Vasco

Vasco

segunda-feira, 26 de março de 2012

PROFISSIONALISMO NA ESQUINA DA COLINA

  1 - Em 2 de abril de 1933, pela Liga Carioca de Futebol, o jogo Vasco da Gama 2 x 1 América-RJ, amistosamente, foi o primeiro do futebol profissional disputado no Rio de Janeiro. Rolou diante de cerca de 50 mil pessoas, em São Januário, apitado por Loris Cordovil e valen do foi o árbitro e os gols de Agrícola (contra), aos 2; Gradim, aos 18, e Carola, aos 30 min do 1º tempo. O Vasco alinhou com: Jaguaré, Juca e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Bahiano, Faria, Gradim, Carnieri e Orlando. O treinador era Harry Walfare. 

2 - Gradim, o autor do primeiro gol do Vasco no profisisonalismo foi bastizado e registrado por Francisco de Souza Ferreira. Nascido em 15 de junho de 1908, em Vassouras-RJ,viveu até 12 de junho de 1987, três dias antes de completar 79 anos. Chegou a São Januário, em 1932, buscado no Bonsucesso, para se destacar durante a conquista do título carioca de 1934, marcado 9 gols em 12 jogos. Em 1958, foi o treinador do time vascaíno campeão carioca (o SuperSuper, decidido en triangular com Botafogo e Flamengo), e do Torneio Rio-São Paulo.

3 - Vasco foi um dos fundadores da Liga Carioca de Futebol, em 23 de janeiro de 1933, juntamente com América, Bangu e Fluminense, mas a entidade passou seus primeiros dois não oficializada, porque a Confederação Brasileira de desportos ainda não havia aderido ao profissionalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário