Vasco

Vasco

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - SACODE

1 - O Vasco da Gama já goleou o Benfica, por 8 x 1. Calma, rapaz! Mas não foi o grande esquadrão benfiquista e português de Lisboa. Só um time homônimo do futebol amador do Rio de Janeiro. Placar bom para um primeiro de abril, não é?

2 - Anote os primeiros jogos internacionais do Vasco da Gama:  1 x 1 Universal, do Uruguai, em 2 de dezembro de 1923; 1 x 0 Montevideo Wanderers, também uruguaio, em 31 de março de 1928; 1 x 1 Sporting, de Portugal, em 22 de julho do mesmo 1928, e 0 x 0 Barracas, das Argentina, em 4 de janeiro de 1929. Três empates e uma vitória nos quatros primeiros confrontos com a "gringaiada" estão de bom tamanho, pois, pois!
 3 - O jogo 30 entre Vasco e Bangu rolou em 5 de janeiro de 1938. E a "Turma da Colina" mandou 6 x 0, em São Januário, em uma quarta-feira.  Niginho (3), Lindo (2) e Alfredo bateram no filó. Time do pancdaço: Rey, Poroto e Itália; Rafa, Zarzur e Alfredo; Lindo, Feitiço Niginho e Luna.

4 - Nada melhor para o torcedor vascaíno do que ver o "Almirante" deixando o Flamengo de quatro. Como no dia 6 de janeiro de 1951: 4 x 0, com três gols de Ipojucan e um de Ademir Menezes. O chefe da rapaziada era Oto Glória e o time teve: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely, Danilo e Jorge; Alfredo II, Maneca, Ademir, Ipojucan e Djayr.  

5 - O Ajuelense é adversário de apenas uma partida contra o Vasco. Aconteceu no 6 de janeiro de 1963, em Ajuela, na Costa Rica, com a moçada goleando, por 4 x 0. O paulista Sabará, aos 40, e o gaúcho Saulzinho, aos 44 minutos do primeiro tempo, começaram a festa na rede. Na etapa final, o baiano Viladônega, aos sete, e o também gaúcho Laerte, aos 23,  completaram o sacode para o time que era dirigido por Jorge Vieira. O árbitro foi Bento Alfaro e a moçada que, naquele dia, pontou no gramado do Estádio Alejandro Morera Soto chamava-se: Ita; Joel Felício, Brito, Barbosinha e Coronel; Maranhão (Écio) e Viladônega (Russo); Sabará, Lorico, Saulzinho (Vevé) e Ronaldo (Fagundes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário