Vasco

Vasco

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MÃO BRANCA NA GALERA DA COLINA?

 Falei na faculdade que eu era torcedor do Vasco e desejava ser jornalista esportivo, para fazer cobertura do clube. Então, o professor perguntou seu e sabia que o bandido ‘Mão Branca’ fora criado por um jornalista cruzmaltino, em uma tarde, em São Januário, quando o goleiro Hélcio jogava com luvas escandalosamente brancas. Verdade?” Gustavo Osires, do Meier-RJ.

Xará! Com certeza, é mais uma das tantas lendas que o torcedor inventa. Coisas daqueles vascaínos que colocam Deus e o Diabo compadres na mesa do boteco. Se isso não tem no site do Mauro Prais (maior pesquisador vascaíno), não deve ser verdade. Verdade só uma: o “Mão Branca” foi uma invenção do repórter Jorge Elias, no diário carioca "Última Hora", para pressionar as autoridades a atuar mais forte no combate ao crime. Só que o personagem caiu no gosto popular e virou herói da Baixadas Fluminense. É disso que a imprensa gosta. Então, rádio, jornal e televisão não perdeu tempo. Só dava o “Mão Branca” nas bancas e na telinha da TV, tornando-se o maior vendedor de jornais e o dono das maiores audiências do JR.
Segundo o maior repórter policial já surgido nesse país, Amado Ribeiro, com quem trabalhei na “Última Hora de Brasília”, o Jorge Elias iria chamar o bandido-personagem de “Mão Pelada”. Mas no momento em que iria entregar a matéria ao chefe de repotagem, trocou o nome, para “Mão Branca”, por ter olhado para um cartaz cartaz publicitário apregado na parede atrás de onde ele sentava-se.
O CARA - Élcio, ele era o terceiro goleiro do Vasco. O técnico Elba de Pádua Lima, o glorioso “Tim”, tinha o argentino Edgardo Norberto Andrada, em grande forma, e Valdir Appel, que havia sido titular, como reserva imediata. No entanto, quis o destino que o Élcio Araújo fosse o camisa 1 vascaíno no jogo em que o Vasco quebrou o tabu, de 11 anos e 8 meses, sem ser campeão carioca, vencendo o Botafogo, em 17 de setembro de 1970, no Maracanã, por 2 x 1. Oficialmente, Andrada estava contundido, enquanto surgiam fofocas de que ele estaria “vendido”, coisa de botafoguense, com certeza, para desestabilizar o time vascaíno. Já que Valdir andou pisando na bola, após ter feito defesas milagrosas, em muitas partidas, Tim resolveu escalar Élcio, nos dois jogos que fecharam a campanha.
DETALHE: Élcio; Fidélis, Moacir, Renê e Eberval; Alcir e Buglê; Luís Carlos (Ademir), Valfrido, Silva e Gilson Nunes foi a escalação vascaína da penúltima e da última rodadas do Cariocão-1970. No entanto, em todas as fotos do time campeão as revistas usaram uma antiga, na qual aparece na Andrada, com esta que você vê. Do esquecido Élcio, nem o site oficial do Vasco (www.crvascodagama.com.br) fez menção. Cá pra nós: o “Mão Branca” estava “éfe” e mal pago, se tivesse sido inspirado em um goleiro que, quando teve a chance de atuar, levou três gols em dois jogos. Ainda bem que ele nasceu dez anos após Élcio ter sido goleiro do Vasco! (foto do arquivo de Amado Ribeiro, segundo o qual, lhe fora dada por Gil Pinheiro, que taalhava para as revsitas Fatos&Fotos e Manchete)

Nenhum comentário:

Postar um comentário