Vasco

Vasco

domingo, 19 de junho de 2011

ALMIRANTE COM FAIXA EM DIAGONAL

Em 22 de março de 1942, quando venceu o América, por 2 x 1,amistosamente, em São Januário, numa tarde de domingo, com dois gols do argentino Villadoniga, o Vasco voltou a jogar cm a camisa branca, com a faixa preta em diagonal, uniforme que havia sido abandonada há quatro anos.
Inicialmente, o Vasco adotava uma faixa horizontal na camisa dos seus remadores, pois fora fundado – em 21 de agosto de 1898 – para ser um clube dedicado às regatas. Na virada do século 19, para o 20, a faixa passou a ser diagonal, como aparece nestas fotos dos remadores de 1901, acima de uma tripulação de canoa a quatro remos, e abaixo de uma baleeira a seis remos.
Durante muito tempo, rolou a história de que a faixa diagonal teria sido sugestão do treinador argentino Ondino Vieira, para lembrar o uniforme do River Plate, de Buenos Aires. Lenda! Da mesma forma, que teria sido imitação da camisa da Ponte Preta, de Campinas, surgida em 11 de agosto de 1900, dois anos após o Vasco.
 Para historiadores vascaínos, seria difícil um clube do interior paulista, dedicado ao futebol, influenciar uma agremiação dedicada ao remo, na capital do país.
A partir de 26 de novembro de 1915, quando abriu o seu departamento de futebol, o Vasco adotou a camisa totalmente negra, com punhos brancos e a cruz no peito esquerdo, o que fez os seus jogadores serem chamados de “camisas pretas”.
 A jaqueta branca, com a faixa preta em diagonal estreou em 16 de janeiro de 1938, numa goleada, em São Januário, por 4 x 1, sobre ao Bonsucesso, com gols de Niginho (2), Lindo e Luna, valendo ainda pelo Campeonato Carioca de 1937. Naquele dia (foto), o time jogou com: Rey, Poroto e Itália; Rafa, Zarzur e Lindo: Alfredo I, Feitiço, Luna e Niginho.
Na década-40, a camisa branca com a faixa igual à usada pelos remadores, foi substituindo a preta. Só em 1º de agosto de 2001, o Vasco voltou a jogar com a totalmente negra. Foi em sua estreia no Campeonato Brasileiro da Série A, empatando, com o Gama, por 0 x 0, numa noite de quarta-feira, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, diante de 19.743 pagantes, sob a arbitragem do baiano de Lourival Dias Lima Filho. Daquela vez, o quadro vascaíno foi: Hélton; Patrício, Odvan, Alexandre Torres e Gilberto; Jorginho, Botti, Juninho Paulista e William; Euller e Romário (Paulo César). Técnico: Joel Santana. O Gama foi: Ronaldo; Wilson Goiano, Gerson, Jairo e Rochinha; Deda, Lindomar, Robston (Jefferson) e Luiz Fernando Gomes (Rodriguinho); Romualdo e Anderson Barbosa (Alessandro). Técnico Flávio Lopes.

CONFRONTO: Vasco e Gama já se enfrentaram cinco vezes pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Exceto o jogo citado acima, que foi em Brasília, os demais foram em São Januário. Confira os placares: 30.03.1980 Vasco 5 x 1 Gama; 13.10.1999 – Vasco 5 x 2 Gama; 21.10.2000 – Vasco 1 x 0 Gama; 01.08.2001 – Vasco 0 x 0 Gama e 22.08.2002 – Vasco 0 x 1 Gama
(FOTOS reproduzidas de antigas revistas do Vasco da Gama)









                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário