Vasco

Vasco

quarta-feira, 21 de março de 2018

29 - OS ARQUEIROS DAS COLINA - LEÁO

     Emerson Leão tinha espinhas no rosto e nenhum fio de barba ao tornar-se titular de um grande clube, aos 20 de idade. Por acaso. Era o terceiro goleiro quando os dois donos da camisa 1 estavam sem condições de jogo. Entrou em campo e o restante todos sabem.
Reproduzido de cards Ping Pong
Depois de Moacir Barbosa, Leão foi o maior goleiro paulista a desembarcar em São Januário. Ele começou a ser notado pela imprensa quando defendeu tudo, inclusive um chute forte e a curta distância, deferido por Pelé, em 3 de maio de 1969, em Palmeiras x Santos, na Vila Belmiro. Após o jogo, o “Rei” disse-lhe:
 - Garoto você é bom de bola. Encare o negócio com seriedade e sem máscara, porque o seu futebol o é digno de seleção brasileira. Seja humilde, antes de mais nada, pois a humildade é a maior arma para se chegar à consagração”.
 Naquele dia, Leão ainda estava emprestado ao Palmeiras, pelo Comercial, de Ribeirão Preto-SP, com passe estipulado em NCr$ 120 mil novos cruzeiros (a moeda da época). Além de Pelé, recebeu elogios, também, de Oswaldo Brandão, um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro.
- Gostei muito de sua atuação e espero vê-lo, em outras oportunidades, brilhando como hoje, disse-lhe.
O considerado maior goleiro brasileiro de todos os tempos, o bicampeão mundial-1958/1962,  Gilmar dos Santos Neves engrossou o coro de Pelé e de Brandão, considerando quer o rapaz tinham tudo o que um bom goleiro precisa ter.
 - Conhece a posição, sabe se colocar sobre a trave e tem coragem” – falaram para a Revista do Esporte de Nº 536, de 14 de junho de 1969.

ATRASADAMENTE - Leão chegou a São Januário com nove temporadas de atraso. Quando já encantava a torcida do Comercial, o “Almirante” enviou um emissário ao interior paulista para levá-lo, mas o seu clube preferiu manter a prioridade dada ao Palmeiras.
Nascido em  11 de julho de 1949, em Ribeirão Preto, ele foi vascaíno, entre 1978 e 1980. Estreou em 5 de outubro de 1978, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, nos 4 x 0 São Cristóvão, em São Januário, com plateia mediana para a casa – 10 669 pagantes – e o time sendo: Leão; Orlando ‘Lelé’, Fernando, Gaúcho e Paulo César; Helinho, Carlos Alberto Garcia e Paulo Roberto; Guina (Wilsinho), Roberto (Paulinho) e Ramón Pernambucano.
DETALHE: quando Leão disputou o seu último jogo pelo Palmeiras, em 10 de agosto de 1978, cinco atletas alviverdes que estavam no gramado, futuramente, seriam vascaínos: os laterais Rosemiro (direito) e Pedrinho (esquerdo); o apoiador Toninho Vanusa e o atacante Jorge Mendonça. Além deles, o treinador deles, Jorge Vieira já havia passado pela Colina. 
 
Emerson Leão foi, também, convocado para a Seleção Brasileira como um cruzmaltino, o mesmo que ocorreu com Tostão, e poucos sabem. Ele disputou Copas do Mundo - 1970, 1974, 1978 (capitão) e 1986–, tendo sido campeão na de 70, no México, na reserva, sem jogar, como ocorreu, também, em 1986. Mas, na Alemanha, em 1974, e na Argentina, em 1978, entrou em 14 partidas, obtendo 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, sofrendo 7 gols. Totalizou 105 jogos canarinhos, com 64 vitórias, 30 empates, 11 derrotas e 69 gols sofridos.

IMPIEDADES - Leão engrossou o caldo de vascaínos canarinhos por sete partidas, tendo a primeira sido o amistoso, em 17 de maio de 1979, em Brasil 6 x 0 Paraguai, no Maracanã, diante de 60.627 pagantes. Convocado pelo treinador Cláudio Coutinho, naquele time ele teve a companhia de um outro cruzmaltino, Roberto Dinamite, tendo a formação sido: Leão; Toninho Baiano, Amaral, Edinho e Leovegildo Júnior; Carpegiani (Cerezo), Falcão e Sócrates; Nilton Batata (Dinamite), Zico e Éder (Zezé).
Em 31 de maio, o Leão vascaíno esteve em uma outra goleada: 5 x 1 Uruguai, no mesmo “Maraca” e sem mais vascaínos do seu lado, embora Abel Braga, Marco Antônio e Guina tivessem sido convocados para aquele novo amistoso. Antes do jogo, o já extinto Conselho Nacional de Desporto anunciou a criação da Confederação Brasileira de Futebol, que seria oficializada em 24 de setembro. Era o fim da Confederação Brasileira de Desportos.
Em seguida, veio a convocação para a Copa América. Além de Leão, o técnico Cláudio Coutinho só incluiu mais um vascaíno, Roberto Dinamite, titular e autor de um gol, de pênalti, aos 30 minutos, de Brasil 1 x 2 Bolívia, no Estádio Olímpico Miraflores, em La Paz, em 26 de julho do mesmo 1979, perante 40 mil pagantes. Naquela partida, o Vasco fez um resgate: desde 1923, quando o titular nos seis jogos foi Nélson Conceição, um goleiro da Colina não era titular na Copa América que, antes, chamou-se Campeonato Sul-Americano.
 
HERMANOS - Leão fechou o gol nos 2 x 1 da recuperação, em 2 de agosto, contra os argentinos, no Maracanã, assistido por 118.458 pagantes, em época de Copa América sem sede fixa e com as convocações feitas jogo a jogo. Para este compromisso, não houve cruzmaltinos. Como, também, para o troco aos bolivianos, 2 x 0, no Morumbi-SP, em 16 de agosto; os 2 x 2 Argentina, no Monumental de Nuñez, no dia 23, e as semifinais, com os paraguaios, que eliminaram os brasileiros, por 2 x 1, em 24 de outubro, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e 2 x 2, no Maracanã, uma semana depois.
Reproduzido de Placar - Agradecimento


Encerrada a fase do Leão vascaíno canarinho, a “Turma das Colina” levou dois anos para ter um outro membro convocado para a Seleção Brasileira, o apoiador Dudu ”Coelhão”, chamado por Telê Santana, mas que não o escalou em Brasil 2 x 1 Chile, amistosamente, em 14 de março de 1983, em Ribeirão Preto-SP.    
 Leão totalizou 104 jogos pelo escrete nacional. Contra seleções nacionais,  foram 81 jogos, com 46 vitórias, 25 empates, 10 derrotas e 54 gols sofridos. Diante de combinados, fez 24, vencendo 18, empatando cinco e perdendo um. Neles, sofreu 15 gols. Os títulos de Leão pela Seleção foram: Copa do Mundo-1970; Copas Rocca-1971 e 1976; Taça Independência-1972; Torneio Bicentenário de Independência dos Estados Unidos-1976; Taça do Atlântico-1976 e Taça Oswaldo Cruz-1976.

Um comentário:

  1. Leão chegou a fazer treinos no Vasco em 1969. Informação de es-goleiro Valdir Appel

    ResponderExcluir