1 - No 23 de dezembro de 1955, o Campeonato Carioca esteve interrompido, para Vaso da Gama e Flamengo formarem combinado que enfrentaria uma formação argentina, homenageando o ex-presidente flamenguista Gilberto Cardoso, que o coração matara, 17 dias antes. Os rivais irmanados venceram os hermanos, por 3 x 1, atuando com camisas rubro-negras, no Maracanã, em prélio apitado pelo inglês Harry Davis e com gols marcados por Paulinho, aos 7 minutos; Rodolfo Michelli, aos 15; Dida, aos 25 do primeiro tempo, e Parodi, aos 11 da etapa final. A formação vasmenguistas/ flascaína teve: Hélio (Vsc); Paulinho de Almeida (Vsc) e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel, Paulinho, Ademir Menezes (Vsc), Dida (Ademir Meneses (Vsc), Vavá (Vsc), Pinga (Vsc) e Parodi (Vsc). Os argentinos foram: Dominguez (Rac), Anido (Rac) e García Perez (Rac); Vicente (Rac) (Varacka (Ind)(Brito (Ind)), Vladilao (cap Rac) e Sivo (Rac); Rodolfo Michelli (Ind), Juárez (Ind)(Bianco (Rac), Bonelli (Ind), Grillo (Ind) e Oswaldo Cruz (Ind).
2 - Em 1949, o inglês Arsenal era considerado o melhor time do planeta e tendo o seu treinador, Herbert Chapmen, inventado o WM, revolucionário conceito tático que moderniava a bola jogada desde 1925. Chegados ao Brasil, os gunners viveram dias de superstar. Mandaram 4 x 1 Fluminense (15.05.1949) - reforçado por jogadores do Botafogo, diante de quase 40 pagantes; ficaram no 1 x 1 Palmeiras ((18.05.1949), diante de mais de 50 mil pagantes, e fizeram 2 x 0 Corinthians (22.0500), totalizando 140 mil pagantes nesses jogos. Foi então que o Vasco da Gama o encarou, em São Januário, para estrear o atacante Heleno de Freitas, que entrou, no decorrer da partida - Ademir Menezes foi para a ponta-de-lança, pela direita, e Maneca armou jogadas, pela meia- esquerda.
3 - Primeiro tempo no 0 x 0. Pelos inícios do segundo, Vasco melhor. Rola a bola e Mário a centra, da esquerda, para o gol. A pelota cruza por toda área inglesa, o goleiro Swindin não a detém e Nestor, de primeira, faz: Almira 1 x 0, sob o apito de do inglês Cyril John Barrick (auxiliado por Mário Vianna e Alberto da Gama Malcher), aplaudido por 24 mil pagantes - renda de Cr$ 1 milhão, 146 mil,150 cruzeiros e vencedores sendo: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Ademir Menezes, Ipojucan (Heleno) e Tuta (Mário).
Nenhum comentário:
Postar um comentário