Vasco

Vasco

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

HISTORI & LENDAS DA COLINA - AZULERTE

1 - Azumir (Luís Casemiro Veríssimo) - carioca, nascido em 7 de junho de 1935, foi um vascaíno cria do Madureira. Em 1961, transferiu-se para o  Futebol Clube do Porto e tornou-se o artilheiro da temporada portuguesa, com 23 gols. Também, foi o primeiro atleta daquele clube português a ganhar a Bola de Prata

2 - Laerte - defensor  pouco lembrado pelos torcedores. Mas o nome de batismo dele era Nadir Eraldo Prates, que não deve ser confundido com um outro Laerte vascaíno e que era Laerte Monteiro Garcia. Para armar confusão total, o Vasco teve, também, um atacante chamado Lierte que, na pia batismal, foi espargido pelo vigário por Laerte. E o escrivão finalizou o lance escrevendo Laerte Rosa da Silva no registro civil do (nem imaginava ele) futuro vascaíno.

3 - O primeiro Laerte surgiu no grupo do técnico Ondino Vieira, em 1945, disputando vaga na antiga zaga central do time campeão carioca daquele ano, com Rafagnelli e Sampaio. Em 1949, quando o Vasco repetiu o título, treinado por Flávio Costa, já brigava pela posição com o mesmo Sampaio e Wilson. Em 1950, com o mesmo Flávio, voltou a ser campeão, sendo titular da equipe que tinha por base:  Barbosa, Augusto e Laerte (Wilson);  Ely do Amparo, Danilo Alvim e Jorge Sacramento; Alfredinho (Tesourinha), Ipojucan, Ademir Menezes (Álvaro), Maneca (Lima) e Dejair (Chico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário