ACONTECEU
1834 – Maria II recolocada no trono de Portugal, com
Miguel I indo para o exílio; 1824 – Estados Unidos são primeiros a reconhecer independência do do Brasil; 1868 – presidente dos Estados
Unidos, Andrew Johnson, escapa de ipeachmente,
por um voto; 1923 disputa da primeira corrida automobilística francesa 24
Horas de Le Mans; 1967 – The Beatles lançam LP Sargent Pepper´s Leonely Hearts Clube Band; 1969 - Apollo-10 volta à
Terra com teste de oito dias bem-sucedidos para todos os componentes necessários
ao primeiro pouso tripulado na Lua; 1972
- Estados Unidos e União Soviétia assinam tratado sobre mísseis antibalísticos;
2002 - sonda norte-americana Mars Odssey
encontra sinais de grande depósito de água em Marte.
NASCERAM
https://crbnacional.org.br/irma-dulce-a-santa-baiana
John Wayne – ator norte-ameriano (viveu
de 1907 a 1979); Matt Busby – atleta/treinador de
futebol inglês (1909 a 1991); Peter Cusinhg
- ator britânico (1913 a 1994); Irmã
Dulce – freira baiana (1914 a 1922); Peggy
Lee - cantora norte-americana de jazz (1920 a 2002); Miles Davis – compositor/trompetista norte-americano (1926 a 1991 ); Sivuca
- músico brasileiro (1930 a 20060);
em 1930 – Tony Tornado - cantor brasileiro; Evaldo Braga - cantor brasileiro (1945 a 1973); Sally Ride (1951 a 2012) - primeira mulher (após duas soviéticas) enviada pelos Estados Unidos aso espaçoéticas; em
1964 – Lenny Kravitz – músico norte-americano; em 1978 – Ana Paula Olvieira -
árbitra do futebol brasileiro.
Foto-divulgação
NA BOLA
A data 26 tem números magrinhos no placar, diante de América, Olaria, Coritiba, Racing Lens e Portuguesa de Desportos. Um pouco mais de folga no marcador só contra africanos e americanos. No entanto, diz o sábio torcedor: bateu por 1, venceu por 10, o que importa é que vai para o caderninho. Tem razão! Como veremos, conferindo:
GOLEADAS DO DIA
26 de maio de 1946 - Vasco da Gama 4 x 1 América-RJ - valeu pelo Torneio Municipal, no tricolor estádio das Laranjeiras, prestigiado por cerca de oito mil pagantes. Chico e Isaías, no primeiro tempo, e Chico, novamente, e Alfredo, na etapa final, cerraram os chifres do Diabo (apelido dos amerianos). O uruguaio Ondino Viera era o chefe desta moçada vencedora: Barbosa, Rubens e Sampaio; Alfredo II, Nílton e Jorge; Santo Cristo, Djalma, Isaías, Elgen e Chico.
26 de maio de 1960 Vasco da Gama 5 x 3 São Cristóvão - amistoso em São Januário, com Pinga (2), Viladônega, Joãozinho e Cunha não deixando o Santo (apelido do adversário) fazer milagre. O argentino Nelson Filpo Nuñez comandou esta patota: Miguel (Ita); Dario (Barbosinha) e Brito (Viana); Nivaldo, Russo e Joel; Joãozinho (Wanderley), Roberto Pinto (Waldemar), Viladônega, Pinga (Cunha) e Ronaldo.
Pinga e Viladônega by capa da Revista do Esporte
SACODEC
26 de maio de 1963 - Vasco da Gama 3 x 1 Seleção da África Ocidental - registrado durante giro pelo continente africano. Naquele dia, Célio (2) e Sabará foram os caras
APERTUCHOS
26 de maio de 1940 - Vasco da Gama 1 x 0 América-RJ - Campeonato Carioca, um pequeno aperto no Diabo, novamente, no Estádio Álvaro Chaves, desta vez com gol marcado por Alfredo II, aquele cara que foi dispensado, chorava de saudade da Colina e o jeito foi chamá- lo de volta. Naquele prélio, a Turma da Colina foi apresentada como: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Rodriguez; Lindo, Alfredo, Durval, Villadoniga e Orlando (Luna).
26 de maio de 1946 - Vasco da Gama 2 x 1 Tupi-MG - amistoso na cidade mineira de Juiz de Fora, a casa do adversário, com gols marcados por João Pinto e Lelé. O técnico era Ernesto dos Santos e o time teve: Barcheta, Augusto e Rafagnelli; Berascochea (Salim), Ely e Dino; Friaça, Lelé, João Pinto, Jair e Mário.
26 de maio de 1951 - Vasco da Gama 2 x 1 Olaria - em um sábado, no estádio de Moça Bonita, pelo Torneio Municipa, com gols marcados por Noca e Jansen, um em cada tempo. Mais uma vitória para a coleção de viradas da Turma da Colina que estava comandada por Oto Glória e alinhou: Carlos Alberto Cavalheiro, Acir, João Martins e Sampaio (Nélson); Aldemar, Bira e Antoninho; Noca, Vasconcelos, Dirceu (Álvaro Xaxá), Jansen e Jair.
26 de maio de 1956 - Vasco da Gama 2 x 1 Lens-FRA - produto de uma excursão à Europa, quando o treinador Martim Francisco estava armando o time que seria o campeão carioca da temporada. Jogado na cidade do adversário, Vavá e Válter furaram as rede do time francês, por esta formação: Hélio, Paulinho de Almeida e Haroldo; Laerte, Orlando Peçanha e Coronel; Sabará, Livinho, Vavá, Válter e Djayr.
Laerte by Manchete Esportiva
26 de maio de 1983 - Vasco da Gama 1 x 0 Coritiba - amistoso, em uma quinta-feira, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, presenciado por 9.098 torcedores. Marquinho marcou o gol da pugna. Naquele dia, quem comandava a rapaziada era o ex-zagueiro Miguel Pereira, que escalou: Acácio; Galvão, Orlando Fumaça, Celso e Gilberto; Oliveira, Serginho e Marquinho; Jussiê (Pedrinho Gaúcho, Elói e Bebeto.
26 de maio de 2012 - Vasco da Gama 1 x 0 Portuguesa de Desportos-SP - Clássico Luso rolado em um sábado, no estádio paulistano do Canindé (Oswaldo Teixeira Duarte). Alecsandro foi o cara que pintou na rede na rede comandado pelo técnico Cristóvão Borges, que alinhou: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Rodolfo (Douglas) e Dieyson; Nilton, Fellipe Bastos (Chaparro), Allan e Diego Souza (Carlos Alberto); Éder Luís e Alecsandro.
ANIVERSARIANTE
Carlos Antônio Dobbert de Carvalho Leite - atacante que foi um vascaíno casual. Participou da excursão cruzmaltina à Europa, em 1931, emprestado pelo Botafogo, e marcou see tentos, em 12 partidas. Natural de Niterói-RJ, viveu por 92 anos, entre 26 de maio de 1912 e 19 de julho de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário