Vasco

Vasco

sábado, 25 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - REMO OITAVOU

O Vasco das Gama sagrou-se campeão brasileiro de remo, em 25 de outubro de 1987, vencendo o 8º Troféu Brasil, disputado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro título nacional na modalidade.
O Almirante foi às águas da lagoa encarando 21 equipes  de 10 regiões do país, totalizando 208 remadores que se pegaram em oito provas. Na primeira, os vascaínos venceram o “quatro-com”, repetindo o triunfo na double-skiff.
A briga era dura contra o Flamengo, considerado o grande favorito e que  chegou a virar a sorte, ganhando na dois-sem, na skiff e na dois-com. Mas os cruzmaltinos reagiram e triunfaram na quatro-sem e no quatro-skiff, colocando 4 x 3 sobre o rival.
A decisão foi na na prova de oito remadores. Se os rubro-negros vencessem, deixariam o placar nos 4 x 4, mas seriam os campeões pelo maior número de segundos lugares. No entanto, o time dos oito da Colina venceu até com certa facilidade. Inconformado, o Flamengo alegou irregularidade na disputa dos primeiros 100 metros, mas o júri não viu nada disso e confirmou a vitória vascaína.
De acordo com o diretor de remo, Antônio Lopes, e o vice-presidente de esportes amadores do Vasco da Gama, Luso Soares das Costa, o Vasco investia Cz$ 250 mio cruzados (moeda da época) na modalidade – o Fla investia Cz$ 800 mil. A Turma da Colina era treinada, desde 1985, por José Carvalho e os remadores-base das guarnições eram Fantoni e Bandeira.
Além desses dois e dos irmãos Carvalho, Ronaldo e Ricardo, filho do reinador José Carvalho, um outro destaque na conquista do título foi o veterano Trombetinha, de 33 anos de idade. Ele estava parado e voltado ao esporte há três meses da disputa.

CONFIRA OS REMADORES VITORIOSOS:

Quatro-com – Ronaldo, Ricardo, Cadu, Vavau e Antônio Carlos.
Double-skiffr - |Ogtávio bandeia e Fernando Bandoni.
Quatro-sem – Ronaldo, Ricardo, Cadu e Vavau.
Four-skiff – Fantoni, Bandeira, Maia e Trombetinha.
Oito – José, Nélson, Cláudio, Moreira, Paulo, Bismarck, Moínha e Vargas.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário