Vasco

Vasco

sábado, 29 de novembro de 2014

TRAGÉDIAS DAS COLINA - PALMEIRADA

A data  12 de março de 1967 tem que ser riscada da caderneta dos vascaínos. A “Turma da Colina”, que era treinada pelo “Mestre Ziza”, isto é, Thomás Soares da Silva, o Zizinho, o maior nome da Copa do Mundo-1950 e do futebol brasileiro pré-Pelé, foi goleado, pelo Palmeiras, por 5 x 0, no Pacaembu, valendo pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa – a competição juntou mineiros, gaúchos e paranaenses, a paulistas e cariocas,  abandonando-se o antigo Torneio Rio-São Paulo.
Time grande ser goleado por time grande, de vez em quando, acontece. Mas o pior foi que o Vasco sofreu quatro gols de um mesmo jogador, o ponta-esquerda palmeirense Rinaldo, que nem era um grande artilheiro. Depois de Arthur Friendereinch, que mandou cinco bolas nas redes vascaínas, Rinaldo foi o cara que mais balançou a “roseira” da Colina, em uma mesma partida. Culpa de:  Édson Borracha (Franz); Jorge Luis, Brito, Fontana e Oldair; Salomão e Danilo Menezes; Nei Oliveira, Bianchini (Nei), Adilson e Morais.

DURO NA QUEDA - O Palmeiras é um dos clubes que o Vasco tem muitas dificuldades para vencer. Em 100 confrontos, por 10 competições, os palmeirenses venceram 46, contra 24 da “Turma da Colina” – além de amistosos, os pegas foram por Brasileiros Série A; Torneios Rio-São Paulo, Roberto Gomes Pedrosa, João Havelange e Quadrangular de São Paulo; Copas Mercosul, dos Campeões e Rio, e Taça Libertadores.
Nessas disputas, a grande vantagem alviverde foi no Robertão. Dos cinco confrontos, entre 12 de março de 1967 e 6 de dezembro de 1970, o “Verdão” venceu todos: 5 x 0. Pelo RJ-SP, a vantagem é maior. Entre 12 de fevereiro de 1950 e  3 de fevereiro de 2002, o Vasco deve 8, ou 14 x 6.  Pelo Brasileirão, a diferença é de 7 vitórias alviverdes: 18 x 11,entre 7 de setembro de 1970 e 12 de setembro de 2012.  Em amistosos, de 14 de fevereiro de 1943 a 9 de dezembro de 1976, também há vantagem paulistana: 5 x 4.
Uma das grandes tragédias vascaínas nesse duelo aconteceu de forma repetida, pro dois Brasileirões, respectivamente, nos duelos de números 30 e 31. No primeiro, em 26 de setembro de 204, em São Januário, o Palmeiras mandou 5 x 2 no Vasco. No segundo, em 18 de junho de 2005, no antigo e demolido estádio do Parque Antarctica, novo 5 x 2 palmeirense.
No jogo em casa, o Vasco teve o sérvio, ex-iugoslavo Tadic, um dos piores goleiros que já passaram pela Colina; Pereira (André Lima, que substituiu um lateral e marcou um gol) , Fabiano, Henrique e Diego: Thiago Maciel, Coutinho (Rubens), Rodrigo Souto e Petkovic (autor ,também, de um tento) ; Muriqui  (Júnior) e Robson Luis. O treinador era Geninho
Fora de casa, os “pisões” eram: Erivélton;  Thiago Maciel, Alemão, Éder e Maciel; Ives (Alex Dias), Coutinho e Igor (Abedi) e Dominguez (William); Alex Dias e Romário.  O treinador chamava-se  Dario Lourenço.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário