Vasco

Vasco

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

VASCO VASCONCELOS, O VASCAÍNO-5

O ex-almirante Vasco Vasconcelos, tinha uma sisma com o número 9. Se dependesse dele, o Vasco não jogaria em dias com aquela marca. Antes de começar a temporada 1937, ele tentou convencer a diretoria do clube a pedir mudança de datas dos jogos do clube, coincidindo com a numeação que  detestava. Mas não conseguiu convencer a cartolada da Colina.
Rola a bola, e o Vasco mandou 12 x 0 no Andarahy, em 29 de dezembro. Luna (4), Niginho (4), Alfredo (3) quase ficando carecas de tanto fazerem gols – Feitiço, que estava com o ramo fraco, daquela vez, só fez um. Os cartolas, então, chamaram ex-almirante no canto e mandaram-lhe acabar com aquela superstição. Vasco Vasconcelos, no entanto, respondeu-lhe que havia escutado um movimento estranho, durante aquela noite, lhe parecendo um "pragueiro" rondando pelo gramado de SãoJanuário. Se mal tivera escutado, ouvira o tal praguejar vociferando que o Vasco pagaria muito caro por aquela goleada. "Ah! Vá dormir, vascaíno", recomendaram-lhe os cartolas.
Veio o final de ano e o Campeonato Carioca passou por um "recessinho". Na retomada, em 19 de janeiro, o Vasco levou 5 x 1 do Flamengo, tendo seis jogadores expulsos de campo – Feitiço, Alfredo, Zarzur, Rafa, Itália e Lindo – e dois levados presos pela gloriosa PM do Rio de Janeiro, por agressões a adversários. Bem pior tinha sido o estrago feito pelo ex-vascaíno Leônidas da Silva. Marcou dois gols e infernizou a vida da rapaziada, com a ajuda de dois outros ex-vascaínos, o zagueiro Domingos da Guia e o médio (atual volante) Fausto. Dia terrível para os cartolas vascaínos, que não foram no papo do ex-almirante. "Pioríssimo" para Rei, Poroto e Itália; Rafa, Zarzur e Calocero; Lindo, Alfredo (Gabardinho), Niginho, Feitiço (Orlando) e Luna.
Vasco Vasconcelos voltou a azucrinar a cartolada vascaína, por causa do número nove, mas não foi atendido, mais uma vez. Já que os caras não queriam levar em conta as suas querelas com o número fatal (para ele), deixaram a bola rolar. Em 29 de janeiro de 1938, o Vasco caiu, ante o freguês São Cristóvão, por 2 x 3. Em São Januário. Culpados: Joel, Poroto e Florindo; Rafa; Zarzur e Calocero (Marcelino); Lindo, Alfredo, Niginho, autor dos dois gols, Feitiço (Sena) e Orlando. Por causa dos dois resultados negativos em dias que incluíam o número nove, o Vasco terminou a temporada em terceiro lugar, totalizandou 4 empates e 5 derrotas: 4 + 5 = 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário