Vasco

Vasco

quarta-feira, 16 de maio de 2018

HISTORI&LENDAS DA COLINA - DUPLAZAÇA


1 -  8 de junho de 1966 - O Vasco havia dividido (por falta de datas para uma decisão), o título do Torneio Rio-São Paulo, com Santos, Botafogo e Corinthians. E colocado Brito, Fontana, Oldair e Célio entre os convocados para a Seleção Brasileira que treinaria para a Copa do Mundo da Inglaterra. Por aquela época, a dupla de zaga Brito-Fontana era uma das mais famosas do país. Ela usou a camisa canarinha durante Brasil 3 x 1 Peru, amistosamente, no Maracanã, assistido por 109.380 pagantes, em uma rodada dupla – ol time que teve Pelé venceu a Polônia, por  2 x 1.

2 - Da partida em que Brito e Fontana estiveram juntos, pode-se brincar e dizer que todos os gols foram vascaínos. Para o Brasil, marcaram o banguense Fidélis e o cruzeirense Tostão, que vestiram a camisa cruzmaltina, tempos depois. E o gol peruano foi marcado por Brito, contra.  O time, escalado pelo técnico Vicente Feola, teve: Ubirajara; Fidélis, Brito, Fontana e Oldair; Roberto Dias e Denílson; Paulo Borges, Alcindo, Tostão e Edu Américo.    

3 - Final do Campeonato Carioca de 1987 - Mílton Queiroz da Paixão, o meia-atacante  vascaíno tinha valentia, habilidade, velocidade e boa pontaria. Campeão brasileiro-1989, e da Taça Guanabara-1990, ele marcou o gol do título estadual-1987, na final contra o Flamengo. E comemorou correndo com a camisa encobrindo o rosto, gesto que passou a ser imitado pelo país inteiro.
DATA FATAL: para os flamenguistas, que revelaram Tita, aquilo não poderia ter sido verdade. E Tita nascera no “Dia da Mentira” – em primeiro de abril de 1958.

Nenhum comentário:

Postar um comentário