Vasco

Vasco

sábado, 15 de junho de 2013

ANIVERSARIANTE HOJE: GRADIM

Quando era jogador, ele teve um grande motivo para ficar na história vascaína: marcou o primeiro gol do futebol profissional do Rio de Janeiro. Meio-século depois, arrumou mais dois: como treinador, foi campeão carioca e do Torneio Rio-São Paulo, em 1958. O cara? Francisco de Souza Ferreira, o Gradim, primeiro ex-atleta a treinar a "Turma da Colina".
 Naquele glorioso 1958, quando o Brasil vivia os seus anos dourados, impulsionados pelos bons ventos do governo doa presidente JK, Gradim tornou o Vasco ganhador do SuperSuperCampeonato Carioca, assim chamado por ter sido decidido em dois torneios extras, contra Flamengo e Botafogo. Quanto ao gol histórico, aconteceu aos 18 minutos do primeiro tempo de Vasco 2 x 1 América, pelo Campeonato Carioca, em 2 de abril de 1934, em São Januário, perante 50 mil pagantes, segundo a imprensa da época. Naquele dia, Gradim esteve nesta formação: Jaguaré, Juca e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Bahiano, Faria, Gradim, Carnieri e Orlando.
Nascido em Vassouras-RJ, em 15 de junho de 1908, Gradim chegou ao Vasco em 1933. Antes, defendia o Bonsucesso, o qual representou, juntamente como seu companheiro de time Leônidas da Silva, na conquista da Copa Rio Branco, pela Seleção Brasileira, em gramados uruguaios, em 1932. Gradim foi, também, o atleta muito importante da conquista do título vascaíno de campeão carioca em 1934, contribuindo com nove gols em 12 partidas. Viveu até 12 de junho de 1987, a três dias de chegar aos 79 anos.
Um outro aniversariante hoje é o atacante Dirceu Guimarães, que foi vascaíno na década-1970. (Foto de Gadim reproduzida da Revista do Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário