Vasco

Vasco

sábado, 25 de maio de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 25 DE MAIO

ACONTECEU

Reprodução de https://www.infoescola.com/biografias/oswaldo-cruz/

     240 Antes de Cristo - primeiro registro de aproximação solar do cometa Halley; 1895 - escritor inglês Oscar Wilde condenado a dois anos de prisão acusado por homossexualismo; 1900 – médico sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz cria mais importante instituição de ciência, saúde e tecnlogia latino-americana; 1925 – professor de química John T. Scopes recorre à Suprema Corte dos Estados Unidos contra indiciamento por ensinar a prioibida evolução humana contrária à teoria (Criacionismo) de que Deus criou tudo; 1961 – presidente norte-americano John Kennedy anuncia início de projeto para levar homem à Lua antes do final da década; 2008 – sonda norte-americana Phoenix pousa em Marte para pesquisar ambientes adequados à água e vida microbiana. 

                                                           NASCERAM

      1865 – Pieter Zeeman - físico holandês (viveu de 1865 a 1943); Padre Pio - sacerdote italiano elevdo a santo (São Pio de Pietrelcina) tido pelos católicos por feitor de curas milagrosas. (1887 a 1968); Gene Tuney - pugilista norte-americano campeão-1926 a 1928 dos pesos-pesados  (1897 a 1978); Jack Steinberger - físico norte-americano (1921 a 2020); Jozef Marko – atleta/treinador do futebol eslovaco (1923 a1996); Joaqum Pedro de Andrade – cineasta brasileiro (1932 a 1988); em 1941 – Sérgio Clerici – atleta brasileiro que fez carreira em seis clubes da Itália, marcou 103 gols e tornou-se um dos 100 maiores artilheiros do campeonato nacional daquele país; em 1953 – Daniel Passsarella – capitão da seleção argentina campeã da Copa do Mundo-1978.

https://calciopedia.com.br/brasileiros-no-calcio-sergio-clerici.html

 O JOGO DO SÉCULO (1)

25 de maio de 1949 -  Vasco da Gama 1 x 0 Arsenasl-ING - noite de uma quarta-feira, em São Januário, vencendo o  invicto campeão inglês, que chegou por aqui dizendo-se "imbatível" - nem tanto, após o gol marcado por Nestor, aos 33 minutos do segundo tempo.  

Ely, Augusto, Jorge, Danilo, Barbosa e Sampaio, em pé, da esquerda para a direita; Nestor, Maneca, Ademir Menezes, Ipojucan e Tuta, agachados na mesma ordem

                   FOTOS EPRODUZIDAS DA REVISTA O CRUZEIRO 

Tá no filó. O 'Almirante' rasgou o cartaz deles 
A visita dos gringos, que embasbacavam plateias, fez do amistoso um grande acontecimento no Rio de Janeiro. Tanto que a casa vascaína recebeu um dos seus maiores públicos, chutado pela imprensa em 50 mil torcedores, embora, oficialmente, fossem registradas pouco mais de 24 mil almas. Mas tinha-se que jogar pra cima. Afinal, o Arsenal era o melhor do planeta e o Vasco o melhor do continente. Não fora campeão sul-americano de clubes campeões?
Para a imprensa carioca, era uma grande pauta. Alardeava-se a vinda ao país do primeiro time da primeira divisão inglesa, algo fortíssimo, pois os orgulhosos britânicos se achavam tão bons, que se recusaram a disputar as três primeiras Copas do Mundo, dizendo não haver adversários à sua altura.
Augusto abraça Nestor
Tratados como “superstars” no Brasil, os atletas do Arsenal, que carregava a glória de terem revolucionado o futebol, pelo esquema tático WM – criado, em 1925, pelo treinador Herbert Chapman – desconheciam que, a partir de 1945, a “Turma da Colina” já havia colocado o "Expresso da Vitória" nas trilhas dos títulos cariocas daquela temporada (invicto) e de 1947/1949, tornando-se, também, um dos times mais fortes do mundo. Para os "Gunners", no entanto, o importante era a fama que traziam.
O Arsenal iniciara a excursão (15.05.1949) mandando 4 x 1 no Fluminense,  reforçado por jogadores do Botafogo, diante de quase 40 pagantes, no estádio das Laranjeiras. No Pacaembu (18.05.1949), em São Paulo, cedera o empate, por 1 x 1, ao Palmeiras, diante de mais de 50 mil pagantes. Mas, quatro dias depois (22.05.1949), mais outro público igual assistiu 2 x 0 sobre o Corinthians. Portanto, público em torno de 140 mil pagantes, em três jogos. Até então, nenhum supertime passara por aqui. (continua na matéria abaixo)
Nestor desmaiou durante as comemorações pelo tento 
PROMOCIONAL -  O convite do Vasco, ao Arsenal, para participar do amistoso no então maior estádio da América do Sul, fazia parte das promoções da estreia do atacante Heleno de Freitas, repatriado do futebol argentino. Por sinal, para  o reforço estrear, no decorrer da partida, foi preciso Ademir Menezes atuar como ponta-de-lança, pela direita, e Maneca armar jogadas pela meia-esquerda.
A “Turma da Colina” começou a partida melhor, mas o Arsenal a equilibrou e o primeiro tempo terminou no 0 x 0. Na etapa final, pouco mudou. O Vasco continuou melhor e os ingleses procurando equilibrar as ações no meio do campo. Até que Mário fez um centro, da esquerda. A bola cruzou toda área inglesa, sem que o goleiro Swindin conseguisse defendê-la. Nestor pegou, de primeira, sem chances de defesa para o “goal-keeper” inglês.
O Vasco venceu o Arsenal sob o apito do inglês Cyril John Barrick, auxiliado por Mário Vianna e Alberto da Gama Malcher, diante dos oficiais 24 mil pagantes, que proporcionaram a arrecadação de Cr$ 1.146.150,00: O time teve: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Ademir Menezes, Ipojucan (Heleno) e Tuta (Mário). O Arsenal era: Swindin, Barnes e Smith; Macanly, Daniels e Forbes, Mac Pherson, Logie, Rockie, Hshman e Wallance.
O povão viu o Vasco excedendo às expectativa dos ingleses que se consideravam sem adversários e chamou a partida de "Jogo do Século".

                                                         GOLEADAS DO DIA 

 25 de maio de maio de 1941 – Vasco da Gama 5 x 2 São Cristóvão – Campeonato Carioca, em São Januário, assistido por 3.108 pagantes. Jogo em que só gringo bateu na rede: o uruguaio Villadoniga (3) e os argentinos Rodriguez e González. O técnico era o inglês Harry Welfare e a sua turma teve: Chiquinho, Jahu e Florindo; Figliola, Rodriguez e Argemiro; Armandinh, Alfredo I, Villadoniga, González e Orlando Rosa Pinto.   

25 de maio – Vasco da Gama 6 x 0 Seleção da Nigéria – amistoso, no Estádio George Lagos, na capital nigeriaa, com gols de Célio (2), Saulzinho, Lorico e .. ..

                                                                SACODES

 25 de maio de 1924 – Vasco da Gama 3 x 1 Villa Izabel-RJ – Campeonato Carioca, no campo do Andaraí, com Cecy, cobrando pênaltil, Paula Santos e Pires emborcando o adversário, a mando do treinador uruguaio Ramón Platero, que alinhou: Nélson, Leitão e Mingote; Brilhante, Paula Santos e Arthur; Paschoal, Torterolli, Pires, Cecy e Negrito

25 de maio de 1977 – Vasco da Gama 3 x 0 Americano de Campos-RJ  Taça Guanabara, em São Januário, assistida por 17.037 pagantes. Ramón Pernambucano abriu a contas, aos dois minutos, e marcou mais um, no segundo tempo, quando Roberto Dinamite fechou a conversa, aos 36. O treinador era Orlando Fantoni que tinha este time: Mazropi; Orlando Lele, Abel, Geraldo (Gaúcho) e Marco Antônio (Luís Augusto); Zé Mário, Zanatta e Dirceu Guimarães; Wilsinho, Roberto Dinamite e Ramón Pernambucano. OBS: não confundir o goleador Ramon Pernambucano, que é Ramón Silva Ramos, com o meia mineioro Ramon Menezes Hubner e o lateral capixaba Ramon de Moirais Motta.    

                                                      PEGADAS LEVES 

25 de maio de 1967 - Vasco da Gama 2 x 0 Nacional-URU - Taça Governador Negrão de Lima, no Maracanã, assistida por 24.531 pagantes. Maranhão, de pênalti, e Paulo Bim, mandaram os uruguaios buscarem a bola no fundo da rede. O treinador Zizinho (Thomaz S. da Silva) escalou: Fraz; Ari (Nílton Paquetá), Ananias, Jorge Andrade e Oldair; Maranhão e Dasnilo| enezes; Zezinho, Biabchini Paulo Bim e Moraes. OBS: neste amistoso, os vascaínos enfrentaram, pela primera vez, o seu maior ídolo/goelador da década-1960, o paulista Céloi Taveira, que havia vascaínado de 1963 a 1967, tedo sido campeão do Torneio Pentagonal do México-1963, da Taça Guanabara-1965 e do Torneio Rio São-Paulo-1966. 

25 de maio de 2011 – Vasco da Gama 2 x 0 Avaí-SC – Copa do Brasil, no Estádio da Ressacada, na catarinense Florianópolis, com Revson, contra, aos 4 minutos, e Diego Souza, batendo na rede. O técnico Ricardo Gomes escalou: Fernando Prass; Allan Dedé, Anderson Martins e Ramon Motta (Márcio Careca); Eduardo Costa, Rômulo, Felipe (Jumar) e Diego Souza; Éder Luís (Bernardo) e Alecsandro.    

                                                            APERTUCHOS

25 de maio de 1952 – Vasco da Gama 1 x 0 Fluminense – Torneio Extra Carlos Martins Rocha, no Estádio General Severiano, com Jasnsen na rede. Rapaziada do dia: Carlos Alberto Cavalheiro, Ismael (Augusto) e Wilson Capão; Lola, Danilo e Jorge; Noca (Vasconcelos), Vavá, Edmur, Jansen e Chico.    

25 de maio de 1986 – Vasco da Gama 1 x 0 Mesquita – Estadual/Taça Rio, no Estádio Nielson Louzada, na casa do adversário, que chorou gol marcado por Romário no começo da pugna, aos seis minutos. O treinador Antônio Lopes foi buscar três pontos confiando em: Paulo Sérgio; Paulo Roberto Gaúcho, Donato, Fernando e Paulo César Magalhães (Santos); Josenílton, Mazinho e Geovani; Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário.

Reprodução de www.vasco.com.br

25 de maio de 2013 -  Vasco da Gama 1 x 0 Portuguesa de Desportos-SP - Campeonato Brasileiro, no cruzmaltino estádio de São Januário, assistido por 11.099 presentes e 8.229 pagantes. O equatriano Tenório, aos 2min do 2º tempo, liquidou a fatura para o treinador Paulo Autuori (foto acima), que mandou à luta: Michel Alves; Elsinho, Luan, Renato Silva e Yotún; Sandro Silva, Fellipe Bastos (Abuda), Dakson (Edmilson) e Alisson (Wendel); Eder Luís e Tenório. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário