ACONTECEU
https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura-adolphe-sax
1673 – Louis Jolilet e Jacque Maquette começam explorar principal rio (Mississippi) dos Estados Unidos; 1756 - Inglaterrra declara guerra à França; surgimento da Bolsa der Valores de
Nova York-EUA; 1846 – belga Adolphe Sax patenteia saxofone; 1900 – Lyman
Brank Baum publica (nos Estados Unidos) livro infantil 'O Maravilhoso Mágico de Oz'; 1959 -
Rio de Janeiro inaugura Santuário Nacional de Cristo Rei; 1969 – sonda espacial
soviética Venera-6 desce, envia dados e é esmagada pela
pressão atmoférico de Vênus; 1974 - constituída a usina de Itaipu (então maior
hidrelétrica do mundo) nio Rio Paraná na fronteira Brasil/Paraguai; 1980 –
Brasil e Argentina assinam acordo de
cooperação nuclear para fins pacíficos.
NASCERAM
Edward
Jenner – médico e naturalista britânico
(viveu de 1749 a 1823); João da Baiana (João Machado Guedes) - sambista carioca (1887
a 1974); Helena de Lima - cantora brasileira (1926 a 2022); Dennis Hopper -
ator norte-americano (1936 a 2010; em 1956 – Sugar Ray Leonard - pugilista norte-americano;
em 1958 - Nicole Puzzi - atriz
brasileira; 1975 – Marcelinho Paraíba – atacante da Seleção Brasileira-2001 de
futebol;em 1988 - Nikki Reed- atriz norte-americana.
Divulgação http://tida.com.br/index.php/atrizes/nikki-reed
CANECO DO DIA
17 de maio de 1981 - Vasco da Gama 1 x 0 Flamengo - o Almirante disputa taças com os rubro-negros desde o Torneio Início de 1926, quando levou as melhor. É grande a estatísticas das decisões entre os dois, que já se pegaram em vários gramados e decidiram troféus, também, fora do Rio de Janeiro. Sobre um deles você lê agora sobre o que rolou na mineira Governador Valadares, valendo pelo Torneio João Havelange, no Estádio José Mammoud Abbas, apitado por Ângelo Ferrari-MG. O público, de 6.889 pagantes, conferiu o gol marcado por Serginho, aos 22 minutos do segundo tempo, que valeu à rapaziada carregar a taça para São Januário, carregada por esta moçada: Mazaropi; Rosemiro, Orlando, Léo e Brasinha; Serginho, Guina e Marquinho; Katinha, Ticão e Silvinho, comandada pelo treinador Mário Jorge Lobo Zagallo.
GOLEADAS
17 de maio de 1947 - Vasco da Gama 5 x 0 Cato do Rio - tricampeão do Torneio Municipal – 1944/1945/1946 –, o Almirante entrou no de 1947 arrasador. De saída, goleou América (4 x 1), Bangu (8 x 0), Bonsucesso (6 x 1) e Olaria (6 x 2). Depois, fez mais um estrago, quinando o "Cantusca". Seis dias depois, mandou café pequeno: 2 x 1 São Cristóvão. O pancadão da dtas de hoje (citado acima) se deu no Estádio General Severiano, com Friaça (3), Lelé e Maneca batendo na rede, por esta formação: Barbosa, Augusto e Rafangneli; Ely, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Friaça, Lelé e Chico.
17 de maio de 1975 - Vasco da Gama 4 x 0 América-RJ - Estadual, no Maraacanã, prestigiado por 16.568 pagantes. DéAranha (2), Ivo (contra) e Roberto Dinamite, cobando pênalti, aos 10 minutso do segundo tmepo, mandaram o "Diabo" (apelido do América) para o inferno, por ordem do técnico Mário Travaglini, que teve estes queimadores: Andrada; Paulo Céasr Puruca, Miguel, Renê e Celso Alonso; Alcir, Zanata e Luis Carlos Lemos (Gaúcho); Carlinhos Roberto Dinamite e Dé Aranha (Jair Pereira).
Mário Travaglni reproduzido de capa de livro
17 de maio de 2.000 -Vasco da Gama 4 x 1 Bangu - Estadual/Taça Rio, no bairro de Moça Bonita-RJ, com 1.242 pagantes. Viola (2), Romário e Dedé fizeram o serviço, ja que estavam no Estádio Proletário. O treinador Abel Bbraga levou estes trabaçhadores da bola para a púgna: Helton; Paulo Miranda, Odvan Júnior Baiano e Gilberto; Fabiano Eller (Dedé), Amral, Felpe e Pedrinho (Jorginho); Viola e Roário (Alex Oliveira). SAPECA
17 de maio de 1989 - Vasco da Gama 3 x 0 Olaria - com gols do time treinado por Sérgio Cosme marcados por Roberto Dinamite, no primeiro minuto do segundo tempo, Sorato, aos sete, e Vivinho, aos 24. Aquele pancadinha foi em uma quarta-feira, em São Januário, perante 2.615pagates, com a rapaziada sendo: Acácio: Paulo Roberto, Célio Silva, Fernando e Mazinho; França (Leonardo Siqueira), Wiliam e Bismarck; Vivinho, Roberto Dinamite e Sorato.
17 de maio de 2008 - Vasco da Gama 3 x 1 Portuguesa de Desportos - com gols de Leandro Amaral e de Edmundo |(2), que ficou no banco dos reservas, inicialmente, e batgeru na rede aos 10 e aos 45 do segundo tempo, a rapaziada marcou os seus primeiro pontos naquele Campeonato Brasileiro. O “Clássico Luso” foi em um sábado, em São Januário, com a moçada treinado pelo ex-meio-campista cruzmaltino Gaúcho, que levou ao gramado: Tiago; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Rodrigo Antônio e Eduardo Luiz; Rodrigo Antônio, Leandro Bomfim (Pablo), Jonílson e Morais (Souza); Madson e Alan Kardec (Edmundo).
APERTUCHOS
17 de maio de 1925 - Vasco da Gama 2 x 1 Fluminense - mais uma prova de que a Turma da Colina sempre tratou mal os seus rivais. Neste jogo, por exemplo, em um domingo, na casa deles, nas Laranjeiras, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, com gols de Mílton e um contra, por Nascimento. Dirigido pelo uruguaio Ramón Platero, o time cruzmaltino teve: Nélson, Hespanhol, (Cláudio) e Mingote; Brilhante (Sylvio), Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Mílton (Fernandes) e Negrito.
Ramón Platero
reproduzido de crvascodagama.com 17 de maio de 1995 - Vasco da Gama 1 x 0 Atlético-MG Copa do Brasil, vitória apertada, mas muito importante porque aconteceu dentro do Mineirão, a casa do adversário, com a moçada devolvendo o mesmo marcador do jogo de ida, em São Januário. Com aquilo, a decisão da vaga foi para as cobranças de pênaltis, tornando o goleio Carlos Germano o herói da classificação, por 4 x 1. Aos seis minutos do segundo tempo, os 41.947 pagantes conferiram o gol marcado por Valdir Bigode. O time que o técnico Abel Braga mandou depenar o Galo (apelido do Atléteico-MG) teve: Carlos Germano; Pimentel, Paulão, Ricardo Rocha e Cássio; Luisinho Quintanilha (Cládio Gomes), França, Leandro e Yan (Hernande); Brener e Valdir.
FUGIU DA RAIA
17 de maio de 1998 - Vasco da Gama W x O Flamengo - o Estadual-RJ andava muito esculhambado, por conta de brigas de Flamengo, Botafogo, Fluminense e América, com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro-FERJ. Tais clubes haviam fundado a Liga Carioca de Futebol, para se desvincularem da FERJ e, uma semana antes de Vasco x Flamengo, o Botafogo havia se recusado a enfrentar o cruzmtlino, levando o primeiro W x 0 da história do Maracanã. A desavença dizia respeito a trocas de estádios na rodada e incluiu, também, ação na 33ª Vara Cível do Rio de Janeiro. Rolava a balbúrdia, mas o Almirante havia sido melhor do que todos e conquistado as Taças Guanabara e Rio de Janeiro, inquestionavelmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário