ACONTECEU
https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura-adolphe-sax
1673 – Louis Jolilet e Jacque Maquette começam explorar principal rio (Mississippi) dos Estados Unidos; 1756 - Inglaterra declara guerra à França; 1817 - surgimento da Bolsa de Valores de
Nova York-EUA; 1846 – belga Adolphe Sax patenteia saxofone; 1900 – Lyman
Brank Baum publica (nos Estados Unidos) livro infantil O Maravilhoso Mágico de Oz; 1959 -
Rio de Janeiro inaugura Santuário Nacional de Cristo Rei; 1969 – sonda espacial
soviética Venera-6 desce, envia dados e é esmagada pela
pressão atmoférico de Vênus; 1974 - constituída usina de Itaipu (então maior
hidrelétrica do mundo) no Rio Paraná na fronteira Brasil/Paraguai; 1980 –
Brasil e Argentina assinam acordo de
cooperação nuclear para fins pacíficos.
NASCERAM
Edward
Jenner – médico e naturalista britânico
(viveu de 1749 a 1823); João da Baiana (João Machado Guedes) - sambista carioca (1887
a 1974); Helena de Lima - cantora brasileira (1926 a 2022); Dennis Hopper -
ator norte-americano (1936 a 2010; em 1956 – Sugar Ray Leonard - pugilista norte-americano;
em 1958 - Nicole Puzzi - atriz
brasileira; 1975 – Marcelinho Paraíba – atacante da Seleção Brasileira-2001 de
futebol; em 1988 - Nikki Reed- atriz norte-americana.
Divulgação http://tida.com.br/index.php/atrizes/nikki-reed
CANECO DO DIA
17 de maio de 1981 - Vasco da Gama 1 x 0 Flamengo - o Almirante disputa taças com os rubro-negros desde o Torneio Início de 1926, quando levou a melhor. É grande a estatísticas das decisões entre os dois, que já se pegaram em vários gramados, alguns fora do Rio de Janeiro. Um deles foi em Governador Valadares-MG, valendo pelo Torneio João Havelange, no Estádio José Mammoud Abbas, apitado por Ângelo Ferrari-MG. O público, de 6.889 pagantes, conferiu o gol marcado por Serginho, aos 22 minutos do segundo tempo, que valeu à rapaziada levarr o caneco pra São Januário, carregado por esta moçada: Mazaropi; Rosemiro, Orlando Lelé, Léo e Brasinha; Serginho, Guina e Marquinho; Katinha, Ticão e Silvinho, comandada pelo treinador Mário Jorge Lobo Zagallo.
GOLEADAS
17 de maio de 1947 - Vasco da Gama 5 x 0 Canto do Rio - tricampeão do Torneio Municipal – 1944/1945/1946 –, o Almirante entrou no de 1947 arrasador. De saída, goleou América (4 x 1), Bangu (8 x 0), Bonsucesso (6 x 1) e Olaria (6 x 2). Depois, fez mais um estrago, quinando o Cantusca (apelido do rival). Depois, bebeu café pequeno: 2 x 1 São Cristóvão. O pancadão da datas de hoje (citado acima) se deu no Estádio General Severiano, com Friaça (3), Lelé e Maneca batendo na rede, por esta formação: Barbosa, Augusto e Rafangneli; Ely, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Friaça, Lelé e Chico.
17 de maio de 1975 - Vasco da Gama 4 x 0 América-RJ - Estadual, no Maraacanã, prestigiado por 16.568 pagantes. Dé Aranha (2), Ivo (contra) e Roberto Dinamite, cobando pênalti, no segundo tempo, mandaram o "Diabo" (apelido do América) pro inferno, por ordem do técnico Mário Travaglini, que teve estes queimadores: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Renê e Celso Alonso; Alcir, Zanatta e Luis Carlos Lemos (Gaúcho); Carlinhos, Roberto Dinamite e Dé Aranha (Jair Pereira).
Mário Travaglni reproduzido de capa de livro
17 de maio de 2.000 -Vasco da Gama 4 x 1 Bangu - Estadual/Taça Rio, no bairro de Moça Bonita-RJ, com 1.242 pagantes. Viola (2), Romário e Dedé fizeram o serviço, ja que estavam no Estádio Proletário. O treinador Abel Bbraga levou estes trabalhadores da bola para a pugna: Hélton; Paulo Miranda, Odvan, Júnior Baiano e Gilberto; Fabiano Eller (Dedé), Amral, Felipe e Pedrinho (Jorginho); Viola e Romário (Alex Oliveira).
SAPECA
17 de maio de 1989 - Vasco da Gama 3 x 0 Olaria - com gols do time treinado por Sérgio Cosme marcados por Roberto Dinamite - no primeiro minuto do segundo tempo -, Sorato, e Vivinho. A pancadinha foi em em São Januário, perante 2.615 pagates, com a rapaziada sendo: Acácio: Paulo Roberto Gaúcho, Célio Silva, Fernando e Mazinho; França (Leonardo Siqueira), Wiliam e Bismarck; Vivinho, Roberto Dinamite e Sorato.
17 de maio de 2008 - Vasco da Gama 3 x 1 Portuguesa de Desportos - com gols de Leandro Amaral e de Edmundo (2), que ficou no banco dos reservas, inicialmente, e bateu na rede aos 10 e aos 45 do segundo tempo, a rapaziada marcou os seus primeiro pontos naquele Campeonato Brasileiro. O “Clássico Luso foi em um sábado, em São Januário, com a moçada treinado pelo ex-meio-campista cruzmaltino Gaúcho, que levou ao gramado: Tiago; Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Rodrigo Antônio; Wagner Diniz, Leandro Bonfim (Pablo), Jonílso, Morais (Souza) e Madson; Alan Kardec (Edmundo) e Leandroi Amaral.
APERTUCHOS
17 de maio de 1925 - Vasco da Gama 2 x 1 Fluminense - mais uma prova de que a Turma da Colina sempre tratou mal os seus rivais, como neste jogo, em um domingo, na casa deles, nas Laranjeiras, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, com gols de Mílton e um contra, por Nascimento. Dirigido pelo uruguaio Ramón Platero, o time cruzmaltino teve: Nélson, Hespanhol, (Cláudio) e Mingote; Brilhante (Sylvio), Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Mílton (Fernandes) e Negrito.
Ramón Platero
reproduzido de crvascodagama.com
17 de maio de 1995 - Vasco da Gama 1 x 0 Atlético-MG - Copa do Brasil com vitória apertada, mas muito importante porque aconteceu dentro do Mineirão, a casa do adversário, com a moçada devolvendo o mesmo marcador do jogo de ida, em São Januário. Com aquilo, a decisão da vaga foi para as cobranças de pênaltis, tornando o goleio Carlos Germano o herói da classificação, por 4 x 1. Aos seis minutos do segundo tempo, os 41.947 pagantes conferiram o gol marcado por Valdir Bigode. O time que o técnico Abel Braga mandou depenar o Galo (apelido dos atleticanos) teve: Carlos Germano; Pimentel, Paulão, Ricardo Rocha e Cássio; Luisinho Quintanilha (Cláudio Gomes), França, Leandro e Yan (Hernande); Brener e Valdir.
FUGIU DA RAIA
17 de maio de 1998 - Vasco da Gama W x O Flamengo - o Estadual-RJ andava muito esculhambado, por conta de brigas de Flamengo, Botafogo, Fluminense e América, com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro-FERJ. Tais clubes haviam fundado a Liga Carioca de Futebol, para se desvincularem da FERJ e, uma semana antes de Vasco x Flamengo, o Botafogo havia se recusado a enfrentar o cruzmtlino, levando o primeiro W x 0 da história do Maracanã. A desavença dizia respeito a trocas de estádios na rodada e incluiu, também, ação na 33ª Vara Cível do Rio de Janeiro. Rolava a balbúrdia, mas o Almirante havia sido melhor do que todos e conquistado as Taças Guanabara e Rio de Janeiro, inquestionavelmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário