Vasco

Vasco

domingo, 9 de setembro de 2012

CALENDÁRIO 9, 10 E 11 DE SETEMBRO

                                                9 DE SETEMBRO
O Vasco já encarou o Fluminense, por cinco vezes, na data 9 de setembro. Venceu três e empatou duas, ambas por 0 x 0, em 1061 e em 1990. O Flamengo, também, caiu no laço. Com o Madureira a barra pesou mais. Tem sucesso na "Segundona" carioca, também. A data inclui, ainda, um “jogo brega”, daqueles que o clube saía por aí catando grana. Foi em 1956, no ano em que foi o campeão carioca, quando visitou Lavras-MG e empatou, por 0 x 0, com o Olímpico local.  Vejamos tudo:

VASCO 1 X 0 RIVER  está registrado como o 19º jogo da história do futebol vascaíno, quando a "Turma da Colina" ainda rolava pela Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Foi a sexta vitória com bola rolando – houve uma, por W x O, na Terceirona. Antes daquilo, os placares vitoriosos haviam sido: 29.10.1916 - 2 x 1 River (3º Divisão); 12.05.2017 - 4 x 2 Icarahy (2º Divisão); 10.06.1917 - 2 x 0 Paladino; 05.08.1917 - 5 x 2 Progresso; 09.1917 - 3 x 0 Boqueirão do Passeio.

VASCO 2 X 1 FLUMINENSE teve gols marcados por Sant´Anna e Pepico e foi jogado em casa, pelo Campeonato Carioca, de fase única. O placar encerrou uma sequência de três jogos sem vencer o adversário. Até então, em 10 confrontos pelo Estadual, os vascaínos estavam com cinco triunfos, dois empates e 17 bolas nas redes.

Tesourinha deixou duas na conta
VASCO 4 X 2 FLUMINENSE valeu pelo Campeonato Carioca-1951, em um domingo, no Maracanã, com gols vascaínos marcados por Tesourinha (2), Ipojucan e Danilo Alvim. O juiz foi Mário Vianna e o público de 87.019 pagantes. Naquela temporada, os vascaínos fizeram campanha fraca, saindo da temporada estadual em quinto lugar, com 22 pontos, nove a menos do que o campeão. O time que bateu no Flu era dirigido por Oto Glória e jogou com: Barbosa, Augusto e Clarel; Ely, Danilo e Alfredo II;  Tesourinha (foto), Ipojucan, Edmur, Maneca e Friaça.

VASCO 1 X 0 FLUMINENSE, do Campeonato Carioca-1962, teve o pernambucano Vevé comparecendo ao filó do Maracanã e encerrando uma sequência de oito clássicos sem vitórias sobre os tricolores, pelo Estadual. Aírton Vieira de Morais apitou e o técnico Jorge Vieira escalou: Humberto Torgado, Paulinho de Almeida, Brito, Barbosinha e Dario; Maranhão e Lorico; Sabará, Vevé, Saulzinho, e Da Silva. 
VASCO 4 X 2 FLAMENGO –  Roberto Dinamite encaçapou três – Nélson (contra) também presenteou os cruzmaltinos – naquela tarde do 9 de setembro de 1979, um domingo, com o Maracanã registrando 67.798 pagantes. Do que a galera cruzmaltina mais gostou foi a vitória sair de virada. Como o diabo gosta! Oto Glória,  tinha esta  rapaziada que sabia se virar: Leão: Orlando ‘Lelé', Ivan, Gaúcho e Marco Antônio; Dudu, Xaxá e Afrânio; Paulinho (Paulo César), Roberto Dinamite e Lito (Catinha).

VASCO 4 X 1 MADUREIRA -  Bater no "Tricolor Suburbano" era uma tradição vascaína. Daquela vez, em 1945, se tivesse juízo, o "Madura" nem havia aparecido em campo. O presidente cruzmaltino, Jaime Fernandes Guedes, vinha mantendo bem lubrificado o "Expresso da Vitória", lhe entregue pelo antecessor Cyro Aranha. Fosse onde fosse, um time que marcou 58 gols (média de 0,8 por jogo) na temporada batia, sem pena E bateu, em Conselheiro Galvão, a casa do Madureira, com gols de Lelé e de Rafagnelli, ambos cobrando pênalti, no primeiro tempo, e de Isaías e de Spina (contra) na etapa final. Aristides Ferreira apitou e a "Turma da Colina" goleou por conta de: Rodrigue, Augusto e Rafagnelli; Berascochea, Ely do Amparo e Argemiro; Válter, Lelé, Isaías, Ademir Menezes e Chico.

Na "quinrestreia" do treinador Joel Santana, que iniciou, hoje, o seu quinto período de direção do time cruzmaltino, a rapaziada devolveu a derrota do primeiro turno aos centro-oestinos, com 2 x 0, em São januário. Com isso, a "Turma da Colina" subiu para 38 pontos, mas os resultados da rodada o mantiveram em quarto lugar, pelo critério técnico de números de vitórias. Mas ficou só a um ponto do ponteiro.
O "Gladiador"  Kleber não marcou, mas lutou muito
No sábado, quando enfrentará o Atllético-GO, o Vasco poderá assumir, finalmetne a liderança, caso vença e conte com tropeços dos três que estão à sua frente.
 No jogo de hoje, a equipe vascaína chegou à sexta vitória caseira, em 11 jogos. O que significa que o time pisa muito na bola quando atua em seu reduto – o "Kike" está fazendo uma pesquisa sobre os desperdícios de pontos dentro da Colina, principalmente, diante de times considerados "pequenos". 
                                             CONFIRA A FICHA TECNICA
09.09.2014 (terça-feira) - Vasco 2 x 0 Luverdense. Campeonato Brasilerio Série B. Estádio: São Januário-RJ. Juiz: Marcos André Gomes da Penha-ES. Renda: R$ 144.620,00. Público:7.438 pagantes (8.582 no total). Gols: Rodrigo, aos 18 min do 1º tempo, e Maxi Rodriguez, aos 15 do 2º tempo.  VASCO: Jordi; Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Lorran; Guiñazu, Fabrício, Jhon Cley, Douglas e Maxi Rodriguez (Edmilson); Kleber (Thalles). Técnico: Joel Santana. LUVERDENSE: Gabriel Leite; Michel Bertasso (Clécio)(Léo), Montoya, Braga e Paulinho; Carlão, Jean Patrick, Gilson, Samuel e Washington (Rubinho); Lê. Técnico: Júnior Rocha.

                                                             
                                                                     10 DE SETEMBRO
Os vascaínos pegaram três  times e sapecaram quatro gols, por jogo, na data 10 de setembro. As vítimas – Bonsucesso, Campo Grande e Portuguesa – eram caseiras e já estavam acostumadas a entrar para o caderninho da rapaziada, devendo muito. Antes disso, o Canto do Rio já ficara com a sua parte. Confira:  

VASCO 3 X 1 CANTO DO RIO foi na casa do adversário, o Estádio Caio Martins, em Niterói. Alzilar Costa apitou  e Ademir Menezes (2) e Lelé o obrigaram a fazer mais recomeços de jogo. Por aquele tempo, o uruguaio Ondino Viera estava montando o "Expresso da Vitória", que mandaria no futebol brasileiro pelas oito temporadas seguintes. Anote os caras do dia naquele prélio do Campeonato Carioca-1944: Yustrich, Rafagnelli e Sampaio; Figliola, Berascochéa e Argemiro; Djalma, Lelé, Isaias, Ademir Menezes e Chico.
VASCO 4 x 0 BONSUCESSO rolou em tarde de domingo, no estádio da Rua Teixeira de Castro. Ademir Menezes fez três, Maneca um, e o "Almirante" seguiu avisando que queria o título do Campeonato Carioca-1950. O técnico Flávio Costa tinha um timaço. Naquele dia, jogaram: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Lima, Alfredo II, Maneca, Ademir Menezes e Djayr.
VASCO 3 X 2 BONSUCESSO foi o placar em um outro 10 de setembro, um sábado de 1960, também pela temporada do Estadual, daquela vez jogando em casa. Amílcar Ferreira foi o apitador da partida que teve o ex-zagueiro Ely do Amparo comandando do time cruzmaltino. Sabará, de cabeça, o que não era normal, aos 24 minutos, abriu o placar. Wilson Moreira, aos 72, e Pinga, aos 73, marcaram os outros tentos desse time: Ita, Paulinho de Almeida, Viana e Coronel; Ecio e Orlando; Sabará, Delem, Wilson Moreira, Waldemar e Pinga.
 VASCO 4 x 0 CAMPO GRANDE – Goleada integrante da temporada em que os vascaínos encerraram o jejum, de 12 anos, sem o título estadual. Aconteceu em uma quinta-feira, pelo Campeonato Carioca-1970, no Maracanã,  com gols de Silva, Valfrido, Luiz Carlos e Ademir, diante de 15.715 pagantes. Elba de Pádua Lima, o Tim, era o chefe de: Andrada; Fidélis, Moacir, Renê e Eberval; Alcir, e Buglê (Ademir) Jaílson (Luiz Carlos), Valfrido, Silva e Gílson Nunes.

VASCO 2 X 0 MADUREIRA foi um outro pega de temporada em que a rapaziada ficou com o caneco, a do Estadual-1977. Orlando Fantoni armou o time que jogou na Ilha do Governador, sob apito de Giese do Couto, perante 8.396 pagantes. Helinho, aos  9, e Jorginho (contra), aos 12 minutos do segundo tempo, bateram na rede para comemoração desta formação: Mazaropi; Orlando 'Lel´' (Fernando), Abel, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário e Dirceu; Wilsinho (Guina), Helinho, Paulinho e Ramón Pernambucano.
O Dinamite reproduzido do Jornal de Brasília
VASCO 4 x 2 PORTUGUESA-RJ – Exatos 4.930 pagantes acompanharam esta refrega válida pelo Estadual-1978, em São Januário. Apitada por Mário Rui de Souza, teve gols de Roberto Dinamite (foto), Guina e Paulinho.  O ex-atacante cruzmaltino Orlando Fantoni era o treinador dessa rapaziada: Jair Bragança; Paulo César, Orlando ‘Lelé”, Gaúcho e Marco Antônio; Helinho, Guina e Paulo Roberto; Wilsinho, Roberto Dinamite e Paulinho. Por aquela época, o Vasco era o terceiro colocado, com um ponto a menos do que o ponteiro. Naquela semana, a revista "Placar" publicou  matéria, com uma foto enorme, de Roberto Dinamite, dizendo que  o artilheiro vascaíno era "bicho certo".  A foto, aqui reproduzida, de Zeka Araújo, é da página 28, do nº 446, de 10.09.1978.

10.09.2016 - Em seu jogo de número 100, pelo Campeonato Brasileiro da Série B – disputou a divisão, antes, em 2009 e em 2014 – a rapaziada encerrou a fase, de cinco partidas sem vitórias e segue na liderança da competição, somando 44 pontos, dois a mais do quer o segundo colocado. 
Par voltar a vencer, o time vascaíno mandou a sua torcida sofrer um bocado. Abriu dois gols de frente e deixou o adversário empatar. Primeiramente, cometendo aquela falha de todas as partidas, não marcando um homem que penetra na área, mas só a bola. No segundo gol, o goleiro Martín Silva estava muito adiantado, o que faz sempre. 
Pikachu, fotografado por Carlos Gregório Junior,
de www.crvascodagama.com.br, salvou os vascaínos
em cima da hoia
O gol de abertura do placar saiu aos 24 minutos.Nenê cobrou falta, com perfeição, não  permitindo ao goleiro visitante nem se mexer. A cobrança foi do lado esquerdo das área. Aos 28 minutos, em nov jogada pela esquerda, Nenê serviu Éderson, que dominou a bola livre de marcação e chutou para o canto direito do goleiro que voltou a ficar parado no lance. No minuto seguinte, veio a falha de marcação e o gol do Oeste, que igualou o placar aos 16 minutos da etapa final.
O tento da vitória foi marcado por Pikachu, aos 46 minutos. Nenê cobrou falta, o atacante Thalles, pegou sobra de bola e cruzou para Pikachu, que chutou e fecho o placar 3 x 2. 
CONFIRA  A FICHA TÉCNICA – (10.09.2016 (sábado_ - Vasco 3 x 2 Oeste-SP: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Estádio:: São Januário-RJ. Juiz: Marielson Alves Silva-BA. Público presente: 4.903. Pagantes: 3.936. Renda: R$ 130.145,00. Gols: Nenê, aos 24; Éderson, aos 28, e Ricardo Bueno, aos 29 min do 1º tempo); Crysan, aos 16, e Yago Pikachu, aos 46 min do 2º tempo. VASCO: Martín Silva; Yago Pikachu, Luan, Rodrigo e Júlio César; Douglas Luiz, Andrezinho e Nenê; Júnior Dutra (Madson), Jorge Henrique (Éder Luís) e Éderson (Thalles). Técnico: Jorginho. OESTE: Felipe Alves; Felipe Rodrigues, Bruno Silva e Velicka (Betinho); Daniel Simões, Renan Mota, Marquinho e Rodolfo; Crysan, Mike e Ricardo Bueno (Matheus Vargas). Técnico: Fernando Diniz.

VASCO 1 X O ATLÉTICO-MG, EM 1972 
 VASCO 0 X 0 SELEÇÃO DA ÍNDAIA, EM 1993.

                                                11 DE SETEMBRO
Nos Estados Unidos, o 11 de setembro é uma data fatal. Nela, o lídr da organização terrorista Alkaeda, o saudita Bin Laden, mandou derrubar dois edifícios comerciais de Nova York, configurando a mais ousada ação terrorista do planeta. Em São Januário, é uma das mais significativas da rota do "Almirante". Além de gol de placa, teve goleadas e quebra de recordes. Mais? Cinco vitórias, totalizando 15 gols sobre um mesmo time. Curioso? Dois empates pelo mesmo placar: 11.09.1986 – Vasco 0 x 0 Santos e 11.09.1994 – Vasco 0 x 0 Santos. Taí pra você conferir:

VASCO 4 X 2 PORTUGUESA DE DEPORTOS - Talvez, o gol do ponta-direita Vivinho, a um minuto do segundo tempo, em Vasco 4 x 2 Portuguesa de Desportos, no 11 de setembro de 1988, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, tenha sido o mais bonito já marcado em São Januário. Era um domingão de sol forte e o atacante aplicou três “chapéus”  sobre o volante Capitão. Na época, a revista Placar (fotos) fez um carnaval com o lance que iniciara a virada do marcador – a Lusa abrira a contagem, aos 19 minutos do 1º tempo. 

Welves Dias Marcelino, o Vivinho, chegou à Seleção Brasileira, foi bi-campeão carioca-1987/1988, quando o Vasco era treinado por Sebastião Lazaroni, e jogu ao lado de supercampeões, como Romário, Bismarck, Geovani, Dunga e Mazinho. O tento que lhe valeu uma placa no estádio da Colina foi assistido por 7.295 pagantes, no jogo que rendeu Cz$ 4.671.000,00. O apito foi de Carlos Sérgio Rosa Martins-RS e os outros tentos cruzmaltinos assinados por Leonardo Siqueira, aos 19; Sorato, aos 27, e William, aso 41 minutos, todos do segundo tempo. Carlos Alberto Zanata era o treinador desta rapaziada:  Acácio; Paulo Roberto Gaúcho, Célio Silva, Leonardo Siqueira e Mazinho; Zé do Carmo, Farnça (Ernani) e Bismarck; Vivinho, Sorato e William.

VASCO 6 X 0 UNIÃO SÃO JOÃO-SP - O  "Animal" Edmundo botou o time da paulista Araras-SP pra voar. Jogava-se o Campeonato Brasileiro-1997 e os seis gols por ele marcados representou o recorde, por um mesmo atleta, desde que a disputa surgiu, em 1971. E ele só não fez mais porque perdeu um pênalti, que ele mesmo sofrera, depois do quinto tento.
A balaiada começou no primeiro minuto. Edmundo recebeu a “maricota”, pela intermediária, progrediu, sem marcação, e chutou fraco. Teve uma ajudazinha do goleiro Adinam, que papou um “peru”.  Ainda no primeiro tempo, voltou à rede, aos 23 minutos. No segundo, fez o terceiro, aos 27. Por ali, queria pedir substituição, pois não sentia-se bem, desde a concentração. Sorte dele que Luisinho deu-lhe uma dura: “Pirou, cara?  O jogo tá fácil, você tá disputando a artilharia. Segura!” De sua parte, o União segurou um “rabo de foguete”. Mais bolas no  filó, aos 29, aos 34 e aos 44 minutos.
 Com o recorde do 11 de setembro, Edmundo igualava-se a Dodô, do Botafogo, e a Christian, do Internacional-RS, com 11 gols, na corrida pela artilharia.  Mas ganhou, ao final da disputa, com o Vasco campeão e ele o principal “matador”, com 29 “crimes”, recorde só derrubado, em 2004, por Washington, do Atlético-PR.
Clever Assunção Gonçalves-MG apitou a chuva de gols, assistida por 1.313 pagantes, com renda de R$ 14.mil, 390 reais, e “massacre” em noite de quinta-feira em São Januário, pela primeira fase do Brasileirão. O treinador Antônio Lopes comandava esta edição da “Turma da Colina": Márcio; César Prates, Alex Pinho, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho (Odvan), Nasa (Fabrício Eduardo), Ramon e Juninho Pernambucano (Mauricinho); Edmundo e Pedrinho.
 Antes de Edmundo atingir a marca dos seis gols, em uma só partida, em jogos do Brasileirão, Roberto Dinamite havia marcado cinco vezes, em Vasco 5 x 2 Corinthians, em 4 de maio de 1980; Arthurzinho, quatro, em Vasco 9 x 0 Tuna Luso-PA, em 1984, e Romário, também, quatro, em 2001, contra o Guarani de Campinas.  
LISTA DE VÍTIMAS - 02.11.1977 Goiânia 2 x 6 Vasco; 12.02.1981 – Vasco 6 x 1 Londrina-PR; 14.02.1984 – Vasco 9 x 0 Tuna Luso-PA; 24.01.1982 Vasco 7 x 0 Moto Clube-MA; 10.03.1982 – Vasco 7 x 0 Internacional de Santa Maria-RS; 14.03.1982 – Vasco 7 x 1 Operário-MS; 25.03.1984 – Vasco 6 x 0 Joinville-SC; 05.10.1986 - Vasco Operário-MT; 22.10.1995 – Vasco 6 x 1 Paysandu-PA; 05.08.2001 – Vasco 7 x 1 Guarani de Campinas-SP; 25.11.2001 – Vasco 7 x 1 São Paulo.

 
VASCO 4 X 2 OLARIA, pelo Campeonato Carioca-1932, foi em São Januário, com Gringo (2), Orlando e Mário Mattos batendo na rede. O placar foi indiscutível, mas a temporada vascaína apresentou algo inesperado: a rapaziada que ganhara o Torneio Início, em abril, terminou o Estadual na sexta colocação, somando 23 pontos em 22 jogos – 9 vitórias, 5 empates e 8 derrotas. Marcou 52 e sofreu 42 tentos.      

 VASCO 4 X 1 MADUREIRA,  partida do Campeonato Carioca-1938, em São Januário, teve gols marcados por Villadoniga (2), Alfredo e Aziz. O apito foi de Virgílio Friedrighi e a escalação cruzmaltina incluiu: Joel, Jaú e Florindo; Oscarino, Aziz e Argemiro; Bahia, Gabardinho (Alfredo), Niginho, Villadoniga e Luna.  Naquela temporada, a moçada terminou o Estadual em quarto lugar, somando 19 pontos, em 16 jogos – 7 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Marcou 37 e sofreu 27 gols. 

VASCO 3 X 0 OLARIA, em São Januário, apitado por Gillis McPherson Dundas, apresentou Ademir Menezes (2) e Maneca mexendo no placar válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca-1949. Barbosa, Augusto e Jorge; Ely, Danilo e Alfredo; Nestor, Maneca, Ademir Menezes, Ipojucan e Mário foram à cancha. Aquela foi uma temporada de fazer inveja à concorrência. Campeão estadual invicto, com 18 vitórias e dois empates, o time esnobou. Marcou 84 gols, acumulando o saldo de 60, e somando 38 pontos, em 20 compromissos.   

 VASCO 3 X 2 OLARIA foi jogo duro, na casa do adversário, à Rua Bariri. Ademir Menezes, Pinga e Valter Marciano marcaram os gols do prélio apitado por Henry Davis. O técnico Flávio Costa alinhou: Ernâni, Paulinho de Almeida e Haroldo; Laerte, Orlando e Alfredo; Sabará, Valter, Ademir Menezes, Pinga e Parodi.  Após dominar o futebol carioca, entre 1945 a 1952, o ciclo do "Expresso das Vitória", o "Almirante" foi para a entressafra e começou a voltar a crescer naquela temporada em que terminou vice-campeão. Em 22 jogos, os cruzmaltinos somaram 35 pontos provenientes de 15 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Marcou 50 e sofreu 19 gols.

 VASCO 3 X 1 OLARIA valeu por mais uma temporada em que o time "bateu na trave", isto é, terminou a temporada estadual vice – perdeu o título a 23 minutos do final da partida. Neste placar citado acima, Peribaldo, aos 8, Pintinho, aos 23, e Marco Antônio, aos 33 minutos, todos do segundo tempo, sob apito de Valquir Pimentel, no Maracanã, selaram a vitória desta rapaziada escalada por Mário Jorge Lobo Zagallo: Mazaropi, Marco Antônio, Orlando, Léo, João Luís, Carlos Alberto Pintinho, Paulo Roberto, Paulo César "Caju", Catinha (Marquinho), Roberto Dinamite e Wilsinho (Peribaldo). 

VASCO 2 X 0 OLARIA rolou na sexta rodada do primeiro turno do Estadual-1985, em São Januário, apitado por Pedro Carlos Bregalda e testemunhado por 4.205 pagantes. Santos, aos 29, e Romário, aos 35 minutos, fizeram o serviço mandado pelo treinador Antônio Lopes, que escalou: Acácio; Heitor, Newmar, Fernando e Paulo César; Vitor, Luis Carlos e Gersinho; Santos, Romário e Silvinho. Uma temporada regional irregular. Time terceiro colocado no primeiro turno, caiu para o quinto no segundo.  
 VASCO 5 X 2 JUVENTUDE-RS deixou o time da gaúcha Caxias do Sul barbarizado, em São Januário, no 16º encontro entre ambos, pela disputa unificada. Aquele foi da fase única do Campeonato Braileiro-2005,  com gols de Abedi, aos 20;  Róbson Luís, aos 57; Morais, aos 63, Romário, aos 77, e Alex Dias, aos 79 minutos. Renato “Gaúcho” Portaluppi  era o treinador de:  Roberto; Wagner Diniz, Fábio Braz, Alemão  e Diego Corrêa (Jorginho Paulista); Ygor, Osmar (Robson Luís), Morais e Abedi (Amaral); Alex Dias e Romário.    

                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário