6 DE NOVEMBRO
GOLEADA
06 de novembro de 1955 - Vasco da Gama 8 x 0 Madureira - malvadaços Pinga (3), Sabará (2), Válter Marciano (2) e Vavá. Bateram forte no Tricolor Suburbano (apelido do rival), pelo Campeonato Carioca, em São Januário. Flávio Costa armou esta esquadra bombardeira: Hélio, Paulinho de Almeida e Haroldo; Laerte, Orlando Peçanha e Beto; Sabará, Valter, Vavá, Pinga e Parodi.
INSISTENTES
06 de novembro de 1943 - Vasco da Gama 6 x 1 Fluminense - amistosamente, impiedosa goleada por meia-dúzia de laranjas nas redes das Laranjeiras. Cordeiro, nada manso, fez dois. Petrônio outros dois, enquanto Ademir Menezes e Isaías ajudaram a encher o cesto. De quebra, a rapaziada levou a Taça Clube de Regatas do Flamengo. Esquisito? Mas foi! Treinado por Ondino Vieira, este foi o time do massacre: Oncinha, Haroldo e Rafagnelli; Figliola, Nilton e Argemiro; Cordeiro, Isaías (Petrônio) Ademir Menezes e Djalma.
06 de novembro de 1983 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense - oitava rodada do segundo turno do Estadual, a Taça Rio. Clássico, esquisitamente, preliminar de América x Bangu, com os dois gols escritos por Oliveira, um emcada etapa. O treinador Oto Glória tricolizou aquela pela força de: Roberto; Edevaldo, Daniel González (Chagas), Nenê e Galvão; Serginho, Oliveira e Vílson Tadei; Ernâni, Marcelo e Paulo Egídio.
7 DE NOVEMBRO
07 de novembro de 1991 - Vasco da Gama 2 x 1 São Cristóvão - marcou o pega 111 contra o Santo (apelido do rival) por esta disputa, que em uma quinta-feira, em São Januário, pelo segundo turno do Estadual, a Taça Rio. Treinado por Antônio Lopes, o time do Almirante abriu o placar e marcou o segundo gol também no primeiro tempo, por intermédio de de Bebeto. Time da vez: Carlos Germano; Dedé, Jorge Luís, Alexandre Torres e Cássio; França (Luisinho Quintanilha), Bismarck e Geovani (Macula); William, Sorato e Bebeto. OBS: o São Cristóvão era tradicional freguês dos vascaínos. Até então, haviam se pegado por 136 vezes, com 91 vitórias cruzmaltinas (66,91%) e 25 empates, tendo a rapaziada marcado 350 gols, à média de 2,57 por partida. OBS: nesta escalação aparece um atleta com o apelido de Macula. Trata-se do meio-campista carioca (22.05.1968) Marco Aurélio dos Santos, que herdou o apelido de um tio. Esteve vawscaínho entre 1991/1992, sendo nesta segunda temporada campeão
07 de novembro de 2009 - Vasco da Gama 2 x 1 Juventude-RS - tarde de um sábado, no Maracanã, com público de 81.904 presentes (78.609 pagantes). Adriano, no primeiro tempo, e Carlos Alberto Gomes, no segundo, balançaram as redes dos gaúchos, comandados pelo treinador Dorival Júnior que tinha estes escalados: Fernando Prass; Paulo Sérgio, Titi, Fernando e Ramon Mota; Nílton, Souza (Alex Teixeira), Allan e Carlos Alberto Gomes (Magno); Adriano e Elton (Aloísio).
8 DE NOVEMBRO
Coincidentemente, a data 8 de novembro marca o primeiro e o último gol vascaíno de duas feras da galera, Jardel e Edmundo. E com duas coincidência: jogos com vitória por 1 x 0 e os goleadores saindo do banco dos reservas para liquidarem as presas.
08 de novemro de 1925 - Vasco da Gama 4 x 2 América-RJ – Campeonato Carioca, na casa do Diabo (apelido do rival), o estádio da carioca Rua Campos Salles. Os tentos vascaínos saíram foram marcados por Russinhoi (2), Bolão e Torterolli e o time atuou com: Nelson; Leitão e José Manoel; Brilhante, Claudionor e Arthur; Paschoal, Torterelli, Russinho, Fernandes e Milton.
08 de novemro de 1925 - Vasco da Gama 4 x 2 América-RJ – Campeonato Carioca, na casa do Diabo (apelido do rival), o estádio da carioca Rua Campos Salles. Os tentos vascaínos saíram foram marcados por Russinhoi (2), Bolão e Torterolli e o time atuou com: Nelson; Leitão e José Manoel; Brilhante, Claudionor e Arthur; Paschoal, Torterelli, Russinho, Fernandes e Milton.
08 de novembro de 1931 - Vasco da Gama 3 x 2 Fluminense - Campeonato Carioca, nacasa do rival, o estádio das Laranjeiras. Compáreceram à rede: Sant’Anna, Albino (gol-contra) e Eloy res. O treinador era Harry Welfare e suas rapaziada foi: Rolim, Brilhante e Itália; Tinoco, Nesi e Mola; Bahianinho, Mário Mattos, Russinho, Ghizone (Eloy) e Sant'Anna.
08 de novembro de 1955 - Vasco da Gamas 3 x 0 América-MG - amistoso, em uma terça-feira, na casa do convidante, com gols marcados pelo paraguaio Parodi, o paulista Pinga e o pernambucano Ademir Menezes. Foi o jogo 1.561 da história cruzmaltina, com o trreinador .... mandando a campo: ....
08 de novembro de 1955 - Vasco da Gamas 3 x 0 América-MG - amistoso, em uma terça-feira, na casa do convidante, com gols marcados pelo paraguaio Parodi, o paulista Pinga e o pernambucano Ademir Menezes. Foi o jogo 1.561 da história cruzmaltina, com o trreinador .... mandando a campo: ....
08 de novembro de 1959 - Vasco da Gama 4 x 1 Madureira - cumprimento de obrigação pelo segundo turno do Campeonato Carioca, ainda mais porque foi em São Januário. Pinga (2), Sabará e Delém machucaram os visitantes, escaldos pelo técnico Francisco deSouza Ferreira, o Gradim, que mandou esta rapaziada esnobar: Miguel, Paulinho de Almeida, Bellini e Russo; Écio e Dario; Sabará, Almir, Delém, Roberto Pinto e Pinga.
08 de novembro de 1960 - Vasco a Gama 3 x 0 Bahia - asmistoso, na Boa Terra, que sempre convidava o Almirante par dar um chego no pedaço. Jogado em uma terça-feira, teve Vanderlei, Laerte e Sabará contando com a ajuda de todos os santos dos gramados para esta escaslação: ......
08 de novembro de 1978 - Vasco da Gama 2 x 0 Madureira - quinta rodada do segundo turno do Estadual,m em São Januário, perante 9.758 pagantes. Ramon Pernambucano, aos 5 minutos do primeiro tempo, e aos 23 da etapa final, foi o cara da partida. Time do dia: Leão, Orlando Lelé Abel Braga (Fernando), Gaúcho e Paulo César; Helinho e Guina; Washington Oliveira, Carlos Alberto Garcia, Garcia (Paulinho Massariol), Roberto Dinamite e Ramón Pernambucano.
08 de novembro de 1979 - Vasco da Gama 5 x 1 Operário-VG - "golê", em noite de quinta-feira, no Maracanã, pelo Brasileiro, época em que a Confederação Brasileira de Desportos ajudava o regime militar dos generais-presidente, colocando na disputa times que poderiam render votos aos candidatos da ARENA, caso do mato-grossense Operário, de Várzea Grande. Valeu pela segunda fase do então chamado Nacional, assistido por 11.330 pagantes, com Zandonaide, (2) Paulinho II, Guina, e Roberto Dinamite (aos 38 do segundo tempo) fazendo a farra de gols. Oto Glória comandava esta rapaziada: Leão, Paulinho II, Orlando Lelé, Ivan e Marco Antônio Feliciasno; Zé Mário (Paulo Roberto Campos) e Guina (Peribaldo); Katinha, Roberto Dinamite e Paulinho Massariol.
08 de novembro de 1992 - VAsco da Gama 1 x 0 Olaria - Estadual-RJ, na casa do adversário, na Rua Bariri, em jogo assistido por 6.400 pagantes, em estádio pequeno, com pequeno placar movimentado por Jardel aos 83 minutos. Joel Santana estava comandando este time: Carlos Germano; Luis Carlos Winck, Jorge Luis, Alexandre Torres e Cássio; Luisinho Quintanilha, Leandro Ávila , Bismarck e William (Tinho); Valdir Bigode (Jardel) e Edmundo Animal.
Romário trezentou |
08 de novembro de 2001 - Vasco da Gama 1 x 0 Corinthians - Campeonato Brasileiro, esquisitamente em uma tarde de quinta-feira que não era dia santo e nem feriado. Rolou bola em São Januário, com a Turma da Colina chegando à rede por itnrmédio de Jamir, no segundo tempo, diante de 1.740 pagantes que assistiram ao 300º jogo de Romário com a camisa cruzmaltina. Luciano Augusto Almeida-DF apitou a pugna que teve a turma do "Baixinho" escalada assim, pelo técnico Paulo César Gusmão: Helton; Rafael Pereira, Géder, João Carlos e Gilberto Melo; Jamir, Bóvio (Geovani), Fabiano Eller (Paulo César) e Léo Lima; Ely Thadeu (Léo Macaé) e Romário. OBS: o Paulo César (Filgueira Narciso) desta escalação, carioca (14.11.1978) tinha o apelido de Paulo César Madureira. Defendeu o Almirante por apenas dois jogos da temporada-2001.
VASCO 3 X 1 PARANÁ - Noite de quarta-feira, em São Januário, com 13.759 pagantes prestigiando a 34ª rodada do Campeonato Braisleiro-2006. Leonardo Gaciba da Silva-RS apitou e Fábio Braz, ... e foram ao filó. O treinador Renato "Gaúcho" Portaluppi mandou esta rapaziada fazer o serviço: Cássio: Wagner Diniz, Fábio Braz, Dudar (Jorge Luís) e Diego; Andrade (Amaral), Ramon Menezes e Morais (Abedi); Jean e Leandro Amaral.
VASCO 1 X 0 SANTOS - Rolou, também, em São Januário, e foi mais uma página marcante da história vascaína: o último gol de Edmundo com a jaqueta da "Patota do Almirante". Aconteceu em 2008, também, pelo Brasileirão. Elmo Alves Resende Cunha-GO apitou o jogo que teve público de 21.310 pagantes, renda de R$ 277.790,00 e gol de do "Animal”, aos 28 minutos do segundo tempo. Renato "Gaúcho” Portaluppi era o treinador deste time cruzmaltino: Rafael; Eduardo Luiz, Jorge Luiz, Odvan (Edmundo) e Wagner Diniz; Jonílson, Mateus (Leandro Bonfim), Madson e Rodirgo Antonio; Alex Teixeira e Leandro Amaral.
No lance do pênalti, o árbitro já ia apontar para o centro do campo, encerrando a primeira fase. Foi quando a zaga do ABC deixou a bola sobrar dentro da área, para o goleiro Gilvan cometer pênalti sobre Carlos César. Douglas cobrou com a bola batendo em um poste antes de entrar.
FICHA TÉCNICA
(Foto de Edmundo foi capa da Placar Nº 1157, de novembro de 1999). VASCO 1 X 0 SANTOS - Rolou, também, em São Januário, e foi mais uma página marcante da história vascaína: o último gol de Edmundo com a jaqueta da "Patota do Almirante". Aconteceu em 2008, também, pelo Brasileirão. Elmo Alves Resende Cunha-GO apitou o jogo que teve público de 21.310 pagantes, renda de R$ 277.790,00 e gol de do "Animal”, aos 28 minutos do segundo tempo. Renato "Gaúcho” Portaluppi era o treinador deste time cruzmaltino: Rafael; Eduardo Luiz, Jorge Luiz, Odvan (Edmundo) e Wagner Diniz; Jonílson, Mateus (Leandro Bonfim), Madson e Rodirgo Antonio; Alex Teixeira e Leandro Amaral.
A torcida vascaína fez a sua parte, comparecendo, em peso. ao Maracanã, na tarde de hoje. Em campo, só com um gol de pênalti, batido por Douglas, o time do treinador Joel Santana conseguiu vencer o ABC-RN. Agora, o Vasco soma 59 pontos, em terceiro lugar. Na próxima rodada, enfrentará o Ceará Sporting, em Fortaleza.
Kleber e Douglas saem para o abraço |
FICHA TÉCNICA
08.11.2014 (sábado) - Vasco 1 x 0 ABC. Campeonato Brasileiro Série B. Estádio: Maracanã-RJ. Juiz: Guilherme Ceretta de Lima-SP.Renda: R$ 1.324.410,00. Público:42.408 pagantes. Gol: Douglas (pen), aos, 45 min do 1º tempo. VASCO: Martín Silva; Carlos César, Luan, Anderson Salles, Diego Renan; Guiñazu, Aranda, Pedrao Ken (Thales) e Douglas; Maxi Rodríguez e Kléber (Edmilson). Técnico: Joel Santana. ABC: Gilvan; Madson, Suéliton, Diego Jussani e Samuel; Fábio Bahia, Daniel Amora, Marcel (Somália) e Ronaldo Mendes; Rodrigo Silva (Alvinho) e João Paulo (Camilo). Técnico: Roberto Fonseca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário