Vasco

Vasco

sábado, 20 de julho de 2024

                                                         ACONTECEU 

      1885 – The Football Association legaliza na Inglaterra profissionalismo na modalidade; 1897 – escritor Machado de Assis funda Academia Brasileira de Letras; 1903 – lançamento do primeiro automóvel da Ford; 1941- líder soviético Joseph Stalin cria (NKVD) policia secreta soviética; 1944 – alemão Adolf Hitler sobrevive a tentativa de assassinato liderada pelo coronel do exército Claus von Stauffenberg; 1960 -  Ceilão (atual Sri Lanka) elege Sirimavo - Bandaranaika primeira mulher chefe de governo (primeira-ministra) do mundo; 1969 – astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin viajam a bordo da nave Apollo-11 e se tornam primeiros humanos a caminhar pela superficie da Lua; 1976 - nave espacial norte-americana Viking-1 aterrissa em Marte para estuar planeta; 2006 -  VARIG- Viação Aérea Rio-Grandense deixa de voar; 2015 –Estados Unidos e Cuba retomam relações diplomáticas após cino décadas de afastamento.  

                                                        NASCERAM

Alexandre, O Grande  - , macedônico criador de um dos maiores impérios (da Ásia à África) do mundo antigo (356 a 3232 AC); Francesco Petrarca – escritor/poeta/filósofo italiano (1304 a 1374); Alberto Santos Dumont - brasileiro pioneiro da aviação (1873 a 192); Ildo Meneghetti -  22º e 24º governador-1955/1959 e 1963/1967 do Rio Grande do Sul (1896 a 1980); Adriano Reis - ator brasileiro (1934 a 2011); Natalie Wood - atriz norte-americana (1938 as 1981); Roberto Ribeiro - cantor brasileiro (1940 a 19965); Maria Lúcia Dahl-  atriz brasileira (1941 a 2022); Chris Amon - piloto neozelandês da Fórmula-1(1943 a 2016); em 1947 -  Carlos Santana - guitarrista mexicano; em 1959 -  Giovanna Amati -automobilista italiana; em 1973 – Claudio Reyna – atleta do futebol (soccer) norte-americano; em 1977 – Suzana Werner – atriz brasileira. 

                                                         GOLEADAS

20 de julho de 1919 - Vasco da Gama 6 x 1 Esperança - vira-vira no primeiro turno do Campeonato Carioca da Segunda Divião, no campo da Rua Moraes e Silva. O cara do dia foi Esquerdinha (3), em parceria com Leão (2) e Palhares. Rapaziada goleante: Barroso, Lamego e Carlos Cruz; Palamone, Palhares e Quintanilha; Leão, Pederneiras, Dutra, Esquerdinha e Antonico.       

GARRINCHA  (E) COM BIANCHINI (D)
 20 de julho de 1967 - Vasco da Gama 6 x 1 Seleção de Cordeiro-RJ -  era o o mês 7, do 7º ano da década-60, quando o camisa 7 vascaínoam os 20 minutos do segundo tempo, no dia 20,  balançou a rede, em um jogo de 7 gols. Estava escrito que, algum dia, Mané Garrincha vestiria a jaqueta cruzmaltina.

Esta história começa em 1947, quando um tio do Mané – Manoel Francisco dos Santos – com quem ele se sentia mais a vontade do que com o seu alagoano pai, pediu ao amigo Franciso de Souza Ferreira, o Gradim, treinador do Vasco da Gama, para experimentar o seu sobrinho, que andava perto dos 15 de idade. Mas o garoto viu tantos outros com o seu mesmo sonho, esperando pela vez de rolar a bola, que terminou não tendo paciência para esperar. Desistiu e foi embora.

Em Cordeiro-RJ, o 'Mané'
disputou o seu seu úinco jogo vascaino 

Quatro anos se passaram. Então, Manoel dos Santos, nascido em 18 de outubro de 1933, resolveu voltar a São Januário, para nova tentativa. Só que não levou chuteiras. Como o clube não tinha pares sobarndo e, muito menos, ninguém dos que estavam por ali, falhou a nova tentativa de ele entrar para a Turma da Colina.

Veio, então, a temprada de 1967, e Garrincha não conseguira repetir, pelo Corinthians, o futebol que o fizera maior ponta-direita da história do futebol: apenas dois gols, em 13 jogos. Já era final de carreira e o clube paulista o cedeu ao Vasco. Em São Januário, o Mané só treinava. Um dia, então, o zagueiro Brito,  capitão do time, liderou a rapaziada e pediu aos cartolas para definirem o futuro do Demônio das Pernas Tortas.

Valeu o pedido. Arrumaram a situação do craque e marcaram a estreia de Garrincha para o jogo contra o Bangu, pela Taça Guanabara-1967. Mas não rolou. Antes, haveria um amistoso, contra a seleção municipal de Cordeiro-RJ, e ele foi incluído no grupo da partida, mesmo tendo se machucado no treino da véspera. Jogando no sacrifício, o Mané agravou a contusão e terminou a sua aventura vascaína, que se reuniu ao 90 minutos e ao gol marcado, cobrando falta. 

Embora só por um jogo, Garrincha vestiu a camisa do Vasco da Gama, como já haviam feito (muitas vezes) Domingos da Guia, Fausto dos Santos, Leônidas da Silva, Zizinho e Pelé. O jogo em que ele foi cruzmaltino homenageou João Beliene, o então único sócio fundador do Vasco da Gama ainda vivo. Pela cota de NCr$ 600,00, o clube enviou a Cordeiro um time mesclando reservas, como goleiro Edson Borracha e o atacante Bianchni, que já haviam passado pela Seleção Braileira, juvenis e jogadores que vinham sendo testados pelo técnico Gentil Cardoso. Ficha técnica. 

20.07.1967 - Vasco 6 x 1 Seleção de Cordeiro-RJ. Local: Cordeiro (RJ). Juiz: Vander Carvalho. Renda: NCr$ 2. mil 727 novos cruzeiros e 25 centavos. Gols: Bianchini, aos 15, aos 18 e aos 35, e Zezinho, aos 21 min do 1º tempo; Milano (Cor), aos 10; Garrincha , aos 20, e Valfrido, aos 35 minutos do 2º tempo. Vasco: Édson Borracha (Celso); Djalma, Ivan (Joel), Álvaro e Almir; Paulo Dias e Ésio; Garrincha, Bianchini (Sílvio), Zezinho (Valfrido) e Okada (William). Técnico: Gentil Cardoso. 
Fotos enviadas pelo ex-goleiro vascaíno e atual bloqueiro Valdir Appel. 

                                                                  SACODES

20 de julho de 1941 -  Vasco da Gama 3 x 1 Canto do Rio - Campeonato Carioca, no Estádio Caio Martins, em Niterói, assistido por 9.126 pagantes. Armaninho, Carlos Leite e Orlando Rosa Pinto bateram no filó, a mando do treinador Harry Welfare, que alinhou: Chiquinho, Florindo e Oswaldo Carvalho; Figliola, Zarzur e Rodriguez;  Armandinho, Alfredo I, Carlos Leite, González e Orlalndo Rosa Pinto.       

20 de julho de 1958 – Vasco da Gama 3 x 1 Bangu -  uma das etapa para ao time do técnico Gradim (Francico Ferreirea de Souzas) chegar ao título carioca da temporada. Em jogo assistido por 44.375 pagantes, no Maracanã, dois chutes fatais de Pinga e um de Vavá mataram a xarada.  A rapaziada do dia chamava-se: Barbosa, Dario, Bellini e Ortunho; Écio e Orlando Peçanha; Sabará, Almir, Vavá, Rubens e Pinga. 

