Vasco

Vasco

terça-feira, 11 de junho de 2013

VASCO COMBINA COM O FLA - TRAGÉDIA

Nada mais chocante para um torcedor cruzmaltino do que saber que está ano caderninho: o então maior ídolo do clube (entre 1942 e 1971) de São Januário, Ademir Menezes, vestiu a camisa do maior rival, o Flamengo. Não só o “Queixadas”, mas, também, outras “Feras da Colina”, como Vavá, Pinga, Paulinho de Almeida, o paraguaio Sílvio Parodi e o goleiro Hélio. Uma tragédia!
Aconteceu na noite de 23 de dezembro, quando os cartolas vascaínos toparam formar um combinado com os rubro-negros, para um amistoso diante de uma equipe equivalente dos argentinos Racing-Independiente. Quando nada, a rapaziada mandou 3 x 1 nos “hermanos”, com Parodi marcando golaço da pugna. Ele, que vinha apresentando uma “atuação magnífica”, como definiu a revista “Manchete Esportiva”  Nº 6, de dezembro de 1955, recebeu passe de Pinga, e disparou, pela esquerda. Driblou Garcia Pereza e foi para o “crime”. Quando o goleiro Domingues saiu para tentar o abafa, Parodia antecipou-se na conclusão e “matou”. Eram jogados 11 minutos do segundo tempo e, por ali, se definia o placar: Vas-Fla 3 x 1 – Paulinho, aos 9, Michelli, aos 20, e Dida, aos 26, marcaram os outros tentos.
Parodi ganhou da marcação e mandou o goleiro ir buscar lá dentro
Passados 19 minutos, o juiz Harry Davis recusou uma “cama de gato paraguaia”, naquela noite. Parodi a aplicou em cima de Varakia e “foi para o chuveiro, mais cedo”, como diziam os locutores de antigamente.
O amistoso, no Maracanã, teve o Vasco cometendo uma pecado, ao se misturar nesta escalação:  Hélio, Paulinho de Almeida, Pavão, Jadir, Dequinha e Jordan; Joel Martins, Paulinho do Fla (Ademir Menezes), Dida (Vavá), Pinga e Parodi – os vascaínos Hélio, Paulinho de Almeida e Parodi ganharam, da “Manchete Esportiva”, a nota mais alta da noitada: 9. Saiba quem foram os argentinos na partida: Domingues, Anido, Garcia Perez, De Vicente (Varakia/Fernandez), Cap (Brito), Sivo, Michelli, Juarez (Blanco), Bonelli, Grillo e Cruz.
Depois daquilo, o Vasco voltou a se unir ao maior rival, para um novo amistoso, em 23 de janeiro de 1992. Os adversários foram os também grandes rivais paulistas, Corinthians/Palmeiras, que venceram, por 2 x 1, no Maracanã.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário