Vasco

Vasco

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

HISTORI&LENDA - HARRY WELFARE SHOW



Welfare reproduzido de 'Esporte Ilustrado'
Vasco 7 x 0 Flamengo é a maior goleada da moçada sobre o maior rival. Rolou no 26 de abril, pelo Campeonato Carioca-1931. Só o atacante Russinho – Moacir Siqueira de Queirós – compareceu quatro vezes às redes, mais precisamente, aos 5 e aos 30 minutos do primeiro tempo, e aos 14 e aos 43 do segundo, tendo Mário Mattos, aos 27 e aos 34 da etapa inicial, e Santana, aos 4 da etapa final, completado o assombro.
Foi um jogo, também, muito nervoso, com o árbitro Leandro Carnaval expulsando de campo o vascaíno Fausto dos Santos (mais tarde, jogou com a camisa do rival) e o rubro-negro Penha, aos 37 minutos do primeiro tempo.
Naquela tarde massacrante, o time vascaíno alinhou: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto (Nesi) e Mola; Baiano, Oitenta e Quatro, Russinho, Mário Mattos e Sant´Anna. DETALHE:  na época, atleta excluído a partida poderia ser substituído. Então, o treinador vascaíno Harry Welfare colocou Nesi na vaga de Fausto.
  Quanto a Welfare, este foi atleta  no futebol inglês, dos times Nomad, Liverpool e Rovers, e veio para o Brasil como professor, em 1912, do Colégio Anglo-Brasileiro. Como ainda batia uma bolinha legal, jogou pelo Fluminense e o Flamengo. Foi treinador da “Turma da Colina”, de 1927 a 37, e em 1940. Nascido em Liverpool, em 20 de agosto de 1888, Welfare ficou pelo Brasil e por aqui viveu o seu último dia no planeta, em Cabo Rio-RJ, em 1º de setembro de 1996. Teria marcado 298 gols em 296 jogos, atuando pelo estilo dos chamados “tanques”.























Um comentário:

  1. A informação que tenho é que ele viveu seus ultimos dias em Angra dos Reis e não em Cabo Frio, como foi dito acima

    ResponderExcluir