Vasco

Vasco

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

                                                     ACONTECEU

      399 – aos 22 de idade Abderramão III vence Batalha de Alhandic contra Ramiro II (de Leão) e domina região hoje espanhola de Zamora por meio-século; 1585 - fundada a Cidade Real de Nossa Senhora das Neves que viria a ser a paraibana João Pessoa; - norte-americano Cyrus West Field junto com irmão e quatro sócios conclui primeiro cabo telegráfico transatlântico; 1884 – pedra angular da Estátua da Liberdade colocada na ilha de Bedloe (hoje, Ilha da Liberdade) no  porto de Nova York; 1914 – Cleveland-EUA instala primeiro semáforo elétrico; 1944 – primeiro escalão da Força Expedicionárias Brasileira incorporado ao 5° Exército dos Estados Unidos para lutar na Itália durante II Segunda Guerra Mundial; 1954 – político carioca Carlos Lacerda sofre atentado à bala na carioca Rua Tonleros do qua não escapa o seu gaurda costas e major-aviador Rubens Florentino Vaz; 1962 – líder negro sul-aricano Nélson Mandela preso e só libertado em 1990; 1962 - musa do cinemas norte-americano Marilyn Monroe comete suicídio; 1973 – União Soviética lança sonda espacial (Marte-6) que leva sete meses para chegar e pesquisar planeta vermelho; 2016 – Rio de Janeiro abre no Maracanã os 31º Jogos Olímpicos.

                                                     NASCERAM

Leonardo Leo – compositor musical italiano (1694 a 1744); Ambroise Thomas – compositor musical francês (1811 a 1896);  Manoel Deodoro da Fonseca  - marechal desde 1887 e primeiro presidente-1889/1891 da república do Brasil (1827 a 1892); Guy de Maupassant - escritor francês (1850 a 1893); Owaldo Cruz - médico infectologista brasileiro (1872 as 1917); John Huston – diretor cinematográfico norte-americano (1906 a1987); Octávio Frias de Oliveira – editor e empresário jornalístico brasileiro (1912 a 2007); José Cândido de Carvalho – escritor membro-1974/1989 da Academia Brasileira de Letras (1914 a 1989); em 1929 – Nathalia Timberg - atriz brasileira; Neil Armstrong – norte-americano e primeiro astronauta a pisar-1969 na Lua (1930 as 2012); Orlandivo – cantor/compositor brasileiro (1937 a 2017); Carlos Colla – compositor musical brasileiro (1944 2023); em 1968 – Marine Le Pen (Marion Anne Perrine Le Pen) – membro da Assembleia Nacional da França.

                                                       GOLEADAS

05 de agosto de 1917 - Vasco da Gama 5 x 2 Progrssso -  Campeonato Carioca da Segunda Divisão, quando a rapaziada desordenou todas as tentativa progressistas do adversário, no campo da Rua Itapiru-RJ. O time teve: Nicolau, Guedes e Carlos Cruz; Baptista, Lamego e Dino; Virgílio, Bacellar, Amyres, Guerrero e Antonico. OBS: a pesquisa do Kike não encontoru os autrores dos gols e nem o nome do treinador 

05de agosto de 1928 - Vasco da Gama 5 x 2 Andarahy - Campeonato Carioca, no campo do Andaraí, com Patrício (2), Pepico, Russinho e Américo construindo o placar. O teinador era Harry Welfare que dirigia esta rapaziada: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Rainha, Nesi e Mola;  Paschoal, Pepico, Russinho, Américo e Patrício.  

05 de agosto der 1928 - Vasco da Gamas 5 x 1 América-MG - se desordeou o Progressso (acima) e flechou o Bugre (abaixo), a rapaziada, também  tirou o Coelho (apelido dos americanos mneiros|) da toca. Tá na conta do time do técnico Antônio Lopes e de um refrega do Campeonato Brasileiro-1998. Pedrinho e Luizão, no primeiro tempo, iniciaram os furdunços que, na etapa complementar, como gostavam de falar os antigos speekers radiofônicos, teve Juninho Paulista e novamente, Luizão voltando a comparecer ao pedestal das execuções. A matança foi  assistida por 1.096 pagantes, com a escalação da moçada sendo: Márcio; Vagner, Odvan, Mauro Galvão (Henrique) e Felipe; Válber (Nélson), Luisinho Quintanilha (Maricá) e Juninho Paulista; Donizete Pantera, Luizão e Pedrinho.

05 de agosto de 2001 - Vasco da Gama 7 x 1 Guarani de Campinas-SP - o Bugre  (apelido do time campineiro) poderia correr pra qualquer mata que, naquela caçada, não escaparia das flexas dos matadores da Colina. Principalmente, dos disparos de um baixinho chamado por Romário. Com fome de gols, ele mandou quatro pelotas se aninharem nas redes do time paulista - aos 16, aos 19, aos 27 e aos 36 minutos do primeiro tempo - tendo Juninho Paulista, Jorginho e Botti também sido escalpeladores de bugres. Joel Santana foi o chefe da caçada valendo pelo Campeonato Brasileiro, diante de 4.844 pagantesA impiedosa Turma da Colina daquela tarde domingueira foi: Helton; Patrício, Alexandre Torres (Geder), Odvan e Gilberto; Jorginho (Fabiano Eller), Botti (Siston), Juninho Paulista e William; Euller e Romário. .

                                                     PEGADAS LEVES

 5 de agosto de 1944 - Vaso da Gamas 2 x 0 Corithians - amistoso, no estádio de São Januário, com Ademir Menezes er Lelé visitando as redes alvinegras paulistanas. |Por aquela épocias, o terindfor uruguaio Ondino Viera estava montando o Expresso da Vitóoria, um dos mais fortes times do planeta por perto de uma décda. Time do dia: Roberto, Sampaio e Rafagnelli; Figliola, Berascochea e Argemiro; Djalma, Lelé, Isaías, Jair Rosa Pinto e Ademir Menezes. 

5 de agosto de 1973 -  Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo – Campeonato Carioca, no Marcanã, assistido por 31.548 ágantes. Carlos Alberto Zanatta começou a apagar a Estrela Solitária, no primeiro tempo, para Roberto Dinamite explodí-la, aos 31 do segundo. O treinador Mário Travaglini mandou esta moçada à vitória: Andrada; Paulo César Puruca, Renê (foto), Moisés e Alfinete (Pedrinho); Alcir, Zanatta e Gaúcho; Luís Fumanchu (Jorginho), Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos.

Renê reproduzido de
Vasco Grandes Clubes

                                                 APERTUCHOS


05 de agosto de 1984 - Vasco da Gama 1 x 0 Flamengo - o capixaba Geovani deveria ser vendedor de imóveis. Seguinte: em uma tarde domingueira, os rubro-negro se arvoraram pra cima da Turma da Colina, achando que daria pra espantar.  Pois bem! O cronometro do árbitro rumava para as derradeiras voltas da segunda etapa, com muitos apressadinhos se mandando do pedaço, sem nem imaginar o que rolaria no gramado do Maracanã. Faltavam 12 minutos para o final da pugna, quando o carinha dominou a maricota, fez-lhe um carinho, prometeu-lhe levá-la para a rede e partiu para o crime. Vendo o goleiro deles adiantado, endereçou-lhe uma tremenda cobertura. Que beleza! A gorduchinha (com a licença do grande Osmar Santos), caía em câmera lenta (lembra-se do Canal 100?), melodramaticamente, lá onde a coruja dorme (diria o antigo locutor José Cabral), com um desesperado hermano Ubaldo Fillol dançando um tango para trás. O espetáculo estrelado por Geovani esteve no programa do primeiro turno do Estadual-RJ, com plateia de 49 mil 404 pagantes e vascaínos treinador pelo seu ex-meia Edu Antunes Coimbra, que mandou esta moçadas cerrar o bico do Urubu: Roberto Costa; Edevaldo, Daniel González, Nenê e Aírton; Pires, Geovani e Mário; Mauricinho, Roberto Dinamite e Marquinho. 

05 de agosto de 1990 -  Vasco da Gama 2 x 1 Seleção da Arábia Saudita - amistoso, em São Januário, onde não brota poços de petróleo, só talentos no gramado e de bola no filó. No entanto, naquele dia, rolou um oleozinho de bacalhau mais escurinho no placar, encrenca internacional. Mas o Almirante foi até camarada. Cobrou pouco pelo barril de bolas na rede, petrogols prospectados por Tita e Anderson, diante de 1.876 testemunhas. Alcir Portella era o treinador desta galera: Acácio; Luiz Carlos Winck, Célio Silva, Quiñonez e Cássio; Zé do Carmo e William; Tita (Sorato), Bismarck; Roberto Dinamite (Anderson) e Tato.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário