Vasco

Vasco

domingo, 1 de janeiro de 2012

HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DO ALMIRANTE

 Foto  de Pinga, isto é, de José Lázaro Robles,  de autoria de Jankiel Gonkzaroviska, reproduzida do Nº 97 da revista Manchete Esportiva de 28 de setembro de 1957.
Pinga deixou o "Diabo" meio-tonto.

No futebol, a "Turma da Colina" já pisou no gamado até na data 1º de janeiro de 1954, Dia da Cofraternização Universasl. No único prélio na data empatou, com o América-RJ, por 1 x 1, em uma sexta-feira,  no Maracanã, pelo terceiro turno do Campeonato Carioca.  Dirigido por Flávio Costa, o time que enganchou-se no “Diabo” teve: Osvaldo Baliza, Amaury e Beto; Ely, Haroldo e Jorge; Sabará, Maneca, Ademir Menezes, Pinga (autor do gol) e Alvinho. A foto  de Pinga, isto é, de José Lázaro Robles,  é de autoria de Jankiel Gonkzaroviska, reproduzida do Nº 97 da revista “Manchete Esportiva”, que circulou com a data de 28 de setembro de 1957.

14 DE JANEIRO - A data marca, em 1940, a primeira disputa de um torneio internacional entre clubes, no Brasil. Chamou-se Luiz Aranha (foto) e foi jogado em São Januário. Antes, as competições internacionais eram entre países, ou um só jogo entre dois clubes, com o vencedor levando um troféu.
O homenageado da disputa pioneira presidiu a então Confederação Brasileira de Desportos, entre 1936 e 1943, e era irmão de Cyro Aranha, presidente vascaíno entre 1942 a 1944; de 1946 a 1948, e de 1952 a 1954. Reuniu-se Vasco (6º colocado no Campeonato Carioca-1939); Flamengo (campeão carioca do ano; Botafogo (vice); Independiente, bicampeão argentino-1938/1939, e San Lorenzo (5º colocado no Campeonato Argentino-1939), sendo que os "hermanos" já estavam no Rio de Janeiro, jogando e vencendo amistosos, desde o final de 1939: San Lorenzo 5 x 1 Botafogo; Independiente 8 x 1 Botafogo;  Independiente 4 x 3 Flamengo; Flamengo 2 x 1 Independiente; San Lorenzo 1 x 0 Flamengo; Combinado Independiente-San Lorenzo 6 x 1 Combinado Flamengo-Botafogo e San Lorenzo 1 x 0 Vasco. Só caíram em Vasco 5 x 2 Independiente.
Foi, então, que rolou um "torneio relâmpago", com jogos de 20 minutos (dois tempos de 10), até as semifinais, e de 30 minutos (duas etapas de 15) na final. Caso houvesse empates, haveria prorrogação de 10 minutos, com dois tempos de cinco. Nova igualdade classificaria quem tivesse o maior número de escanteios. Se não desempatasse, um sorteio definia o vencedor. Era um modelo idêntico ao do "Torneio Início", muito popular entre os cariocas, entre o início do século 20 e a década de 1960.
Três semifinalistas foram definidos: Vasco, Flamengo e Independiente. Botafogo e San Lorenzo brigariam pela quarta vaga. Era um  domingo e cerca de 10 mil torcedores foram a São Januário, gerando uma renda superior a 24 contos de réis, a moeda de então.
BOLA ROLANDO – Às 15h30, como “aperitivo”, rolou uma preliminar entre juvenis de Botafogo 4 x 2 Flamengo. A seguir, Botafogo e San Lorenzo abriram o torneio, com 0 x 0 e prorrogação. Sem escanteios, um sorteio classificou o visitante para encarar o Flamengo. Seguiu-se Vasco  1 x 0 Independiente, com gol de Orlando Fantoni, aos 3 minutos do primeiro tempo. Flamengo e San Lorenzo ficaram no “zero”, com os gringos levando na prorrogação, por terem um escanteio a favor.
Vasco x San Lorenzo, na final, terminou também no 0 x 0, no tempo regulamentar. Os cruzmaltinos Zarzur, Argemiro e Florindo, e os argentinos Morales e Farias cederam escanteios, mas a decisão igualada exigia prorrogação. O Vasco foi pra cima. E em jogada de Orlando Rosa Pinto, no segundo tempo, surgiu o chamado “córner” que fez a taça ir para a Colina. Era a primeira conquista de um clube brasileiro em uma competição internacional.
Vasco 1 x 0 Independiente teve arbitragem do argentino Eduardo Fortes e o "Almirante" foi: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Fantoni, Villadoniga, Nino e Orlando. Vasco 0 (1 escanteio) 0 San Lorenzo foi apitado por Mário Vianna, com a rapaziada sendo: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Fantoni, Villadoniga (Luna, no tempo normal), Nino e Orlando. (foto de Luiz Aranha reproduzida de http://www.cbf.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário