ACONTECEU
05 de otubro de 1947 - Vasco da Gama 5 x 3 Fluminense - valeu pelo Campeonato Carioca e a Taça Oscar Cox, no gramado de São Januário, tendo por adversário o ex-vaacaíno Ademir Menezes. Ele estava do outro lado do balcão, vestindo a camisa tricolor, por que o Almirante complicara a renovação do seu contrato. No entanto, o título da temporada fiocu com os seus velhos companheiros da Colina. Naquele Vasco x Ademir , no primeiro tempo, Chico cravou duas bolas no barbante do Flu. Ademir, também, fez dois, para o seu novo time. Dimas, porém, arrumou a casa da primeria etapa. Na fase final, o mesmo Dimas fez mais dois (um de pênalti). Treinado por Flávio Costa, a Turma da Colina esteve sendo: Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Ismael, Dimas, Maneca e Chico.
05 de outubro de 1978 - Vasco da Gama 4 x São Cristóvão – Campeonato Carioca, em São Januário, assistido por 10.669 pagamtes. Roberto Dinamite abriu o placar, aos 7 minutos do segundo tempo - e fez mis um, aos 28 - e Ramon Pernambucano e Paulinho Massariol se ecarregaram de completar a cota. Time quatreiro: Leão; Orlando Lelé, Fernando, Gaúcho e Paulo César; Helinho, Carlos Alberto Garcia) e Paulo Roberto Campos; Guina (Wilsinho), Roberto Dinamite (Paulinho Massariol) e Ramon Pernambucano, comadados pelo teinador Orlando Fantoni.
05 de outubro de 1999 –Vasco da Gama 5 x 1 Cerro Porteño-PAR - jogo cruzmaltino de menor público pagante na antiga Copa Mercosul – hoje, Copa Sul-Americana. Era uma terça-feira, no Maracanã, e só 178 torceores foram assistir gols marcados pelo mineiro Ramón Menezes (2), Paulo Miranda, Paulo César e Viola, desafinando o time paraguaio a mando do treinador Antônio Lopes, que entregou o serviço a: Carlos Germano; Géder, Odvan, Henrique e Paulo César; Nasa (Fabrício Carvalho), Fabiano Eller (Maricá), Ramon e, Gilberto; Fabiano Silva e Viola (Paulo Miranda).
PEGADAS LEVE
05 de outubro de 1924 – Vasco da Gama 2 x 0 Mackenzie-RJ - campanha do bi estadual, na segunda temporada cruzmaltina na elite do futebol carioca, pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres – havia, também, a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos. O jogo foi no estádio da Rua Prefeito Serzedelo Corrêa, no bairro do Andaraí, com gols de Cecy e Paschoal, no segundo tempo. Time da vitória: Nélson, Leitão e Hespanhol; Brilhante, Claudionor e Artur; Paschoal, Russinho, Russo, Cecy e Negrito.
05 de outubro de 1952 - Vasco da Gama 2 x 1 Olaria - Campeonato Carioca, no Estádio Antônio Mourão Vieira ?illho, com Ademir Menezes e Edmur vencendo as armadilhas do chamado alçapão da Rua Bariri. Temporada que marcou o último título estadual do Expresso da Vitória, que saía dos trillhos sob o comando do maquinista Gentil Cardoso, que comandou: Barbosa, Augusto e Haroldo; Ely, Danilo e Jorge; Edmur, Ademir Menezes, Maneca, Ipojucan e Chico.
05 de outubro de 1968 - Vasco da Gama 2 x 1 Botafogo - vingança contra um revés de três meses antes, na final do Campeonato Carioca. Também, o segundo jogo entre ambos, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, ou, ainda, Taça de Prata, que se tornaria o Campeonato Brasileiro, a partir de 1971. Jogado em um sábado, no Maracanã, teve Walfrido marcando os dois gols para estes cruzmaltinos: Pedro Paulo; Ferreira, Brito, Fontana (Moacir) e Eberval; Buglê, Benetti e Antoninho; Nei, Walfrido e Silvinho (Adílson Albuquerque). Paulinho de Almeida era o treinador e o público de 41.041 pagantes, mais 11.200 menores que nada pagaram.
05 de outubro de 1974 – Vasco da Gama 1 x Campo Grande-RJ- Campeonato Carioca, em São Januário, prestigiado por 3.667 pagantes que assistiram ao gol marcado por Ademir Silva, no primeiro tempo. O treinador Mário Travaglini escalou este time econômico de bola na rede: Andrada; Fidélis, Joel Santana, Gaúcho e Alfinete; Alcir e Zanatta; Jorginho Carvoeiro (Bill), Ademir Silva, Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos (Galdino).
05 de outubro de 1983 – Vasco da Gama 1 x 0 Flamengo - Estadual e vitória com gol de zagueiro, do uruguaio Daniel Gonzalez, no primeiro tempo. Rolava o segundo turno, a Taça Rio, e aquele Clássico dos Milhões levou só 10.965 pagantes ao Maracanã. Oo treinador Oto Glória ficou com mais uma glória cruzmaltina às custas de: Acácio; Galvão (Roberto Teixeira), Daniel González, Nenê e João Luis; Serginho, Dudu e Geovani; Pedrinho, Marcelo (Ernâni) e Paulo Egídio.
05 de outubro de 1997 - Vasco da Gama 2 x 1 Atlético-PR - Campeonato Brasileiro, no estádio de São Januário-RJ, assistido por 16.964 pagantes. Juninho Pernambucano abriu o placar, no primeiro tempo, o visitaante empatou, na metade da etapa final, mas Edmundo desampatou, aos 30 do mesmo segundo tempo. Antônio Lopes era o treinador e o time batedor tinha genta chamada: Carlos Germano, Filipe Alvim, Alex, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho Quintanilha (Fabrício Eduardo), Nasa (Válber), Juninho Pernambucano e Ramon Menezes (Mauricinho); Edmundo e Evair. OBS: Felipe Alvim foi expulso de campo. Não confudí-lo com o xará desta escalação, que é o Felipe Loureiro; 2 - o tento de Edmund saiu, juraramm os atleticanos, com a ajuda de uma mão, o que o 'Animal' (apelido do craque) negou e fez a torcida cruzmaltina sacanear, dizendo ter sido “gol marcado com a mão de Deus”, tendo e vista que, naquele dia, o Papa João Paulo II encerava visita ao Brasil.
05 de outubro de 2002 - Vasco da Gama 2 x 1 Guarani de Campinas-SP. Campeonato Brasileiro da Série B, com 5.8213 pagantes, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP, onde Rodrigo Souto e Ramon Menezes crzmaltinaram a rede do Bugre (apelido do adversário). O técnico Antônio Lopes escalou estes vascaínos: Fábio; Marcelo, Haroldo e- Rogério Pinheiro; Glaydson (Russo), Rodrigo Souto e Henrique; Ramon Menezes ( Léo Lima) e - Edinho; Petkovic (Rogério Corrêa) e Valdir Bigode. OBS: o meia Petkovic atuou cobrindo o rosto com máscara protetora devido fratura no nariz durante partida anterior.
INSISTENTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário