Vasco

Vasco

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

                                                             ACONTECEU


   1794 -  presidente dos Estados Unidos (George Washington) assume comando das milícias estaduais para suprimir rebelião na Pensilvânia; 1819 – Simón Bolivar vence tropas da Espanha na Batalha de Boyacá que impulsiona vitórias nas batalha de Carabobo, na Venezuela; Pichincha, no Equador, e Ayacucho, no Peru representando o inicio da independência do norte da América do Sul; 1959 – Estados Unidos lançam satélite Explorer-6 para pesquisar raios cósmicos, geomagnetismo, propagação de rádio nas altas camadas da atmosfera superior e  fluxo de micrometeoritos; 1974 – equilibrista francês Philippe Petit caminha entre entre torres gêmeas do World Trade Center de Nova York usando cabo de 204,3 quilogramas  a 411,48 metros acima do solo; 1987 - Lynne Cox se torna primeira pessoa a nadar dos Estados Unidos até a União Soviética cruzando o Estreito de Bering, do Alsca para Tchukotka; 2006 - Brasil sanciona Lei Maria da Penha sobre violência masculina contra mulheres. 2024 - ucraniana Yaroslava Mahuchikh de 22 de idade e recordista mundial com 2m10 leva medalha de olímpica de ouro no salto em altura com 2m00 em Paris.

                           Foto reproduzida de www.folhadepernambuco.com.br 

                                                           NASCERAM

Mata Hari - espiã holandesa (1876 a 1917); Abebe Bekila - maratonista etíope (19322 a 1973);  Yoná Magalhães - atriz brasileira (1935 a 2015); em 1942 – BJ Thomas – cantor norte-americano - e Caetano Veloso – cantor/compositor brasileiro; em 1953 – Vera Holtz - atriz brasileira; em 1975 – Carlize Theron - atriz sul-africana; em 1980 – Josiel –artillheiro do Campeanto Brsileiro-2007 com 20 gols pelo Paraná-PR. Foto reproduzida de Folha de Pernambuco

                                                         ROLA A BOLA

A data 7 de agosto é uma das    mais importantes da história do Vasco da Gama e do futebol brasileiro. Quando o elitismo e o racismo dominavam nos gramados do país, em 1904, Cândido José de Araújo (foto) era eleito o primeiro presidente negro do clube que dirigiu até 1905, tendo sido o oitavo presidente vascaíno. Antes dele, o foram Francisco Gonçalves do Couto Junior (1898 e em 1901); João Candido de Freitas e Antônio Marciano Rosas (1899); Leandro Augusto Martins (1900); Miguel Braz e Alberto de Carvalho Silva (1902); Alberto de Carvalho Silva e Francisco Muniz Freire (1904). Mas vamos para o gramado: 

                                                 GOLEADAS 

07 de agosto de 1921 - Vasco da Gama 5 x 1 Mackenzie-RJ - em um domingo, na Rua Campos Sales, pelo Campeonato Carioca da Primeira Divisão da Série B e antepenúltima partida entre os dois por tal vertente. Pires (2), Dutra) e Negrito golearam este rival, com viras-vira no placar construído por estes rapazes: Nélson, Miangote e Carlos Cruz; Arthur, Nolasco e Godoy; Fernandes, Dutra, Pires, Torterolli e Negrito.        


07 de agosto de 1932 - Vasco da Gama 5 x 1 Brasil -  Campeonato Carioca, no vascaíno estádio de São Januário, com Tinoco abrindo a conta, cobrando pênalti. A seguir, Gringo (2), Galego e Mário  Mattos também beliscarm para o time do técnico Harry Welfare, que alinhou: Malhado, Lino e Itália;  Tinoco, Herique e Mola; Bahianinho, Gringo, Galego, Mário Mattos e -Orlando Rosa Pinto.  

07 de agosto de 1949  - Vasco da Gama 5 x 3 Fluminense - clássico dominical jogado na casa tricolor, o estádio das Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca. O treinador uruguaio Ondino Viera pilotava Expresso da Vitória, que teve Ademir Menezes (2), um de pênalti), Ipojucan, Chico e Maneca tocando lenha na fogueira. Time do dia: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Ademir Menezes, Ipojucan e Chico. OBS: o Estadual teve 11 concorrentes, com turno e returno, e o Almirante sendo o campeão com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Foi o terceiro títuo invicto da rapaziada na era profissional (1945/1947/949 e o quarto, no total. 
|Ondino Viera reproduzido de Esporte Ilustrado
                                                                                                                 
                                                        SAPECAS

07 de agosto de 1927  - Vasco da Gama 3 x 1 Andarahy -  Campeonato Carioca, no campo do Andaraí, com Tatu (2) e Álvaro selando a vitória do time do técnico Harry Welfare, que usou: Amaral, Hespanhol e Itália; Sá Pinto, Nesi e Rainha;  Paschoal, Torterolli, Tatu, Badu e Álvaro. 
Paschoal reproduzido de memória vascaína 

0707 de agosto de 1955 -  Vasco da Gama 3 x 0 Madureira - Campeoanto Carioca, na casa do adversário, na Rua Conselheiro Galvão (Estádio Aniceto Moscoso), onde Pinga,  Parodi, cobrando pênalti, e Válter Marciano estufaram a rede do time suburbano. O técnico Flávio Costa chamava a sua rapaziada pelos nomes de: Victor González; Paulinho de Almeia e Haroldo;  Mirim, Orlando Peçanha e Dario; Sabará, Válter Maciano, Vavá, Pinga e Parodi.    

                                                    INSISTENTE  

07 de agosto de 1965 – Vasco da Gama 3 x 1 Bangu – Taça Guanabara, no vira-vira no Maracanã e redes sacudidas por Mário Tilico (2) e Oldair, cobrando pênalti. Diante de 4.720 pagantes, o treinador Zezé Moreira mandou à luta: Gainete, Joel Felício, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Luizinho Goiano, Mário Tilico, Célio Taveira e Zezinho
Amauri, Joel Felício, Brito, Maranhão, Fontna e Oldair (em pé da esqauerda paras a direita); Luisinho Goiano, Lorico, Célio, Danilo Menezes e Tião, agachados na mesma ordem, em uma formaçao de 1966.

07.08.1966 - Vasco da Gama 3 x 1 Bangu. Taça Guanabara, no Maracanã, assistida por 18.442 pagantes. Oldair, Alcir e Zezinho triplicaram o placar com o treinador Zezé Moreira escalando: Amauri; Ari, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Danilo Menezes; William, Alcir, Acelino e Zezinho. OBS: Alfredo Moreira Júnior era o nome de registro de Zezé Moreiera. Embora muito achassem que ele fose mineiro, na realdade, nasceu em Miracema (16.10.1907), noroeste fluminense do estado do Rio de Janeiro.   


                                                   APERTUCHOS

07 de agosto de 1960 – Vasco da Gama 1 x 0 Olaria – Campeonato Carioca, no alvinegro Estádio General Severiano, assistido por: 4.674  pagantes. Goleador único do dia, Delém, aos três minutos. O treinador argentino Filpo Nuñez mandou buscar os pontos: Miguel, Paulinho de Almeia, Bellini e Coronel; Laerte e Russo; Sabará (Valdemar), Delém, Pinga, Roberto Pinto e Roberto Peniche.

Delém encaçapou o gol do jogo

 07 de agosto de 1975 - Vasco a Gama 1 x 0 Flamengo - classificou de publicão: 125. 988 pagantes. O gol (raridadíssima) do jogo foi marcado pelo zagueiro Moisés, aos  39 minutos do primeiro tempo, em clássico tão nervoso que, só do lado cruzmaltino,  Zanatta e Luís Carlos Lemos foram expulsos de campo, e Jair Pereira e Gaúcho receberam o cartão de advertência (amarelo). Mário Travaglini era o chefe desta patota: Andrada; Paulo César Puruca, Joel Santana, Renê e Moisés; Alcir e Zanatta; Jair Pereira (Gaúcho), Roberto, Dé Aranha (Ademir Silva) e Luís Carlos Lemos. OBS: os dois se pegaram em um outro 7 de agosto, com 0 x 0 no placar, em 1977.

 0.07 de agosto de 2021  – Vasco da Gama 1 x 0 Vitória-   Campeonato Brasileiro da Série B, na casa do adversário, o  Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador-BA. Sarrafiore marcou o gol da peleja, tendo do treinador Lísca escalado: Vanderlei; Léo Matos, Miranda, Leandro Castan e Zeca; Romulo, Juninho (Andrey) e Sarrafiore (Matheus Nunes); Morato, Fermán Cano e Léo Jabá.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário