Vasco

Vasco

quarta-feira, 31 de julho de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 31 DE JULHO

                                                           ACONTECEU

      781 – mais antiga erupção do japonês Monte Fuji;  1498 – Cristóvão Colombo faz terceira viagem ao Mundo Novo (América) e descobre ilha de Trinidad; 1821 - Uruguai anexado ao Reino Unido de Portugal/Brasil/Algarves como Província Cisplastina; 1964 – sonda espacial norte-americana Ranger-7 envia primeiras fotos em close da Lua com imagens mil vezes mais nítidas do que as vistas por telescópio; 1991 - Estados Unidos e União Soviéica assinam tratado de redução de armas estratégicas; 1999 - Estados Unidos colidem, intencionalmente, espaçonave Lunar Prospector com a superfície da Lua  para pesquisar água congelada no satélite terrestre.

                                                            NASCERAM

Reprpdução de capa de livro

     Amélia de Leuchtenberg - imperatriz brasileira (viveu de 1812 a 1873); Henri Brisson – primeiro-ministro francês entre-1835/1898 em duas oportunidades (1835 a 1912); Milton Friedman - economista norte-americano (1912 a 2006); José Santamaria – uruguaio atro do futebolo espanhol pelo Real Madrid (1929 a 2002); em 1936 – Ignacio de Loyla Brandão - escritor brasileiro; em 1943 – Lobo (Roland Kent LaVoie) – cantor/compositor norte-americano; em 1944 – Geraldine Chaplin – atriz norte-americana e Roberto Miranda – atleta do Botafogo campeão da Copa do Mundo-1970 pela Seleção Brasileira de futebol; em 1948 – Hans Donner - designer alemão da TV Globo; em 1954 - José Roberto Guimarães - treinador de vôlei brasileiro brasileiro vencedor-1992/2008/2012 em três Olimpíadas; em 1959 – Stanley Jordan - guitarrista norte-americano; em 1963  - Eder Luiz - locutor esportivo brasileiro; em 1964 – Nivaldo Prieto  - apresentador/locutor esportivo/dublador brasileiro; em 1964 – J.K. Rowling- escritora britânica. 

   CANECO DO DIA


 Itália reproduzido de site vascaíno

 

 

  

 31 de julho de 1937 - Vasco da Gama 3 x 2 América-RJ -  jogo que ficou conhecido por Clássico da Paz. História que começa em 19 do mesmo julho, quando os presidentes vascaíno (Pedro Pereira Novaes) e americano (Pedro Magalhães Correia) reuniram-se, secretamente, na Associação dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro, para criar uma estratégia pacificadora do futebol carioca, que vivia com duas entidades, a Liga Carioca de Futebol e a Federação Metropolitana de Desportos. Do encontro saiu uma proposta aceita pelos outros 10 membros das duas entidades. A comemoração do novo momento deu-se 12 dias depois, com o amistoso Vasco x América, em disputa da Taça Pinto Bastos e do Bronze da Vitória (este oferecido pela revista O Cruzeiro), que foram parar nas prateleiras de São Januário, onde rolou a pugna apitado por Sanchez Diaz e assistido por 25 mil pagantes. Lindo (2) e Raul marcaram os gols cruzmaltinados, com time treinado pelo uruguaio Carlos Scarone, que mandou a campo: Joel, Poroto e Itália; Oscarino (Rainha), Zarzur e Calocero; Lindo, Kuko, Raul, Feitiço e Luna (Orlando). 

                                                                  GOLEADAS

31 de julho de 1930 - Vasco da Gama 5 x 1 Huracan-ARG -  em São Januário, quando o inglês Harry Welfare era o treinador da Turma da Colina e escalou:  A moçada goleou m, com Mattos (2), Carlos Paes, Russinho e Fausto mandando os petelecos nas redes dos argentinos. O treinador Harry Welfare escalou: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Bahianinho, Carlos Paes, Russinho, Mário Mattos e Sant´Anna, 

31 de julho de 1949 - Vasco a Gama 6 x 0 Canto do Rio-  em São Januário, pelo Campeonato Carioca, com Ademir Menezes (2), Heleno de Freitas (2), Nestor e Chico sem pieadade do Cantusca (apelido do adversário. O treinador da rapaziada era Flávio Costa, que teve: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Heleno, Ademir e Chico.

31 de julho de 2008 - Vasco da Gama 6 x 1 Atlético-MG - em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, assistido por 78.020 pagantes. O desfile de gols vascaínos incluiu as participação de Edmundo, Eduardo Luiz,  Madson, no primeiro tempo; Wagner Diniz (2) e Leandro Amaral na etapa final. A rapaziada era treinado por Antônio Lopes e jogou com: Roberto; Eduardo Luiz, Jorge Luiz (Anderson), Victor e Wagner Diniz; Souza, Byro (Marcus Vinicius), Madson e Edu Pina; Edmundo (Alex Teixeira) e Leandro Amaral.

INSISTENTE

31 de julho de 1932 - Vasco da Gama 5 x 2 Bangu - prova de que os vascaínos não perdiam tempo em São Januário. Chegaram a abrir três gols de frente, por conta de Gringo, Orlando Rosa Pinto e Mário Mattos, no primeiro tempo. Na etapa final, Gringo e, de novo, Mário Mattos, bisaram seus feitos que valeram pelo Campeonato Carioca, com o treinador Harry Welfare comandando esta moçada: Malhado, Lino e Itália; Tinhoco, Henrique e Mola; Bahianinho, Gringo, Galego, Mário Mattos e Orlando Rosa Pinto.

31 de julho de 1975 – Vasco da Gama 3 x 0 Bangu – Estadual-RJ, no Maracanã, presenciado por 14.070 desportistas, que assistrasmn gols marcados por Roberto Dinamite (2) e por Dé Aranha. O treinador era Mário Travaglini e os seus jogadores chamavam-se: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Renê e Celso Alonso; Alcir e Zanatta; Jair Pereira (Carlinhos/Edu Antunes); Roberto Dinamite, Dé Aranha e Luis Carlos Tatu Lemos. OBS:  além dessas duas vitórias, o Almirante venceu os bangueses, por W x 0, em 1971, quando valeria pela Taça Guanabara. O adversário desistiu da competição e os vacaínos nem entraram no gramado do Maracanã, onde rolaria a maricota.

SACODE 

31 de julho de 1988 - Vasco da Gama 3 x 0 Itabuna-BA  - caça-níquel da série amistosos bregas. Teve só 1.127 almas pra ver o time baiano apanhar, na cidade de Cruz das Almas, desde o primeiro minuto da refrega, quando Da Costa abriu os trabalhos. Roberto Dinamite explodiu o o segundo e Sorato completar a breguice, aos 33 minutos da chamada etapa complementar. O meio-campista vascaíno do time campeão brasileiro-1974, Carlos Alberto Zanatta, era o treinador e a sua patota atendia por: Acácio (Régis); Paulo Roberto Gaúcho (Cocada), Donato, Célio Silva e Lira; Zé do Carmo, Josenílton e Osvaldo; Vivinho, Roberto Dinamite (Sorato) e Bismarck.

                                              PEGADAS LEVES

31 de julho de 1977 - Vasco da Gama 2 x 0 Americano de Campos-RJ – jogo do Estadual, na casa do adversário, assistido por 11.958 pagantes Ramon Pernambucano e Marco Antônio foram os visitantes ao placar do Estádio Godofredo Cruz, enquanto o treinador Orlando Fatoni comandava: Mazaropi; Orlando Lelé, Abel, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário (Gaúcho), Paulo Roberto Baiano, Wilsinho (Zandonaide), Roberto Dinamite, Ramon Pernambucano e Dirceu Guimarães.

31 de julho de 1991 - Vasco da Gama 2 x 0 Flamego - amistoso, no Estádio Dizon de Melo, em Varginha-MG. Só no segundo tempo o placar foi movimentado, por Macula e Humberto, dois atetas saídos do banco dos reservas. Eles eram treinados por Anônio Lopes, que mandou a campo: Carlos Germano; Jorge Rauli (Dedé), Missinho, Jorge Luiz e Eduardo; Luisinho Quintanilha (Humberto),  França, Bismarck e William (Macula); Bebeto (Edil) e Sorato. OBS: Marco Aurélio dos Santos é o nome de registgro de Macula. Carioca, nascido no 22.05.1968, teve duas passagens por São Januário (1991/1992 e 1996), totalizando 26 jogos e três gols, um deles o da partida citada acima.

Reprodução de https://www.netvasco.com.br

31 de julho de 1992 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense – Copa Rio de Janeiro e primeiro pega com os tricolores fora do Rio de  Janeiro. Rolou no Estádio José Procópio Teixeira Filho, na mineira Juiz de Fora. Os defensores Jorge luiz e Eduardo atacaram as redes tricolores, perante 3.049 pagantes. O treinador Joel Santana passou ordens de vitória para: Carlos Germano; Dedé, Tinho Jorge Luiz e Eduardo; Luisinho Quintanilha, LeadnroÁvila, Flávio e Bimarck; Valdir Bigode e Roberto Dinamite (Luciano).  

31 e julho de 2011 – Vasco da Gama  2 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro, na casa do adversário, o paulistano estádio do Morumbi, presenciado por 23.369 pagantes. Éder Luís e Felipe, ambos no segundo tempo, derrubarm os anfitriões, com o técnico Ricardo Gomes manando a campo: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Julinho (Eduardo Costa); Rômulo, Jumar, Juninho  Pernambucano (Felipe) e Diego Souza;  Éder Luís (Leandro) e Alecsandro. OBS: não confundir o Leandro desta partida com o apoiador Leandro Ávila. Este chama-se Leandro Lessa Azevedo, paulista, de Ribeirão Preto, nascido em 1988 e que só foi vascaíno em 2011. Foi apelidado por Leandro Guerreiro . O outro é gaúcho, de Porto Alegre, nascido em 1971, e esteve cruzmaltino entre 1992 a 1996.   

                                                     TORNEIO INÍCIO 

A edição-1955, em 31 de julho, teve Vasco da Gama 2 x 0 Bonsucesso; 1 x 0 Botafogo e 0 x 0 Portuguesa-RJ, com 3 x 2 nos pênaltis. Coincidentemente, a Turma da Colina terminou vice para o Bangu, como havia ocorrido em 1950. Nos quatro préolios, o treinador Flávio Costs usou a mesma formação: Victor Gonzalez, Paulinho de Almeida e Bellini; Mirim, Orlando Peçanha e Dario; Sabará, Iêdo, Vavá, Pinga e Parodi.             

                                                 ANIVERSARIANTE 

                    Reginaldo reproduzido de https://vasconoticias.com.br
Reginaldo Ferreira da Silva – atacante autor do mais rápido gol cruzmaltinado (e da história do Campeonato Carioca), aos 7seg87 de Vasco da Gama 4 x 0 Duque de Caxias, em 23 de março de 2014, temporada em que foi vice-capeão estadual-RJ e ajudou a rapaziada a voltar à elite do Campeonato Brasileiro, levantando-se da queda-2013. Nascido na paulista Jundiaí, em 1983, ele esteva com a Turma da Colina, por 24 jogos e três gols, entre 2013/2014. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário