Vasco

Vasco

quarta-feira, 31 de julho de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 31 DE JULHO

                                                           ACONTECEU

      781 – mais antiga erupção do japonês Monte Fuji;  1498 – Cristóvão Colombo faz terceira viagem ao Mundo Novo (América) e descobre ilha de Trinidad; 1821 - Uruguai anexado ao Reino Unido de Portugal/Brasil/Algarves como Província Cisplastina; 1964 – sonda espacial norte-americana Ranger-7 envia primeiras fotos em close da Lua com imagens mil vezes mais nítidas do que as vistas por telescópio; 1991 - Estados Unidos e União Soviéica assinam tratado de redução de armas estratégicas; 1999 - Estados Unidos colidem, intencionalmente, espaçonave Lunar Prospector com a superfície da Lua  para pesquisar água congelada no satélite terrestre.

                                                            NASCERAM

Reprpdução de capa de livro

     Amélia de Leuchtenberg - imperatriz brasileira (viveu de 1812 a 1873); Henri Brisson – primeiro-ministro francês entre-1835/1898 em duas oportunidades (1835 a 1912); Milton Friedman - economista norte-americano (1912 a 2006); José Santamaria – uruguaio atro do futebolo espanhol pelo Real Madrid (1929 a 2002); em 1936 – Ignacio de Loyla Brandão - escritor brasileiro; em 1943 – Lobo (Roland Kent LaVoie) – cantor/compositor norte-americano; em 1944 – Geraldine Chaplin – atriz norte-americana e Roberto Miranda – atleta do Botafogo campeão da Copa do Mundo-1970 pela Seleção Brasileira de futebol; em 1948 – Hans Donner - designer alemão da TV Globo; em 1954 - José Roberto Guimarães - treinador de vôlei brasileiro brasileiro vencedor-1992/2008/2012 em três Olimpíadas; em 1959 – Stanley Jordan - guitarrista norte-americano; em 1963  - Eder Luiz - locutor esportivo brasileiro; em 1964 – Nivaldo Prieto  - apresentador/locutor esportivo/dublador brasileiro; em 1964 – J.K. Rowling- escritora britânica. 

   CANECO DO DIA


 Itália reproduzido de site vascaíno

 

 

  

 31 de julho de 1937 - Vasco da Gama 3 x 2 América-RJ -  jogo que ficou conhecido por Clássico da Paz. História que começa em 19 do mesmo julho, quando os presidentes vascaíno (Pedro Pereira Novaes) e americano (Pedro Magalhães Correia) reuniram-se, secretamente, na Associação dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro, para criar uma estratégia pacificadora do futebol carioca, que vivia com duas entidades, a Liga Carioca de Futebol e a Federação Metropolitana de Desportos. Do encontro saiu uma proposta aceita pelos outros 10 membros das duas entidades. A comemoração do novo momento deu-se 12 dias depois, com o amistoso Vasco x América, em disputa da Taça Pinto Bastos e do Bronze da Vitória (este oferecido pela revista O Cruzeiro), que foram parar nas prateleiras de São Januário, onde rolou a pugna apitado por Sanchez Diaz e assistido por 25 mil pagantes. Lindo (2) e Raul marcaram os gols cruzmaltinados, com time treinado pelo uruguaio Carlos Scarone, que mandou a campo: Joel, Poroto e Itália; Oscarino (Rainha), Zarzur e Calocero; Lindo, Kuko, Raul, Feitiço e Luna (Orlando). 

                                                                  GOLEADAS

31 de julho de 1930 - Vasco da Gama 5 x 1 Huracan-ARG -  em São Januário, quando o inglês Harry Welfare era o treinador da Turma da Colina e escalou:  A moçada goleou m, com Mattos (2), Carlos Paes, Russinho e Fausto mandando os petelecos nas redes dos argentinos. O treinador Harry Welfare escalou: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Bahianinho, Carlos Paes, Russinho, Mário Mattos e Sant´Anna, 

31 de julho de 1949 - Vasco a Gama 6 x 0 Canto do Rio-  em São Januário, pelo Campeonato Carioca, com Ademir Menezes (2), Heleno de Freitas (2), Nestor e Chico sem pieadade do Cantusca (apelido do adversário. O treinador da rapaziada era Flávio Costa, que teve: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Heleno, Ademir e Chico.

31 de julho de 2008 - Vasco da Gama 6 x 1 Atlético-MG - em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, assistido por 78.020 pagantes. O desfile de gols vascaínos incluiu as participação de Edmundo, Eduardo Luiz,  Madson, no primeiro tempo; Wagner Diniz (2) e Leandro Amaral na etapa final. A rapaziada era treinado por Antônio Lopes e jogou com: Roberto; Eduardo Luiz, Jorge Luiz (Anderson), Victor e Wagner Diniz; Souza, Byro (Marcus Vinicius), Madson e Edu Pina; Edmundo (Alex Teixeira) e Leandro Amaral.

INSISTENTE

31 de julho de 1932 - Vasco da Gama 5 x 2 Bangu - prova de que os vascaínos não perdiam tempo em São Januário. Chegaram a abrir três gols de frente, por conta de Gringo, Orlando Rosa Pinto e Mário Mattos, no primeiro tempo. Na etapa final, Gringo e, de novo, Mário Mattos, bisaram seus feitos que valeram pelo Campeonato Carioca, com o treinador Harry Welfare comandando esta moçada: Malhado, Lino e Itália; Tinhoco, Henrique e Mola; Bahianinho, Gringo, Galego, Mário Mattos e Orlando Rosa Pinto.

31 de julho de 1975 – Vasco da Gama 3 x 0 Bangu – Estadual-RJ, no Maracanã, presenciado por 14.070 desportistas, que assistrasmn gols marcados por Roberto Dinamite (2) e por Dé Aranha. O treinador era Mário Travaglini e os seus jogadores chamavam-se: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Renê e Celso Alonso; Alcir e Zanatta; Jair Pereira (Carlinhos/Edu Antunes); Roberto Dinamite, Dé Aranha e Luis Carlos Tatu Lemos. OBS:  além dessas duas vitórias, o Almirante venceu os bangueses, por W x 0, em 1971, quando valeria pela Taça Guanabara. O adversário desistiu da competição e os vacaínos nem entraram no gramado do Maracanã, onde rolaria a maricota.

SACODE 

31 de julho de 1988 - Vasco da Gama 3 x 0 Itabuna-BA  - caça-níquel da série amistosos bregas. Teve só 1.127 almas pra ver o time baiano apanhar, na cidade de Cruz das Almas, desde o primeiro minuto da refrega, quando Da Costa abriu os trabalhos. Roberto Dinamite explodiu o o segundo e Sorato completar a breguice, aos 33 minutos da chamada etapa complementar. O meio-campista vascaíno do time campeão brasileiro-1974, Carlos Alberto Zanatta, era o treinador e a sua patota atendia por: Acácio (Régis); Paulo Roberto Gaúcho (Cocada), Donato, Célio Silva e Lira; Zé do Carmo, Josenílton e Osvaldo; Vivinho, Roberto Dinamite (Sorato) e Bismarck.

                                              PEGADAS LEVES

31 de julho de 1977 - Vasco da Gama 2 x 0 Americano de Campos-RJ – jogo do Estadual, na casa do adversário, assistido por 11.958 pagantes Ramon Pernambucano e Marco Antônio foram os visitantes ao placar do Estádio Godofredo Cruz, enquanto o treinador Orlando Fatoni comandava: Mazaropi; Orlando Lelé, Abel, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário (Gaúcho), Paulo Roberto Baiano, Wilsinho (Zandonaide), Roberto Dinamite, Ramon Pernambucano e Dirceu Guimarães.

31 de julho de 1991 - Vasco da Gama 2 x 0 Flamego - amistoso, no Estádio Dizon de Melo, em Varginha-MG. Só no segundo tempo o placar foi movimentado, por Macula e Humberto, dois atetas saídos do banco dos reservas. Eles eram treinados por Anônio Lopes, que mandou a campo: Carlos Germano; Jorge Rauli (Dedé), Missinho, Jorge Luiz e Eduardo; Luisinho Quintanilha (Humberto),  França, Bismarck e William (Macula); Bebeto (Edil) e Sorato. OBS: Marco Aurélio dos Santos é o nome de registgro de Macula. Carioca, nascido no 22.05.1968, teve duas passagens por São Januário (1991/1992 e 1996), totalizando 26 jogos e três gols, um deles o da partida citada acima.

Reprodução de https://www.netvasco.com.br

31 de julho de 1992 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense – Copa Rio de Janeiro e primeiro pega com os tricolores fora do Rio de  Janeiro. Rolou no Estádio José Procópio Teixeira Filho, na mineira Juiz de Fora. Os defensores Jorge luiz e Eduardo atacaram as redes tricolores, perante 3.049 pagantes. O treinador Joel Santana passou ordens de vitória para: Carlos Germano; Dedé, Tinho Jorge Luiz e Eduardo; Luisinho Quintanilha, LeadnroÁvila, Flávio e Bimarck; Valdir Bigode e Roberto Dinamite (Luciano).  

31 e julho de 2011 – Vasco da Gama  2 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro, na casa do adversário, o paulistano estádio do Morumbi, presenciado por 23.369 pagantes. Éder Luís e Felipe, ambos no segundo tempo, derrubarm os anfitriões, com o técnico Ricardo Gomes manando a campo: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Julinho (Eduardo Costa); Rômulo, Jumar, Juninho  Pernambucano (Felipe) e Diego Souza;  Éder Luís (Leandro) e Alecsandro. OBS: não confundir o Leandro desta partida com o apoiador Leandro Ávila. Este chama-se Leandro Lessa Azevedo, paulista, de Ribeirão Preto, nascido em 1988 e que só foi vascaíno em 2011. Foi apelidado por Leandro Guerreiro . O outro é gaúcho, de Porto Alegre, nascido em 1971, e esteve cruzmaltino entre 1992 a 1996.   

                                                     TORNEIO INÍCIO 

A edição-1955, em 31 de julho, teve Vasco da Gama 2 x 0 Bonsucesso; 1 x 0 Botafogo e 0 x 0 Portuguesa-RJ, com 3 x 2 nos pênaltis. Coincidentemente, a Turma da Colina terminou vice para o Bangu, como havia ocorrido em 1950. Nos quatro préolios, o treinador Flávio Costs usou a mesma formação: Victor Gonzalez, Paulinho de Almeida e Bellini; Mirim, Orlando Peçanha e Dario; Sabará, Iêdo, Vavá, Pinga e Parodi.             

                                                 ANIVERSARIANTE 

                    Reginaldo reproduzido de https://vasconoticias.com.br
Reginaldo Ferreira da Silva – atacante autor do mais rápido gol cruzmaltinado (e da história do Campeonato Carioca), aos 7seg87 de Vasco da Gama 4 x 0 Duque de Caxias, em 23 de março de 2014, temporada em que foi vice-capeão estadual-RJ e ajudou a rapaziada a voltar à elite do Campeonato Brasileiro, levantando-se da queda-2013. Nascido na paulista Jundiaí, em 1983, ele esteva com a Turma da Colina, por 24 jogos e três gols, entre 2013/2014. 


terça-feira, 30 de julho de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 30 DE JULHO

                                                    ACONTECEU

David Scott, James Irwin e Alfred Worde 
Fotodivulgação da NASA

1502 – Cristovão Colombo desembarca em Honduras em sua quarta viagem à América; 1832  - falha tentativa liderada pelos padres Diogo Antônio Feijo, José Bento Leite Ferreira de Melo e José Custódio Dias de fazer Assembleia Geral do império brasileiro aprovar alterações constitucionais que não andavam; 1930 - Uruguai conquista primeira Copa do Mundo de futebol promovida pela FIFA; 1962 - Inaugurada oficialmente a  mais longa (Trans-Canadá) rodovia nacional do mundo com 8.030 km de extensão; 1971 – astronautas norte-americanos David Scott e James Irwin e Alfred Worde pousam na Lua com primeiro veículo elétrico que dirigem pelas aproximades do pouso para  coletas de amostras do satélite terrestre.  

                                                NASCERAM

 Maria Anna Mozart -  pianista austríaca (viva de 1751 a 1829); Emily Brontë – poetisa/escritora britânica (1818 a 1848); Henry Ford – norte-americano fabricante de automóveis (1863 a 1947); Eliseu Visonti - pintor ítalo-brasileiro (1866 a 1944); em 1936 - Buddy Guy- cantor/guitarrista norte-americano; Peter Bogdanovich – ator/diretor/produtor de cinema norte-americano (1939 a 2022); em 1941 - Paul Anka – cantor/compositor canadense; Rosinha de Valença – violonista/cantora/compositora brasileira (1941 a 2004); em 1944 – Jimmy Cliff – cantor/compositor/músico jamaicano; em 1947 – Arnold Schwarzenegger – fisiculturista/ator/político austríaco-americano; em 1948 – Jean Reno - ator francês; em 1957 - Nery Pumpido – goleiro da seleção argentina de futebol; em 1981 – Hope Solo – goleira da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos; em 1986 - Mari Paraíba – atleta da seleção brasilelira de vôlei. 

                                                          GOLEADA

30 de julho de 1933 -  Vasco 4 x 0 Santos - Torneio Rio-São Paulo, em São Januário-RJ, com Carrfeiro (2) Carnieri e Bahianinho colocando o Peixe (apelido dos santistas) na rede. O treinador vascaíno Hary Welfare escalou: Rey, Tuica e Itália; Tinoco, Fausto e Gringo;  Orlando Rosa Pinto, Almir, Quarenta II (Bahianinho) Carieri e Carreiro. 

                                                            SACODE

Juninho Pernambucano
30 de julho de 1995 -  Vasco da Gama 3 x 1  Mechelen-BEL - vira-vira no  Estádio Vladikavkaz, pela Copa Presidente da República da Ossétia do Norte-Alânia. Leonardo (2) e Richardson bateram na rede, no único jogo entre os dois clubes. Jair Pereira, meia vascaíno da década-1970, era o treinador da patota que atuou: Carlos Germano; Pimentel, Ricardo Rocha, Tinho (Leonardo Siqueira) e Bruno Carvalho (Cláudio Gomes); Cristiano, Sidney e Juninho Pernambucano (Richardson); Valdir Bigode (Brener), Clóvis e Leonardo. 

                                                      PEGADA LEVE

30 de julho de 1997 - Vasco da Gama  2 x 0 Goiás - os esmeraldinos goianos foram a São Januário desafiar a rapaziada, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. No jogo apitado por Luciano Almeida-DF, Evair (2) marcou os tentos do time do técnico Antônio Lopes, que alinhou: Márcio; Maricá, Mauro Galvão, Alex Pinho e Felipe; Luisinho Quintanilha(Nasa), Válber e Ramon Menezes (Mauricinho); Pedrinho, Edmundo (Brener) e Evair.


                                                    APERTUCHOS

30  de julho de 2005 - Vasco da Gama 3 x 2 São Caetano-SP - primeiro turno do Brasileirão, em um sábado que levou a São Januário 14.564 pagantes que assistiram gols vascaínos marcados por Abedi, Fernandinho e Alex Dias, todos do segundo tempo. O gaúcho Renato Portaluppi era o teinador desta patota: Roberto; Claudemir, Ciro, Eder (Anderson) e Diego; Ives, Ygor, Júnior (Fernandinho) e Morais (Abedi); Alex Dias e Romário.

30 de julho de 2006 -  Vasco da Gama 1 x 0 Cruzeiro-MG - jogo dominical assistido por 2.794 pagantes, no estádio de São Januário, com Ramon Menezes marcando o tento da vitória. Renato Gaúcho ainda era o treinador e escalou: Cássio; Wagner Diniz (Claudemir), Jorge Luiz, Eder e Diego; Andrade, Ygor, Morais e Ramon Menezes (Ernane): Faioli (Fábio Júnior) e Edílson.

30 de julho de 2014 – Vasco da Gama 2 x 1 Ponte Preta-Preta – Copa do Brasil, no estádio de São Januário-RJ, com Douglas e Rafael Costa (contra), levando a rapaziada ao triunfo, comanado pelo técnico Adílson Bastista, que escalou: Martin Silva; Carlos César, Rodrigo, Douglas Silva e Diego Renan; Guiñazú, Fabrício, Dakson (Montoya) e Douglas; Kléber (Lucas Crispim) e Thalles (Edmilson).         

30 de julho de 2016 - Vasco da Gama 2 x 1 Criciúma-SC - Campeonato Brasileiro da Série B, em São Januário-RJ, assistido por 3.640 pagantes e total de 3.949 total de presentes. Ederson e Thalles derrubaram os catarinenses. Time: Martin Silva; Madson, Rafael Marques, Rodrigo e Julio César(Henrique); Diguinho, Andrezinho, Yago Pikachu (Júnior Dutra) e Jorge Henrique; Thalles e Éderson (Eder Luis). Técnico: Jorginho Amorim.  


