Vasco

Vasco

sábado, 26 de maio de 2018

O VENENO DO ESCORPIÃO - A CAVALGADA DO PAMPEIRO CAVALEIRO DA MALUQUICE

                                 
  Entre 1924 e 1927,  um capitão do Exército, o gaúcho Luís Carlos Prestes, liderou 1.500  homens em uma marcha por várias partes do país e que ficou conhecida por Coluna Prestes. Não havia uma ideologia política definida, só o discurso de tirar o Brasil de um sistema político-social semi-feudal, o que o povão analfabeto não sacou muito. E o papo terminou não fazendo o sucesso que os seus interlocutores esperavam, após 24 mil quilômetros de rodagem pelos brasis a fora.
  Passadas três temporadas, um outro gaúcho, Getúlio Vargas, encarar o mesmo desafio, mas pela revolução urbana. E partiu para a derrubada do presidente Washington Luís. Prestes, que havia deposto as armas, ao atravessar a fronteira com a Bolívia, com uns restantes 600 cavaleiros, foi convidado a liderar a revolução de 1930, mas recusou. Preferiu virar comunista e emigrar, em 1931,  para Moscou, onde recebeu o apoio do Politiburo para trazer o comunisto ao Brasil.       
 Por aquele tempo, Josef Stalin era o dono do poder entre os comunistas e escolheu 10 camaradas de grosso calibre para acompanhar Prestes em sua entrada clandestina por aqui. Aos 37 de idade, ele achou que poderia iniciar a revolução bonchevique tupiniqum pelo Rio Grande do Norte, mas a sua intentona durou pouquissimo, em novembro de 1935, deixando como primerio herói conmunistas nestas terras apenas o tenente Agildo Barata, que conseguiu dominar um regimento de infantaria do Rio de Janeiro.
 Para Getúlio Vargas, a bola fora dos comunistas fora ótimo pretexto para ele decretar os estados de sítio e de guerra. De quebra, entregou a um dos considerados maiores escroques da  história política desse país, o chefe de Polícia Federal do Rio de Janeiro, capitão Filinto Müller, totais poderes para dar cabo dos envolvidos na tentativa falha, além de sumir com a oposição a Getúlio pela União Nacional Libertadora.
 Müller, de inclinação nazista, obteve o apoio da Gestaspo, a temível polícia secreta de  Adolf Hitler, que enviou oficiais ao Brasil para ajuda-lo a investigar, prender, espancar, torturar e seviciar, até chegar a Prestes. Uma década antes, ele fora integrante da Coluna Prestes, da qual desertara, sendo acusado de roubar uma boa grana e de ser traidor.
 Müller chegou até Prestes, em um subúrbio do Rio de Janeiro, ao prender um líder comunista que não suportou as torturas e o entregou. Covarde, não teve a coragem de encarar o antigo companheiro preso, só o espreitando pela fresta de uma porta. E Getúlio o manteve preso por 10 temporadas.
 Em abril e 1945, pressionado, Getúlio convocou eleições para uma assembleia nacional constituinte e libertou Luis Carlos Prestes. E foi então que o inacreditável aconteceu. Em seu primeiro comício, falando para cerca de 80 mil pessoas, no estádio do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, Prestes surpreendeu, apoiando o seu algoz. Disse que a saída de Vargas do poder não contribuiria para a união nacional. Só daria força aos fascistas e aos reacionários.  
Propaganda da Era Vargas
 Semanas depois, em um novo comício, par 60 mil pessoas, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, voltou a defender Getúlio, dizendo que defenderia a democracia, apoiando o governo em defesa da ordem. Após o comício, ficou sabendo que Getúlio havia entregue a sua mulher aos nazistas e que estes a haviam matado, em câmara de gás.
 Prestes ganhou fama pela renhida defesa de sua ideologia. Esteve senador constituinte, entre 1946 a 1948, mas não apresentou nenhuma proposta relevante. Liderando uma bancada comunista que tinha mais 14 deputados – entre eles Jorge Amado, Carlos Marighella e João Amazonas – ele apoiou a emenda nº 3 165, do deputado Miguel Couto Filho-RJ, propondo a proibição da entrada no Brasil de imigrantes japoneses - dá pra sacar?  
Titulado por “Cavaleiro da Esperança”, Prestes passou toda a sua vidas só fazendo política. Tanto que não teve tempo na juventude para conhecer mulher, o que só o fez aos 37 de idade. Ao defender quem o encarcerou, por não pensar como ele, parece que saiu da cadeia montado no cavalo da maluquice.        
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário