ACONTECEU
1492 –Cristóvã Colombo chega à ilha de São Salvador, nas Bahamas, achando que estivesse nas Índias; 1717 - imagem de Nossa Senhora Aparcida achada em parte paulista do Rio Paraíba do Sul e depois tornada padroeira do Brasil...
https://www.facebook.com/photo.php
12 de outubro de 1924 - Vasco da Gama 3 x 1 Palmeiras - 186ª fez em que a moçada adentrou ao tapete verde. Valeu pelo Campeonato Carioca Série A e a campanha do bi cruzmaltino. Os gols foram marcados por Torterolli, Paschoal e Russinho. Aquela temporada teve dois campeonatos e os vascaínos venceram o da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, treinados pelo uruguaio Ramon Platero. O jogo citado acima rolou no campo da Rua Moraes e Silva, o primeiro onde o Almirante mandou os seus compromissos, com esta patota vitoriosa: Nélson, Leitão e Mingote; Brilhante, Claudionor e Artur; Paschoal, Torterolli, Russinho e Cecy.
12 de outubro de 1926 - Vasco da Gama 3 x 1 Seleção Paranaense - amistoso no estádio das Laranajeiras-RJ, com Dininho, Bolão e Tatu cavando buraco na rede dos visitantes. O treinador uruguaio Ramón Platero mandou a campo: Nélson, Hespanhol e Itália; Rainha, Bolão e Arthur; Sá Pinto, Torterolli, Tatu, Patrício e Dininho. OBS: Altino Marcondes, paulista, de Taubaté, era o entre 16.07.1898 a 25.05.1932.
12 de outubro e 1949 - Vasco da Gama 3 x 1 Combinado 14 de Julho/Grêmio Santanense-RS - amistoso na gaúcha Santana do Livramento, com Heleno de Freitas, Ipojucan e Danilo Alvim na rede. O treinador Flávio Costa escalou: Barbosa, Paulinho de Almeida e Wilson Capão; Ely (Tao), Danilo e Alfredo II; Nestor, Lima, Heleno, Ademir Menezes (Ipojucan) e Chico (Maneca). OBS: o time vascaíno de 1949 tinha dois atacantes com Mário no certdão de nascimento: Mário de Paula Lopes Júnior - 10 jogos e dois gols da acampanha do titítulo estadual da temporada - e Mário de Lima - duas partidas. Este, no entanto, era anunciado só pelo sobrenome.
12 de outubro de 1991 - Vasco da Gama 3 x 0 Sogara-GAB - amistoso no Estádio Presidente Omar Bongo, em Livreville, valendo pelo Torneio da Amizade, no Gabão, com Sorato, Bismarck e Bebeto sendo os executores do time africano, em um sábado em qu o treinador Antônio Lopes mandou à cancha: Carlos Germano, Dedé, Alexandre Torres, Jorge Luís, e Cássio; França, Geovani, Bismarck e William; Bebeto e Sorato. OBS: autor de umdos gols, Bismarck Barreto Faria nasceu no 11.11.1969, em São Gonçalo-RJ, e esteve meia-atacante vascaíno de 1979/1986 e de 1987/1993. Seu nome foi uma homeangem do pai ao chanceler (1871/1880) Otto von Bismarck, o unificador da Alemanha.
APERTUCHOS
12 de outubro de 1918 - Vasco da Gama 3 x 2 Catete - segundo turno do Campeonato Carioca da Segunda Divisão. Placar registrado por compromisso de número 43 da rapaziada que rolou a pelota pelo campo da carioca Rua Paysadu, onde Paulista, Guerrero e Antonico passaram bolas pelo meio das traves. Turma do dia: Luís, Sá Reis e Isidro; Godoy, Palhares e Faria; Virgílio, Paulistinha, Paulista, Guerrero e Antonico.
12 de outubro de 1930 - Vasco da Gama 3 x 2 Bonsucesso - no campo da Estrada do Norte, com Sant´Anna, Mário Mattos e Russinho na rede do jogo 391 da história cruzmaltina, pelo Estadual-RJ. O inglês Harry Welfare treinava esta rapaziada do prélio: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Nesi e Mola; Paschoal, (Bahianinho), Carlos Paes, Russinho, Mário Mattos e Sant´Anna.
12 de outubro de 1936 - Vasco da Gama 3 x 2 Vélez Sarsfield-ARG - amistoso, em São Januário, com vira-vira e os hermanos marcando dois gols de frente. Mas o gaúcho Luís de Carvallho, o barra-mansense-RJ, Orlando Rosa Pinto e o paulista Feitiço deram a volta por cima no placar parsa o time do inglês Harry Welfare, com esta escalação: Rey, Poroto e Itália; Oscarino. Zarzur e Marcelno Pérez (Barata); Orlando Rosa Pinto, Lluis de Carvallho, Feitiço, Nena e Luna foi o time. OBS: o atacante apelidado por Feitiço chamava-se Luís Fernandes de Macedo Matoso e esteve vascaíno, por 66 jogos e 33 gols, entre 1936/1938. Paulistano, viveu de 29.09.1901 a 23.08.1985.
12 de outubro de 1947 - Vasco da Gama 2 x 1 Madureira - trajetória do Expresso da Vitória pelo Campeonato Carioca, quando a moçada não teve muito trabalho contra os outros 10 concorrentes. Tanto que terminou a campanha do titulo sete pontos à frente do segundo colocado. Este jogo encerrou o primeiro turno, em São Januário, com o xerifão Rafagnelli , de pênalti, abrindo a conta, aumentada pelo ponteiro Djalma. O treinador Flávio Costa acionou: Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Dimas, Ismael e Chico.
12 de outubro de 1980 – Vasco da Gama 2 x 1 Americano de Campos – Estadual-RJ, no campista Estádio Godofredo Cruz, assistido por 3 797 pagantes. Marco Antônio II e Pintinho foram os homens-rede do técnico Mário Jorge Lobo Zagallo. Time lqwue venceu fora de casa: Mazaropi; Brasinha, Orlando, Ivan e João Luis; Carlos Alberto Pintinho, Guina e Marco Antônio II; Wilsinho, Roberto Dinamite e Silvinho. OBS: embora o lateral-esquerdo Marco Antônio Feliciano não aparecesse nesta escalação, mesmo assim, a imprensa chamava o meia Marco Anônio Rorigues por MA-II. Só depois ele virou Marquinho e Marquinho Carioca, mas chegou à Seleção Brasileira-1984 como Marco Antônio Rodrigues..
12 de outubro de 1992 - Vasco da Gama 3 x 2 Campo Grande-RJ - prélio na casa do adversário, o Estádio Ítalo del Cima, no subúrbio carioca de Campo Grande, onde o público estava mal de bolso, pois só 1.384 pagantes deram as caras. Carlos Alberto Dias (2) e Jorge Luiz foram os escreventes do placar, enquanto o treinador Joel Santana ecomandou: Carlos Germano; Luis Carlos Winck, Tinho, Jorge Luiz e Cássio; Luizinho Quintanilha, Leandro Ávila, Carlos Alberto Dias (William) e Bismarck; Edmundo e Roberto Dinamite.
EMPATÕES
12 de outubro de 1937 - Vasco da Gama 3 x 3 Bangu - Campeonto Carioca, no campo da Rua Ferrer, com vira-vira no placar. Luna (2) e Lindo bateram na rede, com o time do técnico Floriano Peixoto sendo: Rey, Poroto e Itália; Rapha, Zarzur e Marcelino Pérez (Oscarino); Lindo, Alfredo I, Niginho, Mamede (Feitiço) e Luna.
12 de outubro de 2005 - Vasco da Gama 3 x 3 Figueirense-SC - Campeonato Brasileiro, no Estádio Orlando Scarpelli, na catarinense Florianópolis, diante de 12.013 pagantes. Conca, Leandro Bonfim e Alan Kardec mararam os tentos cruzmaltinados do time do técnico Valdir Espinosa que foi: Cássio; Wagner Diniz, Luizão, Jorge Luiz e Rubens Junior; Thiaguinho, Amaral, Leandro Bonfim e Conca (Perdigão); Leandro Amaral e Alan Kardec (Morais).
ANIVERSARIANTE
Pedro José Nepomucen Cunha –
lateral-esquerdo carioca, nascido em 1945, chamado por Pedrinho e vascaíno só
em 1973.
Nenhum comentário:
Postar um comentário