                                           TORNEIO INÍCIO

Ipojucan, em foto que não é do jogo, bateu na rede do Madureira  

Festival de bola rolando, e jogos de 15 x 15 minutos, para abrir o Campeonato Carioca da temporada-1950. A vitória, por 1 x 0 Madureira, com gol marcado por Ipojucan foi a primeira, no Maracanã, da Turma da Colina. O time alinhou: Ernani, Laerte e Wilson Capão; João Martins, Lola e Jorge; Ferrinho, Ipojucan, Vasconcelos, Lima e Jansen. Depolis, com Jair substituiodo Vasconcelos, a rapaziada fiocu no 0 x 0 Flamengo, vencendo-o, por 4 x 2, em cobrança de pênaltis que decidiram a vaga à próxima partida.  

segunda-feira, 29 de julho de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 29 DE JULHO

                                                         ACONTECEU

Reprodução de https://turismo.eurodicas.com.br/arco-do-triunfo

29.07 1818 – físico francês Augustin Fresnel derruba teoria ondulatória da luz apresentando extensão limitada e se espalhando nas sombras; 1836 - Paris Inaugura Arco do Triunf que tivera primeira pedra assentada em 1806; 1899 – países europeus se comprometem perante primeira Convenção de Haia a não usar gases asfixiantes durante guerras; 1948 – Londres realiza Jogos Olímpcos interrompidos há 12 temporadas devido II Guerra Mundial; 1957 – criada Agência Interncional de Energia Atômica; 1975 -  Organização dos Estados Americanos encerram ambargo imposto (em 1964) a Cuba; 1981 – cerca de  750 milhões de pessoas pelo planeta assistem casamento do príncipe Charles com Diana Spencer na londrina catedral de São Paulo; 1986 -  presidentes do Brasil (José Sarney) e da Argentina (Raul Alfonsin) assinam em Buenos Aires acordos econômicos de integração básicos para criação do Mercosul-Mercado Comum Latino-Americano; 2005 - descoberto planeta anão Éris localizado nos confins do sistema solar.

                                                       NASCERAM

Princesa Isabel (Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon) segunda filha do imperador D. Pedro II e herdeira presuntiva do trono do Brasil (viveu de 1846 a 1921)...

... Joaquim Francisco de Assis Brasil – gaúcho advogado/político/diplomata/estadista que assinou (juntamente com o Barão de Rio Branco) o Tratado de Petrópolis que garantiu ao Brasil a posse do Estado do Acre (1857 a 1938); Benito Mussolini – 40º primeiro-ministro-1922/1943 italiano (1883 a 1945); Theda Bara -  atriz norte-americana (1885 a 1955); Anísio Silva – cantor/compositor brasileiro (1929 a 1989); Zibia Gasparetto - escritora espírita brasileira (1926 a 2018); Julinho Botelho – craque da Seleção Brasileira/Palmeiras/Fiorentina-ITA (19289 a 2003); Cassiano Gabus Mendes - autor de telenovelas brasileiro (1929 a 1993); em 1942 - Pedro Mufatto – empresário/prefeito de Cascavel-PR-1973/1977 e piloto de corridas  automobilísticas; Ed Wilson – cantor/compositor carioca da Jovem Guarda (1945 a 2010); em 1969 – Drica Moraes - atriz brasileira; em 1978 – Everaldo Marques - locutor esportivo brasileiro. 

CANECO DO DIA 

 29 de julho de 1934 - Vasco da Gama 1 x 0 Fluminense -  uma tijolada. Malmente o árbitro Carlos "Tijolo" de Oliveira Monteiro mandou rolar a maricota, com 30 segundos, já  rapaziada já foi executando os tricolores. Quem avisou que carregaria o canecoa foi Nena, que estava em casa. Ou São Januário  não seria o melhor local para o Almirante conquistar o seu primeiro título na era do futebol profissional do Rio de Janeiro? Assim, a data de hoje entra com destaque no calendário cruzmaltino. Na temporada do quarto título carioca – os outros haviam sido  em 1923/24/29 –, o time vascaíno era treinado pelo inglês Harry Welfare e enfrentou os  tricolores com: Rey, Domingos da Guia e Itália; Gringo (Calocero), Fausto e Mola; Orlando Rosa Pinto, Almir, Gradim (Lamanna), Nena e D'Alessandro. OBS: o caneco do dia foi carregado por oito vitórias, dois empates e só duas escorregadas, tendo a moçada marcado 28 tentos nos 12 prélios disputados pela Liga Carioca de Futebol.

SACODES 

29 de julho de 1976 -  Vasco da Gama 3 x 1 Americano de Campos-RJ - jogo do terceiro turno do Campeonato Carioca, assistido por 11.284 pagantes, no Maracanã, com Dé Aranha se enrolando nas teias da rede na abertura do placar, que teve Luís Carlos "Tatu" Lemos emburacando o segundo tento e Roberto Dinamite fechandoa cota, na etapa final. O treinador era Paulo Emílio e o time teve: Mazaropi; Gaúcho, Abel Braga, Marcelo e Marco Antônio; Zé Mário, Helinho (Luís Augusto) e Luís Carlos Lemos; Luís Fumanchu (Jair Pereira), Roberto Dinamite e Dé Aranha.     

29 de julho de 1984 - Vaso da Gama  3 x 0 Friburguense – Estadual-RJ, em São Januário-RJ assistido por 3.153 pagantes. Roberto Dinamite (2) e Geovani cuidaram das redes. A rapaziada era treinada por Edu Antunes e formou assim: Roberto Costa; Edevaldo, Daniel González, Nenê e Aírton; Pi­res, Geovani e Mário; Mauricinho, Roberto Dinamite e Marquinho.

29  de julho de 1988 - Vaco da Gama 3 x 1 Itabaiana-SE - amistosamente, em uma sexta-feira em que a rapaziada não tinha o que fazer. Foi buscar uma graninha, em Sergipe, pra ajudar no pagamento da folha salarial.  Bismarck (2) e o pernambucano Zé do Carmo, que estava pertinho de sua terra, bateram no filó. O treinador era Carlos Alberto Zanatta que mandou pro casças-niquel: Acácio (Régis); Paulo Roberto Gaúcho, Célio Silva, Donato (Leonardo) e Mazinho; Zé do Carmo, Josenílton e Osvaldo (William); Vivinho, Sorato e Bismarck.

29 de julho de 2004 -  Vasco da Gama 3 x 1 Goiás – Campeonato Brasileiro, em São Januário-RJ, com redes visitadas por Anderson, Alex Alves e Claudemir. Vitória com vira-vira na conta, presenciada por 2.059 pagantes. O treinador era Geninho (Eugênio Machado Souto) e o time dele teve: Fábio; Claudemir, Gomes, Daniel e Canhoto (Diego); Ygor, Coutinho (Júnior), Muriqui (Anderson) e Petkovic; Valdir Bigode e Alex Alves. OBS: nono jogo entre os dois clubes no Rio de Janeiro com os vascaínos mantendo o tabu de nunca trem saído de campo inferiorizados no marcador. 

                                                   PEGADA LEVE

29 de julho de 1973 – Vasco da Gama 2 x 0 Bonsucesso -  terceiro turno do Campeonato Carioca, gols marcados por Alfinete, aos 5, e por Luís Carlos Lemos, um emcada tempo. Naquele dia, a rapaziada aumentou - para seis jogos -, a série de triunfos seguidos sobre os rubro-anis, pelo Estadual. Jogado em um domingo, em São Januário, o prélio teve a presença de 4 964 almas que saíram do estádio cheias de graça, graças a: Andrada; Paulo César Puruca, Moisés, Renê e Alfinete; Zanatta e Buglê; Luís Fumanchu (Jorginho Carvoeiro), Roberto Dinamit, Gaúcho (Dé Aranha) e Luís Carlos “Tatu” Lemos.   

                                                APERTUCHOS

  29 de julho de 1923 - Vasco da Gama 2 x 1 Fluminense - Campeonato Carioca da temporada em que o caneco fora carregado, pela primeira vez,  pela rapaziada. Pires e Negrito marcaram os gols cruzmaltinados dentro daa casa tricolor, formando neste time: Nélson, Leitão e Miongote; Nicolino, Claudionor e Artur; Pascoal, Torterolli Arlindo, Cecy e Negrito, comandaos pelo treinador uruguaio Ramón Platero.

29 de julho de 1944 - Vasco da Gama 3 x 2 América-RJ - Campeonato Carioca, em São Januário, com a galera cruzmaltina com Isaías (2) e Lelé tocando fogo no Diabo (apelido dos americanos). E não fizeram mais do que a  obrigação deles, já que eram matadores infernais. O treinador Ondino Viera dispôs de: Roberto, Rubens e Rafagnelli; Alfredo II, Dino e Argemiro; Cordeiro, Lelé, Isaías, Ademir Menezes e Djalma.  

 29 de julho de 1981 – Vasco da Gama 1 x 0 Olaria – aperteira na casa do adversário, no chamado alçapão da Rua Bariri, o Estádio Antônio Mourão Filho, que recebeu 4.850 pagantes. Amauri marcou o gol vasacaíno, com o técnico Antônio Lopes escalando: Mazaropi; Rosemiro, Orlando Lelé, Ivã e João Luis; Serginho, Dudu Coelhão e Amauri; Wilsinho (Catinha), Roberto e Silvinho (Ticão), 

                                                  INSISTENTE 

29 de julho de 1945  - Vasco da Gama 1 x 0 São Cristóvão-RJ - jogo duríssimo, do Campeonato Carioca, em que o gol da rapaziada do téccico uruguaio Ondino Viera só saiu a três minutos do final da pugna. Ademir Menezes foi quem levantou a torcida cruzmatinada, no Estádio GenEral Severiano, com este time: Barcheta, Sampaio e Rafagnelli; Berascohea, Nílton e Argemiro; Djalma, Lelé, Ademir, Jair Rosa Pinto e Santo Cristo.      

29 de julho de 1972 - Vasco da Gama 1 x 0 São Cristóvão-RJ  - jogo em que Tostão marcou o seu primeiro tento vascaíno. Valeu pela primeira rodada do terceiro turno do Estadual-RJ, em um sábado. Treinado pro Mário Travaglini, o time alinhouAndrada; Paulo César Puruca, Miguel, Moisés e Eberval; Alcir e Buglê (Suingue); Jorginho Carvoeiro, Tostão (Jaílson) Silva Batuta e Ademir Silva. OBS: Tostão custara R$ 3,5 milhões de cruzeiros, recorde na época, e estreado em Vasco 2 x 2 Flamengo (07.05.1972), pelo mesmo Estadual. Fez 45 jogos e seis gols, o último em 27 de fevereiro de 1973, amistosamente, contra o Argentino Juniors. Pouco depois,  voltou a Houston-EUA, para ser examinado pelo médico Roberto Abdalla Moura, que operara (1969) o deslocamento da retina do seu olho esquerdo. Recomendado a parar com o futebol, teve o seu contrato cancelado, em 17 de maio de 1974, gerando briga jurídica.  

29 de julho de1988 - Vasco da Gama 3 x 1 Itabaiana-SE - Amistoso, no Estádio Presidente Medici, na cidde do visitado. Bismarck (2) e Zé do Carmo foram às redes sergipanas, por este time: Acácio (Régis); Paulo Roberto Gaúcho, Célio Silva, Donato (Leonardo) e Mazinho; Zé do Carmo, Josenílton e Osvaldo (William); Vivinho, Sorato e Bismarck. Treindor: CarlosAlberto Zanatta.     

                                                         ANIVERSARIANTE
     
 Amarildo (Tavares Silveira) – atacante nascido, em 1939, em Campos dos Goytacazes-RJ. Esteve vascaíno, em 1974, tendo participado da conquista do titulo de campeão brasileiro daquela temporada, primeiro título de um clube carioca no Brasileirão.
Reprodução de www.netvasco.com.br


domingo, 28 de julho de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 28 DE JULHO

                                                            ACONTECEU

  Reprodução de https//unisulma.edu.br/unidade de 
ensino superior do sul do maranhão

 1540 – Rei Henrique VIII da Inglaterra se casa com quinta esposa (Catarina Howard) no mesmo dia em que seu ex-chanceler Thomas Cromwell era executado por acusação de traição; 1821 - José de San Martin declara Peru independente da Espanha; 1823 – portugueses se rendem no Maranhão durante lutas pela indepedência do Brasil; 1915 - Estados Unidos iniciam ocupação que vai até 1934 no Haiti; 1924 – final da revolta paulista contra governo do presidente Getúlio Vargas; 1996 - Descobertos nos Estados Unidos restos do pré-histórico Homem de Kennewick com idade de aproximadamente 9 mil anos; 2005 -  rebeldes do paramilitar Exército Republicano Irlandês (Irish Republican Army-IRA) anunciam fim da luta armada -1919/2005 e entrega de suas armas.

                                                          NASCERAM

Reprodução de capa de livro

Barbara La Marr – atriz/dançarina/roteirista norte-americana (viva de 1896 a 1926);  Juan Alberto Schiaffino  - campeão mundial-1950 do futebol uruguaio (1925 a 2002); Jacqueline Kennedy Onassis - primeira-dama-1961/1963 dos Estados Unidos (1929 a 1994); Héctor Cincunegui  - astro do futebol uruguiaio e do Atlético-MG (1940 a 2016); em 1945 – Sérgio Echigo – atleta corintino com 11 atuações pelo time principal e inventor do drible do elástico que foi aperfeiçoado por Rivellino; 1949 - Osmar Santos – locutor esporivo brasileiro; Hugo Chavez – 56º presidente -1999/2013 da Venezuela (1954 a 2013); em 1965 – Daniela Mercury – cantora baiana.

 Echigo é o primiro agachado à esquerda e Rivellino penúltimo à direita

GOLEADAS 

28 de julho de 1929 - Vasco da Gama 5 x 1 Syrio e Lizbanez - segundo turno do Campeonato Carioca, em São Januário. Desfile nas redes: Carlos Paes (2), Sant´Anna (2) e Russinho. O  treinador Harry Welfare escalou: Jaguaré, Brilhante e Itália; Nesi, Fausto e Mola; Paschoal, Carlos Paes, Russinho, Mário Mattos e Sant Ánna.   

28 de julho de 1946 - Vasco da Gama 4 x 0 Madureira - no estádio da Rua Conselheiro Galvão, pelo Campeonato Carioca. Na rede, pintaram Dimas (2) e Lelé (2) . O time era treinado por Ernesto Santos e jogou com: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo e Jorge; Santo Cristo, Lelé, Dimas, Jair Rosa Pinto e Djalma.

28 de julho de 1985 - Vasco da Gama  5 x 0 Camarões - a seleção africana fazia um rolé pelo Brasil se mostrando muito sem tempero. Parou pelo porto do Almirante e foi devorada no gramado de São Januário, amistosa e dominicalmente. Naquele dia, o atacante Cláudio José foi o cara. Saboreu três palitos  de camarões na rede - Gersinho e Santos puseram mais pimenta no filó, com a turma que cozinhou o placar receitada por: Roberto Costa (Regis); Edevaldo, Ivan (Nei) Oliveira, Nenê (Fernando) e Gilberto (Rômulo); Geovani, Gersinho e Paulo César Magalhães; Mauricinho (Santos) e Cláudio José. 

Alan Kardeci deixou um na rede

28 de julho de 2007 - Vasco da Gama 4 x 1 Goiás - em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Naquele dia, a Turma da Colina apelou para os serviços de Alan Kardec, o xará do pai do espiritismo, e de dois Santos: Júlio Santos e Guilherme Santos. Também,  para uma ave que tomou conta do terreiro:  Perdigão. A refrega foi assistida por 20.581 pagantes, teve Celso Roth por treinador vascaíno e seu time sendo: Sílvio Luiz; Jorge Luiz, Júlio Santos (Ernane), Vilson e Wagner Diniz; Amaral, Perdigão (Júnior), Conca e Rubens Junior (Guilherme Santos); Leandro Amaral e Alan Kadeck. Amaral abriu a porteira, no primeiro tempo. No segundo, Vilson, Leandro Amaral e Alan Kardec fecharam as escrituras. OBS:Alan Kardec  reproduzida de www.vascominhapaixãso.blogspot.com 

 28 de julho e 2022 – Vasco da Gama 4 x 0 CRB-AL - Campeonato Brasileiro Série B no estádio de de São Januário-RJ, com presença de 8.796 pagantes e Andrey aprontando. Bateu duas vezes na rede - Raniel e Eguinaldo fizram os demais. Time:  Thiago Rodrigues; Léo Matos e Quintero, Anderson Conceição e Edimar (Luiz Henrique); Yuri Lara e Andrey dos Santos e Nenê (Palacios); Figueiredo (Marlon Gomes), Raniel (Eguinaldo) e Gabriel Pec (MT). Técnico: Emílio Faro (interino)              

                                                                         SACODES

28 de julho de 1940 - Vasco da Gama 3 x 1 São Bento de Marília-SP -  amistoso na cidade do adversário, com Durval (2) e Nino acertando a rede dos paulistas. O Kike não encontrou a escalação da rapaziada. 

No 28 de julho de 1991 - Vasco da Gama 3 x 0 Águas Virtuosas - o adversário era time amador da cidade mineira de Lambari, que disputava as competições da liga de uma outra cidade, Caxambu. Foi jogo-treino, com gols de Bismarck (2) e William. O time começou com: Carlos Germano; Ayupe, Missinho, Jorge Luiz e Cássio; Luisinho Quintanilha, Françã e Bismarck; Mauricinho, Bebeto e William, comandados por Antônio Lopes   

                                                                    APERTUCHOS

28 de julho de 1965 - Vasco da Gama  1 x 0 América-RJ - neste Clássico da Paz, o maior goleador vascaíno da década-1960, Célio Taveira Filho, foi à rede, cobrando pênalti, durante o primeiro tempo. Estava-se na terceira rodada da I Taça Guanabara, o encontro foi no Maracanã, e o treinador Zezé Moreira armou esta esquadra para o Almirante: Gainete; Joel Felício, Brito, Fontana e Ari; Maranhão e Oldair; Luisinho Goiano , Mário Tilico, Célio e Zezinho. 

Era assim o Maracanã de quando vascaínos e americanos reolaram a bola em 1965   

28 de julho de 1982 - Vasco da Gama 1 x 0 Itabuna-BA - amistoso no Estádio Luis Viana Filho, na cidade do mesmo nome do adversário, que levou gol marcado pelo paraense Rosemiro. O treinador Antônio Lopes mandou à cancha: Mazaropi (Acácio); Rosemiro, Nei (Rondinelli), Celso e Gilberto; Ernâni (Serginho), Marquinho e Renato Sá; Pedrinho Gaúcho, Roberto Dinamite e Silvinho (Jerson). OBS: coincidentemente, a Turma da Colina teve dois  laterais-esquerdos xarás cariocas: Gilberto de Souza Coroa, de 1977 a 1983, e Gilberto da Silva Melo, de 1999 a 2001.          

28 de julho de 2009 – Vasco da Gama 2 x 1 Fortaleza-CE. Campeonato Brasileiro da Série B, no. Estádio de São Januário-RJ que recebeu 10.515 pagantes e viu gols vascaínos marcados por Alex Teixeira e Adriano, este cobrando pênalti. O time era dirigido por Dorival Júnior e  teve: Fernando Prass; Paulo Sérgio (Mateus), Vilson, Titi e Ramon Motta; Amaral, Nilton, Souza (Phillippe Coutinho) e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Adriano (Robinho). OBS: o Almriante já teve três atletas chamados por Ramon. O desta partida é o capixaba Ramom Morais Motta, que esteve vascaíno entre 2009/2011. Os outros foram o pernambucano Ramon da Silva Ramos, de 1976 a 1979, e o mineiro Ramon Menezes, com três passsaens por São Januário: 1906/2000 e em 2002 e em 2006.

                                                         ANIVERSARIANTE

Márcio Careca (Ferreira) – lateral nascido em Duque de Caxias-RJ, em 1978. Esteve vascaíno, entre 2010/2012, por 51 jogos, tendo sido campeão da Copa do Brail-2011. 

sábado, 27 de julho de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 27 DE JULHO

                                                            ACONTECEU

 1794 - Robespierre preso durantre Revolução Fracesa após insuflar execução de mais de 17 mil inimigos do rei; 1866 – primeiro cabo submarino telegrárfico transatlântico permanente concluído estendendo-se da Irlanda até o Canadá; 1921 – bioquímico Frededrick Bantin (líder) e pesquisadores da canadense Universidade de Tornto provam que hormôno insulina regula açúcar no sangue; 1929 – Convenção de Genebra (Suíça) sobre prisioneiros de guerra assinada por 53 nações; 1949 – voo inicial do inglês Havilland Comet primeiro avião a jato; 2018 – mais longo eclipse lunar total do século 21.

                                                          NASCERAM

 https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria

Maria Quitéria - militar brasileira (viveu de 1792 a 1853); Alexandre Dumas Filho -  escritor francês (1824 a 1895); Francisco Prada Carrera - bispo brasileiro (1893 a 1995); Adolfo Celi – ator/empresário italiano (1922 a  1986); Oscar Rossi – astro por  287 partidas e  69 gols na primeira divisão do futebol argentino (1930 a 2012); em 1938 - Isabelle Aubret -  cantora francesa; Paulo Silvino – cantor/ator/ humorista brasileiro (1939 a 2017); em 1939 – Peppino di Capri - cantor italiano; em 1947 – Bemvindo Sequeira – ator brasileiro; em 1957 - Hansi Müller – astro do futebol alemão campeão da Eurocopa-1980; 1965 – José Luiz Chilaver – goleiro da seleção paraguaia de futebol autor de 62 gols oficiais; Marielle Franco -  vereadora/ativista/socióloga carioca brasileira (1979 a 2018).

 SACODES

27 de de julho de 1924 - Vasco da Gama 3 x 0 Mangueira - está no caderninho do bicampeonato cruzmaltino (1923/1924), na segunda participação da moçada na elite do futebol carioca. Valeu pelo primeiro turno do Campeoanto Carioca, no Estádio Professor Serzedello Correia, no Andaraí, com Russinho (2) e Torterolli balançando a mangueira. A eqquipe do dia, treinada pelo uruguaio Ramón Platrero, teve: Nélson, Leitão e Brilhante; Mingote, Arthur e Claudionor; Paschoal, Torterolli, Russinho e Cecy.

Leitão reproduzido do Centro de 
Memória do Vasco da Gama

27 de julho de 1941 - Vasco da Gama 3 x 1 São Cristóvão - Campeonato Carioca, na Rua Figueira de Melo, em tarde fumegante de Alfredo I, autor de dois gols - antes dele, González havia aberto o placar, diante de de 3.342 torcedores. O treinador Harry Welfare contou com: Chiquinho, Florindo e Oswaldo Carvalho; Filgliola, Zarzur e Rodriguez; Armandinho, Alfredo I, Carlos Leite, González e Orlando Rosa Pinto. OBS: os times cruzmatinos tiveram Alfredo I e Alfredo II. O desta escalação era Alfredo Bernardino, vascaíno, entre 1937/1941, por 128 jogos e 57 gols. O Alfredo II era Alfredo dos Santos e foi da Turma da Colina, de 1937 a 1956.          

27 de julho de 1952 - Vasco da Gama 3 x 1 Barra Mansa-RJ -  amistoso na cidade do adversário, com Ipojucan, Vivinho e Noca na rede balançada para esta rapaziada: Herrera, Augusto (Wilson Capão) e Bellini; Lola, Bira e Peçanha (Duque);  Vivinho (Noca), Ipojucan, Edmur, Alvinho e Chlico.      

27 de julho de 1977 - Vasco da Gama 3 x 0 Bonsucesso – Campeonato Carioca, no Maracanã, com presença de 22.400 pagantes. Paulo Roberto, Roberto Dinamite  e Paulinho Masssariol amassaram os alvirrubros, treinados por Orlando Fantoni que tinha: Mazaropi, Orlando Lelé (Fernando), Geraldo, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário, Dir­ceu Guimarães e Paulo Roberto Ferreira, Wilson, Roberto Dinamite e Ramón Pernambucano (Paulinho Massariol). OBS: coincidentemente, Roberto Dinamite (de pênalti) e Paulinho marcaram os seus gols, respectivamente, aos 43 minutos do primeiro tempo e aos 43 do segundo. 

27 de julho de 1958 - Vasco da Gama 3 x 0 Almirante Barroso-SC - amistoso no Estádio Camilo Mussi, na catarinense em Itajaí. Para isso, o adversário convidou jogadores de vários times da região - Carlos Renaux, Olímpico e Paissandu, de Brusque, Marcílio Dias, de Itajaí, e Olímpico, de Blumenau – e formou uma seleção na qual só dois jogadores eram seus. Não adiantou. Wilson Moreira, Pinga e Delém, na etapa final, fecharam a conta para este grupo: Barbosa (Zé Taínha),  Dario e Viana; Écio, Ademar Alves e Ortunho (Bibi); Sabará (Ramos), Livinho (Delém), Wilson Moreira (Dominguinhos), Rubens (Waldemar) e Pinga (Nivaldo). 

                                                     APERTUCHOS 

27 de julho de 1975 - Vaso da Gama 2 x 1 Fluminense - em um domingo, no Maracanã, valendo pelo terceiro turno do Estadual, com gols de Roberto Dinamite e do Aranha Dé. O treinador era Mário Travaglini, que teve: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, René e Alfinete; Alcir e Zanatta; Luis Carlos Lemos, Jair Pereira, Roberto Dinamite e Dé Aranha.

Reprodução de https://lendasdofutebol.com

27 de julho de 1997 - Vasco da Gama 1 x 0 Flamengo  -  primeira fase do Campeonato Brasileiro,  com Pedrinho atirando uma pedrinha no Urubu (apelido dos flamenguistas) E matou! Aconteceu em tarde de domingo, no Maracanã, com a galera do treinador Antônio Lopes comemorando, a cinco minutos do apito final. Aquele Clássico dos Milhões foi o de número 289, juntando-se todas as disputas, entre amistosas, oficiais e jogos de Tornei Início. A turma da pancada está assim na súmula da data de hje: Márcio; Maricá, Mauro Galvão, Alex Pinho e Felipe; Luisinho Qintanilha (Moisés), Válber (Nasa) e Pedrinho; Ramon Menezes (Brener), Edmundo e Evair.

27 de julho de 2013 - Vasco da Gama 3 x 2 Criciúma-SC - Campeonato Brasileiro, no estádio de São Januário-RJ, conferido por público de 14.712 pagantes e total de 18.704 presentes. Juninho, Rafael Vaz e Edmílson deram o nó no catarinenses, com o treinador Dorival Júnior mandando à luta: Diogo Silva; Nei, Jomar, Rafael Vaz e Henrique (Fellipe Bastos); Sandro Silva, Wendel, Juninho Pernambucano e Pedro Ken (Edmílson); Éder Luís e André (Tenório).  

                                              TORNEIO INÍCIO 

27 de julho de 1947 – Vasco da Gama 2 x 0 Flamengo -  com dois gols marcados por Maneca, um em cada tempo, a rapaziada eliminou-se o seu maior rival naquele festival de futebol que abria odo Campeonato Carioca. O pega rolou em São Januário e o time anfitrião esteve representado por: Barbosa; Wilson Capão e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Dimas, Lelé e Chico. OBS: no segundo jogo, Vasco ficou no 0 x 0 Olaria, repetindo a escalação e caindo nas cobranças de pênaltis, por 3 x 4, por Lelé ter desperdiçando a primeira e a terceira batidas. A disputa reunia todos os times, em um mesmo local e em uma tarde domingueira, com partidas eliminatórios, de 15 minutos, em cada tempo. Empates eram decididos nos pênalti, enquanto, no jogo final, o relógio trabalhava dobrado.