Vasco

Vasco

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

                                                           ACONTECEU

      1775 - assinatura da declaração de independência dos Estados Unidos; 1820 – imperador do Brasil - D.Pedro I – se casa com Amélia de Beauharnais; 1875 - publicado no Rio de Janeiro o primeiro número da Gazeta de Notícias; 1932 – físico nore-ameicano Carl David Anderson descobre pósitron a antipartícula do elétron; 1934 – Adolf Hitler se torna líder político da Alemanha; 1939 -  Albert Eistein e Leo Szilárd escrevem carta ao presidente norte-ameriano Delano Roosevelt aconselhando-o a iniciar desenovimento de armas nucleares; 1990 – Iraque invade Kuwait e provoca Guera do Golfo com participação dos Estados Unidos.

                                                         NASCERAM

      Saskia van Ulyenburgh -  esposa e modelo do pintor holandês Rebrandt van Rijn (viveu de 1612 a 1642); Marianne Weber - feminista e escritora alemã (1870 a 1954); Peter O´Toole - ator irlandês (1932 a 2013); Sérgio Murilo – cantor da musica (décadas-1950/1960) jovem brasileira (1941 a 1992); em 1942 – Isabel Allende – escritora chilena; Jim Capaldi - músico britânico (1944 a 2005); Franco Dalla Valle - bispo brasileiro (1945 a 2007).  

 GOLEADAS

02 de agosto de 1931  - Vasco da Gama 4 x 1 Sporting-POR - aconteceu durante a primeira excursão do Almirante à Europa. AS rapaziada disputou amistoso, na Cidade do Porto, e foi às redes por intermédio de Nilo (2), Carvalho Leite e Ghizone. O  treinador Harry Welfare chamou para a empreitada: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Bahianinho, Nilo, Russinho, Carvalho Leite e  Mário Matos.

02 de agosto de 1987 - Vasco da Gama 4 x 0 Bangu -  em um domingo, no Maracanã, pelo Estadual, conferido por 36.171 pagantes. Tita, aos 4 minutos do primeiro tempo, abriu a conta. Geovani e Romário o imitaram e Roberto Dinamite fechou a goleada, aos 35 da etapa final. Serviço ecomendadado pelo triinador Sebastião Lazaroni  (foto) às feras: Acácio; Mazinho, Donato, Fernando e Pedrinho; Henrique, Geovani, Luis Carlos Martins (Mauricinho) e Tita; Roberto Dinamite e Romário (Vivinho).                              

                                                        SACODE

02 de agosto de 1953 - Vasco da Gama 3 x 0 São Cristóvão - Pinga, Ipojucan e Sabará sacudiram a rede da casa do adversário, no estádio da rua Figueira de Melo, e saírm pro abraço em mais uma alegria no Campeonato Carioca. O treinador Flávio Costa contou com estsa rapaziada: Ernani, Mirim e Haroldo; Ely, Danilo e Jorge; Sabará, Maneca, Ipojucan, Pinga e Djayr.   


                                                 PEGADA LEVE

02 de agosto de 1959 - Vasco da Gama 2 x 0 Olaria - com gols maracado por Rubens e Almir Pernambuquinho, no estádio de São Januário, pelo Campeonato Carioca. O time era comadado por um atacante cruzmaltino da década-1930, Gradim, isto é, Francico de Souza Ferreira. Ele escalou: Barbosa, Paulinho de Almeida e Viana; Écio,  Orlando Peçanha e Coronel: Teotônio, Roberto Pinto, Almir, Rubens e Pinga. 

                                                APERTUCHOS

02 de agosto de 1959 - Vasco da Gama 2 x 0 Olaria - com gols maracado por Rubens e Almir Pernambuquinho, no estádio de São Januário, pelo Campeonato Carioca. O time era comadado por um atacante cruzmaltino da década-1930, Gradim, isto é, Francico de Souza Ferreira. Ele escalou: Barbosa, Paulinho de Almeida e Viana; Écio,  Orlando Peçanha e Coronel: Teotônio, Roberto Pinto, Almir, Rubens e Pinga. 

02 de agosto de 19934 - Vasco da Gama 3 x  2 Portuguesa de Desportos-SP - amistoso, no estádio de São Januario, em dia de glória de Lamana, autro dos três tento da Turma da Colina. Treinado pelo inglês Harry Welfare, a Turma da Colina bateu a Lusa do Canindé (apelido do adversário) com: Quarenta, Domingos da Guia (Lino) e Itália; Calocero, Fausto e Mola; Novamuel, Kuko, Lamana, Nena e D´Alessandro.  OBS: autor dos três tentos vascaínos desta partida, o argentino  Hugo Lamana foi o primeiro artilheiro estrangeiro da Turma da Colina. Nascido, em Buenos Aires (03.03.1913) esteve cruamaltino, entre junho de 1934 a fevereiro de 1935, marcando 25 gols em 25 jogos. Campeão Carioca-1934, mandou, em Vasco da Gama 5 x 0 Corinthians (16.12.1934), em São Januário, quatro bolas na rede, só sendo superado nesse encontro por Roberto Dinamite (04.05.1980), que marcou cinco, em  Vasco 5 x 2, no Maracanã     

02 de agosto e 1972 - Vasco da Gama 1 x 0 América-RJ - no Maracanã, pelo terceiro turno do Estadual-RJ. Mário Travaglini comandava a moçada que teve Buglê marcando o gol da peleja. Time: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Moisés e Eberval; Alcir Portella, Ademir Silva e Buglê (Suingue); Jorginho Carvoeiro, Tostão, Roberto Dinamite e Silva Bastuta (Jaílson).   

02 de agosto de 1981 – Vasco da Gama 2 x 1 Serrano, pelo Estadual-RJ, assitido por 5.447 pagantes, no Estádio Atílio Morotti, em Petrópolis, com gols vascaínos mordidos por Amauri (2) e com vira-virou no placar na casa do adversário. O técnico Antônio Lopes mandou à luta: Mazaropi; Rosemiro, Zezinho Figueroa, Ivã e João Luis; Serginho, Dudu Coelhão e Amauri; Wilsinho, Roberto Dinamite e Silvinho.

02 de agosto e 1992 - Vasco da Gama 2 x 1 Fluminense - com gols de Luisinho Quintanilha e Bismarck, valeu ao Almirante carregar a Copa Rio de Janeiro, que não deve ser confudida com a Taça Rio de Janeiro que, à época valia o segunda turno do Estadual-RJ. Conquista indiscutível, com sete vitórias e dois empates, marcando 16 e ficando com saldo de quatro gols. Inclusive, vencendo o Flu (por três vezes), Flamengo e Botafogo, os mais fortes rivais. O jogo do título, em um domingo, em São Januário, teve 3.7811 pagantes, apitos por Sérgio Cristiano do Nascimento e o treinador Joel Santana escalando: Carlos Germano; Dedé (Cássio), Jorge Luiz, Tinho e Eduardo; Luisinho Qintanilha, Leandro Ávila e Flávio; Bismarck, Valdir Bigode e Roberto Dinamite.  

02 de agosto de 2014 – Vasco da Gama 1 x 0 Paraná – Campeonato Brasileiro da Série B, no Estádio de São Januário, asistido por 15.449 pgantes e com gol marcado por Douglas Silva. O treinador era Adílson Batista e o time atuou com: Martin Silva; Carlos César, Rodrigo, Douglas Silva e Diego Renan (Marlon); Guiñazú, Fabrício, Dakson (Lucas Crispim) e Douglas; Thalles (Edmilson) e Kleber Gladiador. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário