Vasco

Vasco

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

TRAGÉDIAS DA COLINA - CENTRAVANTADA

Perder do Flamengo, ainda mais com três gols do centroavante- rubro-negro! É o que nunca a torcida do Vscvo da Gama gostaria de assistir. Pois há dois casos parecidos: em 15 de novembro de 1963 e em 18 de abril de 2004.Vejamos:

Acima, Aírton, "o cara" de 1963; abaixo, o Tilico e Célio, autores dos gols vascaínos, em fotos reproduzidas da Revista do Esporte

 1 – O Campeonato Carioca-1963 se aproximava do final, que aconteceria, exatamente, um mês depois. No 15 de novembro, o Vasco marcou dois gols, por Célio Taveira, aos 9, e Mário Tilico, aos 16 minutos do primeiro tempo, mas  deixou Aírton diminuir, aos 46, e empatar, aos 57. O Tilico voltou a marcar, aos 60, para Osvaldo Ponte Aérea escrever 3 x 3, aos 69, cobrando pênalti. Então, o Aírton Beleza fez o seu terceiro gol, aos 75 minutos, fecha do a conta em Flamengo 4 x 3 Vasco da Gama, em jogo apitado por Amilcar Ferreira e que teve 33.373 pagantes. A Turma da Colinas, que viu Mario Tilico ser expulso de campo, aos 69 minutos, reuniu: Marcelo Cunh, Paulinho de Almeida, Brito, Fontana e Pereira; Odmar e Lorico; Joãozinho, Mário, Célio e Da Silva, sob o comando de Eduardo Pelegrini. O Fla usou: Marcial; Murilo, Luiz Carlos Gaúcho, Ananias e Paulo Henrique; Carlinhos Violino e Nelsinho; Espanhol, Aírton, Geraldo e Osvaldo, treinados por Flávio Costa. Naquela temporadas, os vascaínos fizeram uam franca campanha, terminando o Estadual-63 em sexto lugar, somando 24 pontos, em 29 jogos, que tiveram 11 vitórias, seis empates e sete escorregadas.pates. AS moçadas marcou 39 e levou 23 gols.

Jean reproduzido de aminosapp
 
 

2 – Decidia-se o Campeonato Estadual-RJ de 2004, entre Vasco da Gama e Flamengo, no mesmo Maracanã do jogo citado acima. Os rubro-negros entraram em campo com mais chances de titulo, devido aos 2 x 1 do jogo de ida. Com 74.444 pagantes incendiando o clássico, em tarde de domingo,  os cruzmaltinos animaram a sua galera, com um gol marcado por Valdir Bigode, aos dois minutos. Veio segundo tempo e Jean, aos 22 de idade e cria da Gávea, marcou três vezes, tornou-se o único a fazer aquilo em finais entre os dois rivais. Aquela foi muito nervosa, com os vacaínos tendo Coutinho, Vitor Bolea, Valdir e Ygor, e os flamenguistas  Henrique e Felipe expulsos de campo. Vasco do dia: Fábio; Claudemir (Cadu), Fabiano (Júnior), Henrique e Victor Boleta; Ygor, Coutinho Rodrigo Souto e Beto (Donizete): Robson Luís e Valdir Bigode, treinados por Geninho. O Flamengo alinhou: Júlio César; Rafael (Reginaldo Araújo), Henrique, Fabiano Eller e Roger; Róbson Douglas Silva, Ibson e Zinho (Thiago); Flipe e Jean (Jônatas). comandados por Abel Braga. Tempinho depois, Jean passou, duas vezes, por São Januário, para marcar - e comemorar muito - o  gol “Tô Doido - alusão a sucesso musical da época - em Vasco 3 x 1 Flamengo, de 26 de outubro de 2006, pelo Brasileirão de 2006. Confira abaixo o endreço deste gol:

 https://ge.globo.com/rj/serra-lagos-norte/futebol/noticia/heroi-do-flamengo-em-2004-jean-recorda-titulo-em-cima-do-vasco-marcou-a-minha-vida.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário