ACONTECEU
Reprodução de capa de revista
908
– Constantino VII, aos três de idade, filho do imperador Leão VI, coroado coimperador do Império Bizantino; 1252 - Papa
Inocêncio IV emite bula pontífícia autorizando tortura limitada de hereges pela
inquisição medieval; 1618 – astrônomo alemão Johannes Kepler confirma
descoberta da terceira lei do movimento da Terra; 1895 – intrusão da França na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa; 1896 – proclamação da República de Manhuaçu em Minas Gerais dura 22 dia; 1915 – Argentina, Brasil e
Chile assinam Pacto do ABC para
cooperação, não agressão e arbitragem...
Repdução de capa de livro
... 1941 - primeiro voo do primeiro avião
a jato (Gloster) britânico; 1957 –
ingleses testam sua primeria bomba de hidrogênio no Oceano Pacífico (Ilha de
Malden); 1960- União Soviética lança quarto satélite Sputinik; 1963 –
norte-americano Gordon Cooper torna-se primeiro astronauta norte-americano
a passar mais de um dia no espaço (Mercury-Atlas-9)
e é último de seu país a ir ao espaço
sozinho; 1991 – Édith Cresson torna-se a
primeira mulher primeira-ministra da França; 1997 Estados Unidos
lançam ônibus espacial Atlantis que acopla com a 394 quilômetros
de distâncias da Terra com estação espacial russa Mir. NASCERAM
Maria Theresia von Paradis – pianista/cantora/compositora austríaca (viva de 1759 a 1824);
Nicolae Grigorescu - pintor romeno (1838 a 1907); Pierre Curie -
físico francês (1859 a 1906); Wilhelm von Opel - empresário alemão (1871
a 1948); Mikhail Bulgárov - escritor russo (1891 a 1940); Belmonte – cartunista/caricaturista/ilustrador
brasileiro (1896 a 1947); James Mason - ator britânico (1909 a 1984); Alcides
Gerardi – cantor/compositor brasileiro (1918 a 1978); Horácio Guarany –
cantor/escritor argentino (1925 a 2017); Trini Lopez - cantor/compositor/ator
norte-americano (1937 a 2020); Madeleine Albreight - política norte-americana
(1937 a 2022); Mirelle Darc – modelo
fotográfico/ atriz/diretora cinematográfica francesa; Oscar
Castro Neves - compositor musical brasileiro (1949 a 2013); em 1944 -
Manuel Lapuente – treinador do futebol mexicano; 1985 – Cristiane - atleta da Seleção Brasileira feminino de futebol.
Reprodução de capa de livro
CANECO DO DIA
15 de maio de 1994 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense - Estadual, com gols maracados por Jardel, aos seis do primeiro e aos 17 mintuos do segundo tempo. A partida foi assistidas por 66.121 visitantes ao Maracanã, que gastaram Cr$ 609 milhões e 58 mil cruzeiros da velha moeda brazuca. Léo Feldman apitou e o time cruzmaltino, dirigido pelo seru antigo meia Jair Pereira, alinhou: Carlos Germano; Pimentel, Alexandre Torres, Ricardo Rocha e Cássio; Luisinho Quintanilha, Lendro Ávila, Yan e Willim; Valdir Bigode e Jardel. OBS: o titulo valeu o primeiro tri estadual da Turma da Colina: 1992/93/94.
GOLEADA
15 de maio de 1946 - Vasco da Gama 6 x 0 Náutico-PE - amistoso, no Estádio dos Aflitos, em Recife, com Lelé marcando (3) e deixando a torcida local mais aflita, ainda. Alfredo II, Santo Cristo e Chico`, também, pintaram na rede e foram outras aflições do ratinho Timbu (símbolo do clube visitado). O técnico era Ondino Viera e os jogadores chamavam-se: Barcheta, Augusto e Rafagnelli; Alfredo II, Ely do Amparo e Argemiro; Santo Cristo, Lelé, Isaías, Jair Rosa Pinto e Chico.
SACODES
15 de maio de 1927 - Vasco da Gama 3 x 1 Flamengo - Paschoal (2) e Russinho, que bateu na rede no primeiro minuto da pugna, não foram tão amistosos diante dos convidados rubo-negros, em São Januário. Treinado pelo inglês Harry Welfare, o Almirante teve gente chamada por: Nélson, Hespanhol e Itália; Nesi, Bolão e Rainha; Paschoal, Álvaro, Russinho, Tatu e Badu.
15 de maio de 1949 - Vasco da Gama 3 x 0 Botafogo de Ribeirão Preto-SP - amistiso na casas do adversário que, além de convidar o Almirante a visitá-lo, ainda, presentou-lhe com um gol-contra, presenteado pelo anfitrião Quelé - Ademir e Tuta fizeram os outros. O treinador Flávio Costa levou na viagem: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely do Amparo, Danilo e Jorge; Nestor, Ademir Menezes (Dimas), Ipojucan e Mário (Tuta). OBS: além de marcar gol-contra, Quelé desentendeu-se com Nestor e os dois foram expulsos de campo, aos 15 minutos do segundo tempo.
Drceu reproduzido de capa de revista
15 de maio de 1977 - Vasco da Gama 3 x 1 Portuguesa-RJ - Estadual/Taça Guanabara, no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador-RJ. Roberto Dinamite abriu a conta, aos sete minutos, para Luís Fumanchu e Dirceu Guimarães (foto acima), um em cada tempo, complementarem a pancada. Orlando Fantoni era o treinador que escalou: Mazaropi; Orlando Lelé, Abel, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário, Zanatta e Dirceu; Luís Fumanchu (Wilsinho), Roberto Dinamite e Ramon Pernambucano (João Paulo).
15 de maio de 1986 - Vasco da Gama 3 x 0 Caratinga-MG - amistoso, no Estádio Euclides Etienne Arreguy, com Romário, Clauldinho e Thiago no filó. O treinador do dia chamava-se Slides Póvoas e o time dele teve: Acácio (Cláudio); Heitor, Moroni, Alex e Paulo César (Aleixo); Josenílton, Gilberto e Leonardo (Claudinho); Santos, Roberto Dinamite (Thiago) e Romário|(Maurício).
APERTUCHOS
15 de maio de 1960 - Vasco da Gama 2 x 1 América-RJ - amistoso, em São Januário, terreno bem conhecido de Écio e de Ronaldo que sabiam onde era o caminh do gol. O argentino Filpo Nuñez era o treinador desta rapaziada: Brbosa, Paulinho de Almeida (Dario) e Brito; Écio, Barbosinha (Russo) e Coronel. Sabará (Joãozinho), Roberto Pinto (Machado), Cabrita (Cunha), Pinga (Viladônega) e Ronaldo.
15 de maio de 1974 - Vasco da Gama 1 x 0 Tiradentes-PI - Campeonato Brasileiro, no Estádio Albertão (Governador Alberto Silva), na piauiense Teresina, assistido por 16.152 pagantes. O português Peres macou o gol do jogo, com o técnico Mário Tavaglini escalando: Andrada; Fidélis (Paulo César), Joel Santana, Moisés e Alfinete; Alcir, Peres (Ademir) e Fred; Luis Carlos Lemos, Roberto Dinamite e Galdino.
15 de maio de 1980 - Vasco da Gama 2 x 1 São Paulo - Campeonato Brasileiro levando 34.334 pagantes ao Maracanã. Dudu Coelhão e Wilsinho marcaram a favo, enquanto Léo jogou de bandido e fez gol contra. Técnico: Orlando Fantoni. Time: Mazaropi; Paulinho Pereira, Ivan, Léo e Paulo César; Pintinho, Dudu e Guina; Wiulsinho (Orlando Lelé), Roberto Dinamite, e Jorge Mendonça (Paulinho Massariol).
15 de maio de 2002 -Vasco da Gama 1 x 0 Fluminense - Estadual/TaçaRio, no estádio da Rua Bariri, com gol de Souza. Técnico: Evaristo de Macedo. Time: Márcio; André Ladaga, Leonardo Valença, João Carlos e Jorginho; João Paulo, Siston (Jaílson) e Ramon; Euller, Souza (Léo Macaé) e Ely Thadeu (Geovani).
15 de maio de 2004 - Vasco da Gama 2 x 1 Paysandu-PA - Campeonato Brasileiro, no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará, com virada de placar a cargo de Petkovic e de Cadu, assistida por 14.713 pagantes. O técnico era o aniversariante Geninho (Eugênio Machado Souto) e o time que lhe deu o presente teve: Fábio; Chiquinho, Serejão, Wescley (Cadu) e Diego; Ygor, Rodrigo Souto (Gomes), Beto e Petkovic; Alex Alves (Daniel) e Valdir Bigode.
15 de maio de 2022 - Vasco da Gamas 1 x 0 Bahia -
Campeonato Brasileiro da Série B, com Figueiredo virando o tabuleiro dos
baianos, no estádio de São Januário. Zé Ricardo era o treinador desta
rapaziada: Thiago Rodrigues;
Gabriel Dias, Juan Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Andrey Santos, Yuri
Lara e Nenê: Figueiredo, Gabriel Pec e Raniel.
EMPATÃO
15 de maio de 1982 - Vasco da Gama 3 x 3 Botafogo - Torneio dos Campeões, levando 13.550 pagantes ao Maracanã. Placar aberto por Roberto Dinamite, aos 28, e aumentado por Cláudio Adão, no finalzinho do primeiro tempo. Aí - podes erer! - a rapaziada rebolou na etapa final e levou virada. Foi salva por um gol contra de Wecsley, aos três minutos do finalzão. O técnico foi Antônio Lopes e o time teve: Mazaropi; Rosemiro, Nei, Ivan e João Luis; Serginho (Ernani), Dudu e Marquinho; Wilsinho (Zinho), Roberto Dinamite e Cláudio Adão.
ANIVERSARIANTES
Geninho - treinador nascido, em 1948, na paulista Ribeirão Preto, registrado por Eugênio Machado Souto. Comandou a Turma da Colina durante a conqusita da Taça Rio-2004.
Renato (Eduardo de Oliveira Ribeiro) - atacante nascido em Belo Horizonte, em 1985, vascaíno, EM 2007, por 12 jogos e três gols.
André (Felipe Seixas) Dias - atacante mineiro, de Montes Claros, nascido em 1981. Esteve vascaíno por 21 jogos, em 2007, marcando 10 gols.
Nenhum comentário:
Postar um comentário