Vasco

Vasco

terça-feira, 9 de julho de 2024

                                                                 ACONTECEU

1540 – rei Henrique VIII da Inglatera anula casamento com (Ana de Cleves) sua quarta esposa; 1762 – Catarina , A Grande aplica golpe sobre marido (Pedro III) e se torna imperatriz da Rússia; 1916  Argentina declara sua independência da Espanha; 1’828 – Revolta dos Mercenários irlandeses, italianos e alemães que serviam ao Império desde a independência do Brasil; 1877 – iníco do torneio inglês de tênis de Wimbledon; 1890 -o governador da Província do Amazonas,  Augusto Ximenes de Villeroy, assina decreto criando município de Boa Vista do Rio Branco, que mais tarde viria a ser Boa Vista capital do Estado de Roraima; 1932 – Estado de São Paulo se revolta contra Governo Federal iniciando Revolução Constitucionalista; 1955 – inauguração do Obelisco de São Paulo homenageandos 713 soldados matados pelo Governo Getúlio Vargas duante Revoluão Constitucinalista que exigia nova constituição para o Brasil; 1960 - entra no ar a Rede Excelsior de Televisão. 

NASCERAM

Ann Radcliffe – escritora/poetisa britânica (viveu de 1764 a 1823); Friedrich Gustav Jakob Henle – médico/patologista/anatomista alemão (1809 a 1885); Carlos Chagas – médico/parasitologista brasileiro (1878 a 1934); Ottorino Respiglhi – compositor/maestro italiano (1879 a 1936); em 1956 – Ton Hanks - ator norte-americano e Ana Botafogo- bailarina brasileira; em 1964 – Courtney Love – musicista/atriz norte-americana; Ginaluca Vialli – astro do futebol italiano (1964 a 2023); em 1974 - Glenda Kozlowski – campeã brasileira, mundial, norte-americana e australiana de de bodyboarding (deslizar na crista da onda sobre prancha).  

  ROLA A BOLA

   Embora seja um time americano, mais precisamente, sul-americano, o Vasco parece não gostar desse gentílico. Prova disso são duas pancadas nos costados de equipes com tal denominação. Tirando as provas: em 9 de julho de 1922, bateu no já extinto Americano da Cidade Maravilhosa, e na mesma data, mas em 1978 , no Americano de Campos. Todo isso pelo mesmo placar de 2 x 0. Vejamos ao longo do texto: 

CANECO DO DIA 

09 de julho de 1989 – Vasco da Gama 3 x 0 Estrela Vermelha-IUG – Troféu Cidade de Metz, do também chamado  Torneio da Lorena,  no  francês Estádio Saint-Symphorien, em Metz, com gols marcados por Zé do Carmo, Sorato França. O técnico era Sérgio Cosme, que mandou à vitória: Régis; Cocada, Célio Silva, Leonardo Siqueira, Lira, Zé do Carmo, França, William (Paulo Roberto), Vivinho, Sorato e Anderson (Roberto Dinamite). OBS: 1 - resultado acima valeu caneco colocado em  disputa, tendo a Turma da C,olina, para carregá-lo,.passado, primeriamente, pelo time local do Metz, com 1 x 1 no tempo regulamentar e 8 x 7 nos pênaltis; 2 - o adversásrio da final era da antiga Iugoslávia, que é, atualmente, Sérvia; 3 -  os vascaínos já se encontraram com o Estrela Vermelha, que era da antiga Iugoslávia, hoje Sérvia, em quatro ocasiões, vencendo duas. As primeiras foram  amistosos, enquanto as duas outras valeram, respectivamente, pelos Torneios de Metz e de Belgrado. Confira: 18.04.1956 – Vasco 0 x 0 Estrela Vermelha; 11.05.1966 – Vasco 3 x 2; 10.07.1989 – Vasco 3 x 0; 10.08.1980 – Vasco 2 x 4.
 
SACODES

09 de julho de 1967 - Vasco da Gama 4 x 1 Blooming-BOL - amistoso, na boliviana Santa Cruzx de La Sierra, com gols dos atacantes Nei Oliveira e Paulo Bim., e do zagueiro Brito. O técnico era Gentil Cardoso, em sua segunda pasagem por São Januário, quando mandou ao gramado; Franz (Pedro Paulo); Nílton Paquetá, Brito,  Fontana |(Ananias) e Jorge Andrade (Silas); Jedoir e Danilo Menezes (Salomão); Luizinho Goiano, Nei Oliveira  Paulo Bim e Moraes.   

09 de julho de 1978 - Vasco da Gama  3 x 0 Americano de Campos-RJ -  adversário sempre difícil de ser batido, o time campista deveria ser uma pedreira naquele dia. Mas Roberto o demoliu com três dinamites - aos 44 minutos do primeiro tempo e aos 16 e aos 26 da segunda etapa. Naquele dia, as catracas de São Januário registraram a entradas de 12.336 torcedores, que assistram partida do Campeonato Brasileiro. Orlando Fantoni era o treinador destes vencedores: Mazaropi; Orlando Lelé, Abel Braga. Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário, Helinho (Zanatta), Dirceu Guimarães e e Guina (Wilsinho); Roberto Dinamite e Paulinho Massariol.

PEGADAS LEVES

 09 de julho de 1939 - Vasco da Gama 2 x 0 Bangu - Campeonato Carioca, no campo da Rua Ferrer, com gols do argentino Gandula e do mineiro Fatoni. O técnico uruguaio Ramón Platero escalou: Nascimento, Jahu ae Florindo; Oscarino, Zarzur ew Calocero; Orlando Rosa Pinto,  Alfredo I, Fantoni  Gandula e Luna.     

09 de julho de 1922 - Vasco da Gama 2 x 0 Americano-RJ - esta entrou na história cruzmaltina como jogo da Primeira Divisão da Série B do Estadual. A pelota rolou no campo da Rua Moraes Silva e quem  jogou um bolão foi Bolão, autor de dois gols. 
O esquadrão cruzmaltino de 1922 fez o Vasco chegar à elite do futebol carioca
Este prélioo foi do tempo em que o chefe Ramón Platero matava a turma, que corria da Moraes e Silva, onde o time treinava, até o fim do mundo. Era naquela base que a rapaziada moçada virava qualqeur placar no segundo tempo, quando o adversário já estava com a língua de fora. Vencido o Americano da capital, ficou faltando três jogos para o Vasco pular para a elite do futebol carioca, como campeão da Série B da Primeria Divisão-RJ, o que aconteceu, com 10 vitórias, um empate e uma queda, em 12 jogos, marcando 36 e sofrendo 10 gols.
Ramón Patero tinha pro time-base em 1922 esta turma: Nélson, Mingote e Leitão; Arthur, Bráulio e Nolasco; Paschoal, Pires (Dutra), Bolão, Torterolli e Negrito. 

Éder Luís pintou na rede dos gaúchos...
09 de julho de 2011  - Vasco da Gama 2 x 0 Interncional-RS  - se o Almirante afundouu um time de fora do país (francês) na data  9 de julho, fez o mesmo com um “quase de fora”, o colorado gaúcho, que vive na fronteira com o Uruguai. Aconteceu pela nona rodada do primeiro turno do Brasileirão, só que não foi nos Pampas, mas na Colina.
... e o zagueirão Dedé, também
Rolado em um sábado, 8.731 pagantes levaram a grana para as bilheterias de São Januário, que não divulgou quantas “pilas” rendeu a pugna. Éder Luís e Dedé beliscaram o nailonado, ttreinado por Ricardo Gomes. AS moçada fez a festa no sabadão carioca com: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca (Jumar); Rômulo, Juninho Pernambucano, Feipe (Diego Rosa) e Bernardo; Éder Luís (Diego Souza) e Alecsandro.

                       FOTOS REPRODUZIDAS DE WWW.VASCO.COM.BR

                                                        APERTUCHOS 

09 de julho de 2021 - Vasco da Gama 1 x 0 Sampaio Correa -MA- Campeonato Brasileiro da Série B, nas 10ª rodada, no estádio: de São Januário-RJ, com gol marcado por  Germán Cano, a 1 minuto. |Maarcelo Casbo era o treinador e o time teve: Vanderlei; Léo Matos, Leandro Castan, Ernando e Zeca; Andrey, Matheus Nunes (Arthur Salles), Matías (Romulo) e Marquinhos Gabriel (Sarrafiore); Gabriel Pec (Figueiredo) e Germán Cano (Riquelme). OBS: o meia Matheus Nunes Fagundes de Araújo era chamado pelos locutores de TV por  Êmetê. Sites e jornais  escriviam MT. Não confundí-lo com outros xarás cruzmaltinos. Ele nasceu em Cabo Frio-RJ, no 01.03.2001 e esteve vascaíno entre 2019 a 2022. 

09 de julho de 2022 – Vasco da Gama 1 x 0 Criciúma-SC -  Campeonato Brasileiro da Série B, com gol marcado por Raniel, diante de 19.219 pagantes, no Estádio Heriberto Hülse, na terra do anfitrião. O treinador (interino) Mauraício Souza escalou: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Quintero, Anderson Conceição e Riquelme (Luiz Henrique); Yuri Lara, Andrey (Zé Gabriel) e Palacios (Matheus Barbosa); Erick, Raniel (Getúlio) e Figueiredo (Zé Santos). 

                                                TORNEIO INÍCIO

09 de julho 1967 - nesta disputa que era um festival de bola rolando, para marcar a abertura do Campeonato Carioca, o Vasco da Gama fez 1 x 0 América, com gol de Adílson Albuquerque, e empatou dois jogos, ambos por 0 x 0, com Fluminense e Madureira. Eliminou o Flu, por 5 x 2, em cobranças de pênaltis, e foi eliminado, por 4 x 5 Madureira. O treinador da rapaziada era o artilheiro do passado Ademir Menzes, que usou a mesma formação nos três jogos: Vlair Appel; Jorge Luís, Sérgio. Major e Oldair; Maranbão e Paulo Dias; Nado, Adílson, Paulo Mata e Benê.    

 

1978 - Fernando Prass, futebolista brasileiro.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário