ACONTECEU
1600 – estreia de Euridice a ópera sobrevivente mais antiga e de autoria de Jacopo Peri, com música de Giulio Caccn e lbreto de Ottavio Rionnucini baseado na Metamorefose de Ovidio sobre a história de Orfeu e Eurídice; 1807 Humbrei Davy inicia primeiras experiências com eletrólise obtendo o potássio; 1910 - Eleftherios Venizelos eleito primeiro-ministro da Grécia pela primeira de sete vezes; 1927 – pre-estreias em Nova York de 'O Cantor de Jazz’ primeiro filme falado da história do cinema; 1965 - presidente brasileiro marchel Castelo Branco envia medidas ao Congresso Nacional para endurecer regime ditatorial; 1979 – Papa João Paulo-II se torna o primeiro pontífice a visitar Casa Branca-EUA; 1995 – descoberto Pegasi primeiro planeta orbitando um outro sol; 2007 - Jason Lewis completa primeira circum-navegação humana da Terra; 2010 – criaçãoo do Instragram aplicativo de compartilhamento de fotos; 2019 - arqueólogos anunciam descoberta de En Sur maior assentamento conhecido da idade do pronze entre Oriente Médio e Turquia.
ROLA A BOLA
Para vascaíno, todos os seus jogos deveriam ser
na data 6 de outubro. Parece que ela foi feita para a Turma da Colina bater
no maior rival, o Flamengo. Confira:
06 de outubro de 1918 - Vasco da Gama 5 x 3 Brasil-RJ - jogado na Rua Campos Sales, pelo Campeonato Carioca da Segunda Divisão. A pewquisa do Kike não encontrou gols e nem o nome do treinador, mas achou a escalação vascaína do dia: Wiggand, Sá Reis e Carlos Cruz; Godoy, Palhares e Faria; Virgílio, Paulistinha, Paulista, Guerrero e Antonico. OBS: terceiro duelo entre os dois times. O primeiro havia sido em 03.06.1917, nas Laranjeiras, igualado nos 2 x 2. No segundo, o Vasco goleou: 6 x 1, em 16.09.1918. No terceiro, em 30.06.1918, estes 5 x 3. Depois daquilo, houve mais dois estragos, ambos por 4 x 0, em 31.08.1019 e em 16.05.1920.
06 de outubro de 1940 - Vasco da Gama 4 x 1 São Cristóvão - dia de Alfredo II, que não era muito amigo das redes. Naquele domingo, pelo Campeonato Carioca, em São Januário, ele brindou a torcida com dois gols – Villadoniga e Orlando acabaram de derrubar o “Santo” do andor. O técnico era o inglês Harry Welfare e a sua rapaziada atendia por: Chiquinho, Jahu e Florindo; Figliola, Zarzur e Rodriguez; Lindo, Alfredo II, Villadoniga, González e Orlando Rosa Pinto.
06 de outubro de 1945 - Vasco da Gama 5 x 1 São Cristóvão - vigência da máquina pesada chamada por Expresso da Vitória, que saía atropelando quem píntasse pela frente. Aquela pancada foi em um sábado, em São Januário, com gols de Berascochea, Ademir Menezes, Jair, Chico e Índio (gol-contra). O montador da engrenagem, o uruguaio Ondino Vieira, levou na viagem: Rodrigues, Augusto e Rafagnelli; Berascochea, Ely do Amparo e Argemiro; Ademir Menezes, Lelé, Isaías, Jair Rosa Pinto e Chico.
06 de outubro de 1996 - Vasco da Gama 4 x 1 Flamengo - Estadual-RJ, em um domingo, no Maracanã, assistido por 37.681 pagantes. Naquela tarde-noite, o Animal Edmundo começou a arrancar as penas do Urubu (apelido flamenguista) com sete minutos de pugna. Arrancou a segunda aos 32. Aí, fez uma pausa para Macedo marcar o terceiro, pelos inícios da segunda etapa. Aos 21, Edmundo, de novo, botou o goleiro rubro-negro pra chorar. Foi um Clássico dos Milhões totalmente cruzmaltinado, cm os impiedosos sendo: Carlos Germano; Pimentel, Sidnei, Alex e Cássio; Luisinho Quintanilha, Nélson (Borçato), Ramon Menezes e Ranielli (Válber); Macedo (Brenner) e Edmundo.
06 de outubro de 2001 - Vasco da Gama 5 x 1 Flamengo - Brasileirão de-2001, no Maracanã, com Romário colocasndo bolinhas no barbante rubro-negro - Gilberto e Euller completraram a balaiada assistida por 37.360 pagantds. A mlçada esteve cirigida por Hélio dos Anjos, que teve: Helton; João Carlos, Odvan, Fabiano Eller (Jamir) e Rafael; Donziete Oliveira, Gilberto e Léo Lima (Botti); Euller, Bebeto (Bóvio) e Romário.
SACODES
06 de outubro de 1962 – Vasco da Gama 3 x 0 Portuguesa-RJ – Campeonato Carioca, em São Januário, com Vevé (2) e Saulzinho traçando a rede. O teriandor deles era Joge Vieiraa e o time da vez alinhou: Humberto Torgado; Paulinho de Almeida, Brito, Barbosinha e Coronel; Maranhão e Lorico; Sabará, Vevé, Saulzinho e Da Silva.
06 de outubro de 1993 – Vasco da Gama 3 x 1 Flumienense – Campeonato Brasileiro, no Maracanã, com 3.783 pagantes. França abriu o placar, Geovani cobrou pênalti para fazer o segundo, na mesma etapa, e Hernande fechou a conta, no finalzinho do segundo tempo. O chefe da rapaziada era Alcir Portella, que contou com: Carlos Germano; Pimentel, Alexandre Torres, Jorge Luiz e Cássio; Leandro Ávila, França, Geovani e Silas (Yan); Vadir Bigode e Pedro Renato (Hernande).
06 de outubro de 1971 - Vasco da Gama 2 x 0 América-MG, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, assistido por 8.197 pagantes. Ferreti e Dé Aranha macaram os gols para o time do técnico Admildo Chirol, que mandou à luta: Andrada; Haroldo, Moisés, Renê (Miguel) e Alfinete; Buglê e Benetti (Adílson Albuquerque); Jaílton, Dé Aranha, Ferreti e Rodrigues.
APERTUCHOS
0p6 de otubro de 1954 - Vasco da Gama 2 x 1 Vitória-ES- amsitoso, no Estádio Governador Bley, na caíxsasba Vitória, com Vavá e Alvinho na rede. O treinador Flávio Costa mandou à cancha: Victor Gonzalez, Paulinho de Almeida e Bellini; Ely (Mirim), Laerte e Dario; Sbaxrás, Ademir Menezes (Pinga), Vavá, Maneca (Iêdo) e Alvinho.
06 de outubro 2012 – Vasco da Gama 1 x 0 Atlético-GO – Campeonato Brasileiro, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO, com Juninho sendo o artilheiro solitário da pugna, conferida por 13.212 pagantes. O treinador Marcelo Oliveira mandou ao gramado: Fernando Prass; Jonas (Fellipe Bastos), Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri (Felipe); Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto Gomes (Marlone ); Éder Luís e Alecsandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário