Vasco

Vasco

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA -10 DE OUTUBRO

                                                         ACONTECEU

Reprodução de capa de livro

1492 – tripulação do navio Santa Maria da frota que Cristóvão Colombo iria descobrir  America tenta motim; 1822 - primeira demissão de José Bonifáio de Andrada e Silva do primeiro gabinete ministerial do império brasileiro, readmitido 48 horas depois a pedido de procuradores-gerais e de comandantes de guarnições sediadas no Rio de Janeiro;  1846 – astrônomo inglês William Lassell doscobre Tritão maior lua do planeta Netuno; 1866 – marechal Luis Alves de Lima e Silva nomeado comandante-chefe das tropas brasileiras na guerra contra o Paraguai e vitória lhe dá honrarias de barão, conde, marquês e duque; 1928 – Chianhg Kai-shek se torna-se presidente da república da China; 1964 – Jogos Olímpicos da japonesa Tóquio tem primeira cerimônia de abertura transmitida ao vivo por satélites;  1967 - entra em vigor Tratado do Espaço Sideral..

                                                            NASCERAM 

Reprodução de capa de livro

 Giuseppe Verdi - compositor de óperas italiano (1813 a 1901); Paul Kruger - 5º presidente-1883/19000 da república sul-africana (1825 a 19804)...

..... Rober Gould Shaw -  lendário coronel norte-americano líder de batalhão de negros com história levada (1989)  para filme Tempo de Glória (1837 a 1863); José Alvalade  - fundador do Sporting Clube de Portugal (1885 a 1018); Helen Hayes -  primeira atriz a ganhar Tríplice Coroa de Atuação e uma das 18 pessoas a receber todos os prêmios mais importantes da indústria do entretenimento dos Estados Unidos (1899 a 1993); Thelonious Monk – pianista/compositor de jazz norte-americano (1917 a 1982); Ed Wood - cineasta norte-americano (1924 a 1978); Anilza Leoni – atriz/cantora  brasileira (1933 a 2009); em 1950 - Nora Roberts – escritora norte-americana; em 1972 – Marcelo Negrão – brasileiro campeão olímpico-1992 de vôlei; em 1987 – Tamires - atleta brasileira do futebol medalha de prata nas Olimpíadas-2024.

   ROLA A BOLA

Hojé é o dez do dez. Para numerólogos, supersticiosos, suscita vários itens. Para o Almirante, suscita bola no filó, sem piedade de quem estiver do outro lado. Até nos empates a turma não economiza. Data nota 10. Confira: 

GOLEADAS

10 de outubro de 1948 – Vasco da Gama 6 x 1 Bangu -  de um lado, jogava o maior lateral-direito da história do futebol brasileiro, Domingos da Guia; do outro, o maior ponta-de-lança, o cara para o qual fora criada a posição, Ademir Marques de Menezes, atacante que, em 15 anos de carreira, marcopu 391 gols, em tempo que se jogava menos do que hoje. O espetáculo rolou  na casa dos baguenses, no estádio de Moça Bonita-RJ, pelo Campeonato Carioca, em um domingo. Grande tarde do atacante Dimas, que cravou quatro pelotas no barbante alvirrubro. Ademir deixou um e seu conterrâneo pernambucano Djalma também fez o dele. Flávio Costa era o treinador vascaíno deste time: Barbosa, Laerte e Wilson Capão; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Ademir Menezes, Dimas, Ismael e Chico.     

10 de outubro de 1985 – Vasco da Gama 4 x 0 Flamengo - Campeonato Estadual-RJ, em noite de uma quinta-feira, no Maracanã, com pelotaços batendo no filó e com Newmar abrindo o balaio. Roberto Dinamite (aos 12), Romário e Silvinho completarem a encaçapada, emnoitada eu o treinador Antônio Lopes contou com esta moçada, diante de 16.306 pagantes: Acácio; Heitor, Newmar, Fernando e Paulo César; Vitor, Luis Carlos Martins e Gersinho (Silvinho); Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário.

PEGADA LEVE

10 de outuBro de 2014 – Vasaco da Gama 2 x 0 Boa Esporte-MG -  Campeonato Brasileiro Série B, em São Januário-RJ, assistido por7.880 pagantes e com gols marcados por Douglas e Edmilson durante os quatro minutos finais da pugnas. O time estava comandado por Joel Santana e derrubou os mineiros por conta de: Jordi, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Fabrício (Edmilson), Pedro Ken, Dakson e Douglas; Maxi Rodríguez (Montoya) e Kléber (Lucas Crispim).

APERTUCHO

10 de outubro de 1943 – Vasco da Gama 3 x 2 América-RJ  -  jogado em São Januario-RJ, pelo Campeonato Carioca, com gols marcados por Chico, Isaías e Ademir Menezes. O time da casa, armado por Ondino Vieira, atuado com: Oncinha, Sampaio e Rafagnelli; Figliola, Nílton e Argemiro; Djalma, Ademir Menezes, Isaías, Lelé e Chico.

EMPATÃO

https://albumdocrvascodagama.blogspot.com/feitico.html

10 de outubro de 1937 – Vasco da Gama 3 x 3 Flamengo – Emocionantíssimo! Os dois gandes rivais se pegaram a casa cruzmaltinada de São Januário, em um domingo, pela temporada oficial carioca. Tempo em que eles importaram o treinador húngaro Dori Krueschner, “para revolucionar o sistema tático brasileiro”. Época, também, em que os dois times contavam com extraordinários centroavantes, o vascaíno Feitiço, que deixou o dele neste prélio,  e o rubro-negro Leônidas da Silva que  há havia vestido da jaqueta vasacaína. O mineiro Niginho (2), da família dos Fantoni, marcou os outros dois tentos da Turma da Colina e esta, comandada pelo uruguaio Carlos Scarone, foi: Joel, Poroto e Itália; Oscarino, Rafa e Calocero; Lindo,  Alfredo I,  Niginho, Feitiço (Mamede) e Luna.  

 ANIVERSARIANTE  

Ricardo Manuel Andrade e Silva Sá Pinto -  nascido na cidade do Porto, em 1972, treinador português de pouca duração, em São Januário: de 14 de outubro a 29 de dezembro de 2020, com  33.3% de aproveitamento -  três vitórias, seis empates e seis derrotas.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário