Vasco

Vasco

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 31 DE OUTUBRO

                                                     ACONTECEU

 75 DC – Romulo Augusto proclamado (último) imperador romano do ocidente; 1411 - assinatura de tratado de paz (Ayllón) pelos reinos de Portugal e Castela; 1517 – Martinho Lutero aprega suas 95 teses reformistas na porta da igreja do castelo da alemã Vitemberga; 1793 – Revolução Francesa executa líderes (girondinos) da alta burguesia; 1874 – Revolta do Qebra-Quilo no Nordeste brasileiro contra mudanças de padrões de pesos e medidas do sistemas internacional adotado pelo Império; 1917 – Batalha de Bersebá (I Guerra Mudial) é última carga de cavalaria bem-sucedida da história; 1904 - Congresso Nacional brasileiro aprova lei de vacina obrigatória contra varíola; 1918 – Revolução dos Crisântemos leva Hungria à soberania total; 1922 – Bento Mussolini nomeado primeiro-ministro da Itália; 1925 – general Reza Pahlavi depõe Xá Amade e se torna monarca da Pérsia (atual Irã); 1956 – União Soviética esmaga Revolução Húngara; 1984 - primeira-ministra indiana Indira Ghandi assassinada por guardas de sua segurança...

       ... 1991 –Aníbal Cavaco Silva toma posse como primeiro-ministro de Portugal com governo de maioria absoluta, como divulga o partido dele na imagem acima; 2000 – soviética Soyuz-31 leva primeira tripulação residente para Estação Espacial Internacional; 2011 – população mudial chega a sete bilhões de pessoa.  

                                                        NASCERAM

     Johannes Vermeer - pintor holandês (viveu de 1632 a 1675); Carlo Drummond de Andrade – poeta/contista/cronista brasileiro (1902 a 1987); Fritz Walter – capitão da seleção alemã de futebol campeão-1954 da Copa do Mundo (1920 a 2002); Norodom Shianouk - príncipe, rei, primeiro-ministro do Camboja e pessoa que mais ocupou altos cargos políticos no planeta (1922 a 2012)...

Foto divulgação da NASA

... Michael Collins - astronauta norte-americano (nascido na Italia) piloto do módulo de comando e serviço da Apollo-11 na primeira descida do homem na Lua (1930 a 2021); em 19378 – Claudete Soares - cantora brasileira; em 1940 – Walderez de Barros - atriz brasileira; Raphael Rabello - violonista brasileiro (1962 a 1995); 19064 – Marco van Basten – artro do futebol holandês campeão da Eurocopa-1988; em 1967 – Vanilla Ice - rapper norte-americano.


GOLEADAS

31 de outubro de 1985 - Vasco da Gama 7 x 1 Volta Redonda - por ali,  Romário e Mauricinho andavam achando que a sorte havia brigado com eles. Reuniram-se com o treinador Antônio Lopes (foto do site do mesmo ) e foram a uma paróquia de Copacabana, procurar o Frei Laudelino, irmão de Levi Lafetá, candidato à presidência do Vasco da Gama. Choro ralado e rolado, o frei barbadinho prometeu manter contatos com a turma lá de cima e celebrar missa pra´cabá com a choradeira dos chorões. Rezou e quem se deu mal foi Voltaço (apelido do advrsário). Em noite de quinta-feira levou  uma balaiada, com Romário abrindo o seu saco de maldades e colocando o goleiro pra chorar, por três vezes  – Fernando, Roberto Dinamite (aos 49);  Santoso e Gersinho completaram a sacanagem, no Maracanã, presenciados por 2.785 pagantes. AterrorizantesAcácio; Heitor, Newmar, Fernando e Paulo César Magalhães; Vitor, Gersinho e Luis Carlos Martins; Santos (Silvinho), Roberto Dinamite, (Geovani) e Romário. OBS: o Volta Redonda era trinado por um ex-zagueiro cruzmaltino da década-1940, Wilson Francisco Alves, o Capão qe tinha tal apelido por residir no Morro do Capão quando desceu para São Januário.

31 de outubro de 1991 - Vasco da Gama 7 x 1 Goytacaz - valeu pela Taça Rio (segundo turno do Estadual-RJ),  em São Januário - rua do fundo, com a General Almério, rua da frente da sede.  Antônio Lopes era o treinador e mandante do pancadão executado por: Carlos Germano; Pimentel, Jorge Luís, Alexandre Torres e Cássio; França, Geovani, Bismarck (Macula) e William; Sorato e Bebeto (Mauricinho). Na marcha da contagem,  Jorge Luís abriu a conta, aos 2 minutos, para  Bebeto (2), William, Bismarck, Sorato e até o zagueiro Alexandre Torres completarem o serviço.

SACODES

31 de outubro de 1948 - Vasco da Gama 3 x 1 América-RJ -  pugna rolada no Estádio General Severiano. Corria, pelo Campeonato Caroca. A fase já era a do Expresso da Vitória e os maiores baluartes cruzmaltinos da pugna foram Dimas (2) e Ademir Menezes. Turma toda: Barbosa, Augusto e Wilson Capão; Ely, Danilo e Jorge; Maneca, Ademir Menezes, Dimas, Ismael e Chico.

31 de outubro de 1964 - Vasco da Gama 4 x 2 Bonsucesso  – Campeonato Carioca, no Maracanã, com gols de Célio Taveira (2), Zezinho e Saulzinho. O treinador da rapaziada era o antigo zagueiro cruzmaltino Ely do Amparo e a sua moçada chamava-se: Miltão; Joel Felício, Caxias, Fontana e Barbosinha; Maranhão e Lorico; Mário Tilico, Célio, Saulzinho e Zezinho. OBS:  autor de um gol nesta peleja, o gaúcho Saulzinho (Saul Santos Silva) havia chegado a São Januário  trazendo na bagagem as faixas (pelo Guarany de Bagé-RS) de campeão municipal-1956, 1958 e 1960. A sua  obrigação seria matar a saudade que a galera sentia do campeão mundial Vavá (Edvaldo Izídio Neto), que fora para o espanhol Atlético Madrid. Saulzinho iniciara carreira pelo juvenil do Bagé e depois, bandeou-se para o rival Guarany, pelo qual sagrou-se vice-campeão estadual gaúcho-1958. Ao Vasco, custou, em 1961, Cr$ 2,3 milhões de cruzeiros para ser, em 1962, o artilheiro do Campeonato Carioca, com 18 gols, e ajuar o clube a conquistar os Torneios de Santiago-CHI e  Pentagonal do México-MÉX, em 1963. Depois do Vasco, ele defendendo a Seleção Brasileira, representada pelo Rio Grande do Sul, que carregou a Taça O'Higgins, em 1966, disputada no Chile, contra este.
Montagem by https://www.netvasco.com.br/saulzinho

                                                                  APERTUCHOS

31 de outubro de 1920 - Vasco da Gama 1 x 0 Esperança - Campeonato Carioca da Segunda Divisão, no carioca campo do Marco VI. Gol do jogo marcado por Esquerdinha e time formado por: Nélson, Carlos Cruz e Van Erven; Barreira, Palhares e Quintanilha; Leão, Antonico, Medina, Esquerdinha e Godoy.  

31 de outubro de 1937  - Vasco da Gama 4 x 3 América-RJ - da época em que este era um grande clássico do Campeonato Carioca. Por aqui, jogo em casa, em São Jauário, com o mineiro Niginho (3)  e o carioca Alfredo Bernardino, o Alfredo I, tocando fogo no Diabo (apelido dos americanos). O treinador era Floriano Peixoto e a sua rapaziada estar: Joel, Poroto e Itália; Oscarino, Zarzur e Calocero; Lindo, Alfredo I, Niginho, Feitiço e Luna.  

31 de outubro de 1953 - Vasco da Gama 4 x 3 Fluminense - naquele domingo, os dois rivais chegavam ao 63º confronto. Valia  pelo Campeonato Carioca e era a 1.497º em vez que o Almirante navegava pelo gramado. Com brindes no barbante oferecidos por Alvinho (2), Vavá e Sabarál. Mas rolou uma pisadinha na bola: gol-contra marcado por Bellini. O treinador Flávio Costa, que tinha o apelido de Alicate, torceu o adversário contando com a força de: Barbosa, Paulinho de Almeida e Bellini; Mirim, Laerte e Dario; Sabará, Maneca, Vavá, Pinga e Alvinho.

31 de outubro de 1971 - Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo - pega pelo primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol. O rival jogaria a sua 100º partida pela disputa e planejava uma grande vitória, par comemorar, é claro. Só que quem saiu para o abraço foi o meio-campista cruzmaltino Buglê, no primeiro tempo. Jogado no Maracanã, o time do treinador Admildo Chirol apresentou-se com: Andrada; Fidélis, Moisés, Renê e Alfinete: Alcir, Buglê e Afonsinho; Dé Aranha, Ferretti (Adílson Albuquerque) e Rodrigues.   

31 de outubro de 1999 - Vasco da Gama 2 x 1 Atlético-PR - na Colina, com o Animal Edmundo com muita fome (de bola). Foi à caça e mordeu as redes por duas vezes, com cardápio servido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. O preparador de apetites da rapaziada era Antônio Lopes, que temperou a receita nos bigodes de: Carlos Germano, Paulo Baier, Odvan, Mauro Galvão, Gilberto Melo (Alex Oliveira); Felipe Loureiro, Nasa (Fabiano Eller), Amaral e  Ramon Menezes; Viola (Donziete Pantera) e Edmundo. OBS:  Alexandre da Silva Mariano é o verdadeiro nome do paulista Amaral, nascido em Capirvari (28.02.1973). Esteve vascaíno, entre 1999/2000, por 16 jogos e um gol, tendo sido campeão da Taça Guanabara, do Brasileirão e da Copa Mercosul, todos de 2000.     

31 de outubro de 2000 -Vasco da Gama 1  x 0 Rosário Central-ARG - Copa Mercosul, em São Januário, com cerca de 8 mil almas pagando pra assistir uma cena incomuníssima: o zagueiro Júnior Baiano, grande inimigo da técnica, encaçapando bola no buraco, aos 19 minutos do primeiro tempo. Liderada pelo técnico Oswaldo de Oliveira, a esquadra da casa bateu os hermanos com chibatadas mandadas por: Hélton; Clebson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista (Alex Oliveira); Jorginho Carioca Amorim, Paulo Miranda, Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Viola e Pedrinho (Siston).  OBS: um autêntico "Vasco-Brasil" em campo, com Júnior Baiano, Jorginho Paulista, Jorginho Carioca, Juninho Peranambucano e Juninho Paulista. 
Reproduzido de https://wepes-football.blogspot.com/amaral.html
   
31 de outubro de 2007 - Vasco da Gama 3 x 2 Goiás - Campeonato Brasileiro, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Rapaziada torrando duas pipocas de frente, no primeiro tempo, por conta de Alan Kardec e Leandro Amaral. Na betapa final, Alan Kardeck voltou a visitar o placar. Comandado pelo treinador gaúcho Valdyr Espinosa, o Almirante do dia navegou levando: Cássio; Wagner Diniz, Luizão (Júlio Santos), Jorge Luís e Rubens Júnior; Leandro Bonfim, Amaral (foto acima), Conca e Thiaguinho (Andrade); Alan Kardeck e Leandro Amaral.  OBS: a Turma da Colina teve três xarás Amaral apoiadores. O deste jogo foi Carlos Rafael do Amaral, paulista, de Mogi Mirim (24.11.1983), que ligou-se ao Almirante entre 2005/2009, por 141 jogos e três gols, fazendo parte do grupo campeão basileiro da Série B-2009.   

ANIVERSARIANTE

Carlos Caetano Bledorn Verri – apioador apelidado por Dunga. Gaúcho, de Ijuí, nascido em 1963, esteve vascaíno, em 1987, por 23 jogos e três gols. Saiu campeão do Estadual-RJ e da  Taça Guanabara-1987, e das Copas Ouro e TAP, ambas nos Estados Unidos, na mesm a temporada.


  

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 30 DE OUTUBRO

                                                             ACONTECEU

https://www.leme.pt/magazine/dom-manuel-I

1500 – após descobrimento do Brasil rei D.Manuel I de Portugal se casa com Maria de Aragão e Castela; 1938 - adaptação radiofônica da ficção científica A Guerra dos Mundos (de HG Welss), dirigida por Orson Welles causa pânico na população de Noa York achando que pleneta fora invadido por extraterrestres; 1944 - Força Expedicionária Brasileira conquista italianas Lama di Sotto, Lama di Sopra, Pradescello, Pian de los Rios, Collo e San Chirico durante II Guerra Mundal; 1947 – estabelecido Acordo Geral de Tarifas e Comércio e fundada Organização Mundial do Comércio; 1961 – União Soviétioca detona  maior bomba nuclear da história (Tsar/57 megatons) na ilha russa de Nova Zembla; 19657 -  Rio de Janeiro extingue bondes elétricos no bairro de Campo Grande; 1969 – general Emílio Garratazu Médici assume presidência da república brasileira;1973 – Brasil cria Secretaria do Meio Ambiente futuro IBAMA; 2018 – Estados Unios aposentam telescópio espacial Kepler nove anos depois de descobrir mais de 2 600 exoplanetas; 2022 – Luiz Inácio Lula da Silva eleito presidente do Brasi pela terceira vez com 50,90% dos votos em segundo turno.

                                                           NASCERAM

Divulgação de programa televisivo

 John Adams – 1º vice-presidente e 2º presidente-1797/1801 dos Estados Unidos (viveu de 1735 a 1826); Angelika Kauffmann - pintora suíça (1741 a 1807); Ezra Pound - poeta norte-americano (1885 a 1972); Agustin Lara - compositor musical mexicano (1897 a 1970); Giuseppe Farina - italiano primeiro campeão mudial-1950 da Fórmula-1 (1906 a 1966); Marie Van Brittan Brown - norte-americana inventora (junto com marido Albert) do sistema de segurança doméstico (1922 a 1999); Raúl Cárdenas – astro do futebol mexicano disputante de três-1954/58/62 Copas do Mundo (1928 a 2016); em 1937 – Claude Lelouch – cineasta francês; em 1941 – Sérgio Sant´Anna – escritor brasileiro (1941 a 2020); André Catimba – artilheiro do Vitória-BA (189 jogos/82 gols), do Gremio-RS (133 jogos/65 gols) (1946 a 2021); Diego Maradona - astro do futebol argentino campeão da Copa do Mundo-1986 (1960 a 2020).  

                                                    GOLEADAS

30 de outubro de 1960 - Vasco da Gama 6 x 0 Canto do Rio - em São Januário, onde não havia perdão para o time de Niterói. Ainda mais em um domingo. Neste estrago, válido pelo Campeonato Carioca, o técnico Abel Picabea cansou-se de comemorar gols com: Ita, Paulinho de Almeida e Bellini; Laerte, Orlando Peçanha e Coronel; Sabará, Vanderlei, Wilson Moreira, Waldemar e Pinga. OBS: conta-se que o hermano Abel Picabéa, comandante da rapaziada, entre outubro de 1960 a fevereiro de 1961, foi mandado embora de tão chato que era. Enchia o saco de todo mundo, ninguém o suportava. Nascido em Buenos Aires (20.06.1906), fora atleta dos argentinos  San Lorenzo e Rosario Central e do carioca São Cristóvão.  O Vasco foi o seu 14º time como treianador, tendo passado antes por 10 brasileiros, um português e dois espanhois, não ficando mais de uma temporada em nenhum deles. Deveria ser, mesmo, o chato dos chatos! 

https://www.netvasco.com.br/abel-picabea

30 de outubro de 1965 - Vaasco da Gama 4 x 1 América-RJ - com o Almiante, era no cinco e no cinquenta. Campeonato Carioca, no Marcanã com gols marcados por Maranhão, aos 5 minutos do primeiro tempo, Célio Taveira, aos 50 da seguda etapa, e Lorico fazendo os outros dois, também, na etapa finhal. Zezé Moreira éra o treinador desta rapaziada quatrêzêra: Gainete, Ari, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Luisinho Goiano, Mário Tilico, Célio Taveira e Zezinho.  
                                                           
     SACODES

30 de outubro de 1940 - Vasco da Gama 3 x 0 Madureira - Campeonato Carioca, em São Januário-RJ, onde Alfredo I, Villadóniga e Manuel Rocha mandaram ver. O inglês HarryWelfare treinava esta moçada batedêra: Chiquinho, Jahu e Florindo; Manuel Rocha,  Zarzur e Argemiro: Alfredo I,  Alfredo II, Villadoniga, Gonzalez e Orlando. OBS: assim como já escalou Juninho Pernambucanl/Juninho Paulista e Jorginho Paulista/Jorginho Carioca em um mesmo jogo, a Turma da Colina 'interessanteia' a galera com Alfredo I e Alfredo II. O primeioro foi Alfredo Bernardino e vascainou entre 1937/1941, por 128 jogos/57 gols; o segundo, batizado por Alfredo dos Santos, esteve na Turma da Colina, de 1936 a 1956, disputando 270 partidas/27 gols. Ambos foram cariocas.

30 de outubro de 1977 -  Vasco da Gama 3 x 0 Goiás - Campeonato Brasileir, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, em um domingo. 30 de outubro de 1977 -  Vasco da Gama 3 x 0 Goiás - Campeonato Brasileiro, na casa do adversário, o Estádio Serra Dourada, em Goiânia, com o rapidão Robrto Dinamite abrindo o placar com um minuto de bola rolando - Wilsinho fez os outros dois. Orlando Fantoni era o treinador destes carinhas massacrantes: Mazaropi; Orlando Lelé, Abel Braga, Geraldo e Marco Antônio Feliciano; Zé Mário e Zanatta: Wilsinho (Guina), Roberto Dinamite, Paulinho Massariol (Zandonaide) e Dirceu Guimarães. 

                                                  APERTUCHOS

 30 de outubro de 1928 - Vasco da Gama 2 x 1 Seleção Carioca - vira-vira no estádio Laranjeiras, com Russinho empatando e Hespanhl cobrando pênalti e virando a conta. Harry Welfare foi o treinador dos viradores:  Jaguaré, Hespanhol e Lino (Itália); Brilhante (Badu), Tinoco e Mola; Paschoal, Carlos Paes, Russinho, Mário Mattos e Sant´Anna. OBS: Sebastião Paiva Gomes era o nome do apelidado Mola, assim chamado por ter muita elasticidade nas disputas de bola. Esteve vascaíno de 1928 a 1935, por 190 jogos e foi campeão carioca-1929 e 1934; do Torneio Início-1929/30/31/32 e da espanhola Copa Myrurgia-1931.

Montagem by https://www.netvasco.com.br/mola 

30 de outubro de 1949 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense - no Estádio Caio Martins, em Niterói, de quando o treinador Flávio Costa comandava um dos times mais fortes do planeta. Ademir Menezes marcou os dos gols, um em cada etapa, valendo Campeonato Carioca, com esta gente: na escalação: Barbosas, Augusto e Laerte; Ely, Danilo e Alfredo II; Nestor, Maneca, Ademir, Heleno de Freitas e Chico. OBS: naquela temporada, o Vasco foi o campeão estadual, invictão, com 18 vitórias  e dois empates, marcando 84 gols e ficando com um impressionante saldo de 60, dos quais mais da metade (31) do pernambucano Ademir Menezes.  

30 de outubro de 1955 - Vasco da Gama 3 x 2 Botafogo -  já na Era Maracanã, pela tabela do Campeonato Carioca, com o paraguaio Parodi e os paulista Sabará e Pinga comparecendo à rede. Flávio Costa era o técnico desta formação: Hélio, Paulinho de Almeida e Haroldo; Orlando,  Peçanha Laerte e Beto; Sabará, Valter Marciano, Vavá, Pinga e Parodi. 

30 de outubro de 1976 - Vasco da Gama 1 x 0 CRB-AL  - com gol de Roberto Dinamite, aos 21 minutos do primeiro tempo, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, em um sábado, com 19.614 almas presentes ao então segundo pega oficial entre os dois times.  No citado acima, o treinador Paulo Emílio escalou: Mazaropi; Toninho, Marcelo, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário, Zanatta e Galdino; Luis Fumanchu, Dé Aranha, Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos. OBS:  primeiro Vasco CRB - 29.11.1972 - 0 x 0.  

                                                       EMPATÕES

30 de outubro - Vasco da Gama 3 x 3 Botafogo -  amistosa de placar repetido em 1925 e em 1926, no mesmo estádio das Laranjeiras. No primeiro, Fernandez, Russinho e Surica (contra), marcaram para o Almirante, enquanto Torterolli, Tatu e Dininho foram os redeiros vascaínos da segundo igualdade. Respectivamente, quarto e sétimo amistosos entre os dois time, de um total de 17, com 11 triunfos e três empates da rapaziada, que só pisou (3) vezes no balão de couro. OBS: Nélson da Conceição esteve nas duas partidas. Ele foi o primeiro goloeiro negro do Almirante e disputou 191 partidas com 123 vitórias, 27 empates e 42 escorregadas. Nascido em Nova Friburgo-RJ, viveu de 12.08.1899 a 24.04.1942, tendo sido vascaíno de 1919 a 1927. Confira as escalações: 
Nélson reproduzido de revista vascaína

1925 - Nélson, Leitão e Carlinhos; Sylvio, Rainha (Bolão) e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Fernandes e Patreício. Técnico Ramón Platero.
1926 - Nélson, Hespanhol e Itália; Sá Pinto, Bolão e Arthur;  Patrício, Torterolli (Tinoco),  Gonçalves, Tatu e Dininho.    

                                                     EMPATE-VITÓRIA

30 de outubro de 1988 - Vasco da Gama 1 (4) x 1 (3) São Paulo - Campeonato Brasileiro, em São Januário, assistido por 13. 155 pagantes. Bismarck fez o gol vascaíno, com o trinador Carlos Alberto Zanatta escalando: Acácio; Paulo Roberto Gaúcho, Célio Silva, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Geovani e Bismarck; Vivinho, Sorato (Tiba) e William (Ernâni).  OBS: o regulamento previa decisão por pênaltis em jogos terminados com empates. 

                                                  ANIVERSARIANTE 

Rafael Galhardo (de Souza) – lateral-direito nascido, em 1991, em Nova Friburgo-RJ. Só jogou, por 22 vezes, em 2018. Na temporda seguinte foi emprestado ao futebol gaúcho, voltou, em 2020, mas não aceitou redução salarial e foi embora.  


ANIVERSARIATE

Rafael Galhardo de Souza, mais conhecido apenas como Rafael Galhardo (

terça-feira, 29 de outubro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 29 DE OUTUBRO

                                                     ACONTECEU

                                               Foto NASA divulgação 

1675 - Gottfried Wilhelm Leibniz – alemão que estabeleceu fundamentos dos cálculos integral e diferencial, e refinou sistema de números binários que se tornaria base de todos os futuros computadores digitais é primeiro a usar o S alongado nos cálculos; 1787 – estreia da  ópera Don Giovanni do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart; 1810 - fundação da Real Biblioteca atual Biblioteca Nacional do Brasil; 1863 – Suiça reúne 18 países e forma Cruz Vermelha Internacional; 1945 – militares de alta patente obrigam presidente Getúlio Vargas (no poder desde 1930) a renunciar e chega ao fim ditadura do Estado Novo; 1969 – Arpanet (precussora da Interenet) estabelece primeiro link de computador para computador; 1991 - sonda norte-americana Galileo se torna primeira a visitar um asteroide (Gaspra); 1998 – astronauta Joh Glenn Junior, primeiro norte-americano a orbitar a Terra (em 1962), viaja pelo ônibus espacial Discovery se torna (77 de idade), pessoa mais velha a ir para o espaço; 2015 – após mais de três décadas China anuncia fim da pólitica do filho único.   

                                                        NASCERAM

Reprodução de capa de livro

Laura Bassi -  física italiana primeira mulher no mundo doutorada  em ciências e primeira professora do planeta contratada (Universidade de Bolonha) por entidade de ensino superior (viveu de 1711 a 1778); Joseph Goebbels -  doutor em Filologia e ministro da Propaganda da Alemanha nazista (1897 a 1945); Akim Tamiroff - ator russo (1899 as 1972); Adalgisa Nery - poeta modernista/colunista de jornal carioca e deputada federal pela Guanabara cassada (em1969) pela ditadura militar brasileira (1905 a 1980); Nélsoln Cavaquinho  - músico/compositor brasileiro (1911 a 1986); Danielle Mitterrrand - primeira-dama francesa-1981/1995 criadora da organização France Libertés pela qual passou 25 anos lutando pelos direitos humanos e a cidadania (1924 a 2011);  Geraldo Del Rey – ator brasileiro (1930 as 1993); em 1952 – Valeri Tokarev – herói da Uniã Soviética, participante (em 1996)  da missão que preparou  chegada da primeira tripulação a viver por período prolongado na Estação Internacional Espacial e, em 2005, passou 189 dias como engenheiro de voo de expedição à estação tendo feito duas caminhadas espaciais; em 1971 - Winona Ryder - atriz norte-americana; 1987 – Zé Love - atacante do Brasiliens FC. 

                                                          GOLEADAS

29 de outubro de 1939 - Vasco da gama 5 x 1 América-RJ - Campeonato Carioca, no estádio das Laranjeiras. Gentil Cardoso era o treinador vascaínos os goleadores foram Gandulla (2), Villadóniga (2) e Armandinho. Os vascaínos tinham estes nomes: Nascimento, Agnelli e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Armandinho, Alfredo, Villadoniga, Gandulla e Emeal. OBS: autor de dois gol nesta partida, o argentino Bernardo José Gandulla passou o seu sobrenome para os apanhadores de bola fora. À espera de poder jogar, enquado rolavam problemas burucráticos, conta-se que ele corria para pegar as pelotas que saíam de campo para entregá-las aos futuros colegas vascaínos que estavam jogando. Então, os garotos que faziam aquilo nos jogos ganharam o apelido de gandula. Pelo Almirante, ele disputou 29 partidas e marcou 10 gols. Em 1940,  trocou a Turma da Colina pelo Boca Juniors (foto)
https://crvascodagama.com/gandulla
 https://pt.wikipedia.org/Bernardo_Gandulla

29 de outubro de 1950 - Vasco da Gama 5 x 1 São Cristóvão - Campeonato Carioca com temporada de caneco na Colina. Pancadão na casa do adversário, no estádio da Rua Figueira de Mello. Djayr (3), Tesourinha e Ademir Menezes apareceram nas redes, ordenados pelo técnico Flávio Costa a estes visitantes indesejáveis: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo e Jorge; Tesourinha, Maneca, Ademir Menezes, Jansen e Djayr. 

29 de outrubro de 1983 - Vasco da Gama 4 x 0 São Cristóvão - sétima rodada do segundo turno do Estadual-RJ, em São Januário. Na galera, 3 008 pagantes; no placar, Almir (gol-contra), aos 3 minutos, Paulo Egídio (2) e Edevaldo. No leme da esquadra do Almirante  estava o técnico Oto Glória e estes remadores: Roberto; Edevaldo. Daniel González. Nenê e Galvão; Dudu Coelhão, Ernâni e Geovani; Pedrinho, Roberto Dinamite e Paulo Egídio. OBS: o Pedrinho desta desta escalação foi um dos muitos xarás que passaram por São Januário. Ele era Pedro Antônio Simeão, o Pedrinho Gaúcho, nascido em Lajeado-RS e que viveu entre 1953 e 2019. Disputou 47 jogos com três gols marcados para os vascaínos, sendo que um deles pode ter sido olímpico, o que valeu o título estadual-1982, embora se diga que Marquinho Rodrigues raspou a cabeça na bola.

                                                         SACODES

29 de outubro de 1980 - Vasco da Gama 3 x 0 Serrano - fatura do técnico Mário Jorge Lobo Zagallo, pelo segundo turno do Estadual, em São Januário, diante de 1.915 pagantes e pimbas nas redes dos visitantes a cargo de Silvinho (2) e de Roberto Dinamite, este aos 42 da etapa final. Maus recebedores de visitas: Mazaropi; Paulinho Pereira, Or­lando, Léo e João Luís (Juan); Pintinho, Guina e Marco António Rodrigues; Catinha, Ro­berto Dinamite e Silvinho.
 
29 de outubro de 1992 - Vasco da Gama 3 x 1 Volta Redonda - em São Januário, pelo segundo turno do Estadual-RJ, com público de 1.165. Em compensação, gol rapidão: Bismarck, aos  3 minutos – Edmundo e Carlos Alberto Dias 67 completarem a cota, anotada pelo treinador Joel Santana, que comemorou com: Carlos Germano; Luis Carlos Winck, Jorge Luis, Alexandre Torres e Cássio; Luisinho Quintanilha, Leandro Ávila, Bismarck e Carlos Alberto Dias; Edmundo e Valdir Bigode (Luciano).
https://www.netvasco.com.br/luisinho

29 de outubro de 1998 - Vasco da Gama 3 x 1 Coritiba-PR - em São Januário, assistido por 5.518 pagantes, pelo Campeonato Brasileiro. Conta aberta por Mauro Galvão, aos dois minutos do primeiro tempo - Ramón Menezes (2), no segundo tempo, fechou a dita cuja. Antônio Lopes era o treinador de: Márcio; Vagner (Felipe Alvim), Géder, Mauro Galvão e Felipe Loureiro; Nasa, Fabrício Carvalho (Henrique), Juninho Pernambucano e Ramón Menezes; Dedé (Fabrício Eduardo) e Donizete.  

                                                                   APERTUCHOS

29 de outubro de 1916 - Vassco da Gama 2 x 1 River -  após primeiros oito jogos, a rapaziada terminou um à frente no placar. Valeu pelo Campeonato Carioca da Terceira Divisão, em um domingo, no campo do São Cristóvão, à Rua Figueira de Mello. O time cruzaltino abriu o placar, aos 10 minutos, com Alberto. Rocha II, empatou aos 28, mas Cândido desempatou, aos 34. Horácio Salema Ribeiro apitou a partida que teve esta formação vascaína: Ary Correia, Jaime Guedes e Augusto Azevedo; Victorino Rezende, João Lamego e Manuel Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Antônio Brandão (foto), Joaquim de Oliveira, Alberto Costa Júnior e Cândido Almeida. Faltando dois jogadores nesta relação, o River teve: Motta, Rocha I e Barbosa; Rocha II, Julinho e Grande; Cyro, Luciano e Oliveira. OBS: 1 - em seu primeiro Estadual (da Liga Metropolitana de Sports Athléticos), o Vasco terminou em sexto lugar, com uma vitória, oito derrotas, 10 gols pró, 37 levdos e nenhuma expulsão de campo. Foi assim: Turno:  03.05.1916 – Vasco 1 x 10 Paladino; 13.05.1916 –  1 x 5 Brasil; 28.056.1916 – 0 x 4 Icarahy; 14.07.1916 – 2 x 4 Parc Royal; 16.07.1916 –  3 x 4 Ríver; RETURNO: 03.09.1916 – 0 x 2 Paladino; 07.09.1916 – 0 x 3 Parc Royal; 22.10.1916 – 1 x 4 Icarahy;  29.10.1916 – Vasco 2 x 1 Ríver; 05.11.1916 -  Vasco W x O Brasil, porque este desistiu da disputa; 2 - exceto os jogos de 3 e 7 de setembro, no Andaraí, e o de 29 de outubro, em Figueira de Mello, os demais foram em General Severiano. 

29 de outubro de 1978 - Vasco da Gama 2 x 1 Botafogo - Campeonato Carioca, no Maracanã, assistido por 41.978 pagantes. Roberto Dinamite, aos 16 minutos do primeiro tempo, e  Paulinho Massariol, aos 45 da etapa final,  marcaram os gols pedido pelo treinador Orlando Fantoni para esta rapaziada: Leão; Orlando Lelé, Abel Braga, Gaúcho e Marco Antônio Feliciano'; Helinho, Paulo Roberto Campos (Washington Oliveira) e Guina. Wilsinho, Roberto Dinamite e Paulinho Massariol (Ramon Pernambucano).    

29 de outubro de 1996 - Vasco da Gama 2 x 1 Independiente de Santa fé-COL  - rolou no  Maracanã, pelas semifinais da Copa Conmebol, assistidos por 1.245 pagantes. Ranielle (2) resolveu a parada para o técnico Antônio Lopes, que escalou: Carlos Germano; Pimentel, João Luiz e Cássio; Luisinho Qintanilha, Nélson (Ranieli), Juninho Pernambucano (Toninho) e  Ramon Menezes; Edmundo e Macedo. 

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 28 DE OUTUBRO

                                                           ACONTECEU

https://www.preparaenem.com/estatua-da-liberdade.htm

  30 DC – São Pedro se torna primeiro Papa da Igreja Católica Apostólica Romana, embora título só lhe seja dado quase dos séculos depois; 1492 – Cristóvão Colombo desembarca em Cuba durante primeira viagem ao Novo Mundo (América); 1520 – navegador português Fernão de Maglhães chega ao Oceano Pacífico; 1726 – irlandês Jonathan Swift publicado livro As Viagens de Gulliver; 1896 - presidente norte-americano Grover Cleveland inaugura Estátua da Liberdade em Nova York; 1893 - estreia da Sinfonia Nº 6 de Pyotr Tchaikovsky; 1922 - fascistas  liderados por Benito Mussolini assumem governo italiano; 1924 – surge no Rio GranDe do Sul movimento tenentista por  jovens oficiais das forças armadas brasileiras; 1948 – químico suíço Paul Müller recebe Prêmio Nobel de Fsiologia (Medicina) descobrindo propriedades inseticidas do DDT (diclorodifeniltricoloroetano) que desde 1874 havia sido sintetizado por farmacologista austríaco Othmar Zeidler; 1966 – jornal carioca Tribuna da Imprensa divulga  manifesto da Frente Ampla criada por Juscelino Kubitscheck, João Goulart e Carlos Lacerda articulando oposição contra ditadura militar brasileira; 1978 –  inaugurada Rodovia dos Bandeirantes mais moderna e bem conservada estrada brasileira; 1982 - Fundação Oswaldo Cruz-RJ anuncia produção de vacina contra sarampo; 2007 – Cristina Fernández Kirchner se torna primeira mulher eleita diretamente presidente da Argentina; 2018 – Jair Bolsonaro eleito presidente do Brasil com 57 milhões de votos.                                                          

                                                           NASCERAM 

Reprodução de capa de disco

     Erasmo de Roterdam – teólogo/filósofo holandês (viveu de 1466 a 1536); Serena Lake -  inglesa pregadora evangélica na Austrália para grandes multidões, defensoras do voto feminino e atuante em causas humanitária (1842 a 1901); JigoroKano – japonês educador, atleta e fundador do judô (1860 a 1938); Capiba (Lourenço da Fonseca Barbosa) – músico/compositor pernambucano (1904 a 1997); Viana Moog – romancista/ensaísta brasileiro (1906 a 1988); Arturo Frondizi – 29º presidente-1958/1962 da Argentina (1908 a 1995); Ronaldo Bôscoli – jornalista e compositor musical brasileiro (1928 as 1994); em 1930 – Bernie Ecclestone – piloto e dirigente automobilíostico inglês...

Reprodução de capa de revista 

... Mané Garrincha (Manuel dos Santos) – campeão pela Seleção Brasileira de futebol nas Copas do Mundo-1958/1962; Dina Sfat - atriz brasileira (1938 as 1989); em 1955 – Bill Gates – norte-americano fundador (juntamente com Paull Allen) da maior empresa de software do planeta e o homem mais rico do mundo em 1995 a 2007; 2009 e de 2014 a 2017; em 1963  - Eros Ramazzotti – cantor/compositor italiano; em 1967 – Julia Roberts – atriz norte-americana; em 1969 – Bem Harper –  músico norte-americano; em 1971 – Adriana Ferrari – atriz/modelo fotográfico brasileira. 

                                                     ROLA A BOLA

Esta é uma data que entra no caderninho da rapaziada com poucas (4) vitórias e muitos (6)  empates. Confira as encimadas no muro:  28.10.1951 – Vasco da Gama 1 x 1 Botafogo; 28.10.1970 – Vasco 0 x 0 Bahia; 28.10.1972 - Vasco 0 x 0 Palmeiras; 28.10.1990 - Vasco 0 x 0 Corinthians; 28.10.2011 - Vasco 2 x 2 Fluminense; 28.10.2007 - Vasco 2 x 2 Palmeiras. Agora, os triunfos:

                                                       GOLEADA

28 de outubro de 1956 - Vasco da Gama 4 x 0 Bonsucesso - Valter Marciano (2), Vavá (cobrando pênalti) e Pinga chegaram às redes do Maracanã, pelo Campeonato Carioca-1956. Segundo jogo do returno da campanh do 14º  título da Turma da Colina, então comandado pelo técnico Martim Francisco que mandou à cancha: Carlos Alberto Cavalheiro; Paulinho de Almeida, Bellini e Coronel; Laerte e Orlando Peçanha; Sabará, Livinho, Vavá, Válter e Pinga. OBS: durante aquela campanha, a rapaziada mandou oito goleadas, dentro de 16 vitórias, quatro empates e duas escorregadas, em 22 compromissos, masrcando 58 vezes e ficando com saldo de 41 gols.

                                                 PEGADA LEVE

28 de outubro de 1945 - Vasco da Gama 2 x 0 América - Campeonato Carioca, com rival batido  em São Januário. O treinador era o uruguaio Ondino Vieira, os gols foram marcados por Chico e Berascochea e o time foi este: Rodrigues, Augusto e Rafagnelli; Ely, Berasacochea e Argemiro; Ademir Menezes, Lelé, Isaías, Jair Rosa Pinto e Chico. OBS: Sebastián Salomé Berascochea Arribio nasceu no Uruguai (17.12.1917) e esteve vascaíno entre 1944/1946, por 86 jogos e 14 gols, conquistando cinco títiulos: Torneios Início-1945/Municipal-1944/45/46 e Campeonato Carioca-1945.   
Montagem por https://www.netvasco.com.br/berascochea

                                                      APERTUCHO

28 de outrubro de 1984 - Vasco da Gama 2 x 1 Friburguense-RJ - tempos de Edu Antues Coimbra como treinador e jogo na casa do adversário, o Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. Valeu pelo Estadual, assistido por 4.046 pagantes. Roberto Dinamite abriu o placar, aos 7 minutos, eles empataram e o mesmo Dinamite desempatou, aos 42 do segundo tempo. Quem bteu no visitado? Roberto Costa; Edevaldo, Ivã. Daniel González e Donato; Chi­na, Geovani e Marquinho (Marcelo); Mauricinho, Roberto e Rômulo.

l28 de outubro de 2020 – Vasco da Gama 1 x 0 Caracas-VEN - Copa Sul-Americana, em o Januário-RJ, com portões fechados e gol marcado por Tiago Reis. O porgtuguês Ricardo Sá Pinto comandava este time: Fernando Miguel; Cayo Tenório, Miranda, Leandro Castan e Henrique; Andrey, Leonardo Gil (Marcos Júnior) e Carlinhos (Ygor Catatau); Vinícius (Guilherme Parede), Ribamar (Tiago Reis) e Talles Magno.

  ANIVERESARIANTE
Foto recortada da Revista do Esporte

Almir Pernambuquinho (Morais de Albuquerque – nascido  em Recife, esteve vascaíno entre 1957/1960, por 102 jogos e 59 gols.Viveu de  1937 a 1973) e ajudou a Turma da Colina a conquistar nove títulos: Torneios de Santiago do Chile/Internacional de Paris/Quarangular de Lima-PER e Troféu Teresa Herrera-ESP-1957; Torneios Início Campeonato Carioca/Rio- São Paulo-1958; SuperSuper Campeonato Carioca-1958 e Taças Cidade do Rio de Janeiro-1959.

.





domingo, 27 de outubro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 27 DE OUTUBRO

                                                           ACONTECEU

     939 – Edmundo I sucede Etelstano primeiro rei de toda Inglaterra; 1275 - fundação da holandesa Amsterdã; primeiro médico europeu (espanhol Miguel Servet) a descrever a circulação pulmonar queimado vivo em fogueira na Suiça acusado de ser herege; 1645 – Dom João IV rei de Porugal/Algarves-1640/1656 concede título de príncipe do Brasil ao duque Teodósio Bragança; 1913 –Rio de Janeiro inaugur bondinho do Pão de Açúcar ;1936 – inglesa Wallis Simpson obtém divórcio e permissão para se casar com o rei Eduardo VIII (abdicou do trono do Reino Unido); 1951 - primeira utilização de radioterapia por bomba de cobalto; 1958 - deposto Iskander Mirza primeiro presidente-1956/1958  da República Islâmica do Paquistão; 1061 – Estados Unidos testam primeiro foguete Saturno na Missão Saturno-Apollo-1... 

 Montagem por https://www.youtube.com/watch

...1962 – segundo de três homens na linha de comando de submarino soviético (B-59) Vasili Arkhipov recusa disparo de torpedo nuclear contra navio de guerra norte-americano e evita guerra nuclear; 1965 - presidente brasileiro marechal Castelo Branco edita segundo as ato institucional (AI-2) criando eleições indiretas e cassação dos partidos políticos; 1971 – Congo passa a ser Zaire; 1982 – águas da hidrelétrica de Itaipu chegam às comportas do vertedouro (local de acúmulo/descarga de água das chuvas);  2019 - primeiro turno de eleições presidenciais argentinas elegem Alberto Fernandez. 

                                                         NASCIMENTOS

https://www.multirio.rj.gov.br/graciliano-ramos

Catarina de Valois - rainha consorte do rei Henrique V da Inglaterra (1401 a 1437); Nicoló Paganini - violinista/compositor italiano (1782 a 1840); Cânddo Barreiro - 8º presidente-1878/1880 do Paraguai (1833 a 1880); Theodore Roosevel - 26º presidente-1901/1909 dos Estados Unidos (1858 a 1919); Graciliano Ramos - escritor brasileiro (1892 a 1953); Harry Saltzman - produtor do cinema norte-americano (1915 a 1994); Carlos Andrés Pérez -  47º -1974/1979 e 50º -1989/1993 presidente da Venezuela (1922 a 2010); Sylvia Plath - escritora norte-americana (1932 a 1963); en 1935 - Mauricio de Souza - desenhista/empresário brasileiro; Pery Ribeiro - cantor brasileiro (1937 a 2012); em 1945 - Luiz Inácio Lula da Silva - 35º -1913/1911 e 39º-desde 2023  presidente do Brasil; em 1963 - Marcélia Cartaxo - atriz/diretora cinematográfica brasileira; em 1978 - Vanessa-Mae - violinista cingapuriana. 

                             Montgem por https://www.youtube.com

                                                            GOLEADA

27 de outubro de 1935 -  Vasco da Gama 5 x 2 Madureira  – amistoso proposto pelo adversário, no campo das Rua Domingos Lopes-RJ, com Gradim, Kuko, Luna, Bahianinho e Luis de Carvalho sacudindo o filó. A moçada esteve comadnada pelo treinador  HarryWelfare e chamava-se: Panello, Poroto e Itália; Oscarino,  Zarzur e Calocero; Bahianinho, Luís de Carvalho, Gradim, Kuko e Luna. OBS: primeiro amstosão entre os dois clubes O| segundo foi em 13 de março de 1939, em Conselheiro Galvão, com cruzmaltinoados 4 x 2.

                                                         APERTUCHOS

27 de outubro de 1929 - Vasco da Gama 1 x 0 Flamengo -  jogado nas Laranjeiras (Estádio Manoel Schwartz), pelo Campeonato Carioca, com o adversário comandado por dois treinadores, Joaquim Guimarães e Raphael Candiota. Orientada pelo inglês Harry Welfare, a rapaziada mandou 1 x 0, com Russinho cobrando pênalti, no primeiro tempo. Time da vitória: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Paschoal, Russinho, Carlos Paes, Mário Mattos e Sant ´Anna. OBS: 12º jogo entre os dois clubes (seis vitórias vascaínas e dois empates), história iniciada em 29 de abril de 1923, com Vasco 3 x 1. 
https://www.netvasco.com.br/jaguare

27 de outubro de 1968 - Vasco da Gama 3 x 2 São Paulo -  reza brava pra cima de um santo, com o qual se encontrava desde 4 de junho de 1940. Valeu pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa – chamado por Taça de Prata –,  no Maracanã, com 26.054 pasgantes e vira-vira na conta anotada por Silvinho, Jurandir (gol-contra) e Beneti. Público de 26.054 pagantes, com o treinador ... formado o time assim: Pedro Paulo; Ferreira, Brito, Fernando e Eberval; Alcir e Buglê (Benetti); Nado, Adílson Albuquerque, Walfrido e Silvinho (Bianchini)..

27 de outubro de 2004 - Vasco da Gama 1 x 0 Coritiba - o sérvio Petkovic marcou os três pontos da vitória vascaína, na última bola do jogo, aos 46 minutos do segundo tempo, na casa do adversário, o Estádio Couto Pereira, em Curitiba, com 1.908 pagantes. Valeu pelo Campeonato Brasileiro e o técnico Joel Santana escalou: Cássio; Thiago Maciel, Fabiano, Henrique e Chiquinho (Diego); Silva, Emerson, Coutinho e Petkovic; Marco Brito (Rubens) e Anderson (André Lima).