Vasco

Vasco

domingo, 23 de outubro de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 23.10

                                                  23 DE OUTUBRO
Pequenos, médios e grandes. O "Almirante" não livrou a cara de nenhum representantes destas galera que pingaram pela frente. Afogou a rapaziada pelo Nordeste, o Sul e o Sudeste e o Centro-Oeste. Um terror nos 23 de outubro. Tore as provas:

VASCO 3 X 0 BONSUCESSO foi um pega em que, naquele sábado, os rubro-anis pareceram entrar no Estádio Estrela do Norte enfeitiçado. Sós Feitiço, que nem jogou por toda a partida, mandou três bolas no filó. Lindo!  Principalmente, para Lindo e Alfredo I, que completaram o estoque. O jogo valeu pelo Campeonato Carioca-1937, o treinador cruzmaltino era o uruguaio Carlos Scarone e o time "matou a pau"  por conta de: Joel, Poroto, Calocero, Zarzur, Alfredo I, Oscarino, Zé Luís, Lindo, Mamede, Feitiço (Gabardinho) e Luna.

VASCO 4 X 0 CANTO DO RIO, do Estadual-1949, foi um completo desrespeito ao dono da casa, o  Estádio Caio Martins, em Niterói. Ademir Menezes (3) e  Heleno de Freitas foram os mais desatenciosos com os anfitriões. Flávio Cosa era o treinador daquela rapaziada inadjetivável: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely Danilo e Alfredo; Maneca, Heleno Ademir Menezes, Ipojucan e Mário. Também, pudera! Naquele campeonato, o "Almirante" foi o campeão, invicto, vencendo 18 vezes e empatando duas, marcando 60 gols e ficando com um inimaginável saldo de 60 tentos, dos quais 31 foram do Ademir “Queixada”. Não dava para anfitrião nenhum encarar.

VASCO 5 X 2 INTERNACIONAL-RS entra no caderninho cruzmaltino como a maior goleada dos 23 de outubro. Valeu pelo Campeonato Brasileiro-1994. Afinal, Bonsucesso e Canto do Rio sempre foram considerados “pequenos”, enquanto o Colorado jamais deixou de ser um dos “grande” do futebol brasileiro. O balaiadão aconteceu em um domingo, no Maracanã, pelo primeiro turno da segunda fase da disputa,  testemunhada por 3.313 pagantes. O jogo foi apitado por Valdomiro Mathias Silva Filho-PE teve gols de Preto aos 7 e aos 43, e de Valdir ‘Bigode’, aos 34 minutos do primeiro tempo. No segundo, Gian, aos 7, e de Alex, aos 21, foram os caras que compareceram às redes gaúchas.  Sebastião Lazaroni era o treinador desta patota: Carlos Germano (foto); Pimentel, Alex Pinho (Tinho), Alexandre Torres (Cláudio Gomes) e Bruno Carvalho; Vianna, Preto, Gian e Yan; Valdir e Pedro Renato.

VASCO 3 X 0 BRASÍLIA  faz parte de uma história. Seguinte: a moçada  já venceu dois times candangos nos 23 de outubro, o citado acima e o Sobradinho, do qual você lerá abaixo. Diante do primeiro, o "Almirante", pela primeira recebendo os candangos em São Januário, não lhes deu chances. Liquidou a fatura no primeiro tempo, com gols do pernambucano  Ramon, aos 9 e aos 14 minutos, e de Roberto Dinamite, aos 27.  O time, dirigido por Orlando Fantoni, alinhou: Mazaropi; Orlando, Abel (Gaúcho), Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário, Zanata e Dirceu; Wilsinho, Roberto Dinamite e Ramon (Paulinho). O Brasília, que era treinado por Ayrton Nogueira, teve: Déo; Edevaldo, Jonas, Luís Carlos e Geraldo Galvão; Wel, Moreirinha e Banana; Julinho, Ney (Edmar) e Bira. O árbitro foi José de Assis Aragão (SP), o público de 9.956 pagantes e a renda de Cr$ 328.500,00.

VASCO 3 X 1 SOBRADINHO, do Brasileirão-1986, rolou em uma noite de quinta-feira no antigo Estádio Mané Garrincha. Naquela rodada, Romário marcou um gol de placa. Aos 33 minutos do segundo tempo, driblou três adversários e o goleiro Bocaiuva. Assistido por 22.076 pagantes, o jogo rendeu Cz$ 664 mil e 700 cruzados, a moeda da época. Os vascaínos abriram o placar, aos 5 minutos, com Roberto Dinamite batendo falta, da entrada da área. Bola no canto esquerdo do goleiro. Pena que, 14 minutos depois ele tivesse que ser substituído. Então, o time caiu de produção, o Sobradinho cresceu. Tanto que, aos 35 minutos, Filó, também de falta, empatou: 1 x 1. No etapa final, o Vasco dominou, totalmente. Aos 5 minutos, o zagueirão Juninho colocou 2 x 1 na conta, de cabeça, escorando escanteio da direita. Ulisses Tavares-SC apitou e o "Almirante" degolo o "Leãoo da Serra" com: Acácio; Paulo Roberto, Juninho, Donato e Pedrinho; Josenilton, Gersinho e Geovani; Mazinho, Roberto Dinamite (Mauricinho) e Romário. Técnico: Joel Santana. O Sobradinho era: Bocaiuva; Carlão, Tobias, Rildo e Lourenço; Chiquinho, Filó e Wellington: Régis, Toni e Michael (Jamil). Técnico: Pedro Pradera. 

VASCO 2 X 0 BAHIA, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro-2011, mostrou aos baianos o que é que o "Almirante" tinha. Com o resultado, os cruzmaltinos atingiram 57 pontos, passando o Corinthians na liderança da competição na qual terminariam vice-campeões, prejudicados por muitas arbitragens. Felipe marcou o primeiro  gol, aos 23 minutos, após tabelar com Diego Souza. Acertou um belo chute: 1 x 0. O gol empolgou ainda mais a equipe vascaína, que seguiu atacando e levando perigo. Mas a etapa inicial ficou por ali. Só ao final do segundo tempo vitória foi confirmada, com um gol de Diego Souza. Os vencedores: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Felipe (Bernardo); Jumar, Eduardo Costa (Nilton), Romulo e Allan; Diego Souza e Éder Luís.

VASCO 3 X 0 AMÉRICA-RJ foi um "Clássico da Paz" de uma época de entressafra na Colina. O "Almirante" havia tirado o "Expresso da Vitória " dos trilhos, há três temporadas, e montavam uma nova máquina, que mandaria fogo na concorrência durante o campeonato  seguinte. A pancada nos americanos está escrito na história do Campeonato Carioca-1955,  ocorrida no Maracanã, sob apito de Charles Williams. Pinga (2) e Valter Marciano acionaram as redes, para este time treinado por Flávio Costa comemorar: Hélio, Paulinho de Almeida e Haroldo; Laerte, Orlando e Beto; Sabará, Valter, Vavá, Pinga e Parodi. 

VASCO 3 x 2 ATLÉTICO-PR remete aos tempos do Robertão, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foi um dos embrião do atual Brasileirão. A vitória foi na casa do adversário, o Estádio Durival de Brito, em Curitiba, onde cerca de 7.400 desportistas escutaram o trilo do apito de Armando Marques e pagaram  NCr$ 38 mil,736 novos cruzeiros para ouví-lo.  Nei Oliveira, aos 15; Walfrido, aos 70 , e  Adílson Albuquerque, aos 85 minutos, fizeram o serviço em cima do "Furacão", que tinha os campeões mundiais-1958 Djalma Santos e Bellini, além do ex-vascaíno Madueira, que marcou um gol para os paranaenses. Paulinho de Almeida, o ex-lateral-direito e então treinador, escalou a sua rapaziadas assim: Pedro Paulo, Ferreira, Brito, Fernando, Eberval, Alcir, Buglê (Benetti), Nado, Nei (Adílson), Valfrido e Silvinho.

Mais "Vascodata" 23 de outubro:  Vasco 0 x 0 Fluminense, em 1989, e Vasco 1 x 1 Fortaleza, em 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário