Vasco

Vasco

domingo, 3 de junho de 2018

123 - DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - ELIZABETH, A 'REINA' QUE VIROU AVENIDA

            IMAGEM REPRODUZIDA DE WWW.PT.WIKIPEDIA.COM
Quem estiver pelo Rio de Janeiro e passar por uma placa anunciando Avenida Rainha Elizabeth, por certo, pensará se tratar de uma homenagem à Elizabeth II, da Inglaterra. Claro! Afinal, ela é a Elizabeth mais famosa do planeta.
 Mas a homenageada é uma xará, uma antiga rainha da Bélgica, que tem o seu nome distinguido por um terreno que começa quase ao final da Avenida Atlântica, pela altura do Posto 6, e termina na Avenida Vieira Souto, em Ipanema. Basicamente, é uma rua residencial, com poucos pontos comerciais.
A linda e gloriosa "Bethbelgic"
 O desbravador do local foi o Barão de Ipanema, José Antônio Moreira, assim tornado por Dom Pedro II, em 24 de março de 1847,  e o primeiro nome do pedaço chamou-se Rua Doutor Pires de Almeida, trocado, mais tarde, para Rua Valadares, em homenagem ao prefeito Henrique Valadares, que administrou a cidade entre 1893 a 1895.
 De sua parte, a Rainha Elizabeth tornou-se nome da rua a partir de 1920, quando o local tinha só 16 casas, das quais 11 de dois andares e um com três.
  A homenagem surgiu por ocasião da visita dela ao Brasil, acompanhando o marido, o rei Alberto I, em setembro de 1920. Em 7 de outubro de 1922, por decreto, o prefeito Carlos Sampaio passou a rua a avenida e esta, então, ganhou o nome da soberana belga. 
Elizabeth foi filha do Duque Carlos-Teodoro, da Baviera, e casou-se como então príncipe Alberto, em 2 de outubro de 1900 – tornou-se rei em dezembro de 1909. Durante a I Guerra Mundial, em 14, ela criou hospitais e atuou como enfermeira, auxiliando cirurgias. Ficou viúva, em 1934, quando o marido - era considerado um herói, por ter chefiado as tropas de seu país e impedido o progresso dos alemães – despencou de uma montanha que escalava, esportivamente.
 Após a tragédia com seu rei, a rainha Elizabeth dedicou-se, integralmente, às artes. Em 1937, lançou um concurso musical que ainda hoje é realizado. Viveu até 23 de novembro de 1965, quando tinha 89 de idade. O prefeito César Maia tentou tirar-lhe a homenagem, mas não conseguiu. E os transeuntes continuam passando pela Avenida Rainha Elizabeth (da Bélgica).



Nenhum comentário:

Postar um comentário