Vasco

Vasco

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

HISTORI&LENDAS - PIXOTE DOS PIXOTES

1 - Em 24 de outubro, o Vasco da Gama solicitou filiação à União Fluminense de Regatas.  O futebol, no entanto, só  foi aderido pelo clubes a partir de 26 de novembro de 1915, dois anos após a visita ao Rio de Janeiro de uma seleção lisboeta, que vieras inaugurar o campo do Botafogo, na  Rua General Severiano. O fato animou a colônia portuguesa a fundar três clubes para a prática futebolística. Mas eles tiveram vida curta. O Vasco, então, uniu-se ao Lusitânia e iniciou-se a fusão em 11 de novembro de 1915, para termina-la 154 dias depois, fazendo surgir o departamento de futebol vascaíno. Empossada uma nova diretoria naquele ano, o Vasco filiou-se à Liga Metropolitana de Futebol, sendo inscrito em 29 de fevereiro do ano seguinte.

2 - Em 1916, rolava o Vasco a bola pela Terceira Divisão do Campeonato Carioca. A sua estreia foi um vexame. Perdeu, em 3 de maio de 1916, por 10 x 1, do  Paladino Futebol Club, com o seu primeiro gol marcado por Adão Antônio Brandão (foto). A primeira vitória só foi acontecer em 29 de outubro daquele mesmo ano, por 2 x 1 sobre o River, na Rua Figueira de Mello, em jogo apitado por Horácio Salema Ribeiro. Os gols foram marcados por Alberto, aos 10; Rocha II, aos 28, e Cândido, aos 34 minutos.

3 - O River, fundado em 1914, no bairro da Piedade, foi para aquele jogo com apenas nove jogadores (Motta, Rocha I e Barbosa; Rocha II, Julinho e Grande; Cyro, Luciano e Oliveira), enquanto o time vascaíno estava completo: Ary Correia, Jaime Guedes e Augusto Azevedo; Victorino Rezende, João Lamego e Manuel Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Antônio Brandão, Joaquim de Oliveira, Alberto Costa Júnior e Cândido Almeida. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário