Vasco

Vasco

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

FERAS DA COLINA - ALTAMIRO




O Vasco teve um atacante cujo esporte predileto era ser motorista de caminhão. Quando o time ia para o estádio, brigava para dirigir o ônibus. Nome da fera: Genuíno. Esteve cruzmaltino na década-1950. Mas isso não foi nada. Na década-1960, houve um outro atacante, chamado Altamiro, que insistia em continuar sendo ascensorista do Banco de Crédito Real de Minas Gerais.  
Altamiro Pereira, carioca, nascido em 15 de maio de 1942, no bairro da Penha, não confiava no futebol, mesmo já tendo jogado pela Seleção Brasileira campeã sul-americana-1963. Ele só tinha o curso primário, cursado na Escola Bernardo Vasconcelos, no mesmo bairro onde nascera, e achava que deveria precaver-se  com um outro emprego. Exemplos para crer que o futebol poderia lhe dar melhor futuro do que subir e descer elevadora ele tivera em Cané, companheiro de ala atacante em seu primeiro time, o segundo quadro do Tiboim, da Penha. O velho amigo já faturava liras no futebol italiano, depois de fazer o nome com a camisa do Olaria.
 Do Tiboim, Altamiro foi para o juvenil do América. Em seguida, passou pelo Auto Solar, do Departamento Autônomo e o time do banco em que trabalhava, Os próximos chutes foram pelo São Cristóvão, pelo qual correu durante 11 meses, até chegar ao Vasco. Nesse ponto, rolaram negociações secretas, entre o presidente do “Santo”, Adílson Teixeira, com os dirigentes vascaínos. Lá pelas tantas, um outro cartola do clube, Nélson de Almeida, uso o locutor Adjalma Guimarães, da Rádio Nacional, para fazer a ponte com São Januário.
O Vasco pagou Cr$ 10 milhões de cruzeiros para levar Altamiro, que assinou contrato, por dois anos,  ganhando Cr$ 100 mil mensais, 75 mil a mais do que ganhava no São Cristóvão. Segundo o atleta, ele era torcedor vascaíno desde criança.
 A convocação de Altamiro para a Seleção Brasileira ocorreu em 1963, quando ele ainda estava no São Cristóvão.  Integrou uma equipe que teve pro base a seleção mineira, campeã estadual brasileira naquele ano, no Sul-Americano, disputado na Bolívia. Ele entrou no decorrer da partida em que o Brasil venceu o Peru, por 1 x 0, em lugar de Flávio, do Internacional-RS, e autor do gol. O time, convocado pelo treinador Aymoré Moreira, foi: Marcial (Atle-MG); Jorge (Ame-RJ), William (Atl-MG), Procópio (Fu) e Geraldino (Cruz-MG); Ilton Vaccari e Tião Macalé, ambos do Guarani de Campinas-SP. Almir (Port Desp), Flávio (Altamiro)a, Marco Antônio (Comercial/RP-SP) e e Osvaldo Taurisano (Santos).
Altamiro esteve vascaíno entre 1963 a 1966a, tendo feito  pare do grupo campeão da Taça Guanabara-1965. Saiu  e voltou para ficar de 1968 a 1969.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário