Vasco

Vasco

quarta-feira, 28 de março de 2012

HISTÓRIAS DO KIKE - MARKETING POR ATLETA CHEGA AO FUTEBOL CANDANGO

      O primeiro desportista candango a estrelar um anúncio comercial foi o meia-atacante Ernâni Banana, que havia defendido o Taguatinga Esporte Clube e, no dia da gravação, viajaria ao Rio de Janeiro, a fim de passar um período de empréstimo ao Vasco da Gama.

Surgido como o craque da equipe da empresa de ônibus da família Matsunaga, a Pioneira, de Taguatinga, ele encantou a torcida durante disputa preparativa ao primeiro campeonato para profissionais promovido pela então Federação Metropolitana de Futebol-FMF, o Torneio Imprensa. Banana Fazia a torcida do seu time ir ao Pelezão levando folhas de bananeiras, que eram agitadas nas arquibancadas, como se fossem bandeiras. Também, levou a galera a prometer plantar uma muda da arvore do lado do estádio, caso o time da “Águia Branca” – era alviazul – conquistasse a disputa, que terminou vencidas pelo Grêmio Esportivo Brasiliense.

                          REPRODUÇÃO DO JORNAL DE BRASÍLIA

Ernâni Banana, primeiro garoto-propaganda do futebol do DF

– O dono da Casa do Atleta – Wilson de Andrade, também presidente da FMF – propôs-me fazer o anúncio para a sua empresa – ficava na W-3 Sul. Eu estava apressado, resolvendo detalhes da viagem e tudo foi feito naquela base apressada, gravado na TV Brasília (também, na W-3 Sul). Só dei uma passada de olhos no script, nem o decorei. Para a filmagem, um cara teria que jogar uma bola para eu matar no peito. Como ele a jogou muito baixa, tive de fazer embaixadas e jogá-la pra cima. Fiz o anúncio, muito mais, por camaradagem. Recebi o cachê de Cr$ 1.000,00 (cruzeiros, a moeda da época), e, de presente, a camisa, o calção, os meiões e as chuteiras usadas durante a gravação televisiva. Por sinal, nunca a assisti. Soube que não ficou tão boa, por causa das pressa com que foi feita”, contou o atleta a este colunista e que publicou no Jornal de Brasília de 7 de novembro de 1980.

O segundo atleta do futebol candango a fazer marketing comercial foi o artilheiro do Gama e campeão candango-1979, Fantato. A peça circulou em 1980, impressa e pela TV, com o atleta vendendo a imagem da Brasnil, empresa de material de construção de casas, prédios, etc.

– Eles pesquisaram pessoas em evidência (pelo DF) e me escolheram, como o desportista do momento. Recebi o cachê de Cr$ 5.000.00 e fiquei sabendo que montaram o anúncio em Goiânia. Foi muito bom para o futebol candango” avaliou o camisa nove gamense, também, em entrevista a este colunista e publicado no mesmo JBr.

Depois de Ernâni Banana e de Fantato, o tenista Carlos Eduardo Chabalgoity estrelou uma peça publicitária para a empresa estatal de telefonia do DF da época, a Telebrasília. Mas nem só atletas entraram nesse mudo. Rolou, também, para os jornalistas esportivos. O primeiro, foi Irineu Tamanini, que apareceu como vendedor na TV. O segundo, este seu amigo Gustavo Mariani, que foi garoto propaganda do Jornal de Brasília, em 1995. Em 1999, foi a vez do meu filho, que contabilizava 16 temporadas no planeta. Por aqui, tá tu tudo em casa! Até o cachê!       


Nenhum comentário:

Postar um comentário