                                                                VITORAÇA


20 de julho de 1956 – Vasco da Gamas 2 x 0 Real Madrid – amistoso, no Estádio Universitário da venezuelana Caracas. Segundo notícias divulgadas no Brasil,  o empresário espanhol organizador da competição, Damián Gaubek, dissera ao jornal venezuelano El Mundo Deportivo que a maração daquele jogo um dia após Vasco da Gama 2 x 2 Real Madrid - final a Pequena Copa do Mundo - , fora para atender pedidos dos torcedoress, que tanto haviam gostado da partida o dia anterior. Poupando Bellini e Vavá, a Turma da Colina teve gás para chegar às redes do coniderado melhor time do planeta, por intermédio de Válter Marciano, aos 44 mnutos do primeiro tempo, e Artoff, aos 10 do segundo. O treinador Martim Francisco mandou à vitória: Wagner, Dario e Haroldo; Laerte, Orlando e Coronel; Sabará, Livinho, Artoff, Válter e Pinga. O Real Madrid teve: Alonso, Becerril e Marquitos; Sutter, Manolín e Zárraga; Casado, Olsen, Di Stéfano (Marsal), Molowny (Rial) e Gento.

     

                                                         PEGADA LEVE 


20 de julho de 1981 – Vasco da Gama 2 x 0 Dinamo Zagreb-CRO – Torneo Internacional de Split, no Estádio Pojud, na croata Split, com Silvinho e Wilsinho marcando os gols cruzmaltinados. O técnico Antônio Lopes mandou ao gamado: Jair Bragança; Rosemiro, Orlando Lelé, Ivan e Sérgio Pinto; Serginho Carioca, Dudu Coelhão e Renato Sá; Wilsinho, Roberto Dinamite e Silvinho (Amauri).

 

 20.07.2003 – Vasco 2 x 0 Grêmio-R foi em um domingão, ao pé da Colina, no início da noite, pela 20ª rodada do primeiro turno do Brasileirão. Não se soube de público e renda, mas do gols, sim: Donizete, aos 19 minutos do primeiro tempo e Rodrigo Souto, aos 27 do segundo. Cleber Wellington Abade (SP) apitou e Mauro Galvão, ex-zagueiro vascaíno, naquela jornada como técnico, escalou: Fábio; Wellington, Wellington Paulo, Wescley e Ozéia; Da Silva, Rodrigo Souto, Beto (Morais) e Marcelinho Carioca; Donizete,  (Danilo) e Souza.


                                                               APERTUCHOS 


20 de julho de 1924 - Vasco da Gama 2 x 1 Mackenzie - Campeonato Carioca, no campo do  Andaraí, incluíndo vira-vira no placar. Bolão empatou, cobrando pênalti, e Newgrito completou o serviço para o técnico uruguaio Ramón Platero, que armou estas escalação: Nélson,  Leitão e Mingote; Brilhante, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Joãozinho e Negrito.    


20 de julho de 1975 – Vasco da Gama 2 x 1 América-RJ - jogado no Maracanã e assistido por  31.065 pagantes. Vitória no vira-vira, com o Dé Aranha igualando a conta o primeiro minuto do segundo tempo. Depois, Jair Pereira definiu a história para o técnico Mário Travaglini, que chefiou estas patota: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Renê e Alfinete (Moisés), Alcir; Zanatta e Jair Pereira; Edu Antues (Carlinhos), Roberto Dinamite e Dé Aranha

20 de julho de 1988  - Vasco da Gama 3 x 2 RioN egro-AM - amistoso, no Estádio Vivaldo Lima, em Manaus, com vira-vira no placar e Sorato duas vezes na rede - Osvaldo fez o outro gol. |O ex- meio-campista vascaíno Carlos Alberto Zanatta era o treindor e escalou: Acácio; Paulo Roero gaúcho, donato, Fernahdo (Célio silva) e Mazinho; Zé do Carnoi Josenílton (Lira) e Osvaldo; Vivinho, Sorato e Bismarck (William).      

20 de julho de 1996 – Vasco da Gama 3 x 2 Flamengo - amistoso, em um sábado, em Manaus, no Estádio Vivaldo Lima. A rapaziada foi escalada assim pelo chefe Carlos Aberto Silva Carlos Germano; Vítor Pereira, Sandro, Alex Pinho e Cássio; Luisinho Quintanilha, Leandro Ávila e Juninho Pernambucano; Gian (Cristiano), Pedro Renato (Brener/Alessandro) e Válber (Vítor). O Clássico dos Milhões manauara foi assistido por 25 mil pagantes e teve comparecimentos cruzmaltinados às redes por parte de Juninho Pernambucano, e Válber e Vítor Pereira..

20 de julho de 2004 – Vascoda Gama 3 x 2 Cruzeiro - rolou em terça-feira de noite viraw-vira, pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário, com  gols marcados por  Petkovic, Ânderson (com acento) e Róbson Luís.  Com Geninho (Eugênio Machado Souto) no comando, a rapaziada foi: Tadic; Claudemir, Daniel, Gomes e Diego: Ygor, Rodrigo Souto (Júnior), Robson Luís (João Carlos) e Petkovic; Ânderson (Denílson) e Valdir Bigode.  

20 de julho de 2005 – Vasco 3 x 2 Santos. Esta foi de virada. A partir dos 9 minutos do segundo tempo, a rapaziada tirou dois gols de desvantagem. Começou com Ânderson, passou por Fernandinho  e terminou com Alex Dias no plaar. Era uma quarta-feira e corria aa 13ª rodada do 1º turno do Campeonato Brasileiro, na lagoa do Peixe, a Vila Belmiro, onde pintaram 3.829 pagantes. O técnico Renato Gaúcho Portaluppi usou: Elinton; Wagner Diniz, Ciro, Gomes e Diego; Ygor, Ives (Fernandinho), Felipe Alves e Morais; Alex Dias e Ânderson (Dominguez).
 

20 de julho de 2016 – Vasco da Gama 3 x 2 Santa Cruz-PE -  terceira fase da Copa do Brasil, jogo de volta, no Arrudão (Estádio José do Rego Maciel), em Recife com Andrezinho, Pikachu e Jorge Henrique na rede. O treinador era o ex-atleta vascaíno Jorginho Amorim, que escalou: Martín Silva; Madson, Jomar, Rodrigo e Júlio César; Yago Pikachu (Julio dos Santos), Marcelo Mattos (Diguinho), Andrezinho e Evander (William); Jorge Henrique e Thalles. 


20 de julho de 2019 - Vasco da Gama 2 x 1 Fluminense – clássico vira-vira iniciado às 11 horas, pelo Campeonato Brasileiro, no estádio de São Januário-RJ, com público de 19.607 pagantes e gols cruzmaltinos marcados por Leandro Castan e Bruno César,  no segundo tempo. Vanderlei Luzemburgo era o treinador e escalou: Sidão; Yago Pikachu, Henríquez, Castan e Henrique; Richard, Raul e Marquinho (Tiago Reis); Yan Sasse (Bruno César), Valdivia (Cáceres) e Marrony. 

                                                                 EMPATÃO 

20 de julho de 1996 - Vasco da Gama 3 x 3 Juventude-RS - Campeoanto Brasileiro, em São Januário, levando 3.057 pagantes ao estádio Brener  - 3 minutos - , Mauro Galvão e Maricá  foram os vascaínos na rede, com o técnico Antônio Lopés acreditando em: Caetano (Márcio); Maricá, Mauro Galvão, Alex e Válber; Fabício Eduardo, Luizinho Quintanilha (Nasa), Pedrinho e Ramon Menezes; Brener (Mauricinho) e Evair.

                                                         ANIVERSARIANTES

Márcio José de Oliveria – meia-atacante chamado por Marcinho, nascido na paulista Irapuã, em 1984, esteve vascaíno, em 2015, por 19 jogos, três gols e o título de campeão estadual-RJ da temporada.

Thiago Galhardo do Nascimento – atacante mineiro, de São João del Rei, nascido em 1989. Vascaíno entre 2018/2019, disputou 52 jogos, marcou 19 gols e tem o titulo de campeão da Taça Guanabara-2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário