Vasco

Vasco

segunda-feira, 8 de julho de 2024

                                                      ACONTECEU

1497 – Vasco da Gama inicia sua primeira viagem marítima da Europa para Índia; 1820 - rei portguês Dom João VI torna capitania de Sergipe emancipada politicamente da Bahia; 1889 – publicação da primeira edição do norte-americano Wall Street Journal; 1896 - primeira exibição de cinema no Rio de Janeiro;  2011 - NASA aposenta ônibus espacial Alantis após última missão.

                                                    NASCERAM

      Jean de La Fontaine – escritor francês de fábulas (viveu de 1621 a 1695);  John Pemberton - farmacêutico norte-americano criador da fórmula da Coca-Cola (1831 a 1999); Ferdinand von Zepppelin - inventor alemão (1838 as 1917); Procópio Ferreira -, ator/diretor teatral brasileiro (1898 a 1979); Nelson Rockfeller – governador de Nova York-1959/1973 e vice-presidente-1974/1977 dos Estados Unidos (1908 a 1979); em 1921 – Edgar Morin – filósofo/escritor/antropólogo francês; Moraes Moreira – cantor/compositor brasileiro (1947 a 2020); Márcio Montarroyos - músico brasileiro (1948 a 2007); em 1951 – Anjelica Huston - atriz norte-americana; Françoise Forton - atriz brasileira (1957 a 2022);

 GOLEADA 

08 de julho de 1945 - Vasco da Gama 5 x 1 Bngu - Campeonato Carioca, no estádio da Rua Conselheiro Galvão. Goleadores: Lelé (3),  Chico e Ademir. Time: Brbosa, Sampaio e Rafagnelli; Dno, Nílton e Argemiro; Ademir, Lelé, Isaías, Jair Rosa Pinto e Chico.     

                                                      SACODES 

    08. de julho de 1934 -  Vasco da Gama 4 x 2 Tupi-MG - amistoso no Estádio Francisco Salles de Oliveira, em  Juiz de Fora, com virada de placar. Novamuel, Almir, Lamana e D´Alessandro foram os vira-vira, comandados pelo treinador Harry Welfarfe, que escalou: Rey, Lino e Itália; Affonso, Fausto e Calocero; Novamuel, Almir, Lamana, Kuko e D´Alessandro.     

  08 de julho de 1962 - Vasco da Gama 3 x 0 Portuguessa-RJ - Campeonato Carioca, partida jogada no estádio da Rua Teixeira de Castro, com Joãozinho, Lorico e Larte, de pênalti, resolvendo a parada para o técnico Jorge Vieira, que comandou Humberto Torgado (Ita); Paulinho de Almeida, Britio, Barbosinha e Dario; Laerte e Lorico;  Joãozinho, Saulzinho, Vevé e Tiriça.    

     08 de julho de 1970 - Vasco da Gama 4 x 0 Bangu - Campeonato Carioca, com a presença de 7.001 poagantes, no Maracanã,  em uma etgapa da conquista cruzmaltina do título de capeão estadual da temporada. Vitória no viras-bira do plaar, com Walfrido, Jaílson, Buglê e Luís caralos Lemos mexendo o placar. Elba de Pádua Lima, o Tim, era o treinador que mandou à vitória: Andrada; Fidélis, Moacir, Renê e Batista; Alcir e Buglê; Jaílson (Luís Carlos Lemos), Walfrido, Silva Batuta e Gílson Nunes. 

 0j08 de julho de 1979 - Vasco da Gama 3 x 0 Volta Redonda - Estadual-RJ, no Estádio Raulino de Oliveira, a casa do adversário, onde Paulinho Massaariol (2) e Marco Antônio ssacudirm a rede, diante de 9.256 pagantes. Oto Glória mandou à chicotada: Leão; Paulinho Pereira, Abel, Gaúcho (Geraldo) e Marco Antônio;  Helinho, Dudu Coelhão e Guina; Jáder (Carlos Alberto Garcia), Roberto Dinamite e Paulinho Massariol.      

008 de julho de 1992 – Vasco da Gama 3 x 0 São  Paulo -  uma quarta-feira, rodada final do Campeonato Brasileiro. A torcida vascaína, com 4.586pagantes em São Januário,   gritava “entrega, entrega”, para o Almirante não ajudar o maior rival, o Flamengo, a ser finalista, se vencesse o Santos e contasse com derrota dos são-paulinos. Mas a rapaziada não topou a sacanagem. O técnico Nelsinho Rosa ficou muito emocionado com o placar (e o caráter, evidentemente) de: Régis; Luís Carlos Winck, Jorge Luís, Alexandre Torres (Tinho) e Sidney; Flávio, Leandro Ávila, Luizinho e Edmundo; Bismarck e Bebeto.  Moral da história: aos 10 minutos, Bebeto abriu a conta, que ficou pequena, no primeiro tempo. No segundo, com um minuto, Bismarck achou que estava pouco, e fez mais um. Como os são-paulinos não tinham força para reagirem, aos 24, Edmundo fez o terceiro. Dever de casa feito, cumprido à risca. Era a terceira vitória vascaína, em seis jogos contra os paulistanos, entre 1989 e 1992. 

 de julho de 2001 – Vasco da Gama 3 x 1 León-MEX – amistoso, no estádio Nou Campo da mexicana em León, assistido por cerca de  25 mi pagantes. Vitória com virada no placar, tendo Pedrinho, Romário e Paulo César feito o serviço na rede do anfitrião Joel Santana era o técnico que escalou: Fábio; Géder, Alexandre Torres e Henrique (Ricardo Bóvio); Patrício, Jorginho Amorim (Paulo César Maciel), William (Léo Lima), Botti (Valdo) e Gilberto; Pedrinho (Siston) e Romário

APERETUCHOS

   08 de julho de 1928 - Vasco da Gama 2 x 1  Syrio e Libanez - Campeonato Carioca, no campo do Andaraí, com  redes sacudidas por Américo e Russinho. Técnico Harry Welfare. Time: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Rainha, Nesi e Mola; Paschoal, Eurico (Bolão), Russinho, Américo e Patrício.     

   08 de jullho de 1951 -  Vasco da Gama 2 x 0 Nacional-URU - Copa Rio, no Maracanã, presenciado por 49.230 pagantes e com Djayr e Ipojucan batendo na rede dos uruguaios. Oto Glória era o técnico que escalou: Barbosa, Augusto e Clarel; Ely, Danilo e Alfredo II; Tesourinha, Ipojucan, Friaça, Maneca e Djayr.    

    08 de julho de 1968 - Vasco da Gama 2 x 1 Combinado Braniff Strongest-BOL -  amistoso em Santga Cruz de la Sierra, com Luizinho Goiano e Danilo Menezes executando os bolivianos, sob o comando do técnico Gentil Cardoso, que mandou ao gramado: Pedro Paulo, Nílton Paquetá, Brito, Fontana (Ananias) e Jorge Andrade; Jedir e Danilo Menezes; Luizinho Goiano, Nei Oliveira, Paulo Bim e Moraes.           

   08 de julho de 1975 - Vasco da Gama 1 x 0 Juventus-ITA -  amistoso assistido por 6.773 pagantes, no Maracnã, com Jair Periera marcandoo gol do time do ténico Máario Travaglini, que mandou pra cima dos alvinegros italianos: Mazaropi; Paulo César  Puruca (Toninho), Miguel, Renê (Moisés) e Alfinete; Gaúcho, Zanatta (Paulo Roberto) e Edu Coimbra (Jair Perira); Carlinhos (Roberto Dinamite), Dé Aranha e Luís Carlos Lemos.  

    08 de julho de 2006 - Vasco da Gama 2 x 0 Boavista-RJ -  amistoso no Estádio Elcyr Resende de Mendonça em Bacaxá-RJ. Os gols foma marcados por Morais, cobrando pênalti, e Edílson. O ténico era Renato Gaúcho Portaluppi que esclou: Cássio (Roberto); Wagner Diniz (|Claudemir), Fábio Braz, Jorge Luiz (Éder) e Diego; Yves (Abedi), Morais (Ernani) e Ramn Menezes (RobertoLopes); Edílson e Valdirdam (Riardinho).   

                                                       PENALTIEIROS

     08 de julho de 1989 - Vasco da Gama 1 x 1 Metz-FRA - Torneio de Lorena, no farancês Estádio Saint-Symphorien, com gol vascaíno marcado por Vivinho. O técnico Sérgio Cosme mandou a campo: Régis; Cocada, Célio Silva, Leonardo e Lira; Zé do Carmo, França e William; Vivinho, Robrto Dinamite e Sorato. OBS. era preciso decisão por pênaltis para se ter um finalista, e os cruzmaltinos vencam por 9 x 8


ANIVERSASRIANTES



1986 -Diogo Silva, futebolista brasileiro. 2012 /2016 POR 40 JOGOS. gOLEIRO NASACIDO EM cUIABÁ Em 8.071986


Nenhum comentário:

Postar um comentário