 1980, no jornal Correio Braziliense. 
Também, em Brasília, atuou como diretor de artes da  revista ‘Gol’ e publicou as revistinhas de passatempos ‘Pimpolim’ e ‘Tic-Tac’. Ainda trabalhou para os jornais ‘Folha de Brasília’, ‘Jornal de Brasília’ e ‘Correio do Brasil’. 
Neste último, durante quatro temporadas, desenhou e editou o suplemento infantil ‘Clubinho’, e tiras diárias do personagem “Tevin”, um garoto danado que aprontava todas as bagunças no esporte.
Outro trabalho de Edra foi desenhar e editar  o ‘OABaby’, suplemento infantil do jornal “A Voz do Advogado”, da seção brasiliense da Ordem dos Advogados do Brasil-OABDF. Um dos editores do  ‘Brazil Cartoon International’, ele é autor de vários livros, entre os quais ‘Almanaque Galhofa (Edra, 1981); Chulé (Edra, 1993); Bagunçaram o Meu Coreto(Edra, 1997); Se Rir Eu Choro… (Edra, 1998); O
Que Vier Eu Traço (Edra, 2003) e E Foi Assim…(Edra,2005).  



Um comentário:

  1. Olá amigo, Mariani. Me passa o seu contato.
    O meu: edracartunista@gmail.com

    ResponderExcluir