Vasco

Vasco

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

VASCO DOS GRÁFICOS - DUELO "PORTUGA"

Era época de decisão de Copa do Mundo. Enquanto Alemanha e Hungria decidiam o título, no 4 de julho de 1954, em Berna, na Suíça, o Vasco da Gama ia ao Maracanã, na véspera, vencer a Portuguesa de Desportos, por 3 x 2, com gols marcados por Ademir Menezes (2) e Amauri.
Mesmo ainda não havendo televisão transmitindo final de Mundial para o Brasil, apenas 8.255 pagantes e 2.799 caronas (total de 11.054 almas) foram ao estádio ver o "Clássico Luso", assim chamado pelo fato de os dois preliantes serem clubes de colônias portuguesas.    
Alberto da Gama Malcher apitou a pugna, que rendeu Cr$ 160 mil,.378 cruzeiros e 70 centavos, tendo a "Turma da Colina" sido: Barbosa, Dário e Belline; Amauri, Laerte e Dodô; Alfredo (Iedo), Ademir, Vavá, Naninho e Alvinho (Hélio).
A vitória deixou a rapaziada em quarto lugar, com sete pontos ganhos e nove perdidos, tendo assinalado 13 e levado 17 gols, em oito jogos, com três vitórias, um empate e quatro escorregadas – terminou em quinto lugar, com quatro vitórias, um empate e quatro pancadas, em nove jogos, totalizando nove pontos, 14 gols pró e 17 contra.
A disputa reunia (ordem alfabética) América-RJ, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Portuguesa de Desportos, Santos e São Paulo.
GRÁFICO POR WILLIAM GUIMARÃES, DE "ESPORTE ILUSTRADO". 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário