Vasco

Vasco

domingo, 2 de setembro de 2012

HISTORI&LENDAS INTERNACIONALIZADAS

1 - Coincidentemente, a data 9 de agosto contempla três vitórias internacionais cruzmaltinas: VASCO 2 X 1 ARSENAL, terceiro triunfo sobre o adversário inglês. Em um sábado, pelo Torneio de Belgrado, na antiga Iugoslávia, em 1980, com Paulo César ‘Caju’ e Roberto Dinamite comparecendo às redes – os outros triunfos foram por 1 x 0, em 25 de maio de 1949, e por 4 x 0, em 12 de junho de 1951, ambos no Rio de Janeiro; VASCO 5 X 0 MARÍTIMO teve Roberto Dinamite explodindo dois petardos nas redes portuguesas. Amauri, Silvinho e Ticão completaram o serviço, feito em um domingo, no Estádio dos Barreiros. Valeu pelo Troféu Autonomia, do Torneio Ilha de Funchal, em 1981; VASCO 2 x 1 HAMBURGO rolou no Estádio do Bessa, na portuguesa Porto, pelo Torneio Cidade do Porto, em 1992. Bismarck abriu o placar, aos 42 minutos do primeiro  tempo. Júnior, aos 20 do segundo, fez o outro. 

2 - No domingo 8 de dezembro de 1968, em Vasco 3 x 2 Internacional-RS, no Maracanã, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, aconteceu o inusitado na vida vascaína. As estatísticas passaram a marcar três empates e quatro gols para cada time, até então, pela competição. O grandalhão Valfrido "Espanador da Lua", o "gringo" Danilo Menezes e o nanico Nado derramaram na rede o chimarrão dos gaúchos", no jogo 2.419 da história da bola da Colina.

3 - O Vasco, clube eminentemente católico, já havia jogado em São Paulo, São Luís, Santos. Em 8 de dezembro de 1987, para arrumar uma graninha e pagar a sua folha salarial, com o 13º, deixou oa lances do Céu e foi à terra de um padre,  Frei Paulo, em Sergipe. De quebra, como o time local, chamado Corinthians, não rezou direito,  Romário (2) e Josenílton o castigaram: 3 x 1.

4 - No domingo 11 de janeiro de 1949, Vasco 2 x 1 Botafogo teve o atacante Heleno de Freitas encarando o clube com o qual se identificava. Valeu pelo segundo turno do Campeonato Carioca, em São Januário, apitado por  Mário Vianna. Mas foi Ademir Menezes que compareceu à rede durante a nevegação 1.227 do "Almirante" e o 54º duelo pelo Campeonato Carioca entre suas rapaziadas – Barbosa, Augusto e Wilson: Ely, Danilo e Alfredo; Ademir, Maneca, Heleno de Freitas, Ipojucan e Chico foi a da Colina.

5 - Vasco da Gama 4 x 0 Santos, em 30 de julho de 1933, pelo primeiro Torneio Rio-São Paulo, foi a primeira goleada da "Turma da Colina" sobre um rival paulista.  Aconteceu em São Januário, com gols de Carreiro (2), Orlando e Carniere, tendo o treinador Harry Welfare formado esta “Turma da Colina”: Rey; Tuíca e Itália; Tinoco, Fausto e Gringo; Orlando (Bahiano), Almir, Quarenta, Carnieiri e Carreiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário