Vasco

Vasco

sábado, 1 de junho de 2013

TRAGÉDIAS DA COLINA - TAÇA TOYOTA

 Até 1963, a FIFA reuniu os campeões da América e da Europa, para entregar a taça de campeão mundial interclubes, a quem vencesse um jogo lá e outro cá. A partir de 1964, a disputa perdeu a paternidade "fifense", mas manteve o nome. Embora não passasse de um amistoso internacional, ganhou o patrocínio de uma multinacional. Não importava. Quem vencesse de declarava campeão mundial.
Campeão brasileiro, em 1997, o Vasco foi para ao Japão disputar a Copa Toyota, contra o Real Madrid. Só que a sua diretoria deu uma tremenda bobeira. Deixou o então maior craque do planeta, Edmundo, sair para defender a italiana Fiorentina – perdeu, também, outra peça importantíssima, o atacante Evair,  campeão brasileiro em 1997.
Foi um jogaço, que tanto um como outro poderia ter vencido, tal a igualdade das ações. Mas o Vasco acometeu uma pixotada, aos 24 minutos do primeiro tempo. Uma bola chutada pelo lateral-esquerdo brasileiro Roberto Carlos, que ia para fora, teve o apoiador Nasa enfiando a cabeça nela e marcando um gol contra. Juninho Pernambucano empatou, aos 10 do segundo tempo.  Minutos depois, Felipe, incrivelmente, perdeu um gol. E, quando tudo indicava que a decisão iria para a  prorrogação (39 minutos), Seedorf, do meio do campo, viu o Vasco sem zagueiros onde eles deveriam  estar.  Esticou um passe longo, para Raul, que não perdoou: Real Madrid 2 x 1.
O duelo rolou no Estádio Nacional De Tóquio, apitado por Mário Sanchez e assistido por  51 mil pagantes. O Vasco  teve: Carlos Germano; Vagner (Vítor), Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho (Guilherme), Nasa, Juninho e Ramón (Válber); Donizete e Luizão. Técnico : Antônio Lopes. Real Madrid: Ilgner; Hierro, Sanchez, Sanz e Roberto Carlos; Panucci, Redondo e Seedorf; Sávio (Suker), Mijatovic (Jami) e Raul Técnico : Guus Hiddink

Nenhum comentário:

Postar um comentário