Vasco

Vasco

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 18.08

Três goleadas do outro lado do mundo. De bom tamanho, convenhamos. O mais interessante na data 18 de agosto é uma coincidência: quatro jogos com o rival carioca Bonsucesso. Vamos ao desfile nas redes:

VASCO 4 X 1 COMBINADO ATLÉTICO/ESPANYOL - O primeiro é da capital espanhola, Madrid, e o segundo da catalã Barcelona. Mas a união dos dois não deu nem para amedrontar o "Almirante", que chegou afundando o pé na rede. Mais precisamente, quem mandou os anfitriões para o fundo do poço foram Luís de Carvalho (2), Kuko e Luna. Aconteceu durante excursão em  1935.

VASCO 4 X 0 CATÂNIA -  O time excursionava pela Itália, em 1983, quando enfiou o pé na bota e goleou, amistosamente, em uma quinta-feira. Catou o Catânia em seu  "jogo-300" pelo exterior. No diário de bordo, consta que Amauri (2) e Marcelo (2) avariaram o casco da nau adversária. O treinador Carlos Alberto Zanata escalou: Acácio; Galvão, Chagas, Celso e João Luiz; Serginho, Geovani e Ernani; Marcelo, Amauri e Marquinho. O giro iniciara 14 dias antes, com 2 x 1 Eintracht Frankfurt, e Celso e Ernâni botando água no chope dos alemães, abrindo o Torneio Zanussi, no estádio Comunale Friuli, também na Itália. Por sinal, único duelo entre ambos. Antes, o "Almirante" batera o italiano Monza, por 3 x 1, no dia 14, um domingo, em outro amistoso, com Celso, Marcelo Vita e Dudu marcando no igualmente jogo solitário entre os dois clubes. 
 
 VASCO 4 X 1 BOAVISTA –  Por aqui, a excursão a canchas europeias já foi em 1984. E a moçada cumpriu com a tradição de sempre mandar bem pra cima de times portugueses. O zagueiro Donato – depois, naturalizou-se espanhol e jogou pela "Fúria" –,  Roberto Dinamite, Nenê e Marquinho foram os caras nas redes, amistosamente, também, no único jogo entre ambos.
 
VASCO 1 X 0 BONSUCESSO  - Em 1954, estas vitória vascaína foi amistosamente, em uma quarta-feira, na casa rubro-anil, o estádio da Rua Teixeira de Castro. Por sinal, a data 18 de agosto é pródiga de jogos entre os dos times. O primeiro rolou pelo Campeonato Carioca-1946, apitado por João Aguiar, no mesmo local e reduto do adversário, terminado nos 2 x 2, com Lelé e Bersascochea marcando os tentos do time cruzmaltino, treinado por Ernesto Santos, que escalou: Barqueta, Augusto e Sampaio; Berascochéa, Danilo e Jorge; Santo Cristo, Lelé, Dimas, Jair Rosa Pinto e Chico.

VASCO 1 X 1 BONSUCESSO - Em 1957, os dois times pararam no 1 x 1, em General Severiano, pelo Campeonato Carioca. Pinga marcou, para o Vasco, que tinha Martim Francisco dirigindo esta rapaziada: Carlos Alberto Cavalheiro; Paulinho de Almeida e Bellini; Orlando, Ortunho, Laerte e Coronel; Lierte, Valter e Pinga.

VASCO 1 X 1 BONSUCESSO -  O placar acima repetiu-se no 18 de agosto de 1966, pela Taça Guanabara, que ainda era uma disputa à parte do Estadual. Rolou no Maracanã, em uma quinta-feira, com o gol vascaíno de Danilo Menezes, aos 41 minutos do segundo tempo. Amílcar Ferreira apitou a partida assistida por 4.91 pagantes, na qual Zezé Moreira escalou: Edson Borracha; Ari, Brito, Ananias e Mendez; Maranhão e Oldair; William, Alcir, Célio e Danilo Menezes.

VASCO 1 X 0 BONSUCESSO - Por fim, vascaínos e rubro-anis se enfrentaram, pela última vez, nos 18 de julho, em 1982, com a rapaziada segurando o magro 1 x 0, graças à explosão de Roberto Dinamite no placar. Valquir Pimentel mediou a pugna, pelo Estadual, em uma quarta-feira, assistida por 2.657 pagantes.  Mazaropi; Rosemiro, Rondineli, Celso (Ivan) e Pedrinho; Serginho, Dudu e  Ernâni; Marquinho, Roberto Dinamite e Zinho foi o time mandado a campo, pelo técnico Antônio Lopes.

A data teve ainda: 18.08.1946 – Vasco 2 x 2 Bonsucesso; 18.08.1954 -  Vasco 1 x 0 Bonsucesso; 18.08.1957 – Vasco 1 x 1 Bonsucesso; 18.08.1966 – Vasco 1 x 1 Bonsucesso; 18.08.1982 – Vasco 1 x 0 Bonsucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário