Vasco

Vasco

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

TRAGÉDIAS DA COLINA - TRAGEDÍSSIMAS

1 -Atleta de forma longilínea, negro e pouco resistente, fisicamente, o centroavante Isaías foi contaminado por uma tuberculose galopante, que o tirou do planeta, em 12 de agosto de 1949. O seu pulmão foi devastado, em duas semanas, sem que o médico vascaíno Amílcar Giffoni (fizera curso de tisiologista e já havia atendido mais de dois mil tuberculosos)  nada pudesse fazer contra o então chamado “mal do século”.
2 - Isaías fora buscado no Madureira, jogando ao lado de Lelé e Jair Rosa Pinto, o chamado “Os Três Patetas”, em alusão a comediantes do cinema norte-americano. Ele entrava nesta escalação vascaína:  Barbosa; Augusto e Rafagneli; Ely, Danilo e Jorge; Ademir Menezes, Lelé, Isaias, Jair e Chico.
3 – O histórico de casos médicos graves, em São Januário, registra que, em 1945, o coringa Alfredo dos Santos, o Alfredo II, sofreu uma fratura  de rótula, que exigiu grandiosos esforços para a sua recuperação. Em 1950, ele disputou a Copa do Mundo. Já o zagueiro Wilson “Capão” (residia no morro homônimo), que vivia no departamento médico (vascaíno entre 1943 e 1952), passou por quatro cirrugias – duas pelo médico Pedro da Cunha e mais duas por Amilcar Giffoni  e Paes Barreto.
 4 - De sua parte, o zagueiro Rafagnelli teve duas vértebras fraturadas e andou ameçado de ficar inutilizado para o futebol. Passou por severo tratamento para voltar a defender a “Turma da Colina”     
 
   
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário