Vasco

Vasco

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O SENCACIONAL VAVÁ

O glorioso Edvaldo Izídio Neto, que a torcida conheceu pelo apelido de Vavá, o “Leão da Copa”, autor de cinco tentos no Mundial da Suécia-1958, contou ao ex-almirante Vasco Vasconcelos ter marcado o seu gol “mais + mais” pelos gramados dos “gringos”. E não for durante a disputa da Taça Jules Rimet. Segundo ele, acontecera diante do alemão “FC 04”.
Vavá narrou assim o tento, quando já defendia o espanhol Atlético Madrid: “...peguei a bola, sem jeito, na altura da linha média adversária. Senti vontade de disparar, num ‘rush’, mas mudei de idéia, repentinamente. Enfiei o pé e confesso que não esperava obter êxito... o goleiro não fez muita fé... e foi surpreendido. Até eu mesmo fiquei estupefato..”
VASCO VASCONCELOS COMENTA – Vavá enganou-se sobre o adversário. Como FC 04, ele deveria estar pensando no Schalke 04, que jamais encarou o Vasco. Durante o tempo em que ele vestiu a jaqueta cruzmaltina, a rapaziada só jogou uma partida em gramados alemães, em 12 de maio de 1956, vencendo o Rot-Weiss Essen, por 2 x 0. Depois daquilo, só voltou a pegar  um time alemão, em 9 de junho de 1959, quando ele não era mais um vascaino. 
Diante do Rot-Weiss Essen, os gols foram marcados por Valter Marciano e Djayr, Vavá nem jogou. O time teve: Hélio; Paulinho de Almeida, Haroldo, Orlando, Laerte e Coronel;  Sabará, Livinho, Ademir Menezes, Válter  e Djayr.
O mais provável é que o gol  atribuído por Vavá ao jogo na Alemanha,  tenha sido marcado na Inglaterra, em 5 de maio de 1956, em Vasco 2 x 0 Sheffield Wednesday – o outro tento foi de Livinho e o time formou assim  Hélio; Dario, Haroldo, Orlando, Laerte e Coronel; Maneca, Livinho, Vavá Ademir e Djayr.
Uma outra possibilidade é que possa ter sido marcado 21 dias depois, em Vasco 2 x 1 Racing Léns, na França. Isso porque ele não foi às redes em 8 de maio, no 1 x 1 com o sueco Malmoe, o jogo anterior ao embate contra o Rot-Weiss, e nem no posterior, passados 15 dias, em Vasco 4 x 1 Racing Club da França. 
CORREÇÃO DA VERDADE – Vavá e Vasco Vasconcelos viajaram. Vavá confundiu o time alemão com os aspirantes do Botafogo. Os dois tentos foram muitos parecidos, “iguais-zíssimos”. Só que o primeiro rolou pelos idos de 1952, quando ele estava começando a botar goleiros pra chorar, usando a gloriosa jaqueta da “Turma da Colina”. Neste lance, a bússola do ex-almirante desarvorou a do “Almirante”, nas longitude, latitudes e atitudes.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário