Vasco

Vasco

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CALENDÁRIO - 1, 2 E 3 DE NOVEMBRO


                                                1 DE NOVEMBRO
Como os banguenses e os rubro-anis gostam de apanhar do "Almirante", hem! É só consultar o retrospecto desses duelos. No primeiro dia de novembro, por exemplo, levaram duas cipoadas. Mas nem só eles entraram nessa, como veremos:

VASCO 4 X 1 BANGU - Dois pra lá , dois pra cá. Foi assim que os atacantes Russinho e Paschoal fizeram neste jogo pelo Campeonato Carioca-1925. Goleada fora de casa. 

VASCO 3 X 0 BONSUCESSO, pelo Campeonato Carioca-1947, teve Lelé Dimas e Friaça comparecendo às redes de São Januário. Carlos de Oliveira, o "Tijolo", apitou e os cruzmaltinos da jornada foram:  Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Dimas, Lelé e Friaça.

VASCO 2 X 0 BONSUCESSO, teve Vavá e Alvinho no filó, pelo Campeonato Carioca-1953, na  casa do rival.

VASCO 2 X 1 NACIONAL-URU - Amistoso, em 1961, no Estádio Centenário, em Montevidéu, com um fato raro: gol marcado pelo capitão Hideraldo Luiz Bellini. O outro foi de Saulzinho.

VASCO 4 X 2 BONSUCESSSO – Goleada "quarta-feirana", pelo Estadual-1978, no Maracanã. Roberto Dinamite (2), o uruguaio Washington Oliveira e Guina compareceram ao marcador. Orlando Fantoni era o treinador e este era o time do apelidado "Titio": Leão; Orlando 'Lelé, Abel Braga, Gaúcho e Marco Antônio; Helinho, Paulo Roberto e Guina; Wilsinho (Washington Oliveira/Paulinho) , Ramon e Roberto Dinamite.

01.11.1987 - VASCO 1 X 0 INTERACIONAL-RS – Vitória difícil, por conta de um "amigo da onça" colorado, o Airton Fraga, que marcou gol contra o time gaúcho. Aos 49 minutos do segundo tempo, quando os "acréscimos" eram chamados de "descontos" Naquela temporada, o futebol brasileiro estava em crise política e os "grandes" promoveram a Copa União. O triunfo cruzmaltino rolou em um domingo, no Maracanã, pelo Módulo Verde, a Série A da disputa, que previa um cruzamento com o campeão do Módulo Azul, a Série B. Com Sebastião Lazarone no leme, a esquadra do "Almirante" transportou: Acácio; Paulo Roberto Gaúcho, Donato, Moroni e Mazinho; Humberto, Geovane e Osvaldo (William); Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário.

VASCO 7 X 1 GOYTACAZ - Vencer times do interior do RJ nos 31 de outubro, por 7 x 1 não ficou restrito ao placar citado acima. Em 1991, a nova vítima foi da cidade de Campos, coincidentemente, pela mesma Taça Rio e em uma quinta-feira. Só que em  São Januário.  Orlando Gomes Leonor foi o juiz, Antônio Lopes seguia treinador e mandante do "mesmo tipo de "crime, cometido por: Carlos Germano; Pimentel, Jorge Luís, Alexandre Torres e Cássio;   França, Geovani, Bismarck (Macula) e William; Sorato e Bebeto (Mauricinho). Na marcha da contagem,  Jorge Luís, aos 2; William, aos 8, e Bebeto, aos 45', abriram a porteira; Bebeto, aos 21; Alexandre Torres, aos 39; Bismarck, aos 43, e Sorato, aos 45 da etapa final, fizeram o resto.

VASCO 1 X 0 GOIÁS - Amistoso, em 1989, no Serra Dourada, em Goiânia, com o meia-atacante Tita chegando junto no filó.

VASCO 3 X 1 BRAGANTINO-SP - Vitória importante por ter quebrado a sequência de três partidas sem vitórias cruzmaltinas. Valeu pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro-1995, em São Januário, com Nélson abrindo o placar, aos 15, e aumentando, aos 45 minutos do primeiro tempo. Valdir "Bigode" fez o terceiro, aos 81. Naquela noite de quarta-feira, o treinador Carlos Alberto Zanata confiou em: Carlos Germano, Charles "Guerreiro", Sidnei (Zinho ), Tinho, Bruno Carvalho, Alex Pinho, Luisinho Quintanilha, Nélson, Pedrinho (Juninho Pernambucano), Marcelo Carioca, Leonardo e Valdir. Até então, quatro jogos por Brasileiros entre os dois times, com uma vitória para cada lado e dois empates com um gol vascaíno a mais (5 x 4). 
A "Vascodata" 1º de novembro anota mais: Vasco 0 x 0 Botafogo, em 1936, e Vasco 0 x 0 Americano-RJ, em 1992.  


                                          2 DE NOVEMBRO

Nos 2 de novembro, o "Almirante" matou muita gente do coração. O Bangu apenhou em duas oportunidades, mesmo separadas por quase quatro décadas. Longa freguesia. Aliás, por falar nisso,  os tricolores cariocas e os gaúchos, também, entraram na forca. E sobrou goleadas para goianos e pernambucanos. Conferindo:

VASCO 4 X 1 BANGU - Domingo, na Rua Ferrer, pelo Campeonato Carioca-1941. Dia de glória para o atacante Orlando, autor dos quatro gols vascaínos. O técnico era Telêmaco Frazão de Lima e o time teve: Chiquinho, Osvaldo Saldanha, Florindo, Figliola, Alfredo II, Zarzur, Dacunto, Orlando, Gonzalez, Villadoniga e Moacir

 VASCO 1 X 0 GRÊMIO-RS- Era noite de quinta-feira e a rapaziada chegou "matando". Com um minuto de bola no gramado do antigo Estádio Olímpico, a cassa do adversário, o "Batuta" Silva pintou no filó. E o "Almirante" encerrava, em Porto Alegre, sequência de cinco insucessos ante o "Tricolor dos Pampas". O treinador Paulinho de Almeida, ex-lateral-direito vascaíno e gaúcho de nascimento, não perdoou os patrícios, contando com: Andrada; Fidélis, Moisés, Joel Santana e Alfinete; Alcir, Buglê (Gaúcho) e Tostão; Luís 'Fumanchu', Silva, Dé e Marco Antônio.    

VASCO 6 X 2 GOIÂNIA - O "Almirante era o visitante, em uma quarta-feira, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. E não respeitou o anfitrião. Mandou 6 x 2. O zagueirão Geraldo, abriu o placar, aos 4 minutos; Roberto Dinamite aumentou, aos 27; Wilsinho ampliou, aos 31, e Zandonaide, aos 33, completou a cota do primeiro tempo. No segundo,  Helinho, aos 9, e o lateral-direito Orlando Lelé" completaram a "sapatada". Jogo do Campeonato Brasileiro-1977. Orlando Fantoni era o treinador deste time vascaíno: Mazaropi; Orlando, Abel Braga, Geraldo e Marco Antônio; Helinho e Zé Mário; Wilsinho, Roberto Dinamite, Paulinho (Zandonaide) e Dirceu Guimarães (Guina).
DETALHE: os dois gols do Goiânia Esporte Clube foram marcados pelo centroavante Bil, que fizera sucesso com a camisa cruzmaltina, em 1976, com a imprensa carioca o chamando de "Búfalo Bil". .      

VASCO 2 X 1 BANGU, pelo segundo turno do Estadual- 1980, teve dois gols de pênaltis, um para cada lado. E vitória cruzmaltina de virada, tendo a rapaziada passado todo o primeiro tempo atrás no placar . Roberto Dinamite empatou, aos 3 (48) e desempatou, aos 10 (55) da etapa final. José Roberto Wright apitou para audição de um público de 10.145 pagantes, na casa do adversário, o Estádio Proletário, em Moça Bonita. Zagallo treinava a moçada vencedora: Mazaropi; Paulinho Pereira. Or­lando "Lelé",Léo e Marco Antônio; Pintinho. Guina (Dudu) e Marco António II; Kati­nha. Roberto e Silvinho.

VASCO 5 X 2 SPORT-PE - Naquele dia, até o lateral-direito Pimentel, que não era de acertar a rede, marcou gol. França, aos 29 e Yan, aos 42 minutos do primeiro tempo, iniciaram a brincadeira de sacudir o barbante. Na etapa final, Valdir, aos 9; Júnior, aos 12, e Pimentel, aos 32, fizeram os deles.  O jogo valeu pelo Campeonato Brasileiro-1993, em uma terça-feira, na Ilha do Retiro, em  Recife, com renda de Cr$ 3.477.000 (cruzeiros) e público de 10.475 pagantes. Alcir Portella comandava o time vascaíno com esta escalação: Carlos Germano; Pimentel, Alê, Alex e Cássio; Leandro Ávila, França, Yan, Júnior (Silas),Valdir 'Bigode', Gian (Bernardo).

VASCO 3 X 1 BAHIA - Não teve trabalho baiano que desse jeito, naquele domingo, nas encruzilhadas da Colina. O "Almirante" foi mais longe. Estava em São Januário e liquidou a sequência de cinco partidas sem vencer o "Tricolor de Aço". O "Animal" Edmundo, aos 18 e aos 30, e Sorato, aos 61, espantaram os espíritos da "Boa Terra", em ação da primeira fase do Campeonato Brasileiro-1997. O treinador Antônio Lopes mandou ao relvado: Carlos Germano; Maricá (Filipe Alvim), Odvan, Mauro Galvão e Felipe: Luisinho Quintanilha, Nasa, Juninho Pernambucano e Pedrinho (Mauricinho); Edmundo e Luís Cláudio (Sorato).
VASCO 1 X 0 FLUMINENSE - A turma andava meio-devagar, há cinco jogos sem vencer. Veio, então, aquele domingão, com gol de Wagner Diniz, aos 27 minutos do segundo tempo, e pazes feitas com a vitória. Valeu pelo Campeonato Brasileiro-2008,  no Maracanã, em disputa de fase única. Renato "Gaúcho" Portaluppi, que comandava a rapaziada, escalou: Rafael; Wagner Diniz, Odvan, Jorge Luís e Eduardo Luiz; Jonílson, Mateus (Leandro Bonfim, Rodrigo Antônio e Madson; Alex Teixeira e Alan Kardeck (Pinilla).

VASCO 2 x 1 CORITIBA - Daquela vez, o "Almirante" foi navegar longe da Colina, no  Estádio Moacyrzão, em Macaé-RJ, onde a galera apareceu pouco, apenas 6.615 almas. Márcio Chagas da Silva-RS apitou e Edmílson "matou," aos 26 minutos do primeiroº tempo e aos 28 do segundo. O chefe Adílson Batista levou, naquele dia, ao interior do Estado do RJ: Alessandro; Fagner (Reginaldo), Jomar, Cris e Yotún; Wendel, Pedro Ken e Juninho (Abuda); Francismar (Renato Silva), Marlone e Edmílson. Técnico: Adilson Batista.

A "Vascodata" 2 de novembro acrescenta  Vasco 1 x 1 Alfenense-MG, em 1982, amistosamente, com gol vascaíno de Jérson, com "j" mesmo.


                                                  3 DE NOVEMBRO
É de se observar, logo: os insucessos do Bonsucesso diante do "Almirante" são "frequentérimos".  Bem como dos americanos que, diante da rapaziada, não são "Diabos" nem um pouquinho. Como o fluminado Flu.  Nos 3 de novembro, a "Turma da Colina" bota nos Coxas e engole Furacão. Vamos ver isso: 
VASCO 5 X 1 ANDARAHY - Rodada gloriosa para o gaúcho Luís de Carvalho, autor de três gols. Orlando e Luna completaram a balaiada, pelo Campeonato Carioca-1935, fora de casa, na Rua Barão de São Francisco Filho. O apito esteve com Lóris  Cordovil e as camisas vascaínas com:  Panelo, Poroto e Itália; Oscarino, Zarzur e Calocero; Orlando, Luis de Carvalho, Gradim, Kuko e Luna.

VASCO 2 X 1 AMÉRICA - Dois gringos, Gonzalez e Villadoniga, resolveram a parada domingueira, válida pelo Campeonato Carioca-1940. E o mais importante: vitória na casa do rival, no estádio da Rua Campos Sales.  O inglês Harry Welfare chefiou esta rapaziada: Chiquinho, Alfredo II, Jahu, Florindo, Zarzur, Argemiro, Alfredo I, Villadoniga, Lindo e Orlando.       

Dinamitador
VASCO 4 X 0 BONSUCESSO -  "Faz um quatro aí, que eu quero ver!". Se a torcida vascaína não cantou os versos  dessa marchinha carnavalesca, quando o "garoto do placar já havia trocado três placas", deveria ter cantado, que seria atendida. Então, no domingo 3 de novembro de 1985, a "Turma da Colina" mandou 4 x 0 pra cima do Bonsucesso, pelo Estadual-RJ, em São Januário. Santos fez dois e Roberto Dinamite os outros. Por aquele tempo, Antônio Lopes era o comandante da rapaziada, que foi: Acácio; Heitor, Newmar, Fernando e Paulo César; Vítor, Gersinho e Luís Carlos Martins; Santos, Roberto Dinamite (foto) e Romário.
VASCO 3 X 2 FLUMINENSE - Este clássico repetiu-se por três vezes nos 3 de novembro, com duas vitórias cruzmaltinas, ambas por 3 x 2, e uma igualdade, por 1 x 1.  Em 1946, o pega foi nas Laranjeiras, a casa tricolor, em um domingo, com gols vascaínos marcados por Santo Cristo, Danilo Alvim e Isaías. Ernesto Santos era o treinador, jogando com este time: Barcheta, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Lelé, Santo Cristo, Jair e Isaías.
VASCO 1 X 1 FLUMINENSE - O empate foi em 1966, em uma quinta-feira, também no Maracanã, com Paulo Matta marcando o gol vascaíno. Zezé Moreira era o treinador e a equipe esta: Valdir Appel; Oldair Barchi, Brito, Fontana e Ari; Salomão e Danilo Menezes; Nado, Célio, Paulo Matta e Moraes.
VASCO 5 X 0 BONSUCESSO - Visita recebida em São Januário e convidados muito maltratados, durante o segundo turno do Campeonato Carioca-1857. Sabará (2), Pinga, Almir e Wilson Moreira foram os mal anfitriões.
VASCO 2 X 0 OLARIA – A dupla Célio e Mário "Tilico" funcionou legal naquele domingo, em São Januário, pelo Campeonato Carioca-1963. Foi uma desforra pelas duas derrota sofridas ante o time da Rua Bariri, na temporada anterior. Marcelo Cunha, Joel Felício, Pereira, Brito, Barbosinha, Maranhão, Joãozinho, Mário, Célio, Saulzinho e Da Silva foram os caras.
VASCO 2 X 0 AMÉRICA - Campeonato Carioca-1974, com time entregue a Mário Travaglini. Neste compromisso dominical, no Maracanã, os gols foram marcados por Jair Pereira e Roberto Dinamite. A rapaziada: Andradas: Fidélis, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir (Gaúcho) e Zanatta; Jorginho Carvoeiro, Jair Pereire (Fred), Roberto e Luís Carlos Lemos.  
VASCO 3 X 2 FLUMINENSE - Em 1979, o rolar da bola contra os tricolores foi em um sábado, no Maracanã, com Katinha, Roberto Dinamite e Marco Antônio comparecendo ao filó. Otto Glória era o chefe desta rapaziada: Leão; Orlando "Lelé', Ivan, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário, Dudu e Guina; Wilsinho, Roberto Dinamite e Katinha (Lito).
VASCO 1 X 0 CORITIBA - Não foi em uma noite de sexta-feira 13, mas de uma sexta-feira 3. Maior assombração: gol da vitória marcado pelo zagueiro Júnior Baiano, grande inimigo da técnica e da categoria. Vitória importantíssima, aos 77 minutos, pelo Brasileirão-2000, por ter rolado na casa do adversário, o Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Time que Oswaldo de Oliveira escalou: Helton; Clebson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Jorginho Amorim (Valkmar), Alex Oliveira (Luisinho Quintanilha), Paulo Miranda e Juninho Paulista; Viola e Pedrinho.   

VASCO 2 X 1 ATLÉTICO-PR -  Foi difícil, mas o "Almirante" engoliu o "Furacão" na noite daquela quinta-feira, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro-2005. Morais fez a primeira bocada, aos 15 minutos do primeiro tempo; Anderson, a segunda, aos 11 do segundo. Renato Portaluppi era o chefe de: Roberto; Wagner Diniz, Luciano, Éder e Diego; Ives, Amaral, Abedi e Morais (Rodrigo); Romário (Alemão) e William (Anderson).   

Inclua na "Vascodata" 3 de novembro: Vasco 0 x 0 Combinaod Norte Rio, em 1928; 03.11.1965 – Vasco 2 x 2 Náutico-PE, em 1965; Vasco 1 x 1 Fluminense, em 1966; Vasco 0 x  0 Flamengo, em 1971; Vasco 1 X 1 Náutico-PE, em 1976.
me: Barcheta, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Lelé, Santo Cristo, Jair e Isaías.


                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário