Vasco

Vasco

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 31 DE OUTUBRO

                                                     ACONTECEU

 75 DC – Romulo Augusto proclamado (último) imperador romano do ocidente; 1411 - assinatura de tratado de paz (Ayllón) pelos reinos de Portugal e Castela; 1517 – Martinho Lutero aprega suas 95 teses reformistas na porta da igreja do castelo da alemã Vitemberga; 1793 – Revolução Francesa executa líderes (girondinos) da alta burguesia; 1874 – Revolta do Qebra-Quilo no Nordeste brasileiro contra mudanças de padrões de pesos e medidas do sistemas internacional adotado pelo Império; 1917 – Batalha de Bersebá (I Guerra Mudial) é última carga de cavalaria bem-sucedida da história; 1904 - Congresso Nacional brasileiro aprova lei de vacina obrigatória contra varíola; 1918 – Revolução dos Crisântemos leva Hungria à soberania total; 1922 – Benito Mussolini nomeado primeiro-ministro da Itália; 1925 – general Reza Pahlavi depõe Xá Amade e se torna monarca da Pérsia (atual Irã); 1956 – União Soviética esmaga Revolução Húngara; 1984 - primeira-ministra indiana Indira Ghandi assassinada por guardas de sua segurança...

       ... 1991 –Aníbal Cavaco Silva toma posse como primeiro-ministro de Portugal com governo de maioria absoluta, como divulgou partido dele na imagem acima; 2000 – soviética Soyuz-31 leva primeira tripulação residente para Estação Espacial Internacional; 2011 – população mudial chega a sete bilhões de pessoa.  

                                                        NASCERAM

     Johannes Vermeer - pintor holandês (viveu de 1632 a 1675); Carlos Drummond de Andrade – poeta/contista/cronista brasileiro (1902 a 1987); Fritz Walter – capitão da seleção alemã de futebol campeão-1954 da Copa do Mundo (1920 a 2002); Norodom Shianouk - príncipe, rei, primeiro-ministro do Camboja e pessoa que mais ocupou altos cargos políticos no planeta (1922 a 2012)...

Foto divulgação da NASA

... Michael Collins - astronauta norte-americano (nascido na Italia) piloto do módulo de comando e serviço da Apollo-11 na primeira descida do homem na Lua (1930 a 2021); em 19378 – Claudete Soares - cantora brasileira; em 1940 – Walderez de Barros - atriz brasileira; Raphael Rabello - violonista brasileiro (1962 a 1995); 19064 – Marco van Basten – artro do futebol holandês campeão da Eurocopa-1988; em 1967 – Vanilla Ice - rapper norte-americano.


GOLEADAS

31 de outubro de 1985 - Vasco da Gama 7 x 1 Volta Redonda - por ali,  Romário e Mauricinho andavam achando que a sorte havia brigado com eles. Reuniram-se com o treinador Antônio Lopes (foto do site do mesmo ) e foram a uma paróquia de Copacabana, procurar o Frei Laudelino, irmão de Levi Lafetá, candidato à presidência do Vasco da Gama. Choro ralado e rolado, o frei barbadinho prometeu manter contatos com a turma do além e celebrar missa pra´cabá com a choradeira dos chorões. Rezou e quem se deu mal foi Voltaço (apelido do advrsário). Em noite de quinta-feira levou  uma balaiada, com Romário abrindo o seu saco de maldades e colocando o goleiro pra chorar, por três vezes  – Fernando, Roberto Dinamite (aos 49);  Santos e Gersinho completaram a sacanagem, no Maracanã, presenciados por 2.785 pagantes. AterrorizantesAcácio; Heitor, Newmar, Fernando e Paulo César Magalhães; Vitor, Gersinho e Luis Carlos Martins; Santos (Silvinho), Roberto Dinamite, (Geovani) e Romário. OBS: o Volta Redonda era trinado por um ex-zagueiro cruzmaltino da década-1940, Wilson Francisco Alves, o Capão qe tinha tal apelido por residir no Morro do Capão quando desceu para São Januário.

31 de outubro de 1991 - Vasco da Gama 7 x 1 Goytacaz - valeu pela Taça Rio (segundo turno do Estadual-RJ),  em São Januário (rua do fundo, com a General Almério, rua da frente da sede).  Antônio Lopes era o treinador e mandante do pancadão executado por: Carlos Germano; Pimentel, Jorge Luís, Alexandre Torres e Cássio; França, Geovani, Bismarck (Macula) e William; Sorato e Bebeto (Mauricinho). Na marcha da contagem,  Jorge Luís abriu a conta, aos 2 minutos, para  Bebeto (2), William, Bismarck, Sorato e até o zagueiro Alexandre Torres completarem o serviço. OBS: alguns jornais andaram escrevendo errado o nome do meia William César de Oliveira, que aparceu como Williams. Nascido em Cuiabá-MT (17.10.1968), ele esteve vascaíno entre 1986/1994, por 303 jogos e 40 gols.   

INSISTENTE

31 de outubro de 1948 - Vasco da Gama 3 x 1 América-RJ -  pugna rolada no Estádio General Severiano, pelo Campeonato Carioca. A fase já era a do Expresso da Vitória e os maiores baluartes cruzmaltinos da pugna foram Dimas (2) e Ademir Menezes. Turma toda: Barbosa, Augusto e Wilson Capão; Ely, Danilo e Jorge; Maneca, Ademir Menezes, Dimas, Ismael e Chico.

31 de outubro de 1937  - Vasco da Gama 4 x 3 América-RJ - da época em que este era um grande clássico do Campeonato Carioca. Por aqui, jogo em casa, em São Jauário, com o mineiro Niginho (3)  e o carioca Alfredo Bernardino, o Alfredo I, tocando fogo no Diabo (apelido dos americanos). O treinador era Floriano Peixoto e a sua rapaziada estar: Joel, Poroto e Itália; Oscarino, Zarzur e Calocero; Lindo, Alfredo I, Niginho, Feitiço e Luna.  

                                                                        SACODE

31 de outubro de 1964 - Vasco da Gama 4 x 2 Bonsucesso  – Campeonato Carioca, no Maracanã, com gols de Célio Taveira (2), Zezinho e Saulzinho. O treinador da rapaziada era o antigo zagueiro cruzmaltino Ely do Amparo e a sua moçada chamava-se: Miltão; Joel Felício, Caxias, Fontana e Barbosinha; Maranhão e Lorico; Mário Tilico, Célio, Saulzinho e Zezinho. OBS:  autor de um gol nesta peleja, o gaúcho Saulzinho, havia chegado a São Januário levando na bagagem as faixas (pelo Guarany de Bagé-RS) de campeão municipal-1956, 1958 e 1960 e a  obrigação de matar a saudade que a galera sentia do campeão mundial Vavá (Edvaldo Izídio Neto, que fora para o espanhol Atlético Madrid). Saulzinho iniciou a carreira pelo juvenil do Bagé e depois, bandeou-se para o rival Guarany, pelo qual sagrou-se vice-campeão estadual gaúcho-1958. Ao Vasco, custou, em 1961, Cr$ 2,3 milhões de cruzeiros para ser, em 1962, o artilheiro do Campeonato Carioca, com 18 gols, e ajudar o clube, em 1963, a conquistar os Torneios de Santiago-CHI e  Pentagonal do México-MÉX. Depois do Vasco, ele voltou ao Guarani de Bagé de efendeu a Seleção Brasileira, representada pelo Rio Grande do Sul, que carregou a Taça O'Higgins, em 1966, disputada no Chile, contra este.
Montagem by https://www.netvasco.com.br/saulzinho

                                                                  APERTUCHOS

31 de outubro de 1920 - Vasco da Gama 1 x 0 Esperança - Campeonato Carioca da Segunda Divisão, no carioca campo do Marco VI. Gol do jogo marcado por Esquerdinha e time formado por: Nélson, Carlos Cruz e Van Erven; Barreira, Palhares e Quintanilha; Leão, Antonico, Medina, Esquerdinha e Godoy.  

31 de outubro de 1953 - Vasco da Gama 4 x 3 Fluminense - naquele domingo, os dois rivais chegavam ao 63º confronto. Valia  pelo Campeonato Carioca e era a 1.497º em vez que o Almirante navegava pelo gramado, com brindes no barbante oferecidos por Alvinho (2), Vavá e Sabarál. Mas rolou uma pisadinha na bola: gol-contra marcado por Bellini. O treinador Flávio Costa, que tinha o apelido de Alicate, bateu no adversário contando com a força de: Barbosa, Paulinho de Almeida e Bellini; Mirim, Laerte e Dario; Sabará, Maneca, Vavá, Pinga e Alvinho.

31 de outubro de 1971 - Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo - Campeonato Brasileiro de Futebol. O rival jogaria a sua 100º partida pela disputa e planejava uma grande vitória, para comemorar, é claro. Só que quem saiu para o abraço foi o meio-campista cruzmaltino Buglê, no primeiro tempo. Jogado no Maracanã, o time do treinador Admildo Chirol apresentou-se com: Andrada; Fidélis, Moisés, Renê e Alfinete: Alcir, Buglê e Afonsinho; Dé Aranha, Ferretti (Adílson Albuquerque) e Rodrigues.   

31 de outubro de 1999 - Vasco da Gama 2 x 1 Atlético-PR - na Colina, com o Animal Edmundo com muita fome de bola. Foi à caça e mordeu as redes por duas vezes, com cardápio servido durante a primeira fase do Campeonato Brasileiro. O preparador de apetites da rapaziada era Antônio Lopes, que temperou a receita para: Carlos Germano, Paulo Baier, Odvan, Mauro Galvão e Gilberto Melo (Alex Oliveira); Felipe Loureiro, Nasa (Fabiano Eller), Amaral e  Ramon Menezes; Viola (Donziete Pantera) e Edmundo.  OBS: a Turma da Colina teve três xarás Amaral apoiadores. O deste jogo foi Carlos Rafael do Amaral (foto), paulista, de Mogi Mirim (24.11.1983), que ligou-se ao Almirante entre 2005/2009, por 141 jogos e três gols, fazendo parte do grupo campeão basileiro da Série B-2009.   

31 de outubro de 2000 -Vasco da Gama 1  x 0 Rosário Central-ARG - Copa Mercosul, em São Januário, com cerca de oito mil almas pagando pra assistir uma cena incomuníssima: o zagueiro Júnior Baiano, grande inimigo da técnica, encaçapando bola no buraco, aos 19 minutos do primeiro tempo. Liderada pelo técnico Oswaldo de Oliveira, a esquadra da casa bateu os hermanos com chibatadas mandadas por: Hélton; Clebson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista (Alex Oliveira); Jorginho Carioca Amorim, Paulo Miranda, Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Viola e Pedrinho (Siston).  OBS: um autêntico "Vasco-Brasil" em campo, com Júnior Baiano, Jorginho Paulista, Jorginho Carioca, Juninho Peranambucano e Juninho Paulista. 

31 de outubro de 2007 - Vasco da Gama 3 x 2 Goiás - Campeonato Brasileiro, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Rapaziada torrando duas pipocas de frente, no primeiro tempo, por conta de Alan Kardec e Leandro Amaral. Na etapa final, Alan Kardeck voltou a visitar o placar. Comandado pelo treinador gaúcho Valdyr Espinosa, o Almirante do dia navegou levando: Cássio; Wagner Diniz, Luizão (Júlio Santos), Jorge Luís e Rubens Júnior; Leandro Bonfim, Amaral, Conca e Thiaguinho (Andrade); Alan Kardeck e Leandro Amaral.  OBS: a Turma da Colina teve três xarás Amaral apoiadores. O deste jogo foi Carlos Rafael do Amaral, paulista, de Mogi Mirim (24.11.1983), que ligou-se ao Almirante entre 2005/2009, por 141 jogos e três gols, fazendo parte do grupo campeão basileiro da Série B-2009.   

ANIVERSARIANTE

Carlos Caetano Bledorn Verri – apioador apelidado por Dunga. Gaúcho, de Ijuí, nascido em 1963, esteve vascaíno, em 1987, por 23 jogos e três gols. Saiu campeão do Estadual-RJ e da  Taça Guanabara-1987, e das Copas Ouro e TAP, ambas nos Estados Unidos, na mesm a temporada.


  

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 30 DE OUTUBRO

                                                             ACONTECEU

https://www.leme.pt/magazine/dom-manuel-I

1500 – após descobrimento do Brasil o Rei D.Manuel I de Portugal se casa com Maria de Aragão e Castela; 1938 - adaptação radiofônica da ficção científica A Guerra dos Mundos (de HG Welss), dirigida por Orson Welles causa pânico à população de Nova York achando que pleneta fora invadido por extraterrestres; 1944 - Força Expedicionária Brasileira conquista italianas Lama di Sotto, Lama di Sopra, Pradescello, Pian de los Rios, Collo e San Chirico durante II Guerra Mundal; 1947 – estabelecido Acordo Geral de Tarifas e Comércio e fundada Organização Mundial do Comércio; 1961 – União Soviética detona  maior bomba nuclear da história (Tsar/57 megatons) na ilha russa de Nova Zembla; 19657 -  Rio de Janeiro extingue bondes elétricos no bairro de Campo Grande; 1969 – general Emílio Garratazu Médici assume presidência da república brasileira;1973 – Brasil cria Secretaria do Meio Ambiente futuro IBAMA; 2018 – Estados Unios aposentam telescópio espacial Kepler nove anos depois de descobrir mais de 2.600 exoplanetas; 2022 – Luiz Inácio Lula da Silva eleito presidente do Brasil pela terceira vez com 50,90% dos votos em segundo turno.

                                                           NASCERAM

Divulgação de programa televisivo

 John Adams – 1º vice-presidente e 2º presidente-1797/1801 dos Estados Unidos (viveu de 1735 a 1826); Angelika Kauffmann - pintora suíça (1741 a 1807); Ezra Pound - poeta norte-americano (1885 a 1972); Agustin Lara - compositor musical mexicano (1897 a 1970); Giuseppe Farina - italiano primeiro campeão mundial-1950 da Fórmula-1 (1906 a 1966); Marie Van Brittan Brown - norte-americana inventora (junto com marido Albert) do sistema de segurança doméstico (1922 a 1999); Raúl Cárdenas – astro do futebol mexicano disputante de três-1954/58/62 Copas do Mundo (1928 a 2016); em 1937 – Claude Lelouch – cineasta francês; em 1941 – Sérgio Sant´Anna – escritor brasileiro (1941 a 2020); André Catimba – artilheiro do Vitória-BA (189 jogos/82 gols); do Gurani de Campinas-SP/27 gols e do Gremio-RS (133 jogos/67 gols) (1946 a 2021); Diego Maradona - astro do futebol argentino campeão da Copa do Mundo-1986 (1960 a 2020).  

                                                    GOLEADAS

30 de outubro de 1960 - Vasco da Gama 6 x 0 Canto do Rio - em São Januário, onde não havia perdão para o time de Niterói. Ainda mais em um domingo. Neste estrago, válido pelo Campeonato Carioca, o técnico Abel Picabea cansou-se de comemorar gols com: Ita, Paulinho de Almeida e Bellini; Laerte, Orlando Peçanha e Coronel; Sabará, Vanderlei, Wilson Moreira, Waldemar e Pinga. OBS: conta-se que o hermano Abel Picabéa, comandante da rapaziada, entre outubro de 1960 a fevereiro de 1961, foi mandado embora por ser muito chato. Enchia o saco de todo mundo, ninguém o suportava. Nascido em Buenos Aires (20.06.1906), fora atleta dos argentinos San Lorenzo e Rosario Central e do carioca São Cristóvão.  O Vasco foi o seu 14º time como treianador, tendo passado antes por 10 brasileiros, um português e dois espanhois, não ficando mais de uma temporada em nenhum deles. Deveria ser, mesmo, o chato dos chatos! 

https://www.netvasco.com.br/abel-picabea

30 de outubro de 1965 - Vasco da Gama 4 x 1 América-RJ - Campeonato Carioca, no Marcanã com gols marcados por Maranhão, aos 5 minutos do primeiro tempo, Célio Taveira, aos 50 da seguda etapa, e Lorico fazendo os outros dois, também, na etapa finhal. Zezé Moreira era o treinador desta rapaziada quatrêzêra: Gainete, Ari, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Luisinho Goiano, Mário Tilico, Célio Taveira e Zezinho.  
                                                           
     SACODES

30 de outubro de 1940 - Vasco da Gama 3 x 0 Madureira - Campeonato Carioca, em São Januário-RJ, onde Alfredo I, Villadoniga e Manuel Rocha mandaram ver. O inglês HarryWelfare treinava esta moçada batedêra: Chiquinho, Jahu e Florindo; Manuel Rocha,  Zarzur e Argemiro: Alfredo I,  Alfredo II, Villadoniga, Gonzalez e Orlando. OBS: assim como já escalou Juninho Pernambucanl/Juninho Paulista e Jorginho Paulista/Jorginho Carioca, em um mesmo jogo, a Turma da Colina "interessanteia" a galera com Alfredo I e Alfredo II nestas pugna. O primeiro foi Alfredo Bernardino e vascainou entre 1937/1941, por 128 jogos/57 gols; o segundo, batizado por Alfredo dos Santos, esteve na Turma da Colina, de 1936 a 1956, disputando 270 partidas/27 gols. Ambos foram cariocas.

30 de outubro de 1977 -  Vasco da Gama 3 x 0 Goiás - Campeonato Brasileiro, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, em um domingo, com o rapidão Robrto Dinamite abrindo o placar com um minuto de bola rolando - Wilsinho fez os outros dois. Orlando Fantoni era o treinador destes carinhas massacrantes: Mazaropi; Orlando Lelé, Abel Braga, Geraldo e Marco Antônio Feliciano; Zé Mário e Zanatta: Wilsinho (Guina), Roberto Dinamite, Paulinho Massariol (Zandonaide) e Dirceu Guimarães. 

                                                  APERTUCHOS

 30 de outubro de 1928 - Vasco da Gama 2 x 1 Seleção Carioca - vira-vira no estádio das Laranjeiras, com Russinho empatando e Hespanhl, cobrando pênalti, virando a conta. Harry Welfare foi o treinador destes viradores: Jaguaré, Hespanhol e Lino (Itália); Brilhante (Badu), Tinoco e Mola; Paschoal, Carlos Paes, Russinho, Mário Mattos e Sant´Anna. OBS: Sebastião Paiva Gomes era o nome do apelidado Mola participants deste prélio, assim chamado por ter muita elasticidade nas disputas de bola. Esteve vascaíno, de 1928 a 1935, por 190 jogos, e foi campeão carioca-1929 e 1934; do Torneio Início-1929/30/31/32 e da espanhola Copa Myrurgia-1931.

Montagem by https://www.netvasco.com.br/mola 

30 de outubro de 1949 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense - no Estádio Caio Martins, em Niterói, de quando o treinador Flávio Costa comandava um dos times mais fortes do planeta. Ademir Menezes marcou os dois gols, um em cada etapa, valendo Campeonato Carioca, com esta gente na escalação: Barbosas, Augusto e Laerte; Ely, Danilo e Alfredo II; Nestor, Maneca, Ademir, Heleno de Freitas e Chico. OBS: naquela temporada, o Vasco foi o campeão estadual, invictão, com 18 vitórias  e dois empates, marcando 84 gols e ficando com um impressionante saldo de 60, dos quais mais da metade (31) do pernambucano Ademir Menezes.  

30 de outubro de 1955 - Vasco da Gama 3 x 2 Botafogo -  já na Era Maracanã, pela tabela do Campeonato Carioca, com o paraguaio Parodi e os paulista Sabará e Pinga comparecendo à rede. Flávio Costa era o técnico desta formação: Hélio, Paulinho de Almeida e Haroldo; Orlando,  Peçanha Laerte e Beto; Sabará, Valter Marciano, Vavá, Pinga e Parodi. 

30 de outubro de 1976 - Vasco da Gama 1 x 0 CRB-AL  - com gol de Roberto Dinamite, no primeiro tempo, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, com 19.614 almas presentes ao  segundo pega oficial entre os dois times.  O treinador Paulo Emílio escalou: Mazaropi; Toninho Bahia, Marcelo, Gaúcho e Marco Antônio Feliciano; Zé Mário, Zanatta e Galdino; Luis Fumanchu, Dé Aranha, Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos. OBS:  o primeiro Vasco CRB foi em 29.11.1972 e terminou no  0 x 0.  

                                                       EMPATÕES

30 de outubro de 1925  - Vasco da Gama 3 x 3 Botafogo -  amistosa de placar repetido em 1926, no mesmo estádio das Laranjeiras. No primeiro, Fernandez, Russinho e Surica (contra), marcaram para o Almirante, enquanto Torterolli, Tatu e Dininho foram os redeiros vascaínos da segundo igualdade. Respectivamente, quarto e sétimo amistosos entre os dois time, de um total de 17, com 11 triunfos e três empates da rapaziada, que só pisou (3) vezes no balão de couro. Confira as duas escalações vascaineiras: 1925 - Nélson, Leitão e Carlinhos; Sylvio, Rainha (Bolão) e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Fernandes e Patrício. Técnico Ramón Platero; 1926 - Nélson, Hespanhol e Itália; Sá Pinto, Bolão e Arthur;  Patrício, Torterolli (Tinoco),  Gonçalves, Tatu e Dininho. OBS: Nélson da Conceição esteve nas duas partidas. Ele foi o primeiro goloeiro negro do Almirante e disputou 191 partidas com 123 vitórias, 27 empates e 42 escorregadas. Nascido em Nova Friburgo-RJ, viveu de 12.08.1899 a 24.04.1942, tendo sido vascaíno de 1919 a 1927. Confira as escalações: 
Nélson reproduzido de revista vascaína

                                                     EMPATE-VITÓRIA

30 de outubro de 1988 - Vasco da Gama 1 (4) x 1 (3) São Paulo - Campeonato Brasileiro, em São Januário, assistido por 13. 155 pagantes. Bismarck fez o gol vascaíno, com o trinador Carlos Alberto Zanatta escalando: Acácio; Paulo Roberto Gaúcho, Célio Silva, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Geovani e Bismarck; Vivinho, Sorato (Tiba) e William (Ernâni).  OBS: o regulamento previa decisão por pênaltis em jogos terminados com empates. 

                                                  ANIVERSARIANTE 

Rafael Galhardo (de Souza) – lateral-direito nascido, em 1991, em Nova Friburgo-RJ. Só jogou, por 22 vezes, em 2018. Na temporda seguinte foi emprestado ao futebol gaúcho, voltou, em 2020, mas não aceitou redução salarial e foi embora.  



terça-feira, 29 de outubro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 29 DE OUTUBRO

                                                     ACONTECEU

                                               Foto NASA divulgação 

1675 - alemão Gottfried Wilhelm Leibniz estabeleceu fundamentos dos cálculos integral e diferencial, e refinou sistema de números binários que se tornaria base de todos os futuros computadores digitais é primeiro a usar o S alongado nos cálculos; 1787 – estreia da  ópera Don Giovanni do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart; 1810 - fundação da Real Biblioteca atual Biblioteca Nacional do Brasil; 1863 – Suiça reúne 18 países e forma Cruz Vermelha Internacional; 1945 – militares de alta patente obrigam presidente Getúlio Vargas (no poder desde 1930) a renunciar e encerrar ditadura do Estado Novo; 1969 – Arpanet (precussora da Interenet) estabelece primeiro link de computador para computador; 1991 - sonda norte-americana Galileo se torna primeira a visitar um asteroide (Gaspra); 1998 – astronauta Joh Glenn Junior, primeiro norte-americano a orbitar a Terra (em 1962), viajando pelo ônibus espacial Discovery se torna (77 de idade), pessoa mais velha a ir para o espaço; 2015 – após mais de três décadas China anuncia fim da pólitica do filho único.   

                                                        NASCERAM

Reprodução de capa de livro

Laura Bassi -  física italiana primeira mulher no mundo doutorada  em ciências e primeira professora do planeta contratada (Universidade de Bolonha) por entidade de ensino superior (viveu de 1711 a 1778); Joseph Goebbels -  doutor em Filologia e ministro da Propaganda da Alemanha nazista (1897 a 1945); Akim Tamiroff - ator russo (1899 as 1972); Adalgisa Nery - poeta modernista/colunista de jornal carioca e deputada federal pela Guanabara cassada (em 1969) pela ditadura militar brasileira (1905 a 1980); Nélsoln Cavaquinho  - músico/compositor brasileiro (1911 a 1986); Danielle Mitterrrand - primeira-dama francesa-1981/1995 criadora da organização France Libertés pela qual passou 25 anos lutando por direitos humanos e cidadania (1924 a 2011);  Geraldo Del Rey – ator brasileiro (1930 a 1993); em 1952 – Valeri Tokarev – herói da Uniã Soviética, participante (em 1996)  da missão que preparou chegada da primeira tripulação a viver por período prolongado na Estação Internacional Espacial e, em 2005, passou 189 dias como engenheiro de voo de expedição à estação tendo feito duas caminhadas espaciais; em 1971 - Winona Ryder - atriz norte-americana; 1987 – Zé Love - atacante do Brasiliens FC. 

                                                          GOLEADAS

29 de outubro de 1939 - Vasco da Gama 5 x 1 América-RJ - Campeonato Carioca, no estádio das Laranjeiras. Gentil Cardoso era o treinador da moçada e os seus goleadores foram Gandulla (2), Villadoniga (2) e Armandinho. Os vascaínos tinham estes nomes: Nascimento, Agnelli e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Armandinho, Alfredo I, Villadoniga, Gandulla e Emeal. OBS: autor de dois gol nesta partida, o argentino Bernardo José Gandulla, passou o seu sobrenome para os apanhadores de bola fora. À espera de poder jogar, enquado rolavam problemas burucráticos, conta-se que ele corria para pegar as pelotas que saíam de campo para entregá-las aos futuros colegas vascaínos que estavam jogando. Então, os garotos que faziam aquilo nos jogos ganharam o apelido de "gandula". Pelo Almirante, ele disputou 29 partidas e marcou 10 gols. Em 1940,  trocou a Turma da Colina pelo Boca Juniors (foto)
https://crvascodagama.com/gandulla
 https://pt.wikipedia.org/Bernardo_Gandulla

29 de outubro de 1950 - Vasco da Gama 5 x 1 São Cristóvão - Campeonato Carioca com temporada de caneco na Colina. Pancadão na casa do adversário, no estádio da Rua Figueira de Mello. Djayr (3), Tesourinha e Ademir Menezes apareceram nas redes, ordenados pelo técnico Flávio Costa a estes visitantes indesejáveis: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo e Jorge; Tesourinha, Maneca, Ademir Menezes, Jansen e Djayr. 

29 de outrubro de 1983 - Vasco da Gama 4 x 0 São Cristóvão - Estadual-RJ, em São Januário, com 3 008 pagantes na galera. No placar, Almir (gol-contra), aos 3 minutos, Paulo Egídio (2) e Edevaldo. Nas águas da esquadra do Almirante estavam o técnico Oto Glória e estes briosos remadores: Roberto; Edevaldo, Daniel González, Nenê e Galvão; Dudu Coelhão, Ernâni e Geovani; Pedrinho, Roberto Dinamite e Paulo Egídio. OBS: o Pedrinho desta desta escalação foi um dos muitos xarás que passaram por São Januário. Ele era Pedro Antônio Simeão, o Pedrinho Gaúcho, nascido em Lajeado-RS e que viveu entre 1953 e 2019. Disputou 47 jogos com três gols marcados para os vascaínos, sendo que um deles pode ter sido olímpico, o que valeu o título estadual-1982, embora se diga que Marquinho Rodrigues raspou a cabeça na bola.

                                                         SACODES

29 de outubro de 1980 - Vasco da Gama 3 x 0 Serrano - fatura do técnico Mário Jorge Lobo Zagallo, pelo Estadual, em São Januário, diante de 1.915 pagantes e pimbas nas redes dos visitantes a cargo de Silvinho (2) e de Roberto Dinamite. Maus recebedores de visitas: Mazaropi; Paulinho Pereira, Or­lando Lelé, Léo e João Luís (Juan); Carlos Albrto Pintinho, Guina e Marco Antônio Rodrigues; Catinha, Ro­berto Dinamite e Silvinho.
 
29 de outubro de 1992 - Vasco da Gama 3 x 1 Volta Redonda - em São Januário, pelo segundo turno do Estadual-RJ, com público de 1.165. Em compensação, gol rapidão: Bismarck, aos  3 minutos – Edmundo e Carlos Alberto Dias completarem a cota, anotada pelo treinador Joel Santana, que comemorou com: Carlos Germano; Luis Carlos Winck, Jorge Luís, Alexandre Torres e Cássio; Luisinho Quintanilha, Leandro Ávila, Bismarck e Carlos Alberto Dias; Edmundo e Valdir Bigode (Luciano).
https://www.netvasco.com.br/luisinho

29 de outubro de 1998 - Vasco da Gama 3 x 1 Coritiba-PR - em São Januário, assistido por 5.518 pagantes, pelo Campeonato Brasileiro. Conta aberta por Mauro Galvão, aos dois minutos do primeiro tempo - Ramón Menezes (2), no segundo tempo, fechou a dita cuja. Antônio Lopes era o treinador de: Márcio; Vagner (Felipe Alvim), Géder, Mauro Galvão e Felipe Loureiro; Nasa, Fabrício Carvalho (Henrique), Juninho Pernambucano e Ramón Menezes; Dedé (Fabrício Eduardo) e Donizete.  

                                                                   APERTUCHOS


29 de outubro de 1916 - Vasco da Gama 2 x 1 River -  em seu nono jogo, a rapaziada terminou à frente no placar. Valeu pelo Campeonato Carioca da Terceira Divisão, domingueiro, no campo do São Cristóvão, à Rua Figueira de Mello. Os vascaínos abriram a conta, aos 10 minutos, por Alberto. Rocha II, empatou aos 28, e Cândido desempatou, aos 34. Horácio Salema Ribeiro apitou a pugna e o Almirante foi: Ary Correia, Jaime Guedes e Augusto Azevedo; Victorino Rezende, João Lamego e Manuel Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Antônio Brandão (foto), Joaquim de Oliveira, Alberto Costa Júnior e Cândido Almeida (faltam dois atletas). O River teve: Motta, Rocha I e Barbosa; Rocha II, Julinho e Grande; Cyro, Luciano e Oliveira. 
OBS: 1 - em seu primeiro Estadual (da Liga Metropolitana de Sports Athléticos), o Vasco terminou em sexto lugar, com uma vitória, oito derrotas, 10 gols pró, 37 levdos e nenhuma expulsão de campo. Foi assim: Turno:  03.05.1916 – Vasco 1 x 10 Paladino; 13.05.1916 –  1 x 5 Brasil; 28.056.1916 – 0 x 4 Icarahy; 14.07.1916 – 2 x 4 Parc Royal; 16.07.1916 –  3 x 4 Ríver; RETURNO: 03.09.1916 – 0 x 2 Paladino; 07.09.1916 – 0 x 3 Parc Royal; 22.10.1916 – 1 x 4 Icarahy;  29.10.1916 – Vasco 2 x 1 Ríver; 05.11.1916 -  Vasco W x O Brasil, porque este desistiu da disputa; 2 - exceto os jogos de 3 e 7 de setembro, no Andaraí, e o de 29 de outubro, em Figueira de Mello, os demais foram em General Severiano. 

29 de outubro de 1978 - Vasco da Gama 2 x 1 Botafogo - Campeonato Carioca, no Maracanã, assistido por 41.978 pagantes. Roberto Dinamite e  Paulinho Massariol  marcaram os gols pedido pelo treinador Orlando Fantoni para esta rapaziada: Emerson Leão; Orlando Lelé, Abel Braga, Gaúcho e Marco Antônio Feliciano; Helinho, Paulo Roberto Campos (Washington Oliveira) e Guina; Wilsinho, Roberto Dinamite e Paulinho Massariol (Ramon Pernambucano).    

29 de outubro de 1996 - Vasco da Gama 2 x 1 Independiente de Santa fé-COL  - rolou no  Maracanã, pelas semifinais da Copa Conmebol, assistidos por 1.245 pagantes. Ranielle (2) resolveu a parada para o técnico Antônio Lopes, que escalou: Carlos Germano; Pimentel, João Luiz e Cássio; Luisinho Qintanilha, Nélson (Ranieli), Juninho Pernambucano (Toninho) e  Ramon Menezes; Edmundo e Macedo. 

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 28 DE OUTUBRO

                                                           ACONTECEU

https://www.preparaenem.com/estatua-da-liberdade.htm

  30 DC – São Pedro se torna primeiro Papa da Igreja Católica Apostólica Romana, mas título só lhe chegou quase dois séculos depois; 1492 – Cristóvão Colombo desembarca em Cuba durante primeira viagem ao Novo Mundo (América); 1520 – navegador português Fernão de Maglhães chega ao Oceano Pacífico; 1726 – irlandês Jonathan Swift publicado livro As Viagens de Gulliver; 1896 - presidente norte-americano Grover Cleveland inaugura Estátua da Liberdade em Nova York; 1893 - estreia da Sinfonia Nº 6 de Pyotr Tchaikovsky; 1922 - fascistas  liderados por Benito Mussolini assumem governo italiano; 1924 – surge no Rio Grande do Sul movimento tenentista por  jovens oficiais das forças armadas brasileiras; 1948 – químico suíço Paul Müller recebe Prêmio Nobel de Fsiologia (Medicina) descobrindo propriedades inseticidas do DDT (diclorodifeniltricoloroetano) que desde 1874 havia sido sintetizado pelo farmacologista austríaco Othmar Zeidler; 1966 – jornal carioca Tribuna da Imprensa divulga  manifesto da Frente Ampla criada por Juscelino Kubitscheck, João Goulart e Carlos Lacerda articulando oposição contra ditadura militar brasileira; 1978 –  inaugurada Rodovia dos Bandeirantes mais moderna e bem conservada estrada brasileira; 1982 - Fundação Oswaldo Cruz-RJ anuncia produção de vacina contra sarampo; 2007 – Cristina Fernández Kirchner se torna primeira mulher eleita diretamente presidente da Argentina; 2018 – Jair Bolsonaro eleito presidente do Brasil com 57 milhões de votos.                                                          

                                                           NASCERAM 

Reprodução de capa de disco

     Erasmo de Roterdam – teólogo/filósofo holandês (viveu de 1466 a 1536); Serena Lake -  inglesa pregadora evangélica na Austrália para grandes multidões, defensoras do voto feminino e atuante em causas humanitária (1842 a 1901); Jigoro Kano – japonês educador, atleta e fundador do judô (1860 a 1938); Capiba (Lourenço da Fonseca Barbosa) – músico/compositor pernambucano (1904 a 1997); Viana Moog – romancista/ensaísta brasileiro (1906 a 1988); Arturo Frondizi – 29º presidente-1958/1962 da Argentina (1908 a 1995); Ronaldo Bôscoli – jornalista e compositor musical brasileiro (1928 as 1994); em 1930 – Bernie Ecclestone – piloto e dirigente automobilíostico inglês...

Reprodução de capa de revista 

... Mané Garrincha (Manuel dos Santos) – campeão pela Seleção Brasileira de futebol nas Copas do Mundo-1958/1962; Dina Sfat - atriz brasileira (1938 a 1989); em 1955 – Bill Gates – norte-americano fundador (juntamente com Paull Allen) da maior empresa de software do planeta e o homem mais rico do mundo entre 1995 a 2007; 2009 e de 2014 a 2017; em 1963  - Eros Ramazzotti – cantor/compositor italiano; em 1967 – Julia Roberts – atriz norte-americana; em 1969 – Bem Harper –  músico norte-americano; em 1971 – Adriana Ferrari – atriz/modelo fotográfico brasileira. 

                                                GOLEADA

28 de outubro de 1956 - Vasco da Gama 4 x 0 Bonsucesso - Valter Marciano (2), Vavá (cobrando pênalti) e Pinga chegaram às redes do Maracanã, pelo Campeonato Carioca-1956. Segundo jogo do returno da campanh do 14º  título da Turma da Colina, então comandado pelo técnico Martim Francisco que mandou à cancha: Carlos Alberto Cavalheiro; Paulinho de Almeida, Bellini e Coronel; Laerte e Orlando Peçanha; Sabará, Livinho, Vavá, Válter e Pinga. OBS: durante aquela campanha, a rapaziada mandou oito goleadas, dentro de 16 vitórias, quatro empates e duas escorregadas, em 22 compromissos, marcando 58 vezes e ficando com saldo de 41 gols.

                                                 PEGADA LEVE

28 de outubro de 1945 - Vasco da Gama 2 x 0 América - Campeonato Carioca, com rival batido  em São Januário. O treinador era o uruguaio Ondino Vieira, os gols foram marcados por Chico e Berascochea e o time foi: Rodrigues, Augusto e Rafagnelli; Ely, Berasacochea e Argemiro; Ademir Menezes, Lelé, Isaías, Jair Rosa Pinto e Chico.  OBS: Sebastián Salomé Berascochea Arribio nasceu no Uruguai (17.12.1917) e esteve vascaíno entre 1944/1946, por 86 jogos e 14 gols, conquistando cinco títiulos: Torneios Início-1945/Municipal-1944/45/46 e Campeonato Carioca-1945. .   
Montagem por https://www.netvasco.com.br/berascochea

                                                      APERTUCHO

28 de outrubro de 1984 - Vasco da Gama 2 x 1 Friburguense-RJ - tempos de Edu Antues Coimbra como treinador e jogo na casa do adversário, o Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. Valeu pelo Estadual, assistido por 4.046 pagantes. Roberto Dinamite abriu o placar, aos 7 minutos, eles empataram e o mesmo Dinamite desempatou, aos 42 do segundo tempo. Quem bteu no visitado? Roberto Costa; Edevaldo, Ivan, Daniel González e Donato; Chi­na, Geovani e Marquinho Carioca (Marcelo); Mauricinho, Roberto e Rômulo.

28 de outubro de 2020 – Vasco da Gama 1 x 0 Caracas-VEN - Copa Sul-Americana, em o Januário-RJ, com portões fechados, devido pandemia da Covid-19,  e com gol marcado por Tiago Reis. O português Ricardo Sá Pinto comandava este time: Fernando Miguel; Cayo Tenório, Miranda, Leandro Castan e Henrique; Andrey, Leonardo Gil (Marcos Júnior) e Carlinhos (Ygor Catatau); Vinícius (Guilherme Parede), Ribamar (Tiago Reis) e Talles Magno.

28 de outubro de 2024 – Vasco da Gama 3 x 2 Bahia - Campeonato Brasileiro, no estádio de de São Januário-RJ, diante de 16.949 pagantes e 17.213 total, com  gols marcados por  Payet (2) e Emerson Rodríguez. Time: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maicon e Piton; Mateus Carvalho (Jair), Galdames e Payet (Sforza); Puma Rodríguez (Maxime Dominguez), Emerson Rodríguez (Maxsuell Alegria) e Rayan (Alex Teixeira). Técnico: Rafael Paiva.      

         ANIVERESARIANTE

Foto recortada da Revista do Esporte

Almir Pernambuquinho (Morais de Albuquerque – nascido  em Recife, esteve vascaíno entre 1957/1960, por 102 jogos e 59 gols.Viveu de  1937 a 1973) e ajudou a Turma da Colina a conquistar nove títulos: Torneios de Santiago do Chile/Internacional de Paris/Quarangular de Lima-PER e Troféu Teresa Herrera-ESP-1957; Torneios Início Campeonato Carioca/Rio- São Paulo-1958; SuperSuper Campeonato Carioca-1958 e Taças Cidade do Rio de Janeiro-1959.